Postagem do dia 06.05.2017

Camilo pede ajuda a Tasso e Eunício
“Achei muita humildade do Governador ir aos  gabinetes  dos  senadores  Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), seus  desafetos político, levando-lhes  uma correspondência com pedido de ajuda para o encaminhamento de assuntos relacionados ao metrô Leste de Fortaleza”, disse o deputado Fernando Hugo (PP) mostrando as cópias dos ofícios que  Camilo Santana (PT) entregou aos dois senadores cearenses.
        No documento, Camilo pede o empenho deles junto ao presidente Michel Temer para que sejam adotadas medidas na área do Ministério das Cidades para mudança no Termo de Habilitação “nomeando o BNDES como agente financiador do contrato de empréstimo de 1 bilhão de reais, tomado pelo Estado”,  visando a retomada das obras do metrô de Fortaleza. Questões burocráticas estão impedindo o desenrolar das obras.
Os pedidos são para a Linha Leste do metrô, com um trecho totalmente subterrâneo de 12,4 quilômetros, indo do centro da cidade até o bairro Edson Queiroz, o que, quando concluída, possibilitará a integração com as linhas do VLT Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. 
Diz mais que o TCU validou o consórcio Marquise-Acciona para a construção, que 100% dos laudos cautelares da obra estão concluídos,  que 17 das 23 licenças de instalação foram expedidas,  que a fábrica de anéis de concreto encontra-se concluída 
e que as tuneladoras, cuja função é cavar e  instalar os anéis de concreto,  já estão adquiridas.

06.05.2017


06.05.2017

“O Governo paga hospedagem de rico, mas deixa faltar nos postos médicos até linha para uma pequena sutura”, diz deputado
Muitas críticas nesta sexta-feira, 5, na Assembleia Legislativa sobre a decisão do governador Camilo Santana de "levar o Governo e hospedá-lo num hotel de praia 5 estrelas neste final de semana para reuniões que poderiam ser realizadas no próprio Palácio da Abolição que possui toda infraestrutura para tal". Um dos deputados que levantaram a questão foi Danniel Oliveira (PMDB).    
O líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), considerou o fato normal "porque possibilita uma imersão mais completa da equipe nos assuntos tratados". 
          Já o Palácio da Abolição, por e-mail,  comunicou  que  o “governador Camilo Santana reúne, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), todos os secretários, diretores, superintendentes e presidentes de órgãos e vinculadas para  o Fórum de Integração e Planejamento de Governo.  “O encontro vai promover uma ampla interação entre todas as áreas, de forma a fomentar ainda mais o dinamismo da gestão estadual”. 
          O deputado Roberto Mesquita (PSD) ressaltou: “Mas isso custa muito dinheiro, um fim de semana nesse hotel é quase 5 mil reais por chalé, enquanto isso, além dos remédios, está faltando até linha para sutura nas UPAS, postos médicos e hospitais do Estado.”
Ah, em tempo, o  hotel referido é o Dom Pedro Laguna no Aquiraz Riviera.

06.05.2017


06.05.2017

Macron x Le Pen
A França volta neste domingo às urnas para eleição presidencial em segundo turno. Os franceses com direito a voto, que moram no Ceará, já cumpriram hoje  com esta obrigação. Com aqueles com quem  conversei só deu Emmanuel Macron.
Todos sabem que na França não existe eleição fácil em razão da polarização das ideias e preferências políticas, mas, nota-se, em 2017, uma ampla preferência pelo ideário da “França profunda” do general De Gaulle, da França tradicional e europeia exaustivamente defendida por Macron que, segundo os institutos de pesquisa, deve conquistar o eleitorado com uma diferença acima de 60 por cento dos sufrágios. Vamos aguardar.

06.05.2017

Locais quase desumanos para viver
        O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídio na Adolescência apresentou pesquisa na Assembleia e abriu exposição de fotografias que se encontra no "hall" de entrada da Casa. Várias fotos chamam a atenção para a convivência quase desumana de uma pessoa em locais como estes.
        Vejam apenas alguns exemplos:
       Bairro na periferia de Caucaia
 

         Rio poluído
           Ponte improvisada para travessia de rio em Caucaia             
     Moradia insalubre
           Indigência: ala do cemitério Parque Bom Jardim para onde vão os corpos das vítimas de violência que são sepultadas sem identificação.
    Momento para lazer num parque de diversão no bairro Vicente Pizon.

06.05.2017

Lista de espera com publicação obrigatória                                       
         Projeto de lei de autoria do deputado Leonardo Araújo, aprovado pela Assembleia, dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação, em sítio eletrônico oficial, das listas dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado.

06.05.2017


06.05.2017

Até as capas de celulares estão com preços nas alturas
          E as capas para os celulares Galaxy, hein! Vão de 139 a 290 reais em um shopping da Aldeota. Pode?

06.05.2017



Mais de mil profissionais já  inscritos para o FESTURIS de  Gramado 2017
A Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 09 a 12 de novembro na Serra Gaúcha, abriu seu credenciamento para agentes, trade e estudantes no mês de março. Em dois meses já são mais de mil inscritos, uma mostra do interesse que o evento gera aos profissionais do setor turístico nacional.
Inicialmente as inscrições são destinadas aos agentes de viagem (que podem garantir sua inscrição “free”  até o dia 30 de junho) e profissionais do trade e estudantes que podem se inscrever com taxa reduzida até o dia 31 de maio. A inscrição antecipada pode ser feita pelo site: www.festurisgramado.com.
“O FESTURIS terá uma edição que, em 2017, vai superar todas as expectativas. Estamos trabalhando para isso. Ao entrarmos para o ano 30 a feira, estamos nos renovando e vamos oferecer aos participantes e profissionais muitas possibilidades de negócios e conhecimento, agregando valor e apontando tendências”, destaca Marta Rossi, CEO do FESTURIS Gramado.
Segundo ela, “a feira terá dezenas de destinos e marcas estreantes que se juntarão aos tradicionais expositores de grande peso que temos. É o resultado de um intenso trabalho de captação. Além disso, a parceria com as entidades, e a garantia da participação de profissionais do trade de todo o país, fazem com que nossa motivação só aumente.”
Expositores já garantidos no Espaço Luxury: RCD Hotels, Mercartur Premium, Tahiti,  Turks & Caicos, Viagens & Cia,  México - Los Cabos, Saint Martin, Emirates Airlines, One & Only Amawaterways, Visit Califórnia, AM Resorts, Santa Mônica, Unique, Hello Brazil, Saint Andrews, Norwegian, Seychelles e Barbados.

06.05.2017


06.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*A amiga Lenilza Campos está acamada com a Chikungunya.
                                                
*Morreu neste sábado e será sepultado no domingo pela manhã o ex-Pró-reitor da Universidade Federal do Ceará Marcondes Rosa. Luto nos meios universitários e intelectuais de Fortaleza.
*Ganhou  abraços na semana que finda a amiga Tane de Matos Brito (sra. Francisco de Matos Brito, na foto com a filha Maira).
*Também na sexta-feira os abraços foram para o Juiz do TRT Judicael Sudário de Pinho.
 
*Daniela Bastos (sra. Gerardo Bastos Filho) foi cumprimentada porque marcou o calendário nesta sexta-feira.
*Outra que também marcou o calendário na sexta foi Norma Goyanna (sra. Sílvio Goyanna).
*Os folhinhas deste sábado são Beto Studart, Edyr Rolim e Valéria Háteras.
*No domingo eu cumprimento Valmir  Rosa Torres (foto acima), decano dos agentes de viagem do Ceará, Giana Mota Studart, Poliana Gentil Campos e Breno Leite.
  
*Dia 7, domingo, uma  data triste  para mim: a morte de minha mãe, Irades Carneiro Rangel, em 1994. Nesse dia, há 23 anos, era véspera do Dia das Mães.
*Termina esta semana na Galeria Multiarte a mostra Cícero Dias, uma retrospectiva com as obras do famoso mestre brasileiro da pintura que teve a Curadoria de Ângela Grando e Max Perlingeiro (foto abaixo), “marchand”, colecionador e dono da Multiarte.
*Dia 10, de 8 às 10 horas, apresentação do projeto Equilíbrio e Produtividade com realização da ADHA. Será no Café Flat Yacht, ao lado do Iate Clube, e Berenice Lins dá apoio ao evento.

Berenice e Stela Salles

*Por hoje contei. Bom final de semana.