Postagem do dia 10.04.2013

AL proíbe circulação de jornalistas no plenário

Às vezes acontece de só ter o Presidente, 

um deputado falando e outro ouvindo.


          Decisão da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, por iniciativa do presidente José Albuquerque (PSB): somente os deputados, servidores dos gabinetes parlamentares e funcionários em serviço poderão ter acesso ao Plenário durante  o andamento das sessões legislativas.
          Os jornalistas que quiserem acompanhar os trabalhos terão que ficar nos espaços reservados para eles nas laterais, não sendo mais permitido a  livre circulação deles  para entrevistas, que agora terão que ser feitas na área anexa. O presidente do Comitê de Imprensa da Casa, jornalista Macário Batista, me disse que há tempos defende essa iniciativa porque “Plenário é lugar de deputado”.

Justiça do Trabalho do Ceará em Washington

Des. Roseli Alencar


            A presidente do TRT/Ceará, desembargadora Roseli Alencar e os juízes Emmanuel Furtado e Paulo Régis Botelho representaram a Justiça do Trabalho cearense no 7º Congresso Internacional da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Amatra) realizado em Washington (Estados Unidos) entre os dias 1º e 4 de abril. Mais de 150 magistrados se reuniram nas dependências da American University Washington College of Law) e também visitaram o Centro Judiciário Federal e as cortes federais de Maryland e do Distrito de Columbia onde assistiram a julgamentos e audiências. (Fonte: Comunicação TRT).
Troféu Carnaúba

Ednilton de Soárez


          A Associação Comercial do Ceará  movimenta nesta quinta-feira, 11,  a entrega de sua comenda maior, o Troféu Carnaúba, ao empresário da educação e do entretenimento (Colégio 7 de Setembro, Faculdade F7 e Beach Park) Ednilton Gomes de Soárez.

João Porto Guimarães

          Na oportunidade  ACC comemora 147 anos de fundação. Quem anfitriona é o presidente João Porto Guimarães e o cenário do evento é  Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel.

Arte e memória africanas em exposição

Máscaras africanas na UFC


          Esta quarta-feira (10) será marcada pela celebração às culturas negras e à influência da africanidade na constituição da história brasileira. Às 16h30min, na Assembleia Legislativa, será aberta a exposição “Afro, Arte, Memórias e Máscaras”, que reúne 40 obras produzidas entre 1999 e 2010 pelo artista plástico Moacir da Silva. O acervo percorre os caminhos das culturas negras no Brasil, retratando cenas urbanas e manifestações artísticas de lugares como São Luís, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.        
          Realizada pela Universidade Federal do Ceará e pela Assembleia, a exposição também inclui um conjunto de máscaras africanas, utilizadas em eventos religiosos, sociais e políticos para representar os espíritos dos antepassados, os símbolos do povo e da cultura. Na ocasião da abertura, haverá, ainda, o lançamento do livro “Afro, Arte, Memórias e Máscaras”, organizado pelo Prof. Henrique Cunha Júnior, da Faculdade de Educação da UFC, e pela Profª Maria Cecília Felix Colaço.           Embora denominado “cidadão do mundo”, Moacir da Silva radicou-se em Fortaleza e realizou grande parte de suas pinturas no calçadão da Avenida  Beira-Mar, onde se tornou bastante conhecido.  A mostra do artista ficará aberta de 10 a 27 de abril no Centro Cultural do Parlamento Cearense, na Assembleia. A curadoria é do Memorial Deputado Pontes Neto, sob a coordenação da arquiteta e museógrafa Lili Sarmiento.

 Falta de atendimento está matando no HGF

Deputado Heitor Ferrer na tribuna da AL


          “Pessoas estão morrendo nos corredores do HGF por falta de atendimento do serviço de enfermagem”. Foi o que declarou o deputado Heitor Férrer (PDT), durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa.. Conforme revelou o parlamentar, a  denúncia lhe  foi levada  por enfermeiros, enfermeiras e técnicos de enfermagem que paralisaram suas atividades por falta de pagamento de salário e perda do contrato com a Secretaria de Saúde.“O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, precisa agir rápido para evitar novas mortes nos corredores do HGF”, acentuou Heitor.
          De acordo com a categoria, os profissionais estão sofrendo assédio para que mudem de cooperativa. “Eles vêm sendo pressionados a deixar a Copem pela Coosaúde, que ganhou o último certame licitatório através de pregão eletrônico, não recomendado para contratação de pessoal, levando em conta apenas preço sem avaliar a técnica”, afirmou o deputado.



Em Fortaleza o maior concurso
de foto documental da AL
          Começou  segunda-feira, 8,  no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2854, Benfica), a versão latino-americana da exposição Fotos do Ano (Pictures of the Year) PoY-Latam 2013. A mostra acontece simultaneamente ao concurso PoY-Latam, o maior da fotografia documental da América Latina,  até o próximo dia 12.
          Durante o concurso, Fortaleza receberá grandes nomes da fotografia mundial, como Mary Ellen Mark (Estados Unidos), Cristina Garcia Rodero (Espanha), Nair Benedicto (Brasil), Pascal Maitre (França), Luis Weinstein (Chile) e Carlos Serrano (Colômbia).
Opinião sobre o blog

Casal Maninho Monteiro


          “O seu blog está ótimo!!!! Abraços, Maninho”
(Publicitário Maninho Brígido).
 

Ricardo Ramalho, Marjorie da Escóssia, Glória

Ribeiro e Enid Câmara



“Parabéns Rangel, você divulga sempre um condensado do que há de melhor em notícia”.
Glória Ribeiro – Diretora Comercial da Prática Eventos

Pedro Carlos


“Estimado Amigo Jornalista José Rangel
Obrigado pela cobertura que vem dando as ações do FORTUR-CE, COMTUR, bem como das demais entidades que fazem o nosso Turismo, tal fato só vem comprovar o compromisso e apreço que o Ilustre Jornalista tem com a causa do Turismo.
Aproveito o ensejo para parabenizá-lo e em seu nome a todos os Jornalistas, pelo seu dia.
Que DEUS continue lhe protegendo e iluminando”.
Engº Pedro Carlos da Fonseca
Coordenador do Fórum de Turismo do Ceará - FORTUR-CE
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza - COMTUR
Presidente da ABBmar- Associação dos Empreendedores da Beira Mar.



“Coaching” cearense ministra
curso em Brasília

Paulo Vieira


          Paulo Vieira, Master Coaching e presidente da Febracis, viaja nesta quinta-feira (11) para Brasília onde vai  ministrar  o curso Método CIS, conhecido por suas avançadas ferramentas do Coaching Integral Sistêmico para a alteração de crenças e comportamentos. O curso está programado para os dias 12, 13 e 14 deste mês.
Comissão do Senado fará audiência no Ceará

Senador Eunício Oliveira


          A Comissão Especial que analisa alterações no Código Penal Brasileiro através do PLS 236/12, aprovou  todos os requerimentos lidos pelo presidente, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O grupo aprovou a realização de audiência pública no estado do Ceará, que segundo Eunício, será na primeira quinzena do mês de maio. Também serão realizadas audiências públicas nos estados de Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo.
          De acordo com o presidente do colegiado, o objetivo dos debates fora de Brasília é fazer com que toda população brasileira e representações de órgãos e setores possam apresentar suas sugestões. “Abrimos todos os canais de comunicação, temos recebido muitas sugestões, mas é preciso esse encontro nos estados e buscar a colaboração da população brasileira”, disse Eunício.
CURTAS SOCIAIS
 

Edson Queiroz Neto entrega

comenda a Paulo Miranda

*Lamentada a saída de Paulo Miranda da diretoria do Jockey Clube Cearense. Ele pediu exoneração em caráter irrevogável.

*Nesta quinta-feira tem dança de salão com a Cia. de Adriel Rocha na buate Fun Tv Garage a partir das 21 horas.

*Lino Villaventura, o mago da moda brasileira, e para mim até mesmo internacional, convida para o lançamento de sua nova coleção no Dragão Fashion, sábado, 13, às 20 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar.
 

Lino Villaventura

*Empreendedores da franquia Victor Hugo promovem coquetel nesta quarta-feira, 10, às 19 horas, para o lançamento da coleção Outono/Inverno 2013 com a presença da “model” Lívia Studart e sorteio de um “look prêt-à-porter” da nova coleção.

*E por falar em moda, o restaurante Misaki foi cenário para o coquetel de apresentação para a imprensa do Fortaleza Fashion Week, evento coordenado por Eveline Duarte e que agora também conta com a participação direcional efetiva de Lívia Ferreira Gomes. A Assessora de Imprensa Marisa Quixadá coordenou e depois eu conto mais.

*Ontem, 9, foi dia de cumprimentar Claumir Rocha pela idade nova. Também marcaram o calendário Humberto Fontenele,  Sérgio Liebmann, Valéria Quinderé e Victor da Frota Pinto.
 

José Guedes

*Nesta quarta, 10, os abraços vão para o artista plástico José Guedes, Everardo Moisés e Paulo Barbosa.

*Às quintas-feiras tem caranguejada no Iate Clube com música ao vivo. O comodoro Max Câmara no comando.

*Por hoje contei. Até amanhã.