Postagem do dia 30.04.2018

Bar avança na calçada e na rua
Eu acho que só mesmo em Fortaleza para acontecer essas coisas: o cidadão resolve montar um bar, como lhe falta espaço, invade a calçada e um pedaço da via pública. E está lá funcionando na rua Dias da Rocha quase esquina com a avenida Dom Luiz. O pedestre que quiser passar que desvie do empecilho!
Pessoas acompanharam a postagem que fiz no Facebook sobre o assunto e se manifestaram:
            A jornalista Márcia Gurgel Adeodato  disse:  “Rangel, moro perto desse bar, o Moleskine, lugar de gente descolada, como diriam antigos colunistas... É um inferno passar na rua, como tremendo engarrafamento. E não é nada público. Até o mobiliário do puxadinho é o mesmo do bar.
Fico pasma com a liberalidade da prefeitura. Nunca vi tamanho desaforo. Avançam em quase a metade da pista, fora a calçada, que tomaram também”.
Ah se um fiscal passasse no local hoje a noite”.
            Anchieta Júnior, "Isso é absurdo meu amigo. Todas as vezes que passo em frente eu fico indignado!” Anchieta é ex-editor de turismo do jornal Diário do Nordeste.

30.04.2018


30.04.2018

Sindicatos farão protestos o dia todo
          Neste primeiro de maio sindicatos operários e de agricultores realizarão manifestações em todas as cidades do Ceará (como de resto em todo Brasil) protestando contra as políticas do Governo Temer e pedindo “liberdade para o presidente Lula”.
          Em Fortaleza vários atos irão acontecer a partir da Praça Clóvis Beviláqua (Faculdade de Direito), Praça do Ferreira e Praça José de Alencar. Haverá ainda concentração em diversos bairros, segundo as lideranças do movimento.

30.04.2018

Perde-se calçadas para estacionamento
          Nas cidades mais importantes do mundo, desde muito tempo, as gestões municipais ampliaram as calçadas para privilegiar os pedestres. Em Fortaleza, acontece o contrário. A gestão do município permite que as calçadas sejam reduzidas para virar estacionamento. Já que o prédio não recuou, corte-se a calçada. É assim na avenida Dom Luís com rua Dias da Rocha.

30.04.2018

Coronel confirma general
          O coronel Luiz Benício me confirmou: o general Guilherme Teóphilo será mesmo o candidato de oposição nas eleições para o Governo do Estado.
                                      
          “O fato do general ser um nome desconhecido impõe à oposição uma tarefa hercúlea”, completou.

30.04.2018

Medicina da UFC: 70 anos
              A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará completa, no dia 12 de maio, 70 anos de contribuições à sociedade, de formação médica e de protagonismo científico na área de saúde. Para festejar a data, será realizada nos dias 9 a 12 intensa programação em vários espaços da UFC. 
                                      
          No dia 9, às 18h30min, haverá a abertura solene das comemorações, no auditório da Reitoria, seguida de coquetel nos jardins.

30.04.2018


30.04.2018

Lixo em toda parte
          Pois é, as rampas de lixo continuam a proliferar em toda cidade, até mesmo nas chamadas "zonas nobres", como esta na confluência das ruas Marcos Macedo e Visconde de Mauá, na Aldeota, sexta-feira, 27/04/2018.

30.04.2018

Execução para todo mundo ver
          Sábado pela manhã, 28/4, no bairro Serviluz (foto), em Fortaleza, na frente de moradores e transeuntes, dois motoqueiros mandaram a jovem descer da moto, entregar a outra pessoa a criança que trazia e lhe acertaram dois tiros na cabeça. 
          Há 3 meses, na mesma região, a mãe dela igualmente foi assassinada. Ninguém fez nada, nem havia policiamento por perto.
          Vivemos dias de pavor na cidade!

30.04.2018

Resgatando Marica
O deputado Tomaz Holanda apresentou projeto na Assembleia dando o nome de Marica Lessa à rodovia que liga Quixeramobim à Madalena. Marica  foi imortalizada na literatura cearense como  personagem do livro “Dona Guidinha do Poço” de autoria Manuel de Oliveira Paiva. Ele também quer registro turístico nos pontos históricos relacionados à vida da personagem.
          Obra do autor cearense Manuel de Oliveira Paiva, Dona Guidinha do Poço resgata elementos da cultura nordestina e pormenores da vida interiorana, na história de uma mendiga que, no final do século XIX, era alvo de piadas nas ruas, por ter sido condenada pela Justiça de Quixeramobim pelo assassinato do próprio marido. A tragédia inclui elementos de vingança, prisões e mortes.
          A  poderosa fazendeira Marica Lessa respondeu pelo assassinato de seu marido o Cel. Domingos d´Abreu e Vasconcelos por volta de 1853. A fazendeira amasiou-se com um sobrinho do marido, Senhorinho Pereira, e contratou o executante do crime contra seu consorte. Descoberta a trama, a desditosa dama foi condenada a muitos anos de prisão, vindo a cumprir sua pena na cadeia pública de Fortaleza. Ao ser solta, semi-enlouquecida e depauperada, perambulava pelas ruas da capital até quando morreu como indigente. Foi nessa história real que se baseou Oliveira Paiva para escrever Dona Guidinha do Poço.

30.04.2018


30.04.2018

Marrecas – 3ª. festa religiosa do Ceará
          Tradicional caminhada de fieis de Tauá e municípios vizinhos para agradecer e pedir proteção aos padroeiros Jesus Maria e José, a festa religiosa deste ano repetiu o sucesso dos anos anteriores. A caminhada de 25 quilômetros percorridos pelos devotos, entre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, até a Vila de Marrecas contou com milhares de peregrinos A festa acontece entre os dias 13 e 22 de abril. O tema deste ano foi “Jesus, Maria e José, ajuda-nos a superar a violência. Sendo luz do mundo, nos tornaremos irmãos no Senhor”.
         É a terceira romaria do Ceará só perdendo para Juazeiro do Norte e Canindé. O deputado Audic Mota (à direita na foto) participou da caminhada com familiares e o prefeito Carlos Wilson (à esquerda) e outras lideranças políticas da região.

30.04.2018

Autoridades do Ceará em agenda 
Será na próxima quinta-feira, dia 3 , às 9 horas, no Auditório Deputado Murilo Aguiar   da Assembléia Legislativa, o lançamento  do livro das Autoridades do Estado do Ceará, uma publicação   da jornalista Silvana Frota.  
A obra e a autora serão apresentadas pelo deputado estadual Sérgio Aguiar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Poder Legislativo.
         A agenda enfeixa o nome , endereço, telefone, e-mail, das autoridades dos Três Poderes -  Executivo, Legislativo e Judiciário -, inclusive as Varas do Fórum  Clóvis Beviláqua, Prefeitos Municipais, Vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, membros Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado e vários outros setores. Informações :  Silvana Frota -
 (85) 3264.3665.

30.04.2018


30.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*As 10 lições que aprendi com a vida e com negócio” é o título da palestra que a empresária Chieko Aoki fará no próximo dia 5, às 18hs, na Federação das Indústrias do Ceará. A entrada é grátis, mas é preciso colaborar com um quilo de alimentos não perecíveis.
*A iniciativa do evento é do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Fortaleza, que convida. Informações: (85) 4011-7572.
*Num restaurante da cidade, Marilena Campos articulou o brinde pela idade nova das amigas Rita Cruz (na foto à esquerda com as amigas Lilian Porto e Ana D´Aurea Chaves) e  Ângela Cysne. Super  informal e divertido.

*A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo fará homenagem póstuma ao empresário Miguel Dias de Souza (Tv Cidade).
*Na mesma ocasião dará posse como Membro Benemérito o empresário José Alberto Bardawill (Tv União).
 *E concederá o título Destaque Cearense aos artistas Bráulio Bessa e Karla Karenina (Meirinha). 
*Solenidade dia 4 de maio, às 19h30, na sede da Academia Cearense de Letras.
 *Neste feriado de primeiro de maio, o empresário Gaudêncio Lucena estará em Águas de Lindóia, SP, 
onde acontecerá a tradicional exposição nacional de carros antigos, considerada a maior da América Latina.
*Também vai no mesmo roteiro outro empresário, José Bastos (na foto com a sua Denise). Num futuro próximo, é pensamento dos colecionadores cearenses realizarem exposição de suas jóias pelo menos duas vezes por ano em Fortaleza
*Gabriela Castro movimentou almoço em família pela idade nova do filho Renato.
*Neste primeiro de maio os abraços vão para o padre Clayrton Alexandrino, pároco da Catedral de Fortaleza e notável figura do clero cearense. Ele faz aniversário.

*Por hoje contei. Até amanhã.