30.04.2018

Resgatando Marica
O deputado Tomaz Holanda apresentou projeto na Assembleia dando o nome de Marica Lessa à rodovia que liga Quixeramobim à Madalena. Marica  foi imortalizada na literatura cearense como  personagem do livro “Dona Guidinha do Poço” de autoria Manuel de Oliveira Paiva. Ele também quer registro turístico nos pontos históricos relacionados à vida da personagem.
          Obra do autor cearense Manuel de Oliveira Paiva, Dona Guidinha do Poço resgata elementos da cultura nordestina e pormenores da vida interiorana, na história de uma mendiga que, no final do século XIX, era alvo de piadas nas ruas, por ter sido condenada pela Justiça de Quixeramobim pelo assassinato do próprio marido. A tragédia inclui elementos de vingança, prisões e mortes.
          A  poderosa fazendeira Marica Lessa respondeu pelo assassinato de seu marido o Cel. Domingos d´Abreu e Vasconcelos por volta de 1853. A fazendeira amasiou-se com um sobrinho do marido, Senhorinho Pereira, e contratou o executante do crime contra seu consorte. Descoberta a trama, a desditosa dama foi condenada a muitos anos de prisão, vindo a cumprir sua pena na cadeia pública de Fortaleza. Ao ser solta, semi-enlouquecida e depauperada, perambulava pelas ruas da capital até quando morreu como indigente. Foi nessa história real que se baseou Oliveira Paiva para escrever Dona Guidinha do Poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário