Postagem do dia 12.05.2017

Segurança e saúde em discussão na AL
         Só deu questão de segurança e saúde pública na sessão de quinta-feira, 11, da Assembleia Legislativa. O deputado capitão Wagner (PR) foi o primeiro a se pronunciar: "O Ceará vive a sua maior crise na segurança pública - incremento de 86,79% no índice de homicídios em relação ao ano passado - e as providências do Governo do Estado para a questão têm sido ineficazes", disse.
 O deputado Carlos Felipe (PCdoB) foi outro a se falar: “Observa-se, durante um período no Governo Cid Gomes, com os maciços investimentos feitos, que houve um decréscimo na violência, agora, no Governo Camilo, os índices voltaram a subir com a postura de enfrentamento da polícia, que partiu para a guerra contra o crime organizado. Essa a mudança ainda não surtiu os efeitos desejados, mas poderá muito bem render bons resultados.”
  A outra questão abordada foi a epidemia de "chikungunya que se alastra na cidade, o lixo prolifera, a falta de saneamento é visível, e o Prefeito só pensa em arrecadar mais com multas", acrescentou o capitão Wagner.
 A deputada Dra. Silvana (PMDB) ressaltou que, no dizer do prefeito Roberto Cláudio, “o mosquito está dentro de casa. Que nada! O mosquito está mesmo no lixo das ruas, nas águas dos esgotos a céu aberto. Os agendes de endemias estão sem condições de agir. Fortaleza tem 180 novos casos de chikungunya a cada dia”, afirmou a parlamentar.
        Não houve contestação por parte de nenhum deputado governista.

12.05.2017


12.05.2017

Governadores do Nordeste discutem segurança
 pública
                                              
          Os governadores do Nordeste assinaram nesta quinta-feira (11), em Salvador   (BA), uma carta cobrando apoio do Governo Federal sobre a situação da segurança pública dos estados. “Diante do desafio do enfrentamento da violência nos estados, torna-se imprescindível e urgente alertar o Governo Federal sobre o problema que tem afligido milhões de habitantes e cobrar ações práticas da União.“, diz o início do documento, proposto pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante o 7º Encontro dos Governadores do Nordeste.
Os gestores estaduais também  propuseram, entre outros temas, a criação de um Plano Nacional de Segurança;   a ampliação dos presídios federais de segurança máxima, de forma a isolar os principais líderes de facções; e iniciar uma urgente discussão com os estados, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal sobre a implantação de bloqueadores do sinal de celular em todos os presídios do país.
                              
           O 7º Encontro dos Governadores do Nordeste contou com a participação de sete governadores – Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Flávio Dino (MA), Renan Filho (AL) e Ricardo Coutinho (PB), além do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.
         Ficou definido que os governadores deverão se reunir, na próxima semana, com as bancadas do Nordeste na Câmara Federal e no Senado para tratar dos temas.(Fonte: Palácio da Abolição).

12.05.2017

Fotos do holocausto à libertação
Fotos de uma dolorosa época da 2ª. Guerra Mundial estão sendo mostradas no “hall” da Assembleia Legislativa, que realizou solenidade reverenciando o holocausto dos judeus.
 A exposição fotográfica do Holocausto à Libertação é uma realização da Sociedade Israelita do Ceará com apoio do Memorial do Legislativo estadual. São 160 fotos que contam a história do sofrimento do povo judeu sob o julgo de Hitler.

12.05.2017

Baixa velocidade gera risco para motorista

“Além de ser um meio de multar e arrecadar, a diminuição da velocidade de veículos nos trechos previstos pelas novas decisões do Detran, representa um enorme perigo para a população porque vai facilitar os assaltos, que a polícia não consegue coibir”, disse na tribuna da Assembleia o deputado Ely Aguiar.

12.05.2017


12.05.2017

General manifesta desagrado ao STF

Pequeno trecho da carta que o general Torres de Melo, que integra e dirige o Grupo Guararapes (composto de oficiais da Reserva do Exército brasileiro), enviou à presidente do STF, manifestando o seu desagrado com ocorrências naquele tribunal:
 “EXCELENTÍSSIMA MINISTRA PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CARMEN LÚCIA E AOS VERDADEIROS MINISTROS DO STF Genuflexo cumprimento a Justiça, na pessoa de Vossa Excelência. É acreditando nos homens de bem e que ainda estou tendo a coragem de me dirigir à Vossa Excelência.  Duas cartas já enviei a senhora, dentro do mais sagrado respeito que a Presidente do STF merece, e nenhuma resposta me chegou as mãos. Sou um cidadão brasileiro que, também, merece consideração.
“Grande parte da sociedade brasileira encontra-se desencantada com a ação da JUSTIÇA BRASILEIRA. Soltar ladrão rico não nos parece dever do STF. Três ministros que voltaram a favor dos ladrões ricos deveriam ter um mínimo de vergonha. São acusados de atos não  muito recomendável. Um deles tem a esposa como pertencente a um escritório de advocacia que defende um dos larápios. Outro foi acusado de receber de presente a reforma de sua casa e um terceiro fez parte do julgamento do impeachment da Presidente da República de maneira não muito clara. 
 “A senhora para mim é aquela que representa a grandeza da mulher e descrita por VICTOR HUGO:  ”O homem pensa e a mulher sonha. Pensar é ter uma larva no cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.  O homem é a águia que voa; a mulher, o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço e cantar é conquistar a alma.  Enfim, o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu.”
“Se a senhora fracassar, estamos perdidos. Tudo está nas mãos de V. Ex., pois a sociedade brasileira perdeu a esperança, o sonho de um Brasil dirigidos por homens que dignifiquem a pessoa humana”.

12.05.2017

“Tecnoalimentos respeitada  e consolidada”, diz promotor
                                      
Esta edição da Tecnoalimentos está sendo marcada pela promessa de bons negócios, segundo o idealizador e organizador da feira Francisco Everton (na foto acima com Alci Porto, Sebrae) que, na abertura, reuniu autoridades da área empresarial, da política e empresários locais e visitantes.
Ele falou sobre as dificuldades do momento, mas ressaltou ser preciso “não ficar parado, agir e buscar negócios que eles virão”. Everton também disse que a Tecnoalimentos “chega a sua 8ª. edição respeitada pelo setor e consolidada em termos nacionais”.
Estiveram presentes e visitaram os espaços da feira Jorge Parente, ex-presidente da Federação das Indústrias, Alci Porto (Sebrae), Maurício Filizola, presidente em exercício da Fecomercio, os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Carlos Matos; Mosiha Caldas, Sec. De Desenvolvimento da Prefeitura de Fortaleza, Albertro Farias, Maia Júnior, Aníbal Feijó, Ranieri Leitão, Benigno Júnior, Lourival Nery dos Santos. E diversas outras personalidades.
        O pastor Melquias Benício, da Assembleia de Deus da Cidade dos Funcionários, fez uma saudação ecumênica aos presentes.
A feira vai até à noite desta sexta-feira, 12.

12.05.2017


12.05.2017

Estoril recebe Setfor
Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, solenidade de reinauguração do Estoril, na Praia de Iracema, agora reformado para abrigar a Secretaria de Turismo vde Fortaleza (Setfor). 


O prefeito Roberto Cláudio, o secretário da Regional Ferruccio Feitosa e o presidente da Setfor, Alexandre Pereira, estão convidando.
O evento dará início ao processo de requalificação  da Praia de Iracema e sua reintegração ao roteiro turístico de Fortaleza, incluindo a área do Centro Dragão do Mar, rua José Avelino e avenida Monsenhor Tabosa”, diz o secretário Alexandre Pereira a quem caberá, ao lado de Ferruccio Feitosa, conduzir o processo.

12.05.2017

100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima
                                       
 O mundo católico inteiro comemora neste dia 13, sábado,  o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Em Fortaleza, a igreja a ela consagrada realizará diversas missas durante todo dia.
13 de maio de 1917. Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco Marto, 9 anos e Jacinta Marto, 7 anos, após a Missa na igreja de Aljustrel, lugarejo de Fátima, foram pastorear o rebanho de ovelhas nas terras do pai de Lúcia, na Cova da Iria. Após um como que clarão de relâmpago, num céu luminoso e sereno, sobre uma carrasqueira de metro e pouco de altura apareceu-lhes a Mãe de Deus.
Segundo as descrições da Irmã Lúcia, era “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”. 
    “O vestido, mais alvo que a própria neve, parecia tecido  de luz. Tinha as mangas relativamente estreitas e era fechado no pescoço, descendo até os pés, os quais, envolvidos por uma tênue nuvem, mal eram vistos roçando as franças da azinheira. Um manto lhe cobria a cabeça, também branco e orlado de ouro, do mesmo comprimento que o vestido, envolvendo-lhe quase todo o corpo. 
“As mãos, trazia-as juntas em oração, apoiadas no peito, e da direita pendia um lindo rosário de contas brilhantes como pérolas, terminando por uma cruzinha de vivíssima luz prateada. [Como] único adereço, um fino colar de ouro-luz, pendente sobre o peito, e rematado, quase à cintura, por uma pequena esfera do mesmo metal”
Nesta primeira aparição, Nossa Senhora pede aos 3 pastorinhos  “que venham seis meses seguidos, no dia 13, à mesma hora”. E diz que ainda viria uma sétima vez. “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de suplica pela conversão dos pecadores? À resposta afirmativa das crianças, Ela acrescentou: “Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”. (Fonte: www.fatima.arautos.org).

12.05.2017

Aprendendo evoluindo
          A fonoaudióloga com especialização em Metodologia do Ensino Superior e MBA em Administração Hospitalar e Distúrbios da Comunicação Humana, Bárbara Busgaib, lançou seu novo livro “Aprendendo Evoluindo”, que “relata a experiência de entrar em contato comigo mesma, tendo este processo seu início aos doze anos de idade”.
O cenário do lançamento foi o anexo do restaurante do Ideal Clube onde se concentraram muitos dos amigos dela (entre elas Ester Lins Cavalcante e Zeneida Rangel) em noite super agradável.

12.05.2017


12.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*Para realizar o sonho de quase 100 mulheres que vivem  na Comunidade da Graviola, na Praia de Iracema, a Associação de Lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa realiza neste  sábado, dia 13, a partir das 8h, uma festa especial para essas mães.
*“Vamos fazer desse dia ... um momento especial para todos nós”, diz a presidente da ALMONT, Márcia Oliveira.
*Balila (nascida Felício)  e Sérgio Nottinghan movimentaram a família em torno do aniversário do herdeirinho Gabriel que, na foto, está  nos braços dos tios Rafael Felício e Lorna (nascida Rangel).
*Atual presidente da Academia Cearense de Letras, o ministro aposentado do TCU, escritor e poeta Ubiratan Aguiar, lança nesta sexta-feira seu novo livro. Como cenário o Shopping Benfica, às cinco da tarde.
*Neste dia 12 eu abraço o engenheiro-agrônomo Virgílio Marques de Lima Rocha (na foto acima com familiares), dona Luci (viúva do saudoso Caramuru, o Kari) e o amigo Olinto Oliveira Neto (na foto da Balada In, à esquerda, com os irmãos Dedé e Edmar Barros de Oliveira e Armando Campos).
*Sábado, 13, ganham  abraços a ex-primeira dama de Fortaleza Marta Cambraia (sra. Antônio Cambraia),
 Ary Araripe (foto abaixo falando em solenidade da Marinha) e Dom José Antônio Tosi.
*São folhinhas de domingo, 14, o advogado Stênio Carvalho Lima (em pé na foto do arquivo com Lúcio Brasileiro),
 o repórter da Tv Diário Ricardo Mota,  Francisco Hissa e o construtor Waldyr Diogo (na foto abaixo, à direita, com Alfredo Costa e Beto Studart).
 *O Iate Clube agita neste sábado mais uma festa com músicas dos anos 70/80 com a Banda Caribbean Kings. Flávio Melo no comando.
   *Em homenagem às mães alviverde, o Náutico agita neste sábado, a partir das 9 da noite, "show" com Renato Assunção e o grupo musical Nova Cor. A Diretoria chama os associados a prestigiarem.
*E no domingo das Mães, o Ideal Clube coloca bifês no restaurante e Salão Humberto Cavalcante à disposição dos associados. O presidente Amarílio Cavalcante à frente da iniciativa. 
*Por hoje contei. Até amanhã.