Postagem do dia 07.05.2018

Lojistas repudiam boatos contra a Monsenhor Tabosa
Lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa lançaram nota de repúdio  às informações que circulam nos meios do turismo receptivo de Fortaleza, “propagadas por recepcionistas de hotéis e guias turísticos de que  as lojas da região estavam  quase todas fechadas, que haviam quebrado e não estavam mais funcionando,   e que tinha muitos assaltos na área.”
Dirigentes da associação de lojistas atribuem o fato à “cultura de destruir o concorrente e não a ele se associar para buscar novas conquistas”. Um deles completa: “Sofremos pelo taxista, o guia, recepcionista de hotéis e pelo próprio fortalezense. Colaboradores dos hotéis da Beira-Mar  estão passando informação criminosa e inverídica”, disse.
“Os boatos se intensificaram depois que surgiram o  Centro Fashion e o “shopi chão” reformado da rua José Avelino”, afirmam alguns lojistas.
Mas a Monsenhor Tabosa e seu comércio continuam vivos e pulsantes.

07.05.2018


07.05.2018

Revendo a Casa
           Ex-deputado federal e estadual, Pinheiro Landim (ex-MDB) voltou à Assembleia Legislativa para rever amigos “e fazer uma reciclagem  nos bastidores da política cearense”, me disse ele.
Perguntei: E pretende voltar a esta Casa ou lá para Brasília? E ele: já dei minha contribuição. Agora só quero apoiar à reeleição de meu sobrinho Leonardo.
Que é o deputado Leonardo Pinheiro.

07.05.2018

Incentivo e inovação na agricultura
“As  leis de incentivos,  a viabilização da assistência técnica e inov ação tecnológica” é o tema da reunião quinzenal do Agropacto nesta terça-feira, 8, no auditório da Faec/Senar.
O tema será desenvolvido pelo economista com MBA em Direito Tributário, Honorato Feitosa. Informações: (85) 3535-8006.

07.05.2018


07.05.2018

Mais alto e luxuoso de Fortaleza
          Agora saiu da prancheta e vai deslanchar. Esta é a maquete do edifício Ivens Dias Branco, com 50 andares, 1 apartamento por andar, mais de 20 milhões de reais cada apartamento, localizado na Av. Beira-Mar esquina com Av. Barão de Studart, em Fortaleza. Terá mais de 700 metros quadrados de área construída, obra que deverá ser administrada pela construtora do grupo.                                                       
          Tarcisio Porto comentou: "João Pessoa vai ganhar mirante público e polo gastronômico nas alturas.                                                
"O edifício surpreende com a altura de 51 andares, com restaurantes panorâmicos e um mirante onde a cidade poderá ser vista do alto de mais de 200 metros".

07.05.2018

Semace à caça de construções que ferem legislação ambiental
                        
          Os deputados Duquinha, Sérgio Aguiar e João Jaime vão protestar na Assembleia contra decisão da Semace de fechar a barraca Alchmyst e interditar as demais que estão instaladas ao redor da Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara.
                                    
          A Semace alega que todas estão irregulares e descumprem legislação ambiental. Eles dizem que essa atitude está afetando todo turismo da região e que “a Semace ignora os trâmites legais e faz sua própria interpretação da lei para fechar e interditar as barracas”.
                                           
           Agora a Semace, que é um órgão estadual de controle do meio-ambiente, vai fiscalizar, multar e interditar todas as ocupações irregulares em praias, lagoas, açudes e áreas públicas do Estado, inclusive as barracas da Praia do Futuro cujo prazo dado pelo Ministério Público para regularização está terminando. Será que tem mesmo fôlego para isso?

07.05.2018

Pinto Martins liberado para obras
         Como a Justiça liberou o aeroporto Pinto Martins, que tinha uma pendência com uma construtora, a Fraport, nova administradora, vai poder iniciar as obras de ampliação e reforma do aeroporto.

07.05.2018


07.05.2018

50 anos de arte e revolução
“1968: 50 anos de Arte e Revolução” é uma programação especial para sintonizar e compreender a arte e a política como signos maiores desse ano emblemático. O evento é realizado pelo Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com o apoio do “Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e no enfrentamento à Violência no Ceará”.
A mostra conta com a exibição curtas-metragens produzidos por coletivos artísticos de jovens da periferia de Fortaleza e com nove longas:  “Aconteceu em Woodstock” (08/05, às 16h), “Across the Universe” (08/05, às 19h), “Mariguella: Retrato falado do guerrilheiro” (09/05, às 14h30), “Nascido para Matar” (09/05, às 16h), “Selma” (09/05, às 19h), “Terra em Transe” (10/05, às 16h), “Torquato: todas as horas do fim” (10/05, às 19h), “Utopia e Barbárie” (11/05, às 18h) e “O Processo” (12/05, às 19h).
Apresentações culturais de coletivos de jovens da periferia de Fortaleza integram a programação, ocorrendo entre os dias 8 a 11, sempre às 12h30.
No dia 11, o Cineteatro recebe ainda os psicanalistas Valton Miranda (foto acima) e Mardônio Coelho para debater os ecos desses 50 anos de arte e revolução. Finalizando a programação, a Casa exibe no dia 12, às 19h, a estreia nacional do filme “O processo” da diretora Maria Augusta Ramos; após o filme, será realizado um bate papo com a presença da diretora. A sessão de “O Processo” é a única atividade paga na mostra, mas com preço popular: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

07.05.2018

Avós não são da família nuclear
          Uma vovó super afetiva me disse neste sábado, 5/5: "Estou arrasada. Minha neta de 8 anos me disse haver aprendido na escola que eu não faço parte da família nuclear dela, que era só o pai, a mãe e os irmãos, que eu não podia mais reclamar dela." 
        Uma mãe, amiga portuguesa, também já me havia dito: "O conhecimento está chegando cedo aos miúdos!"

07.05.2018

Vai à leilão o vinho mais velho do mundo
Em França, entre diversas pérolas, vão à leilão 3 garrafas de um vinho “jaune” da região do Jura, datadas de 1774, além de outras, sendo uma de 1811,outras de 1905 e as demais anteriores a 1967. Todas pertencentes à adega do Comandante Grand, de Arbois.                                          
          O leilão será realizado sábado, 26 de maio, às 14 horas por Brigitte Fenaux e Philippe Etiévant, na casa de leilões de Jura. Segundo Jacques Dupont, que publicou matéria na revista “Le Point” sobre o assunto, “A nosso conhecimento, não existe em circulação nenhum vinho autêntico anterior a esta data.”
          Nessa data, 1774, morria Luís XV e Luís XVI se tornava Rei da França. (Fonte e foto Le Point).

07.05.2018


07.05.2018

CURTAS SOCIAIS
*Adepto  de tudo que se relaciona com a alta tecnologia em informática, o dentista Raul Martins acaba de adquirir, e já está instalando,  o mais novo scanner Intra Oral da empresa alemã Siroma para sua clínica.
*Projeto de lei de autoria da deputada Aderlânia Noronha inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado os festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do município de Quiterianópolis.
*Jardson Cruz publicou sábado, 5,  em seu Facebook: “Ontem foi um dia de festa para a nossa Academia Cearense de Direito-ACED, pois tomou posse na cadeira no. 7 o meu dileto amigo Djalma Pinto,  jurista dos mais renomados do nosso Estado que tanto honrará a nossa Arcádia”.
 *Recebo a ótima Revista Alternativa. Edição 70, Sobral/Fortaleza, que foca assuntos e atualidades relativas às duas cidades cearenses. O Diretor-Editor é José Marques Araújo tendo como jornalista responsável Carolino Soares. O engenheiro-escritor César Barreto está no Conselho Editorial.
*7 de maio é o Dia Nacional do Oftalmologista. Minhas homenagens.
*E ontem, 6, foi  o Dia Mundial da Asma.
*Entre as estratégias do grupo Betânia para 2018, o empresário Bruno Girão anuncia que a empresa colocará nos supermercados um produto novo semelhante ao antigo “bate gute”.
*Foram abraçados no domingo por conta da idade nova o empresário Beto Studart.
 *Também mudou de idade o advogado e brilhante tributarista Hugo Machado.
*Nesta segunda-feira, 7, eu cumprimento o querido amigo Valmir Rosa Torres, que também é o decano das agências de viagem no Ceará.
*Igualmente é aniversariante a querida Giana Mota Studart.
*Nesta terça-feira, 8, muda de idade Auricélia Queirós (sra. Deusmar Queirós).
*Amanhã, às 19 horas, na Igreja do Cristo Rei, missa de sétimo dia em sufrágio da alma da matriarca Maria Diniz de Aguiar. Minhas condolências aos amigos Ubiratan e Irapuan Diniz de Aguiar.
 *O "resort"  Dom Pedro Laguna anunciando para 30 de junho o seu Arraiá Fest do Aquiraz Riviera. Vai ter quadrilha e espaço para recreação infantil. Depois conto mais.
*Por hoje contei. Até amanhã.