Postagem do dia 03.08.2015

Plenário da AL será reaberto com debates acalorados
          Nesta terça-feira, 4,  o plenário da Assembleia Legislativa faz a sua “rentrée” após o recesso do meio do ano com os deputados retomando os assuntos deixados a caminho como a questão da seca, da violência que dizima vidas fazendo vítimas e que, segundo o noticiário, continua sem controle apesar da propaganda oficial,  e a questão da economia nacional e  estadual.
          Tudo indica que teremos debates acalorados.

03.08.2015

Em quem acreditar, no Governo ou no TC?
          Esta é a pergunta que o  deputado Heitor Ferrer (PDT-foto) fará nos seus primeiros pronunciamentos   “numa análise das contas de 2014 do Governo Cid Gomes e na economia cearense. O que me preocupa é que parece que vivemos dois estados: um superavitário, na visão do Governo, outro quase falido, segundo análise do Tribunal de Contas do Estado.”
 Prossegue Heitor: “O Secretário da Fazenda diz que tem um superávit de 437 milhões de reais e que o Estado é um exemplo de equilíbrio financeiro, o que mais investiu no Brasil; e o Governo agora aumenta todos os impostos. Na análise do Tribunal de Contas constata-se um déficit 1 bilhão e 500 milhões de reais. E a Assembleia aprovou as contas dele (Cid) sem saber qual é a verdade".

03.08.2015

Lixão de Horizonte jorra poluição no meio ambiente
          O tempo passa e nenhuma autoridade cearense faz nada contra os abjetos aterros sanitários. Eles estão aí poluindo o solo e a atmosfera. A poluição aumenta, a contaminação do subsolo cresce e os lençóis freáticos continuam a cada dia mais impróprios para a captação de águas subterrâneas. São os cientistas da área que afirmam o que eu estou repercutindo.
        Aí está um exemplo próximo a Fortaleza que fotografei no sábado, 01: o lixão do município de Horizonte que sempre está expelindo esse fumaceiro todo, poluindo o ar, com o vento   levando partículas venenosas para as populações do seu caminho. Nesta segunda foto a fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. E o pior é que o lixão fica bem próximo aos canais que conduzem água para a capital e o porto Pecém.

03.08.2015

Ocupação Benfica  com programação cultural gratuita

          Música, teatro, artes plásticas e cinema fazem parte do projeto Ocupação Benfica, que acontece durante o mês de agosto com uma programação intensa e totalmente gratuita envolvendo “shows”  musicais, mostra de filmes, exposições, teatro e dança. A primeira edição do projeto tem abertura nesta terça (04), a partir das 19h, no Teatro Universitário, com o recital-show “Sambaião”, do Coral da UFC.
         O Projeto  faz parte da proposta do Instituto Teatro Público e Secretaria de Cultura de Fortaleza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e Secult-CE, com o objetivo de integrar as atividades das estruturas artísticas presentes no bairro Benfica com a Agenda Cultural da Cidade, além de promover uma interação entre a sociedade cearense e a produção local pela oferta de ampla programação.  

O Ocupação Benfica surge a partir do funcionamento conjunto de equipamentos culturais da Universidade, como o Museu de Arte (foto), o Teatro Universitário, o Anfiteatro (Concha Acústica) da Reitoria e a Casa Amarela Eusélio de Oliveira, com outro importante equipamento cultural do bairro, o Teatro Chico Anysio.
   O encerramento das atividades será no dia 28/8 com o “show”  do cantor Chico César (foto), na Concha Acústica. A programação completa pode ser conferida no site www.ocupacaobenfica.com.br ou na fanpage    www.facebook.com/OcupaBenfica. (Assessoria de Imprensa – Gigi Borges e Marcellus Rocha).

03.08.2015

Pauta recheada no almoço do Skal
         O Skal Fortaleza faz almoço-reunião nesta terça-feira, 4, a partir do meio-dia, com uma pauta recheada de assuntos de interesse da entidade e de seus associados. A presidente Priscila Cavalcanti (na foto com o marido Epitácio) conduz o encontro detalhando todos os temas enfocados.
          Entre eles estão o congraçamento dos novos diretores enfatizando suas atribuições; planejamento estratégico, premiações recebidas no primeiro semestre do ano; divulgação do congresso de Manaus em 2016; parceria Skal Jovem e Associação dos Jovens Empresários; a festa de confraternização anual  e entrega da Medalha Stênio Azevedo e outros assuntos internos como a exclusão de sócios inadimplentes.
           O almoço, a partir do meio-dia, terá como cenário o restaurante Peixada do Meio da Cidade dos Funcionários.

03.08.2015

Arte urbana e processos criativos nos Correios
          Na quarta-feira, 05 de agosto, às 16h, será realizada a palestra “Arte Urbana: Processos Criativos", no auditório do Espaço Cultural dos Correios Fortaleza. O evento contará com as participações do curador do projeto, Herbert Rolim, dos artistas Maíra Ortins (foto abaixo), Diego de Santos e Narcélio Grud e de Lucas Rozzoline, arquiteto na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor),  que falará sobre patrimônio e intervenções artísticas.
O evento integra a exposição “Afetos Urbanos” e faz parte d as atividades comemorativas  dos 10 anos de atuação do Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Sobre sua obra e o projeto "Para ver o mar" diz a pintora Maíra Ortins que “ela  se abre para reflexões das ações realizadas na orla de Fortaleza. Com uma programação dividia em três momentos, palestra, oficina e finalmente o lançamento do livro homônim/o, pretendemos, a partir destas ações, obter um retorno e suscitar reflexões em torno do projeto. O livro terá distribuição gratuita”, declara Maíra. (Fonte: Jornalista Joanice Sampaio).

03.08.2015

Sítio e apartamento para vender
        O amigo Laércio Caporalini, jornalista, assessor de imprensa e produtor gráfico (o segundo atrás a partir da esquerda nesse grupo da Abrajet), está colocando à venda dois imóveis, um no Ceará e outro em São Paulo. Ele me mandou o seguinte texto:
          “Tenho dois imóveis para vender:  Um terreno em Jaçanaú (subdistrito de Maracanaú), com mais de dois mil metros quadrados, piscina, casa, totalmente murado, próximo de mercantil, quadra esportiva, pracinha. Tudo para quem gosta de sossego e muito verde.
        “Um apartamento (flat-duplex) em São Paulo, região do Morumbi (foto), próximo ao Palácio do Governo, com suíte, garagem, escritório e demais dependências. Área com mais 78 metros quadrados. O edifício possui piscina, quadra poliesportiva, sala de ginástica, sauna, sala de jogos, restaurante e muito conforto. Imóveis a serem vendidos abaixo do preço, pois temos urgência na venda. Aceitamos propostas de outros negócios.
          Mais informações com os proprietários (Cicera e Laércio): cicaporalini@gmail.com e ramsevon@gmail.com ou telefones – (85) 98888-3266 ESTOU PAGANDO 2% SOBRE A PROPRIEDADE VENDIDA.PARA QUEM NÃO E CORRETOR E TABELA CRECI PARA CORRETORES.”

03.08.2015

Semana do Reiki em Fortaleza
          De 9 a 15 próximos acontecerá em Fortaleza a Semana do Reiki no Espaço Dosha de Terapias Holísticas com diversas palestras sobre os benefícios do Reiki à saúde. O jornalista Adriano Lavor fez a sugestão de pauta. Informações: (85) 3247.4153 – 99926.0253
 
   
         O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. (Fonte: Instituto Brasileiro de Pesquisa e Difusão do Reiki).

03.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*Realmente uma pena, a sociedade cearense perdeu Elza Pereira (nascida Laureano), ex-Miss Ceará, sra. empresário Carlos Pereira (foto). Minhas condolências à família. Eu já havia revelado esta nota no Face.
*A cantora Mona Gadelha (foto) e o pianista Francisco Casaverde  voltaram  à cena neste  domingo, às 17 horas, no “foyer” do  Theatro José de Alencar, com voz e piano. Espetáculo de nível.
*Dia 18, Jane Farias esquerda, na foto com a apresentadora de Tv Mariana Feitosa) faz o lançamento da  nova coleção primavera/verão na sua loja do Avenida Shopping.
*Ainda na área de moda, Cláudia Bernardo prepara o Bazar Fashion & Food, com as novidades da gastronomia, para acontecer no dia 10.
*A sociedade relembra neste dia 3 de agosto os 14 anos da morte de Francis Bloc-Boris (na foto com o amigo José), que ao lado de Miriam, também já falecida, formavam um dos mais agradáveis casais da vida social fortalezense. Francis era cônsul da Suécia e Noruega.
*Nesta segunda-feira, 3, a sociedade assinala os aniversários de Ivens Dias Branco (foto), Helena Diogo (sra. Waldyr Diogo), Ednilo Soárez, Nonato Luiz e Fernando Távora.
*No domingo ganharam abraços Robert Smith (foto), Marúzia Carvalho e Kalil Otoch Neto.
A eficiente Selma Cabral (na foto com Ricardo Cavalcanti) foi eleita presidente da ALFE-Associação das Lojistas de Fortaleza.

*Aproveitaram uns dias no Rio de Janeiro, porque ninguém é de ferro, Celma e Antônio José Bitar. Já devem estar voltando.

*Por hoje contei. Até amanhã.