Postagem do dia 17.03.2017

Do jeito que o Governo quis
Deputados Duquinha, Tin Gomes e Joaquim
Noronha. Atrás Diretor Carlos Alberto
          A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta quinta-feira (16/03)  a mensagem que reajusta o salário dos policiais militares e do Corpo de Bombeiros.
        Também foram  aprovados   projetos  de lei  do Poder Executivo que promove o reajuste em 2%  na remuneração de servidores públicos e militares do Estado, além de aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional;  que promove a revisão geral da remuneração dos titulares de cargos comissionados e de funções de confiança;  dispõe sobre a representação dos cargos de secretário de Estado, adjunto e executivo.
        Do Tribunal de Justiça  foi aprovado o projeto que se refere à organização administrativa do Poder Judiciário.
        A oposição gritou, gritou, mas não pode fazer nada.  Saiu tudo como o Governo quis. Também houve protesto nas galerias da Casa.

17.03.2017


17.03.2017

Servidores estaduais lutaram e protestaram
          No caso do aumento dos servidores houve Audiência Pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na tarde de terça-feira (14/03), no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, para discutir a mensagem e teve também protesto do sindicato dos servidores.
         O objetivo da audiência, segundo o deputado José Sarto (PDT), autor da iniciativa, foi ouvir as reivindicações dos servidores públicos e o Governo do Estado com relação ao reajuste anunciado e tentar melhorar a mensagem. Nada foi conseguido.


         "O servidor, com justa razão, tem a vontade ter um aumento maior. O Estado, em contrapartida, também tem suas dificuldades eventuais, por conta da crise econômica", ponderou José Sarto.
          "Com esse reajuste, o Governo não está prejudicando apenas o servidor público, mas está prejudicando o serviço público também", afirmou Rita Gomes, coordenadora do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, que disse ainda que já são dois anos sem reajuste e que a defasagem salarial nos últimos 15 anos já chega a 57%.
        Na quarta-feira pela manhã, o líder do Governo na Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), recebeu em seu gabinete uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e parlamentares para discutir as propostas dos servidores públicos para o reajuste salarial da categoria. Nada avançou. Ficou como o Governo quis mesmo.

17.03.2017

Camilo e Izolda  viajam, Zezinho assume
        A Assembleia  também aprovou o decreto legislativo, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza o governador do Estado, Camilo Santana, e a vice-governadora, Maria Izolda Cela, a ausentarem-se do País. Eles deverão viajar no dia 19, agora. O governador Camilo tem agenda na Alemanha e na Holanda.
          O deputado José Albuquerque, presidente do Legislativo estadual,  assumirá mais uma vez a chefia do Executivo.

17.03.2017


17.03.2017

E como é que fica o pessoal da Infraero do  Pinto Martins?
        O Aeroporto Internacional Pinto Martins foi leiloado na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa alemã Fraport foi a responsável pelo arremate por R$ 425 milhões e deve investir R$ 1,4 bilhão na modernização e na ampliação do aeroporto.
        O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio estiveram presentes ao ato de arremate. Sobre a empresa ganhadora, ela tem relevância no mercado mundial sendo responsável pela administração de vários terminais em países da Europa e nos Estados Unidos.
        Tudo bem. Mas como é que fica nessa história a situação do pessoal da Infraero que há quase 40 anos administra o aeroporto cearense e os demais que foram leiloados?

17.03.2017

Lojistas perdem uma liderança
         Lojistas, empresários e sociedade lamentando a morte de Gervásio Pegado, paraibano/ cearense, um dos fundadores da CDL e da Federação Lojista sepultado em Fortaleza. Minhas solidariedades à família.
        Gervásio veio jovem de Cajazeiras, na Paraíba, casou-se aqui com Branca, constituiu família e participou intensamente da vida comercial, industrial e social de Fortaleza com posições arrojadas na liderança classista. (Na foto da BaladaIn Gervásio, Branca e Gervásio Filho).

17.03.2017

Miss Gay Ceará 2017
        O Theatro José de Alencar foi palco da 34ª Edição do Concurso Miss Gay Ceará 2017. Realizado anualmente, o concurso elege o mais belo transformista que representará o Estado em concurso nacional.
         Rainhas e princesas "gays", eleitas nos bairros de Fortaleza e municípios vizinhos marcaram presença nesta edição do concurso, que teve como destaque o "show" da atriz e cantora Rogéria, retornando ao TJA, após 30 anos, para relembrar grandes clássicos da música francesa.
        Produzido por Ricardo Dione, o concurso contou com o apoio da Secult, através do Theatro José de Alencar.
        Cinco candidatas concorreram ao título deste ano e, por decisão do juri, foi eleito este “top five” da beleza transformista do Ceará: Ysis Lauanda, Miss Gay Ceará; Lizandra Saad, Miss Gay Fortaleza; Yngrid Tithan, Miss Glamour Gay Ceará; Nicolly de Cassia, Miss Glamour Gay Fortaleza e Havenna Haddukam, Miss Turisno Gay Ceará.

17.03.2017

SISU-UFC 2017:
237 candidatos suplentes  chamados na 2ª convocação
          A Universidade Federal do Ceará convoca 237 candidatos suplentes (https://goo.gl/sXDb6T) para ocupar vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas em seus cursos de graduação.
        Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga, independentemente do semestre em que estejam alocados. O  estudante convocado precisará cumprir essa etapa até segunda-feira (20).
        COTAS – O suplente convocado a uma vaga de cota terá sua documentação complementar de cota verificada. O resultado da análise será divulgado no dia 29 de março no site da Coordenadoria de Concursos (www.ccv.ufc.br), juntamente com o prazo para defesa/recurso. (Fonte: Ascom/UFC).

17.03.2017


17.03.2017

Genny Gomes selecionada pelo MEC para ser escola de tempo integral
          O tradicional Colégio Genny Gomes, em Fortaleza, neste 2017  passa  a ser  Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Genny Gomes. Fundado em 30 de junho de 1947, vai completar 70 anos. Trata-se de uma escola estadual que foi selecionada para receber financiamento durante 4 anos pelo MEC (No Ceará foram 45 escolas) para se iniciar  em regime de  tempo integral em 2017.
        O governador Camilo Santana  e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio estiveram visitando a escola, recebidos pelo diretor, professor Marcos Bezerra,  e conversaram  com os  alunos.
        Segundo disse ao blog o  professor Marcos Bezerra, neste primeiro momento  somente os alunos da 1ª serie do ensino médio estudarão em regime integral. Serão 4 turmas com 45 alunos cada num total e 180 alunos. Eles terão  9 aulas diariamente, 5 no turno da manhã e 4 à tarde num total de 1.800 horas/aula anual. “Vale ressaltar  que o aluno regular, em média,  tem 1.000 horas por ano, 3.000 horas em todo ensino médio. Na escola integral  são 5.400 horas em três anos tempo que o aluno estará preparado para o Enem e vestibulares”, afirmou.
         Em tempo integral, o aluno tem  três refeições diárias, um lanche pela manhã e outro à tarde e almoço. Entra às 7 da manhã e sai da escola às 16h40.
        Na Mapa Curricular – diz ainda o professor Marcos -  serão 28 aulas por semana de disciplinas do currículo regular, além de 2 aulas por semana de inglês, 4 de  NTPPS (aqui o aluno faz um projeto de vida orientado); 4 disciplinas eletivas (2 horas por semana cada) em que o aluno decide o que vai estudar, além de uma disciplina de 2 horas por semana chamada de clube, aprendizagem cooperativa, aluno ensinando aluno, podendo ser esportes, teatro, música, informática, matemática etc.
        Em 2017 o colégio, ou Escola de Tempo Integral Genny Gomes,  funcionará com 640 alunos, sendo 180 em tempo  integral e 450 no ensino regular; em 2018 serão 360 alunos em tempo integral  e, em 2019, toda escola será em tempo integral com os seus  540 alunos.

17.03.2017

Agrosimples para desburocratizar agronegócio
        O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com Federação da Indústria do estado do Ceará (FIEC) e a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), apresenta segunda-feira, 20, o Programa Agrosimples. O lançamento acontece às 08h30 horas, no auditório do Palácio Iracema, com a apresentação do Ministério da Agricultura, pelo coordenador nacional do Agro+, Ricardo Cavalcante, e do secretário adjunto Euvaldo Bringel (foto abaixo).
       A abertura do evento será realizada pelo secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, presidente da FAEC, Flávio Saboia, e da FIEC, pelo coordenador Temático do Agronegócio Bessa Junior, representante do Ministério da Agricultura.
       O Agrosimples Ceará busca o envolvimento de todos os setores que atuam no sistema agropecuário, nas esferas, públicas e privadas, para a realização de trabalho em conjunto, com o objetivo de desburocratizar e facilitar a legalização, aplicação legal de toda a cadeia produtiva. “Com esse Programa a perspectiva é trazer o que há de mais moderno, em legislação, normas e procedimentos para facilitar a produção do agronegócio no Ceará”, reforça o secretário da Seapa, Osmar Baquit (foto acima).

17.03.2017


17.03.2017

CURTAS SOCIAIS
*Maior especialistas em bolos do Ceará, e um dos grandes nomes da área no Brasil,  Marilze Pessoa foi uma das agraciadas com o troféu  Mulheres in Foco na promoção realizada pela “promotor” Stelinha Sales.
*Ganharam abraços por conta dos aniversários Regine Limaverde,  o radialista Paulo Oliveira (foto acima) e Fernando Ferrer (foto abaixo).
*No domingo, 19, dia de São José, o deputado Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia, será cumprimentado pelo “nat”.
*É também a idade nova de João Otávio Lobo (na foto abaixo com a esposa Melânia) e de Helena Medeiros.
*Depois de umas três semanas em São Paulo, em visita à filha, genro e netas, está de volta Lenilza Campos.

*Por hoje contei. Bom final de semana.