Postagem do dia 03.08.2016

Deputados decidirão se irão trabalhar só
dois dias na semana até as eleições
          Primeira sessão do segundo semestre da Assembleia poucos deputados em plenário e também poucos discursos. Foi nesta terça-feira, 2.  Ordem do dia para votação nem pensar.
          A Mesa Diretora deve se reunir ainda está semana para definir como vai funcionar o calendário de sessões no período da campanha eleitoral.  Diversos  deputados  estão envolvidos nas convenções para a indicação de seus candidatos e o início da  campanha eleitoral.
          A sucessão municipal agita as bases   eleitorais dos deputados. E muitos deles são candidatos nos municípios de origem ou vão trabalhar para eleger os seus correligionários. A Mesa Diretora deve se reunir ainda esta semana para definir o calendário de sessões nos meses de agosto e setembro para evitar esvaziamento no plenário até as eleições.
        Há proposta de fazer sessões às terças e quartas-feiras, mas a ideia divide a opinião dos parlamentares. Mas é o colegiado que terá a última palavra.

03.08.2016

Questão hídricas e seca são as maiores preocupações
          Com o retorno dos trabalhos em plenário da Assembleia Legislativa,  o presidente do Poder, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), disse que  a questão hídrica e a seca  devem ser os principais temas abordados pelos parlamentares nas discussões na Casa durante o segundo semestre de 2016. De acordo com o parlamentar esses são assuntos prioritários e devem nortear os debates dos legisladores, juntamente com os temas da segurança pública, educação e saúde.
        “Essas questões influem diretamente na vida de todos os cidadãos cearenses. São temas que nunca deveremos deixar de debater, principalmente nesse momento político que o País vive”, avalia.
          Os deputados Zé Ailton Brasil (PP-foto) e Bruno Pedrosa (PP) também concordam que os efeitos da estiagem devem ser prioridade nas discussões da Casa, mas também citam outros assuntos que, na avaliação deles, merecem atenção. Para Zé Ailton Brasil, a Assembleia Legislativa continuará o debate sobre a crise fiscal que o Ceará e os demais estados enfrentam. Além desse tema, os assuntos relacionados às gestões municipais devem ganhar mais espaço nos debates, devido à proximidade do processo eleitoral.
         Já Bruno Pedrosa (foto) considera que a etapa final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff vai fazer com que o tema volte à pauta do Plenário em agosto. “Isso abrirá margem para discussões sobre as eleições governamentais de 2018”, afirma. Outro tema citado pelo parlamentar são os debates sobre a gestão do presidente interino Michel Temer. Na avaliação de Bruno Pedrosa, a mudança de governo não trouxe resultados positivos. “O desemprego, por exemplo, continua aumentando”, cita.

03.08.2016


03.08.2016

Professores parados, ano letivo quase perdido
        Falando na manhã desta terça-feira  na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Heitor Ferrer (PSB) disse que o período letivo das escolas estaduais está seriamente comprometido porque os professores estão em greve há 100 dias.
        "O Governador não quer repor as perdas salariais do magistério, que chegam a mais de 13% ao ano, mas já gastou quase 120 milhões de reais com uma casa de peixes, que não adianta nada", afirmou. A casa de peixes para Heitor é o futuro Acquario.
          O deputado também disse que o antecessor de Camilo – Cid Gomes – comprou “por mais de 200 milhões de reais 4 “tatuzões” que estão enferrujando e também não servem para nada porque o trecho Leste do metrô está parado.” O “tatuzão” em referência são as Toneladoras, máquinas para cavar túneis.

03.08.2016

População muito preocupada com a bandidagem
          Não está fácil, não. Apesar da ação da Polícia entre sábado e domingo foram registrados no Ceará muitos delitos.
          Bando fortemente armado explode agência do Banco do Brasil em Pedra Branca; Agência do Bradesco em Cedro foi atacada, muitos caixas foram violados. Os caixas não estavam abastecidos; Agência do BB em Parambu destruída;
          Em Fortaleza, Banco Santander atacado nesta  segunda-feira.
        Domingo houve  homicídios em Morrinhos, General Sampaio, Quixeramobim, Ibicuitinga,  Mombaça, Paraipaba, Barreira, Acopiara e Missão Velha; Em Fortaleza foi  roubada a Clínica dos Capacetes, na Clarindo de Queiroz, levaram muitos produtos;  Assalto nos  Correios no Icaraí com refém;
Sábado, assalto na loja Tim da Barão de Studart, em Fortaleza. (Os registros são do Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp).

03.08.2016

Fogo cruzado entre Ciro, Tasso e Eunício
          Ciro Gomes “rides again”, sai atirando em várias direções políticas. Foi em entrevista à Rádio Tupinambá, de Sobral, na  sexta-feira, 29/07, que  o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acusou o senador e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) de ter mandado atirar em policiais militares e civis que participavam de greve, em julho de 1997. 
        “O Tasso, quando era governador (do Ceará), houve um motim na
Polícia Militar, e eu estava junto com o Tasso quando ele mandou atirar nos grevistas”, disse.
          Sobre a aliança entre Tasso, Eunício e o candidato à Prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (PR-foto acima), oficializado  em convenção partidária, Ciro respondeu que se trata de uma “coalizão do ódio. Ódio ao Cid, ódio ao povo”. Além de Wagner na Capital, os irmãos Cid e Ciro travam batalha contra aliados de Tasso e Eunício também em Sobral, berço político da família Ferreira Gomes, registrou o jornal O Povo.
          Para completar o incêndio, Ciro e Eunício Oliveira estão se agredindo mutuamente pela imprensa e nas redes sociais. Êta política rasteira!!!!!!

03.08.2016


03.08.2016

PDT indica RC fortemente apoiado
            Amanhã,  quinta-feira, 4, o PDT vai fazer convenção pra homologar Roberto Claudio candidato à reeleição em Fortaleza. O DEM de Moroni Torgan se juntou à  coligação formada por vários partidos formando uma chapa de enormes possibilidades.
          Além de uma gestão de resultados altamente positivos para a cidade, com mobilidade urbana, viadutos, pontes e tuneis, faixas exclusivas para ônibus, postos de saúde funcionando de 7 às 7, etc., Roberto Cláudio tem o apoio direto do governador Camilo Santana e dos irmãos  Ferreira Gomes, Cid e  Ciro.

03.08.2016

Lula almoça com Camilo, Cid e Ciro
Cid, Camilo, Lula e Ciro
Depois de desembargar de um jatinho na segunda-feira, às 15 horas, Lula foi almoçar com o governador Camilo Santana, que também convidou os irmãos Cid e Ciro Gomes. Só política nacional na pauta da conversa, inclusive a possibilidade do Senado reverter o afastamento da presidente eleita Dilma Roussef. “Não está fácil, mas não é de todo impossível”, teria dito Luiz Inácio.
 E a partir das  partir das 19 horas, Lula caiu nos braços da outra banda do PT, a de Luizianne Lins (foto acima), cuja convenção partidária homologou os nomes da “loura” para a Prefeitura de Fortaleza e do seu vice, deputado estadual Elmano Freitas (foto abaixo).
Ela  aposta em Lula como cabo eleitoral. O PT vai de chapa pura, até porque não encontrou outras legendas para coligação.
  
       E o Governador, que é do PT, onde estava? No mesmo horário Camilo  teve  compromisso agendado em Maracanaú para a convenção do candidato a prefeito deputado Júlio César Filho (PDT-foto).

03.08.2016

Um comunista autêntico
          A morte de Tarcísio Leitão, 80 anos,  enlutou não apenas a Advocacia Trabalhista cearense, mas os amigos e os comunistas de um modo geral. Foi  vereador comunista  com seus discursos inflamados contra a elite brasileira que se voltava contra o povo e defendia os interesses internacionais e combatente contra a ditadura militar de 1964.
         Como disse seu amigo Horácio Frota  “Tarcísio iniciou muito jovem a militância comunista: lutou contra a ditadura de Vargas, a ditadura de 1964 e estava no combate ao golpe de Temer. As inúmeras prisões e torturas não o fizeram mudar de opinião. Morre um velho lutador sonhando os sonhos da juventude: o de um País no qual os trabalhadores estejam livre da exploração patronal e os interesses do Brasil sejam prioridades nas relações internacionais”.
         A última vez que vi Tarcísio Leitão foi no início deste ano no programa Dimensão Total, de Ronald Machado, na Rádio Assunção, aos domingos, e do qual era participante cativo quando fiz estas fotos.

03.08.2016

Santo Inácio festeja Santo Inácio
          No domingo (31) e segunda-feira (1º), o Colégio Santo Inácio  realizou duas celebrações eucarísticas especiais  em comemoração ao aniversário de morte de seu patrono, Santo Inácio de Loyola.
           A celebração de domingo  foi presidida pelo Arcebispo Dom José Aparecido Tosi  e concelebradas pelos padres Eugênio Pacelli e Pedro Rubens. 

          O coral Vozes Inaciana, regido pela maestrina Aparecida Silvino,  se apresentou pela primeira vez  entoando o Oração de Santo Inácio.
          Na segunda  o Colégio recebeu o bispo auxiliar, Dom  Rosalvo Cordeiro de Lima, para celebrar Santo Inácio de Loyola, no dia em que os alunos retornavam às aulas. Foram concelebrantes  os padres Eugênio Pacelli e Darly Almeida. (Ascom/Patrícia Moreira).

03.08.2016


03.08.2016

Lei Maria da Penha homenagem nos 10 anos
            Sessão solene na tarde de segunda-feira (01\08) na Assembleia Legislativa do Ceará  celebrou 10 anos da Lei Maria da Penha. A sessão proposta pela deputada estadual Fernanda Pessoa  contou com a participação de representantes da sociedade civil e organizada e lançou luz sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
          “Celebrar a data é não deixar no esquecimento milhares de mulheres que morreram pela mãos de seus parceiros e que ainda sofrem agressões. É lembrar que temos uma Lei que assegura nossos direitos” disse Fernanda Pessoa (PR-foto).
         A homenageada Maria da Penha (foto do arquivo) surpreendeu a todos com a entrega, durante a solenidade, de comendas à Nilze Costa e Silva, coordenadora do Movimento Mulheres do Ceará, ao deputado estadual Renato Roseno (PSOL), à Paula Castro, da Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres da Prefeitura de Fortaleza e para a deputada estadual Fernanda Pessoa. A comenda é uma referência às pessoas que lutam pelo enfrentamento da violência contra a mulher.

03.08.2016

Caio Carvalho fala para o “trade” do turismo
          “Destinos Criativos” é o tema da palestra que fará em Fortaleza Caio Carvalho, Doutor pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo e ex-Ministro do Turismo. A realização é do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomercio/Ceará (Cetur).
          O evento acontece nesta quinta-feira, 4, de 10 horas ao meio-dia, no Centro de Eventos do Ceará (Salas 2 e 3, Mezanino 1, Pavilhão Leste). Pede-se aos convidados a confirmação de presença.

03.08.2016

Academia do Bacalhau suspende jantares

          Os jantares das primeiras quintas-feiras do mês da  Academia do Bacalhau estão suspensos por tempo indeterminado.  A decisão foi tomada pela Diretoria em razão da baixa frequência dos últimos meses às saborosas e alegres reuniões.
Irmã Conceição, que sempre recebe
notas fiscais para ajudar o Lar Menino Jesus, e
Ana Paula soltando a bela voz portuguesa.
          Assim, nesta 5a. Feira, dia 4 de Agosto, “não haverá o nosso jantar tradicional”, anuncia o presidente em exercício. “Assim sendo, considerando a falta de interesse demonstrado pelos demais compadres e comadres na manutenção e/ou melhoria do nosso convívio mensal, o Presidente em Exercício da Academia do Bacalhau de Fortaleza resolveu suspender essa atividade até que se possa conhecer o desejo e a realidade dos participantes, se colocando à disposição para ouvir e discutir quaisquer contribuições no sentido de melhorar nossas tertúlias, o que pode começar com a resposta dos referidos questionários”.

OBS: Para acessar às CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

03.08.2016