Postagem do dia 09.12.2016

“Querem mesmo é matar as criancinhas doentes”
        A deputada pastora Dra. Silvana (PMDB) disse na Assembleia que vai convocar sessão plenária da Casa, reunindo especialistas, juristas, igrejas e pessoas interessadas para debater a política do aborto, que agora o STF quer estender às mulheres com gravidez até três meses e que tenham sido picadas pelo mosquito da Zica.
                                                     
        "Não é assim, não, estão querendo matar as criancinhas doentes. Decidem salvar ovo de tartaruga e agora querem matar crianças", disse. A deputada ressaltou que a vida começa desde o esperma. “É um crime bárbaro, esses ministros são verdadeiros Anjos da Morte. A justificativa de que nesse período o sistema nervoso ainda não está formado é uma mentira”, garantiu.
         Entre os deputados que se manifestaram em apoio à oradora um membro da Igreja católica, o deputado Wálter Cavalcante afirmou que “isso é o início do processo para a legalização do aborto no país, estão querendo legalizar as clínicas clandestinas, criando verdadeiras fábricas de anjos, mas nós não vamos deixar. As comunidades católicas e evangélicas vão lutar até o fim”, completou.

09.12.2016


09.12.2016

Presidente Temer assina em Fortaleza regulamentação da lei da dívida rural
          Nesta sexta-feira (9), à tarde, o presidente Michel Temer estará em Fortaleza quando  assina a Regulamentação da Lei nº 13.340, autorizando a liquidação e renegociação de dívida de crédito rural. O evento será na sede administrativa do Banco do Nordeste, em Fortaleza, às 17 horas.
        A lei vai permitir que os produtores rurais, que há vários anos sofrem com perdas de rebanho e de safra devido às intempéries climáticas, resolvam suas situações de débitos com os bancos públicos.Somente no Banco do Nordeste, serão contempladas 860 mil operações de crédito rurais, mais de 134 mil somente no Ceará, as quais poderão ser liquidadas com descontos de até 95% da dívida. Ao todo, serão beneficiados 1,5 milhão de agricultores das regiões Norte e Nordeste.
        A renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais prejudicados pela seca tem sido uma das principais bandeiras de luta do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado Federal, que acompanha o presidente nesta viagem.
        A primeira lei que estabeleceu critérios para essa renegociação, inclusive, recebeu o nome do parlamentar, dada à sua atuação em benefício das famílias que trabalham com a agricultura e a pecuária nas áreas compreendidas pela Sudene.
        Além do Ceará, a comitiva presidencial visitará os estados de Pernambuco e Bahia.

09.12.2016

Eles se entendem...
         Já era mesmo esperado  uma composição para dirimir conflito entre o STF e o Senado, daí por 6 votos a 3 o Pleno do STF derrubou na tarde de quarta-feira, 7,  a liminar do ministro Marco Aurélio que pretendia afastar o senado Renan Calheiros da presidência do Senado.
        "É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal. A confiança na Justiça Brasileira e na separação dos poderes continua inabalada.
        “O que passou não volta mais. Ultrapassamos, todos nós, Legislativo, Executivo e Judiciário, outra etapa da democracia com equilíbrio, responsabilidade e determinação para conquista de melhores dias para sociedade brasileira." (Fonte G1.com.br).

09.12.2016


 

09.12.2016

Calendário de votação da AL
        O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou o calendário de votações na Casa para o mês de dezembro.
Segundo o presidente, como há muitas matérias aguardando deliberação, estão previstas votações na Casa nos dias 13, 15, 20, 21 e 22 deste mês.
        “Se todas as matérias seguirem rito normal de votação, incluindo a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), nós encerraremos as atividades legislativas do ano no dia 22 de dezembro”, comunicou Zezinho Albuquerque.
    O presidente destacou ainda que, no dia 21 de dezembro, deverá ser inaugurado o novo estúdio da TV Assembleia (canal 30), instalado no edifício Senador César Cals, com solenidade a partir das 10h.

09.12.2016

Estado pagará 2ª. parcela do 13º no dia 22
         O secretário Mauro Filho anunciou que  está previsto para o dia 22 deste mês o depósito da segunda parcela do 13° salário dos servidores estaduais, que irá injetar cerca de R$ 400 milhões na economia local.
        O montante é referente ao pagamento  de 181 mil servidores, entre aposentados e da ativa, dos três poderes. A primeira parcela, também no valor de cerca de R$ 400 milhões, foi paga no início do segundo semestre deste ano.

09.12.2016

Indústria da pistolagem
          Escreveu o jornalista Macário Batista em sua página do Face: “Para quem pensa que a indústria da pistolagem acabou, diminuiu, está redondamente enganado.
        “Ontem (6/12), em Parambu(CE), em plena luz do dia e na presença de muitos populares, dois matadores de aluguel ceifaram a vida do motorista do Deputado Federal Genecias Noronha.
         "Os facínoras, ninguém sabe e ninguém viu!".

09.12.2016


09.12.2016

Lula acusa Moro de ser militante do PSDB
 
          "Magistrado que julga Lula é o mesmo que é chamado para dar palestra em evento do governo do PSDB e que elogia deputado tucano acusado de desviar dinheiro de secretaria estadual de Educação".
  Isso é o que  diz texto publicado na página do ex-presidente Lula no Facebook, divulgando notícia e foto de palestra proferida pelo juiz da Lava Jato no Mato Grosso, Estado governado por Pedro Taques, do PSDB (foto abaixo).
      “O governador é  acusado de ter sido eleito com recursos desviados da educação.  Em seu discurso, Moro fez elogios ao deputado tucano Nilson Leitão (PSDB-MT), que votou contra o projeto de lei que visa regular a ação das autoridades, sem citar, porém, que o parlamentar também foi recentemente citado em delação premiada acusado de ter recebido dinheiro desviado de esquema fraudulento na Secretaria de Estado de Educação.(João Otávio lobo em 07.12.2016).

09.12.2016

Diversidade sexual e Identidade de gênero

         Durante toda a semana, terminando nesta sexta-feira,  a Biblioteca Pública Estadual do Ceará Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura (SECULT), realiza o Ciclo de Palestras sobre Diversidade Sexual e Identidade de Gênero em parceria com os cursos de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Projeto Arte de Amar, o Laboratório de Inclusão de Psicologia e a Saúde Pública da UFC.
          A atividade tem por objetivo abordar questões que envolvem as orientações sexuais e identidades de gêneros; discutir o acesso por LGBT’s à educação, saúde, família e mercado de trabalho; e debater sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a AIDS.
         As palestras, com entrada franca,  abordaram os temas:  “A dor e o amor, um ser LGBT: Prazeres e Desafios na Sociedade Brasileira”, com Amanda Félix, do curso de Ciências Sociais da UECE; 
e a “Inclusão de Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho”, realizada  por Artur Mendonça, estudante de psicologia, estagiário do Laboratório de Inclusão;  e Pesquisas em Travestilidades e Transexualidades, e por Evelyn Lóssio, jornalista, estudante de psicologia;  hoje,  às 14h, a palestra será  “Prevenindo as infecções sexualmente transmissíveis e a AIDS”, ministrada pela enfermeira doutora em Saúde Pública pela UFC Telma Alves Martins.

09.12.2016

As formigas como profecia
      Seguindo a tradição sertaneja, um companheiro de Quixadá do Grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp acompanhou o caminho das formigas de roça que já limparam os formigueiros e estão ativas no trabalho para guardar comida. São milhares delas no caminho.
 
        Diz a tradição que isso é sinal de muito bom período de chuvas nos primeiros meses do Ano Novo. Que seja isso mesmo. Louvado seja o Senhor!

09.12.2016


09.12.2016

CURTAS SOCIAIS
 *Neste sábado, 10, ganha abraços porque marca o calendário o empresário Olavo Moreira (na foto com Socorro nos 50 anos de casados), presente que Pernambuco nos deu.
*A data também assinala o aniversário de casamento do jornalista Eliomar de Lima e de sua Socorro. Aliás, o Eliomar é o folhinha do domingo, 11.
*Neste domingo, às 9h30,  última reunião de 2016,  leilão e confraternização dos filatelistas no Parque Cidade da Criança organizado pela Sociedade Numis-mática e Filatélica Cearense. O presidente Roberto Azevedo (fo abaixo) no comando.
*Ester Lins Cavalcante, folhinha do mês passado, será cercada de amigos neste sábado, a hora do almoço,  10, no Gepo´s que vão cantar parabéns e confraternizar.
*O empresário lojista Lavanery Wanderley receberá hoje à noite o Troféu Lojista do Ano da Câmara dos Lojistas de Fortaleza.
*Não deu para ir, mas sou grato pelo convite. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Pontes (foto abaixo), anfitriona na manhã desta sexta-feira um café da manhã de confraternização marcando o encerramento das atividades da corte neste  2016.
*O companheiro de Abrajet e amigo, jornalista Ivonildo Lavor, ganhou abraços porque marcou o calendário.
 
*Ontem, 8, foi o Dia do Colunista Social no Brasil.
*Também no dia 8 ganhou abraços pela idade nova o construtor Antônio Câmara (na foto abaixo, à direita, com Luís Carlos Martins e o amigo José), Armando Martins (na foto acima com a sua Kátia) e  a sra. Conceição Pinto.

*Por hoje contei. Tenham todos  um bom final de semana.