Postagem do dia 05.11.2015

Caminhoneiros querem parar
          Deve começar por Maringá, no Paraná, onde dezenas de caminhoneiros e lideranças da categoria regional estiveram reunidos no início da noite de terça-feira,  no pátio do Posto 200  e confirmaram greve geral dos caminhoneiros para a próxima segunda-feira (09), a partir das 6hs da manhã.
          De acordo com  um dos líderes do grupo de Maringá, a determinação é parar totalmente o tráfego de caminhão em todo país e impedir a viagem ou deslocamento independente da carga.
          Somente carros de passeio, ônibus de linha, veículos de emergência, como ambulância e viatura policial poderão trafegar nas rodovias durante a paralisação.
          A pauta que a categoria cobra é a mesma apresentada em março, em Brasília,  que segundo os caminhoneiros não teria sido atendida.
Redução no preço do óleo diesel;
Criação do frete mínimo;
Anulação das multas das manifestações anteriores;
Reserva de mercado de 40% nas cargas onde o governo é agente pagador;
Refinanciamento onde todos os bancos aceitem;
Respeito nas decisões do Fórum do Transporte que foi criado;
Liberação de créditos;
Regulamentação da profissão de motorista;
Aposentadoria com 25 anos de contribuição;
Salário Unificado em todo o território nacional;
Fator previdenciário em 1% para empresas de transporte de cargas;
Valor do Pedágio justo entre outras.

05.11.2015

“Como se diz em Sobral...tá fedendo a cão”, diz o jornalista Macário Batista sobre os ataques de  Ciro a Michel Temer e Cunha
          O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-foto) afirmou ter certeza de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), será cassado no processo de decoro parlamentar aberto pelo Conselho de Ética da Casa, ontem. Ciro ainda chamou Cunha de “câncer” e, ao ser questionado sobre o vice-presidente da República, Michel Temer, o pedetista voltou a chamá-lo de “chefe de quadrilha que achaca e assola o País”, e não poupou críticas aos peemedebistas.
          Segundo Ciro, Eduardo Cunha (foto) está enrolado “em tudo que não presta” e os deputados que ajudaram a elegê-lo presidente da Câmara tinham consciência disso, mas votaram porque, conforme o pedetista, receberam vantagens “ilícitas”. “Agora, o senhor Eduardo Cunha foi apanhado pela justiça e não vai ter qualquer saída”, assegura.
          Sobre Michel Temer, Ciro disse “é parceiro de Cunha de longa data”. Quando Michel Temer era presidente da Câmara, o senhor Cunha recebeu tarefa de ser relator do Projeto Minha Casa, Minha Vida. Nessa ocasião, Cunha apresentou emenda criando crédito superior a R$ 80 bilhões para atender o lobby da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp)”, disse, acrescentando que quando era deputado denunciou a presença de lobistas e entregou a questão a Michel Temer, que nada fez.

05.11.2015

Deputada quer mais fomento para projetos de energia renovável 
          “Não há dúvidas que as energias renováveis são o futuro e para termos cidades sustentáveis devemos ampliar o debate sobre as políticas de fomento e incentivo a instalação de empresas e práticas de energias limpas”  disse a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto) nesta quarta-feira (04\11) em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará.
          A parlamentar apresentou o projeto PROLIMP – Programa de Incentivo à Produção e Distribuição de Energia Limpa do Estado do Ceará –  destinado a ampliar a produção, distribuição e utilização de energia gerada a partir de fonte solar, eólica, das marés, da biomassa, dos biocombustíveis e de outras fontes que vierem a ser criadas. E entre seus objetivos está a produção de energia limpa com incentivos fiscais, isenção ou redução de tributos, e financiamentos com taxas diferenciadas, conforme regulamentação em Lei estadual específica. 
          Documento do Greenpeace aponta que as energias renováveis forneceriam 90% da eletricidade global e mais de 70% para os meios de transporte.  A mudança da captação de energia atual para a energia limpa não afetaria o crescimento econômico e  sim garantiria custos de energia mais baixos. Inclusive, as emissões de carbono também seriam diminuídas. O Ceará já  foi o pioneiro na tecnologia eólica e hoje é o quarto no ranking brasileiro de geração de energia eólica, apesar de ser o maior banco de vento do mundo. (Fonte: Deputada Fernanda Pessoa).

05.11.2015

Caixa vai gerar a energia que consome

A Caixa Econômica Federal publicou nesta quarta-feira (4) edital de licitação para instalação de sistemas fotovoltaicos em 44 unidades do banco. A ação integra o projeto de autogeração de energia que visa incorporar na matriz de consumo da empresa fontes renováveis de geração para uso próprio, permitindo a redução dos custos com energia elétrica. Até 2017, 168 unidades do banco devem receber os sistemas, numa economia estimada de R$ 13 milhões por ano.
          A potência total a ser instalada nesta primeira etapa é de 3,36 MWp (Megawatt-pico), suficiente para o abastecimento de 2.300 residências ou um prédio comercial de 60 mil m². Os sistemas serão instalados em 42 agências no interior do estado de São Paulo e em dois edifícios no Distrito Federal.
          "A Caixa já possui o menor consumo de energia do mercado bancário brasileiro", afirma a presidenta do banco, Miriam Belchior. "E agora precisamos agir na outra ponta, gerando parte de nossa própria energia”, conclui.

05.11.2015

Logística discute o Brasil do  setor em Fortaleza
          Todas as questões relacionadas aos avanços e aos “gargalos” da Logística no Brasil estarão sendo discutidas durante o  X Seminário Internacional de Logística e Expolog-Feira Nacional de Logística, que começam  no dia 11 próximo, às 9h30, no Centro de Eventos de Fortaleza. Depois do credenciamento e solenidade de abertura,  às 11 horas, será a vez da apresentação do Projeto Transnordestina pelo presidente da empresa Ciro Ferreira Gomes, que irá mostrar a realidade desse enorme projeto ferroviário brasileiro.
        Durante dois dias (11 e 12)  as maiores expressões da Logística brasileira estarão discutindo temas relevantes para o setor como Agenda para o Desenvolvimento da Logística do Transporte Brasileiro, Zona de Processamento de Exportação do Ceará, Novas oportunidades de Negócios no Setor Portuário Brasileiro, Novo cenário logístico para o Brasil, Inovações nas redes de serviços logísticos-a experiência europeia, Navegação de cabotagem, os benefícios do Programa Exporta+Marítimo para as pequenas e médias empresas, Questões aduaneiras;  A atuação das ZPE´s no Brasil como estratégia de alavancagem de investimentos e desenvolvimento econômico dos Estados brasileiros;  A importância da Logística para o Agronegócio e a visão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas.
          Como diz a organizadora dos dois eventos, executiva da Prática Eventos Enid Câmara (foto), “todos os setores de logística estarão sendo comtemplados com palestras e observações das mais abalizadas autoridades brasileiras das respectivas áreas”. O Seminário Internacional e a Expolog começam a partir das 8 horas da manhã com o credenciamento dos participantes. Espera-se cerca de 2 mil pessoas por dia participando das palestras e visitando a feira.
         Haverá ainda rodadas de negócios agendadas entre empresas que desejam realizar transações comerciais.
        A iniciativa e promoção é da Prática Eventos, comandada por Enid Câmara; Funcepe, Instituto Future, Setcarce e o Sinduscon, que é o Sindicato da Construção Civil do Ceará.

Mais informações:
Prática Eventos –
(85) 3433.7684 – 3433.7685
atendimentopratica@secrel.com.br

05.11.2015

Vai ser substituído o Estatuto
do Desarmamento
         O deputado Manuel Duca da Silveira (Duquinha-Pros-foto) saudou na sessão desta quarta-feira da Assembleia Legislativa a aprovação por uma Comissão Especial da Câmara Federal de um novo projeto para substituir o “famigerado Estatuto do Desarmamento, que só fez mal ao cidadão brasileiro, pois deixou os bandidos armados e tirou o direito de defesa do cidadão”.
O projeto que será votado pelo Congresso Nacional deverá chamar-se de Estatuto de  Controle de Armas de Fogo “e vai eliminar o estatuto que está em vigor  permitindo  que o cidadão se arme para proteger a sua vida, de seus familiares e seus bens.” O discurso do deputado Duquinha dividiu as opiniões dos deputados que, na sua maioria, são favoráveis ao novo estatuto.

05.11.2015

Mais atual é impossível
Citado pela colunista Sônia Pinheiro na edição do  dia 3:

 O QUE ROLA...
...NAS REDES sociais é uma citação de Marco Túlio Cícero, senador romano, no ano 55 A.C:
O ORÇAMENTO deve ser equilibrado, o tesouro público deve ser reposto, a dívida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada, e a ajuda a outros países deve ser eliminada, para que Roma não vá à falência. As pessoas devem novamente trabalhar, em vez de viver às custas do Estado!...

05.11.2015


05.11.2015

Turismo reunido em Gramado para mostrar atrações e potencialidades
          Desta quinta-feira,  5,  até domingo,  8,  a cidade de  Gramado, no Rio Grande do Sul, torna-se   um  centro do turismo nacional e internacional com  a 27ª edição do Festival de Turismo, que reuniu no ano passado 14 mil profissionais altamente qualificados  do Brasil e de diversos países das Américas e da Europa, e pretende repetir a dose este ano. A Feira de Negócios acontece nos pavilhões do Serra Park, incluindo variedade de salões – Turismo Religioso, Gastronômico, de Saúde entre vários outros.  Os presentes ao evento terão ainda a  oportunidade de vivenciar alguns dos espetáculos do Natal Luz, que este ano oferece diversas novidades.
          Organizado pela equipe conduzida por Marta Rossi, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello (foto), o  FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado é também um instrumento eficaz de vendas. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão. Durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circularão  pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 stands.
        Uma das razões para o crescente sucesso da feira é a sua segmentação por nichos de mercado. Sempre na vanguarda, o FESTURIS lança salões que atendem as demandas do turismo internacional.
          O Congresso do Festuris ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, pela manhã, no Palácio dos Festivais, com palestrantes de primeira linha. Com o tema “De olho no mercado – superando a crise e desenvolvendo novos modelos de negócios”, um dos palestrantes será o Ministro do Turismo Henrique Alves que desenvolverá o tema “Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos e para onde vamos”.
          Os temas gastronômicos do evento serão apresentados, no dia 6,  pelo  o chef Rodrigo Paz, que  fala sobre Comida de Rua: Empreendedorismo Jovem e Novos Nichos de Mercado. No dia 7, às 9h30, o chef Marcos Livi, Araceli Ramos Rosaldo, Milagros Ochoa e Maria Amélia Duarte Flores apresentam a palestra Destinos Gastronômicos: Novos Movimentos no Mercado de Turismo. Às 10h50 será a vez de Fábio Sicilia, presidente da Abrasel Pará, apresentar a palestra Pará Gastronômica - Um caldeirão de Misturas Étnicas.
          Este repórter estará presente cobrindo todos os detalhes que depois trarei para os leitores do  blog.

05.11.2015

Feira de gastronomia e festas
Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, a Associação de Gastronomia do Ceará (AGACE) promoverá  nos dias   01/ e 02/12/2015, a VII Feira Gastronomia & Festas, uma das maiores feira de novidades nas áreas de Gastronomia, Festas e Serviços. O evento, que prevê reunir cerca de mil pessoas, será realizado a partir das 14 horas, no  Iluminato Premium  Buffet, em Fortaleza.  
          Durante a feira  estarão reunidos profissionais de moda, saúde, eventos e serviços, chefes da cozinha cearense e de renome internacional, que irão transmitir seus conhecimentos e experiências na arte dos eventos  sociais e do bom servir, da decoração e montagens de pratos da ceia de Natal e Réveillon, desde a entrada até os mais delicados e saborosos doces e sobremesas.
          Na programação, além de oficinas e workshops nos diversos segmentos, serão apresentadas sugestões para as melhores ceias natalinas e de festas de ano novo.

05.11.2015


Praticidade na medida certa
           “Encontramos a melhor alternativa para você comer de forma saudável todo dia. A “Salada no Pote”  agrega: saúde, sabor, praticidade e, ainda, é a solução ideal para sua falta de tempo”, dizia  a mensagem de Gardênia Pinho que recebi. Informações: 99970.7983.

        Fui nessa “Salada lá de Casa”  e experimentei. Achei legal a  iniciativa de fornecer saladas de verduras e legumes já devidamente preparadas: é só abrir o vidro, retirar, temperar com o molho da preferência e consumir. Se não quiser molho somente o azeite resolve.

05.11.2015

Festival Bar em Bar se inicia neste sábado
          O Festival Gastronômico será realizado simultaneamente em diversas capitais brasileiras com o objetivo de mostrar a qualidade da gastronomia dos bares, presente nos petiscos que acompanham sempre uma boa bebida e muita diversão. Esta é a nona edição do festival que neste ano traz como tema: “Brasil, mostra sua rua”, será lançada oficialmente no próximo sábado (7), em Fortaleza, a partir das 15h, no Alenca's Bar (foto abaixo), localizado Rua Gustavo Sampaio, 692, no bairro da Parquelândia.
          A ideia é que os proprietários dos bares participantes se unam para fortalecer ainda mais o festival e possam divulgar suas promoções para toda sua clientela. Cada estabelecimento participante apresentará a especialidade da casa – para participar, os estabelecimentos elaboraram opções criativas e saborosas de tira-gostos. O melhor de tudo: os pratos serão vendidos a um preço promocional de R$ 20 (petisco + cerveja) durante todo o evento.
          A promoção será válida das terças às quintas-feiras.  “O evento tem como objetivo atrair não só os consumidores habituais, mas principalmente novos consumidores. Teremos uma grande variedade de petiscos disponíveis para o público e convocamos à todos para conferirem estas delícias", afirma o presidente da Abrasel/CE, Rodolphe Trindade (foto acima). O festival acontece até  30 de novembro.

05.11.2015

CURTAS SOCIAIS
*A reunião almoço desta quinta-feira do Rotary Club Fortaleza será abrilhantada com uma homenagem ao colunista Lúcio Brasileiro (foto) pelos seus 60 anos de jornalismo.
*Na ocasião, o convidado receberá o Título de Sócio Honorário do  clube.   No comando o presidente Tarcísio Porto (foto).
*O 47º Encontro do Volks Clube do Ceará (foto) acontece sábado, a partir das 16 horas, na Praça Argentina Castelo Branco, no bairro de Fátima. Para sócios e amigos.
*A endocrinologista Adriana Forti (foto) estreia como vovó. Nasceu Giovanna
para Geórgia e Cássio Forti
*Ganharam abraços quarta-feira, 4, porque marcaram o calendário a desembargadora aposentada do Trabalho, Laís Rossas Freire (foto),  sra. Olga Sandord e Gil Vicente Bezerra (foto abaixo com a sua Maslowa)..
*Este dia 5 marca a Data Nacional do Radioamador, um grande prestador de serviços ao Brasil antes do telefone celular e da Internet. Hoje para eles restam boas lembranças.
*São também cumprimentados no dia 5 Aramicy Pinto, Édson Lopes e Lauro Chaves Filho.
*O dia 6 assinala os aniversários de Lorna Rangel Felício, minha filhota querida (na foto com o marido Rafael);  Rubens (Rubinho) Sales,  Mônica Alves, Affonso Taboza, conselheiro Luiz Sérgio Vieira e Maryanne Machado.

*Kiko Boris diz que Célio Gurgel (foto) preparou para a sua exposição individual esculturas em aço, vazadas e sólidas, eólicas, pendulares, cinéticas e entalhes fixos, que variam em simbologias e nas dimensões de 50 cm a 3m. Também comporão a mostra do artista, pinturas com explosão de cores em tinta automotiva sob tela.
*Por hoje contei.