Postagem do dia 12.09.2016


Ciro lidera, mas superado é pelo não e abstenções juntos
           
          Na sexta-feira, 9, fiz uma postagem no meu Facebook dizendo que ouvira numa roda de empresários e políticos, no dia anterior, de que o melhor nome da atualidade para Presidente da República seria o de Ciro Gomes. E concluindo perguntava: E você o que acha?
          Pois bem. Esperei a nota atingir 1.000 comentários para revelar a opinião das pessoas que se manifestaram. Lá vai: A favor de Ciro: 450 respostas; Contra Ciro - 320; Não deixaram opinião - 136; Disseram preferir Tasso Jereissati (foto abaixo) - 90; Optaram por Bolsonaro - 4.

          Mas, ainda hoje continuam se manifestando. O cearense Figueiredo Correia, que mora em Goiânia, lembrou o nome do Geraldo Alckmin “hoje o mais preparado para o cargo”, disse.

12.09.2016


12.09.2016

De olho na votação da Câmara sobre Cunha
        A noite desta segunda-feira terá outra enorme significação para a democracia brasileira com a votação na Câmara Federal do processo de cassação do mandato parlamentar do deputado Eduardo Cunha por mentir na Comissão de Ética, mas, na verdade, verdadeira, por diversos crime, inclusive roubo do patrimônio público.
          Muita gente duvida dessa punição por acreditar que o conhecido e famigerado corporativismo dos deputados possa salvá-lo aplicando-lhe pena mais branda. A Nação não aceita isso. Todos estaremos de olho na votação acompanhando o desenrolar dos acontecimentos. Olho vivo.

12.09.2016

“Governo quer abafar a Lava Jato”, diz ministro demitido à  revista
        O ex-ministro Fabio Medina Osório, demitido na sexta-feira (9) do comando da Advocacia-Geral da União (AGU) por Michel Temer, afirmou que o governo do peemedebista "quer abafar a Lava Jato" e tem "receio" sobre os próximos passos da referida  Operação .
          "Não tenho dúvida [de que sua demissão está ligada a esse episódio]. Fui demitido porque contrariei muitos interesses. O governo quer abafar a Lava Jato. Tem muito receio de até onde a Lava Jato pode chegar", disse o ex-ministro à revista Veja, na edição de sábado (10).
        Osório reforçou na entrevista que a "AGU tem a obrigação de buscar a responsabilização de agentes públicos que lesam os cofres federais". O ex-ministro entrou em conflito com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.    
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Padilha teria ficado incomodado com o pedido da AGU ao STF, por acesso a inquéritos de políticos envolvidos na Lava Jato -- ação que não teria sido comunicada à cúpula do governo.
        A intenção de Osório seria mover ações de improbidade e ressarcimento contra os políticos. Os inquéritos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do ex-presidente do PMDB Valdir Raupp (RO), são alguns dos que o STF autorizou acesso. (Nora registrada pelo jornalista Macário Batista).

12.09.2016

Expoece termina com R$ 10 milhões em venda e premiação
          Terminou domingo, 11,  à tarde,  a Expoece 2016 com a entrega das premiações aos  campeões deste ano, animais e criadores. Falando na ocasião para o público e autoridades presentes, o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Sérgio Fonteles, confessou-se recompensado “pelo esforço desenvolvido por todos – organizadores, criadores, técnicos, juízes, pessoal de apoio e peões – para o êxito desta exposição tida por todos como a de maior significação dos últimos anos”, disse.
          A opinião foi compartilhada pelo secretário-adjunto da Agricultura e Pesca, Euvaldo Bringel, que representou o Governador na ocasião. Bringel destacou o esforço do presidente Sérgio na organização da feira e seu empenho junto aos criadores cearenses e nordestinos para o êxito do certame.
          Em números a Expoece 2016 teve cerca de 2.000 animais (ovinos, caprinos, bovinos e equinos) para exposição e julgamento, além de ter gerado quase 10 milhões de reais em negócios. Os criadores também festejaram a realização de quatro exposições nacionais na mesma feira, o que não acontecia há anos: as de Anglonubiano, Boer, Savana (ovinos e caprinos) e Indubrasil, de gado bovino. (Foto animal premiado).
Jurandir Pascoail e Gir Mocho
        No encerramento houve a entrega dos troféus aos animais e criadores premiados.
      Este ano foi criado o Troféu Dr. Geraldo Magela Fonteles (falecido e premiado criador da raça Indubrasil)  entregue pelo filho dele, Sérgio Fonteles, a Cláudio Resende, da Associação Brasileira de Gado Zebu.
          Calcula-se que 400 mil pessoas tenha passado pelo Parque de Exposições Governador César Cals durante os 9 dias de realização da Expoece.

12.09.2016

Olho vivo para evitar arranhões na democracia
          Postei no Face: Olho vivo!!! Olhem no que já está dando. Oficial do Exército, à paisana, infiltrado nas manifestações de São Paulo, , denunciando e mandando prender jovens manifestantes apenas por exercício democrático do livre manifestar.
Ainda bem que a tramoia foi descoberta pelo Ministério Público e o espião, certamente à serviço da Abin, já está identificado pelo Exército. Vamos ver se a nossa democracia continuará sendo arranhada. Portanto, olho vivo.

12.09.2016


12.09.2016

Privatizações a caminho
no governo Temer
“A sanha privatista do governo instalado após o golpe parlamentar  atinge um dos segmentos mais estratégicos para o crescimento do país, segundo revelou um alto funcionário da Agência Nacional de Águas (ANA), em condição de anonimato, à reportagem do Correio do Brasil, na manhã de segunda-feira, dia 5 de setembro. O Aquífero Guarani, reserva de água doce com mais de 1,2 milhão de km², deverá constar na lista de bens públicos privatizáveis, à exemplo das reservas de petróleo no pré-sal e da estatal federal de energia, Eletrobras.
 “O governo do presidente  Michel Temer, advertido para o efeito extremamente negativo da medida, caso venha a ser adotada, resolveu adiar para o dia 12 de setembro a primeira reunião do conselho do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), na qual serão definidas as primeiras concessões e privatizações do governo, acrescentou a fonte. As negociações com os principais conglomerados transnacionais do setor, entre elas a Nestlé e a Coca-Cola, seguem “a passos largos”.
         “Representantes destas companhias têm realizado encontros reservados com autoridades do atual governo, no sentido de formular procedimentos necessários à exploração pelas empresas privadas de mananciais, principalmente no Aquífero Guarani, em contratos de concessão para mais de 100 anos”  — acrescentou. (Fonte: Revista Missões e Correio do Brasil).

12.09.2016

Ivens na Praça Portugal
        O falecido  empresário cearense Ivens Dias Branco ganhou homenagem especial com uma estátua na nova Praça Portugal  representado a importância da Colônia Portuguesa no desenvolvimento de Fortaleza. Ivens era descendente de portugueses e construiu um expressivo  legado empresarial no Ceará, exemplo para todo Brasil.
        A viúva Consuelo com os filhos Graça e Ivens Júnior e amigos como Adauto Bezerra e Silvana estiveram presentes à inauguração.

12.09.2016


12.09.2016

Madeira e leite do semiárido no Agropacto
          Neste terça-feira, a partir das 7h30, acontece mais uma reunião quinzenal do Agropacto com o enfoque de 2 temas. No primeiro, lançamento do livro “Cedro e Mogno – Reflorestamento no semiárido” de autoria do engenheiro-agrônomo da UFC Chico Rosa. Será no auditório da Faec/Senar.
          O segundo tema faz apresentação do projeto “Competitividade e sustentabilidade das propriedades leiteiras” pelos especialistas Germano Parente Bluhm (Sebrae) e Cláudio Teófilo Júnior, presidente da Associação dos Produtores de leite do Ceará. Informações: 3235.8006.

12.09.2016

Ruraltur em Juazeiro do Norte
       De 5 a 7 de outubro acontecerá em Juazeiro do Norte a Ruraltur, evento organizado pelo Sebrae com a participação de expositores do Ceará e do Nordeste, palestras, inclusive de argentino sobre turismo rural, mostra de carros antigos, artesanato e apresentações culturais “para valorizar os ícones da região”, segundo uma das coordenadoras Eveline Tabosa.
        A visitação  à feira acontece de 17 às 22 horas, mas, pela manhã, serão feitas visitas ao Geopark e os inscritos  participarão da  programação técnica do evento.

12.09.2016

“Road show” de Fortaleza  pela Colômbia
 A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), realiza, a partir desta segunda-feira (12/09), um “road show”  por cidades da Colômbia (Bogotá, Medelin e Cali). A ação, que segue até sexta-feira (16/09), é  realizada em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Avianca Linhas Aéreas.
         Agentes e operadores de viagem de Bogotá e de outras duas principais cidades do país, Medelin e Cali, serão capacitados sobre o destino Fortaleza e seus produtos. Por meio de palestras e rodadas de negócios, os profissionais terão acesso aos principais investimentos no setor, além do portfólio de hotéis e outros estabelecimentos do trade turístico do Estado.
          A ação faz parte do Projeto Fortour, que busca potencializar a venda de pacotes para o destino, além de aumentar o fluxo de passageiros do voo direto Fortaleza/Bogotá/Fortaleza.
        A Capital tem aumentado o número de turistas estrangeiros. Apenas nos quatro primeiros meses do ano, Fortaleza recebeu mais de 30 mil turistas estrangeiros. De acordo com a Infraero, foram 31.761 desembarques de passageiros internacionais, no Aeroporto Pinto Martins, no período de janeiro a abril deste ano. O gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de sete dias. (Fonte: Jornalista Bárbara Roriz).

12.09.2016

Arte aborígene  da Austrália
          Começa nesta terça-feira a  exposição "O Tempo Dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália", a mais vigorosa, significativa e diversificada coleção de obras de arte dos povos indígenas da Austrália. São mais de 70 obras, entre elas pinturas, esculturas e impressões, que englobam um período de 45 anos, desde o despertar da comercialização da arte aborígene contemporânea na década de 70 até o presente. 
        Local:  Caixa Cultural Fortaleza, de  14 de setembro a 13 de novembro de 2016 (abertura no dia 13/09, às 19h).

12.09.2016


OBS: Para acessar CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

12.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*O governador Camilo Santana vai estar em Brasília na tarde desta segunda-feira para a posse, às 15 horas, da ministra  Carmen Lúcia (foto abaixo) na presidência do Supremo Tribunal Federal.
*Ministro aposentado Ubiratan Aguiar (foto abaixo)  prepara  o lançamento do seu mais novo livro, dia 22 de setembro, às 19 horas, no Ideal Clube. Depois eu conto mais.
*Neste dia 15, às 19 horas, conversa na Casa D´Alva de José Guedes com Olívio Tavares de Araújo sobre Volpi e o grupo Santa Helena.
*Na ocasião será lançado e distribuído o catálogo da exposição. Informação: 3252-6948.  
*O jornalista José Augusto Lopes (foto abaixo) é o aniversariantes desta segunda-feira, 12.
*Amanhã, 13, os abraços vão para Cláudio Figueiredo (na foto abaixo conversando com Silvio Goyanna), Xico Moura, Magno Amoreira,  as sras. Zilmar Borges, Lília Antero e Ignês (sra. Mino Castelo Branco). A todos e todas as minhas felicitações. Foto BaladaIn.
*Ah também não posso deixar de felicitar no dia 13 os aniversariantes Regina Koblitz (para a qual as amigas já preparam um brinde. Na foto da esquerda para direita com Zeneida Rangel e Lula Pinto).
E o do  conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Alexandre Figueiredo.

*Por hoje contei. Até amanhã.