Notícias do dia 1º de fevereiro


Assembléia empossa novo comando

        Celebrantes levaram a mensagem de Cristo ao Legislativo.


                           
Dirigentes da Assembléia e autoridades.

Solenidade super prestigiada a posse da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa comandada pelo presidente Zezinho Albuquerque ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Houve missa no auditório Deputado João Frederico porque, como disse o celebrante padre Clairton Alexandrino, “homens de fé gostam de trabalhar invocando a proteção divina”. Muitas autoridades presentes.


Garota de 10 anos com voz de soprano


Destaque para apresentação do Coral do Maestro Poty e para a garota Esther Rodrigues, filha dele, de 10 anos, que encantou a todos com sua voz de soprano. A cerimonialista Teresa Borges, chefe do Cerimonial da Assembléia, esteve atenta a todos os detalhes.
O ato de posse foi no plenário com a presença do governador Cid Gomes, dos ex-governadores Gonzaga Mota e Ciro Ferreira Gomes, ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, e todas as principais autoridades do Estado. Havia tanta gente que o plenário, as laterais e corredores do entorno ficaram lotados. Dona Maria José Ferreira Gomes, mãe de Cid, Ciro e deputado-secretário Ivo Gomes fez questão de levar seu abraço ao afilhado afetivo empossado.

Na hora do Hino Nacional

A nova composição da Mesa Diretora que irá conduzir os trabalhos do Legislativo no biênio 2013-2014 está assim formada: deputado José Albuquerque (PSB), presidente; primeira e segunda vice-presidência deputados Tin Gomes (PHS) e Lucílvio Girão (PMDB), respectivamente; deputado Sérgio Aguiar (PSB), 1º secretário; Manoel Duca (PRB), 2º secretário; João Jaime (PSDB), 3º secretário e Dedé Teixeira (PT), 4º secretário. Os três deputados vogais são, pela ordem: Ely Aguiar (PSDC), Ferreira Aragão (PDT) e Sineval Roque (PSB).

Os deputados fizeram a sua confraternização de posse num almoço da churrascaria Dallas Gril.

Quem é o novo Presidente
Político dinâmico e conciliador



José Jácome Carneiro Albuquerque, mais conhecido como José Albuquerque ou simplesmente como Zezinho Albuquerque (PSB), está no exercício de seu quinto mandato como deputado estadual pelo Ceará. Ao longo de sua atuação parlamentar na Assembléia Legislativa, vem se destacando como um político auto-definido de centro-esquerda, atuando prioritariamente nos setores de saúde, ação social, educação e em favor dos micros e pequenos empresários.
Nascido no dia 19 de março de 1955, na cidade de Massapê-Ceará, ele cursou Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aos 13 anos de idade começou a trabalhar na Distribuidora Alaor, em seguida, na empresa Sanford e Cia. Depois montou seu próprio negócio, no ramo de pneus, tornando-se uma das mais bem sucedidas empresas em Fortaleza.
Zezinho deu inicio à sua vida política concorrendo, pelo PDS, à Assembléia Legislativa nas eleições realizadas em 1990, tendo sido reeleito em 1994. Transferiu-se para o Partido Popular Socialista (PPS), acompanhando a liderança dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Em 1998 obteve, pela 3ª vez, assento na Assembléia. Nas eleições seguintes, de 2002, conquistou 33.973 votos. Novo sucesso eleitoral veio com a sua reeleição, em 2006, tendo obtido 55.706 votos que lhe foram confiados pelo povo cearense.
Na Assembléia Legislativa tem atuação em diversas comissões técnicas como a de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Meio Ambiente e Desenvolvimento do semi-árido. José Albuquerque foi, por diversas vezes, componente da mesa diretora onde ocupou os cargos de 2º vice-presidente, 3º secretário, 2º secretário e, na atual legislatura, é o 1º secretário.
Com um perfil conciliador, hábil e discreto, José Albuquerque tem se dedicado nos últimos 20 anos à política partidária, e vem trabalhando no sentido de atender as demandas da população carente dos municípios cearenses.
(Fonte: Assembléia Legislativa).
Oi projeta investir 200 milhões no Ceará



Vasto campo de ganhos para as operadoras de telefonia celular, o Ceará vem recebendo atenção especial da Oi que, atualmente, cobre com telefonia móvel 2G 75% dos municípios, enquanto o plano de expansão da telefonia móvel 3G já beneficia 13 cidades, a telefonia fixa está nos 184 municípios. O Estado conta ainda com 189 sítios de telefonia móvel 3G em 13 municípios e 392 sitios 2G em 138 cidades. Nos sites de telefonia móvel são instaladas as antenas para transmissão do sinal dos celulares.
Essas informações me foram repassadas pela empresa e, segundo me disse o executivo da Oi no Ceará, Urbano Costa Lima, estão projetados 200 milhões de reais em investimentos este ano nos diversos serviços prestados, como transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura.
Direito Sindical fará congresso em Fortaleza

Congresso Internacional de Direito Sindical está previsto para acontecer em Fortaleza de 10 a 12 de abril com o tema “Sindicalismo, Trabalho e Crise Econômica”. A realização é do Ministério Público do Trabalho.
Congressos renderam 8 bilhões em 2011
Relatório do Convention Bureau revela alguns detalhes do setor de eventos e turismo no Ceará. No ano, os meses mais procurados para a realização de feiras, congressos e simpósios são: abril, junho, setembro, outubro e novembro. Os mais baixos, onde praticamente nada acontece, são janeiro e fevereiro. Em 2011 foram realizados no Ceará, praticamente tudo em Fortaleza, 14 eventos internacionais, 69 nacionais, 52 locais e 47 regionais.
Os gastos dos visitantes e congressistas foram 28,9 por cento no comércio; 20,6 por cento com hospedagem e 20,3 por cento com transporte. A renda gerada com esses eventos ficou em torno de 8 bilhões de reais.
Aumenta preocupação com a seca


O secretário da Agricultura Nelson Martins me disse nesta sexta-feira que sua pasta já tem um plano definido para caso a seca atual venha mesmo a se prolongar além dos meses de fevereiro e março, ameaça que já está sendo levada em consideração pelos técnicos em climatologia. Na segunda-feira, 4, ele e seus técnicos, integrados no Comitê da Seca, estarão reunidos na cidade de Monsenhor Tabosa para adoção de providências assistenciais por parte do Governo do Estado.
CURTINHAS
Princípio de incêndio hoje pela manhã no restaurante Murano, na Aldeota. O fogo teria começado na churrasqueira e se alastrado, mas sem grandes conseqüências.

Carnaval da Saudade neste sábado, 2, no Náutico. É o de número 46 e terá como temática o centenário do sambista Ciro Monteiro.

Muitas amigas levaram o seu abraço de felicitações à Gabriela Castro, que festejou com jantar no restaurante Murano.

No seu primeiro compromisso oficial após tomar posse, o desembargador Luiz Brígido chegou para a posse da Mesa Diretora da Assembléia no horário do convite, 10 horas, como uma hora depois nem dava sinal de começar, foi embora alegando outro compromisso.

Neste final de semana acontece a última apresentação dos blocos pré-carnavalescos da praia de Iracema.

Até segunda-feira