Postagem do dia 16.08.2013


 

“Mudanças climáticas podem agravar
ainda mais a seca”, diz documento da RIOB


Presidente que sai, Kabiné Komara, presidente que entra, Lupércio Antônio.

Terminou nesta quinta-feira, 15, às 19h30, a 9ª. Conferência Mundial da Rede Internacional de Bacias Hidrográficas (RIOB) depois de quatro dias de atividades repletas de informações e trocas de experiências entre delegações de 62 países, inclusive as brasileiras e cearenses. Neste sexta-feira, antes de começar a retornar a seus países, as 102 delegações internacionais visitarão  um trecho de 55 quilômetros do  sistema de transferência  de água bruta da bacia do rio Jaguaribe para Fortaleza, à altura de Pacajus, e a Estação de Tratamento de Águas da Cagece no açude Gavião.  

Delegações africanas
 
Além do Brasil, através das participações de Lupercio Ziroldo Antônio, presidente da Rede Brasil de Bacias Hidrográficas, e dos srs. Vicente Andreu Guillon, presidente da Agência Nacional de Água, e Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, também tiveram destaque pelas suas colocações, os representantes da França, Botsuana, Portugal, Espanha, Bulgária, Guiné,  México, Panamá, Turquia, Camboja, Martinica, Bulgária, Senegal;   Comitês de Bacias da Europa Oriental, Cáucaso, Ásia Central e do Mar Egeu Oriental.

Seca e gestão das águas

A Conferência acontece a cada três anos em um país diferente e o próximo encontro será no México em 2016. O Secretário Permanente da RIOB, com sede em Paris, francês Jean-François Donzier, teve papel preponderante na coordenação internacional do evento e na apresentação  dos diversos trabalhos em  “talk-shows”, isto é, cada depoente convidado emite sua opinião sobre os temas pré-selecionados. A plateia participa com suas perguntas.
            Ao final do encontro foi emitida a Declaração de Fortaleza que chama a atenção e pede providências urgentes para as mudanças climáticas que estão acontecendo rapidamente em todas as partes do mundo (“É preciso agir depressa”, diz o documento); a gestão da água deve ser uma das novas prioridades do Projeto  Desenvolvimento Sustentável da ONU após 2015; Também ressalta que a gestão integrada das fontes de água por bacias hidrográficas é uma imposição em todo mundo. Sobre a seca, diz o documento: “A mudança climática vai agravar os problemas estruturais que levam à seca e até mesmo à falta de água em muitas regiões”.

Novo Presidente da RIOB

Lupércio promete mais ação

O último ato de trabalho desta 9ª. Conferência foi a escolha do novo presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que recaiu no brasileiro Lupercio Ziroldo Antônio, que já é o presidente da Rede Brasil desses organismos. Lupercio substitui no cargo o Sr. Kabiné  Komara, ex-Primeiro Ministro da Guinéa e alto delegado da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal.
             Destaque-se a perfeita organização estrutural que a Prática Eventos, conduzida por Enid Câmara de Vasconcelos, e sua eficiente equipe tiveram na montagem e desenvolvimento da Conferência que teve como cenário os salões do Marina Park Hotel.

Enid Câmara recebeu agradecimentos
de Lupércio Ziroldo Antônio pela
eficiente estruturação da Conferência.
(Fotos de Joaquim Saldanha)
.

Postagem do dia 15.08.2013


Conferência mundial da água recomenda
melhor  gestão dos recursos hídricos

Na abertura da Conferência, Waldonys executou
o Hino Nacional
Depois de quatro dias de atividades repletas de informações e trocas de experiências entre delegações de 62 países, inclusive as brasileiras e cearenses, termina nesta sexta-feira com uma visita ao sistema de transferência de 55 quilômetros de água bruta da bacia do Jaguaribe para Fortaleza a 9a. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que desde segunda-feira, 12, se reúne em diversos salões  no Marina Park Hotel, na capital cearense. Predominou entre os temas enfocados uma melhor gestão dos recursos hídricos.
Uma mini ONU
 

As atividades desta quinta-feira, 15, começarão a partir das 8h30 com depoimentos e debates sobre “A participação do poder público, usuários de água e a sociedade civil no processo de gestão das águas”, seguindo-se “O papel dos organismos de bacia na gestão de lagoas, rios e aqüíferos transfronteriços”, “O financiamento da gestão das águas e dos organismos de bacia” e uma mesa redonda sobre o  Fórum de Organismos de Cooperação Internacional. Ao final do dia será emitido o documento final do conclave com as recomendações aprovadas nas diversas etapas da conferência.
O secretário César Pinheiro mostrou
detalhes do programa hídrico
cearense.
 

Além do Brasil, através das participações de Lupercio Ziroldo Antônio, presidente da Rede Brasil de Bacias Hidrográficas, e dos srs. Vicente Andreu Guillon, presidente da Agência Nacional de Água, e Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, também tiveram destaque pelas suas colocações, os representantes da França, Botsuana, Portugal, Espanha, Bulgária, Guiné,  México, Panamá, Turquia. A Conferência acontece a cada três anos em um país diferente e o próximo encontro será no México em 2016.
 
 
Lupércio Ziroldo Antônio, coordenador
geral da Conferência, preside
uma das reuniões de trabalho.
 
Homenagens foram prestadas aos Srs. Vicente
Andreu, presidente da ANA; José Machado,
assessor do Ministério da Integração, e a
Benedito Braga, presidente do
Conselho Mundial de Água.
(Fotos de Joaquim Saldanha)