Postagem do dia 06.01.2015

Agente Penitenciário saca arma em festa de Réveillon
           Em 2014, através de Lei Federal, os agentes penitenciários ganharam direito ao porte de arma. Pois bem, após uma confusão no clube mais chique de Fortaleza, no réveillon, um agente bêbado, resolveu sacar a arma para “defender” sua companheira e apontou a arma para a cabeça de algumas pessoas.
          Felizmente, foi só um susto, mas podia ter sido uma tragédia, a arma estava carregada com oito balas. Errou o clube ao não revistá-lo e errou o agente ao sacar e apontar a arma para a cabeça de algumas pessoas. O agente penitenciário responderá administrativamente pelo caso e pode perder o emprego. Hoje, na delegacia do turista, todos os envolvidos serão ouvidos. (Fonte: Roberto Moreira – 05.01.2015).
          Um dos primeiros problemas para o novo Secretário de Segurança, Hélio Leitão (foto) resolver.
 

06.01.2015

Os apegados ao poder
          Agitação total entre os “apegados ao poder” para saber se irão constar da lista de escolhidos do governador Camilo Santana (foto) para o segundo escalão do Governo. Esse quadro está em formação.
          Os seus padrinhos (os QI – quem indica) já não agüentam mais tanto assédio e aperreio.

06.01.2015

Mini presépios natalinos
           Nesta terça-feira, 6, Dia de Reis, é o dia de desmontar as árvores e os presépios natalinos.
          Eu estive na Central de Artesanato Luiza Távora conferindo a exposição de pequenos presépios artesanais. Não sobrou quase nada, mas deu  para encontrar esses dois.
          O primeiro é do artesão Roberto Fonseca. É todo trabalhado em ferro.

 O segundo, em madeira, é de autoria da artesã Silvana Maria dos Santos, de Juazeiro do Norte.

06.01.20155

Cid em primeira entrevista como Ministro
          O repórter Cláudio Teran (foto)  publicou hoje em sua página no Face: “Cid Gomes estava um pouco nervoso no começo da entrevista. A TV Globo colocou o que tem de melhor no horário para ouvi-lo. E os jornalistas Chico Pinheiro; Ana Paula Araújo e Alexandre Garcia fizeram perguntas incisivas. A produção também mandou bem, expondo ao novo ministro em duas reportagens a extensão dos problemas da educação.
          “O cardápio é conhecido: falta estrutura; a insatisfação é generalizada; os professores são mal pagos, pouco motivados (muitos deles despreparados) o modelo de ensino falido, etc... Mas Cid foi bem porque agiu como comandado.
          Até se confundiu no começo ao se referir a ele mesmo como presidente e não ministro, mas o que ficou claro é que o ex-governador está ciente de que pode muito, mas não pode tudo.
          O cargo de Ministro da Educação é cobiçado; poderoso e pode contribuir positivamente para melhorar o quadro que temos. Um ministro competente tem tudo para se destacar e ganhar dividendos políticos capazes de lhe abrir portas num futuro eleitoral, mas...o   problema são os problemas.
Cid seguiu o script. Respondeu quase tudo sem se aprofundar em nada. No governo do Ceará ele comandava. Agora tem Dilma a frente. Ela o nomeou, ela é quem manda e será a primeira a cobrar resultados. O ministro também não poderá tomar decisões sem, antes, combinar com ela. Então para além das demandas do cargo, o que vai definir a atuação de Cid Gomes será a capacidade de agir dentro da natural limitação de poderes que terá.
          Desafios não são poucos, e lidar de forma global com os problemas da educação nacional requer esforço; dedicação; paciência; competência e perseverança. E habilidade para lidar com o PT nacional, já que se ele se destacar muito, vai virar alvo do lado mais forte e poderoso do petismo (a turma do Lula). Cid Gomes não é  de ocupar espaço na política sem deixar sua marca, e é aí que reside a esperança de que faça um bom trabalho...”

06.01.2015

França recebeu 84,7 milhões de turistas em 2013
          Revela em artigo  Constantino Karacostas (foto), presidente da ABAV-SP, que o  mapa do turismo mundial, depois de consolidados os resultados medidos em 2013, revela números e indicadores de notória magnitude.
No ranking dos destinos mais visitados, a França figura em primeiro lugar – recebeu 84.7 milhões de visitantes. EUA (69.8 milhões); Espanha (60.7 milhões); China (55.7 milhões); Itália (47.7 milhões); Turquia (37.8 milhões); Alemanha (31.5 milhões); Reino Unido (31.2 milhões); Rússia (28.4 milhões e Tailândia (26.5 milhões) completam os ‘top-ten’ receptivos internacionais.
           Segundo previsão da OMT (Organização Mundial do Turismo), o crescimento da movimentação turística no mundo ficará entre 4% e 4.5% em 2014. Mesmo sob os efeitos de um cenário ruim, o fluxo turístico em território francês deve expandir 2%. Para acrescentar mais um recorte, cabe salientar que o contingente de chineses em visita à França aumentou 23.4% em 2013; o de indianos chegou a 15.7%. Isso deixa evidente que a França leva a sério a política do turismo e cuida do ativo econômico extraordinário que o setor representa.

O  desempenho pífio do receptivo brasileiro (6 milhões de visitantes é 14 vezes menos que o resultado francês).

06.01.2015

Abre-se o sigilo bancário dos partidos

Depois de fechar brechas que permitiam a ocorrência de doações ocultas de recursos de campanha, sem identificação dos financiadores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu acabar com o sigilo bancário das movimentações dos partidos a fim de ampliar a fiscalização sobre os recursos recebidos também em períodos não eleitorais.
A mudança consta de resolução publicada no dia 30 de dezembro passado, cuja redação final foi feita pelo próprio presidente do TSE, ministro José Antonio Dias Toffoli (também membro do Supremo Tribunal Federal).
          De acordo com o texto, os partidos serão obrigados a ter três contas bancárias distintas para movimentações do Fundo Partidário, de doações de campanha e de outros recursos. A conta para doações de campanha concentrará todos os recursos usados em eleições, mesmo os recebidos em anos não eleitorais.
          Os bancos serão obrigados a mandar extratos dessas contas à Justiça Eleitoral a cada 30 dias, com a identificação de todos os autores de depósitos.
          Segundo o presidente do TSE, esse será o primeiro passo para permitir o acompanhamento online, pelos eleitores, de todas as movimentações dos partidos. A publicação desses dados na internet a cada mês, porém, depende de aprovação de lei no Congresso Nacional.

 Como era
          Pelas normas vigentes até o fim de 2014, os partidos somente apresentavam à Justiça Eleitoral um demonstrativo contábil em suas prestações anuais de contas. Não havia como saber se os dados de fato correspondiam à movimentação das contas, a não ser com a abertura de auditorias especiais, motivadas por indícios de irregularidades ou denúncias.
          O aperto na fiscalização das contas partidárias coincide com a revelação de que propinas investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, teriam sido pagas como doações oficiais ao PT, segundo depoimento do executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto da Toyo Setal, empresa que presta serviços à Petrobras.
          Levantamento publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em outubro passado mostrou que as empresas do cartel da Lava Jato doaram R$ 456 milhões a seis partidos - PT, PMDB, PSDB, PSB, PP e DEM - entre 2007 e 2013. Esses recursos representaram 36% de todas as doações feitas por empresas às legendas no período.(Agência O Estado).

06.01.2015

30 anos da Lei de Execução Penal
          O livro “30 anos da Lei de Execução Penal – Evolução Doutrinária, Jurisprudencial e Legislativa”, trabalho que tem como organizadores  Nestor Eduardo Araruna Santiago, Bruno Queiroz Oliveira e Leandro Duarte Vasques, tem selo da OAB/Ceará e da Editora Conceito, de Florianópolis.
          O trabalho traz 15 artigos sobre o assunto escrito por jovens advogados e professores universitários operadores do Direito Penal.
No prefácio, diz o presidente da AOB/Ceará, Valdetário Monteiro: “O sistema prisional, para funcionar bem, deve ser transparente e ponderado em suas ações, proporcionando condições efetivas para que a pena cumpra seu papel de punição, repressão, prevenção e reintegração social.”

06.01.2015

Solenidade em Quixadá abre ciclo das colações de grau da UFC

           A Universidade Federal do Ceará dá início, a partir desta terça-feira (6), às solenidades de colação de grau dos 1.833 concludentes que compõem a turma que marca o seu 60º aniversário de criação, relativa ao período letivo 2014.2. As cerimônias da "Turma dos 60 anos" começam no Campus de Quixadá, onde 33 alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Rede de Computadores e Engenharia de Software colam grau nesta terça-feira (6). A solenidade será realizada no auditório do IFCE, às 18h.
Na sexta-feira (9) será a vez do Campus de Sobral, onde haverá colação de 29 concluintes dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Finanças, Música e Psicologia. A solenidade será no auditório do Campus também às 18h. 
Em Fortaleza, as solenidades serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, a partir das 19h, na Concha Acústica. Antes disso, na quarta-feira (7), será realizado ensaio geral às 18h30min, também na Concha Acústica.
          No primeiro dia de colação, a festa será dos alunos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, do Instituto de Cultura e Arte, do Instituto de Educação Física e Esportes, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), do Instituto UFC Virtual, e dos cursos de Gestão Tecnológica da Qualidade e de Fisioterapia.
          Na quinta-feira (15), quem comemora a colação são os alunos do Centro de Ciências, Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Agrárias. No dia seguinte, 16 de janeiro, será a vez dos alunos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade  e da Faculdade de Educação. 
A Colação deste ano tem gosto especial para os cursos de Fisioterapia, Dança, Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Petróleo, que formam suas primeiras turmas. Os acadêmicos de Medicina colaram grau separadamente, ainda em dezembro de 2014. (Fonte: Comunicação UFC).

06.01.2015

CURTAS SOCIAIS
 *No domingo, o Grupo Arte de Viver/Fortaleza promoveu o evento Meditação da Lua Cheia Nacional no aterro da Praia de Iracema, de frente para o espigão. Eve Leal era uma das coordenadoras. 
 

*Cristiane e o desembargador do Trabalho Antônio Marques Cavalcante (foto) decolaram para um giro pela Califórnia, nos “States”.
*Outro desembargador do Trabalho, mas este aposentado, Ronald Cavalcante Soares, está com Alice e o neto na casa de Miami por uns dias.
*Dia 9, a partir das 22 horas, tertúlia dos anos incríveis na Ipicy, no Porto das Dunas. Cláudio Ary no agite.


Casal Eugênio Pequeno

*Neste dia 6 mudam de idade Regina Alice Correia e Verônica da Costa, cearense de Brasília. Também é o aniversário de Eugênio Pequeno.
*Por hoje contei. Até amanhã.