Postagem do dia 12.08.2015

CPIs da AL: proposta
troca posição      
                                    Na Assembleia, nesta quarta-feira, o deputado Capitão Wagner (foto) propôs que a CPI das Drogas, devido à premência do assunto, tenha prioridade sobre a CPI da Prostituição Infantil e possa ser instalada ainda neste mês de agosto.
          No momento projetos para instalação de três CPIs estão na pauta do Legislativo estadual: a do DPVAT, da prostituição infantil e das drogas, mas somente duas, pelo Regimento, podem funcionar concomitantemente. O assunto ainda será apreciado pelo plenário. 

12.08.2015

Com vistas ao idoso
Ainda na Assembleia: chegou à Casa mensagem do Poder Executivo criando o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.
 
          Outra mensagem com a mesma origem dispõe sobre a criação do Fundo Estadual do Idoso do Ceará. Ambas começam a tramitar nas comissões técnicas.

12.08.2015

Feira APACACE abre com sucesso e faz doações
                                                                                      (Fotos de Joaquim Saldanha)
           Embora a APACACE (a feira dos amigos e parceiros de calçados e acessórios), que está instalada no Atlântico Hall e anexos do Marina Park Hotel, tenha começado na terça-feira pela manhã foi à noite que aconteceu a solenidade de abertura com a presença de autoridades e homenagens.
     Os coordenadores Carlos Pompeu e Clóvis Maia (na foto acima com o idealizador Rodrigo Jucá) conduziram tudo na pauta absolutamente precisa com a Prática Eventos, tendo Enid Câmara e sua equipe à frente, cuidando dos mínimos detalhes.
Norma Zélia Andrade, com sua competência reconhecida Brasil afora, responsabilizou-se pelo cerimonial.

          No palco postaram-se os anfitriões, Carlos e Clóvis, o Secretário de Turismo de Fortaleza Elpídio Nogueira, também representando o prefeito Roberto Cláudio; Roberto Feijó, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico, e representando o governador Camilo Santana e a secretária Nicolle Barbosa; Antônio Barbosa Mendonça, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte e presidente do Sindindústria, e Paulo Sombra, Assessor Especial da Coordenadoria de Promoção de Negócios da SDE.
          Na ocasião a APACACE homenageou seus ex-presidentes e iniciadores da feira Carlos Marden, Rodrigo Jucá, Albano Fonseca, José Geraldo e Francisco Tuttimes com certificados de agradecimentos pelo muito que eles realizaram (foto). Carlos Pompeu saudou a todos e deu boas-vindas aos que vieram de outros Estados e do interior cearense participar do evento.

    A noite terminou com jantar e “show” destacando-se a volta do ótimo cantor Neo Pineo, que esteve afastado dos palcos tratando-se para livrar-se das drogas. Foi muito aplaudido nessa sua apresentação.

Em visita à feira, Eliseu Barros, Clóvis Maia (que

ciceroneou), secretário Elpídio Nogueira,

Enid Câmara e o repórter José

        Nesta quinta-feira, às 14 horas, a APACACE fecha a sua programação fazendo a doação de sapatos e acessórios de seus fabricantes parceiros para o Lar Torres de Melo e o Lar Batista, que transformarão os produtos em bazares com renda para cuidar dos assistidos em suas unidades. 
         Hoje, quarta, haverá à noite um jantar de confraternização entre fabricantes, lojistas e agentes comerciais no bosque (foto) do Marina Park.

12.08.2015

Arquitetura e cultura preservadas
Registra Pedro Carlos Alvarez que a Escola Normal (foto), o  conjunto formado pelo Colégio da Imaculada Conceição, Igreja do Pequeno Grande, Escola Jesus, Maria e José e a Escola Normal  Justiniano de Serpa, situados no início da Avenida Santos Dumont, no Centro, que se destacam  no cenário urbano ao qual estão inseridos pelas suas dimensões e imponência, assim como o registro do Maracatu cearense (foto abaixo), deverão ser tombados no  mês de setembro pela Prefeitura de Fortaleza.
Uma ótima ideia para conservar um pouco do patrimônio arquitetônico que existe de Fortaleza das primeiras décadas  século passado além desse notável patrimônio cultural que é o Maracatu fortalezense.

12.08.2015

Paris praia destaca Telavive
          A Prefeitura de Paris, que em cada mês de agosto realiza o programa “Paris Praia”, instalando às margens do rio Sena pequenas ilhas de areia (foto), resolveu homenagear neste dia 13 a cidade de Telavive e suas praias (que lembram a nossa área do Mucuripe), o suficiente para que a conselheira municipal (espécie de vereadora) Danielle Simonnet criticasse a decisão afirmando que “Telavive não é Copacabana, Telavive é a capital de Israel”.
         Ela disse que “isso é uma bela demonstração de apoio a Israel e que pode se transformar em um mal para a cidade de Paris”, atraindo a ira dos muçulmanos, por isso prefere que a promoção seja transformada “numa manifestação em favor da paz, da fraternidade, da luta contra todas as formas de racismo e de antisemitismo e em favor do reconhecimento do Estado palestino”. (Fonte: Le Point on line).
Quer fazer é politicagem, essa vereadora!

12.08.2015

Direitos Culturais
          O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, realiza  de 5 a 9 de outubro  o IV Encontro Internacional de Direitos Culturais.

          As inscrições de artigos científicos e relatos de pesquisa estão abertas a alunos de graduação e pós-graduação em Direito, à comunidade e aos trabalhadores da cultura, aos gestores públicos e privados de órgãos e entidades culturais, assim como aos profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática geral do evento e dos seus simpósios temáticos.

12.08.2015

Direitos para população LGBT
 

          Dias 15 e 16  estará sendo realizado o 1º. Curso de Formação em Identidades de Gênero, Orientações Sexuais com enfoque nos Direitos Humanos. O curso é de suma importância para a luta pelos Direitos Humanos da população LGBT.
            O curso vai de 8 às 17 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC, com carga horária de 20 horas, necessitando 75% de frequência para obtenção de diploma. O investimento é de 20 reais. Informações: (85) 98666.8522 Inscrições - https://lusousaformacao.wordpress.com/inscricao/.

 

12.08.2015

Problemática socioambiental
          Nesta quarta-feira, 12, das 13 às 18 horas, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário do Ceará realiza no auditório Dom Aloísio Lorscheider daquele poder a 1ª. Conferência Socioambiental dos Três Poderes.
          Vão estar envolvidos no evento, além do Judiciário, representações do Executivo e do Legislativo para uma abordagem técnico-jurídica da problemática socioambiental.

12.08.2015

O cérebro é muito precioso 
          Nesta quinta-feira, 13, os movimentos rotários de Fortaleza vão se encontrar na Casa da Amizade, entidade das senhoras e das rotarianas, para ouvir a palestra  da terapeuta ocupacional Eneida Maria Cruz Lustosa Madeira sobre “Seu cérebro é muito precioso: cuide dele” e abordagem sobre o Rejuvenescimento do Cérebro.
          A Dra. Eneida (foto) é presidente do Rotary Club de Fortaleza/Oeste e a palestra começará às 19 horas.

12.08.2015

Reunião do COMTUR aborda extinção do Ministério do Turismo
         Nesta quarta-feira, 12, reunião do Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza,  a partir das 14h no Complexo de Comissões da  Assembleia Legislativa do Ceará. Na oportunidade  o Secretário do Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira (foto), fará a abertura oficial dos trabalhos do COMTUR no segundo semestre de 2015 e  apresentará  as proposta da sua Secretaria para o período.
          Na pauta também serão feitas considerações  sobre a possibilidade da extinção do MTur na próxima reforma ministerial e a nova política da Embratur. Pedro Carlos da Fonseca (foto) é o  presidente do COMTUR.

12.08.2015

“Um crime bárbaro e desumano”, diz deputado
          Ressaltando que estava viajando quando do assassinato em Camocim do conhecido radialista Gleydson Carvalho, o deputado Sérgio Aguiar (Pros-foto), foi o primeiro orador da sessão ordinária de  terça-feira, na Assembleia Legislativa do Ceará. O parlamentar fez uma exposição  sobre o valor do rádio e de quem o faz, o radialista. A seguir lembrou alguns assassinatos de radialistas no exercício da profissão.
          E sobre o que aconteceu com o radialista Gleydson Carvalho (foto), não apenas condenou, achou bárbaro e desumano. Pediu providências ao Governo e às autoridades de todos os segmentos da vida policial, ministério público e justiça, a fim de que possamos enfrentar juntos a situação de insegurança que se registra em todo o País e, em nosso Ceará, lamentavelmente, não é diferente.
          Sérgio elogiou os deputados Ely Aguiar (foto) e outros que estão organizando uma Audiência Pública na Assembleia, com a participação de todas as entidades que representem a imprensa (falada, escrita, televisiva e os que atuam nas redes sociais), a fim de se buscar caminhos para o combate a criminalidade .As entidades e o Governo, e o povo, todos precisam se unir, disse Sérgio Aguiar. (Jornalista Antônio Viana).

12.08.2015

Islamistas da Argélia quem controlar vestes femininas
         “Prove sua  virilidade fazendo a mulher e filhas usarem as vestimentas islâmicas”. Essa é uma campanha atualmente em curso na Internet da  Argélia contra a liberalidade sexual e para que os homens imponham o uso em público do véu às suas esposas, mães, irmãs e filhas, “isso o tornará mais viril”.
          O movimento reúne centenas de internautas conservadores que, sob o slogan “Seja um Homem!” recomenda que os simpatizantes do movimento “não deixem suas mulheres saírem com roupas curtas, sexi  ou  moletons.” A ideia deles é lutar contra o fenômeno da liberdade sexual  que invade o país.

12.08.2015

Arte com folhas nesta quarta-feira
          A exposição "Folhas "   será aberta nesta quarta-feira, 12/8, no Sesc Senac Iracema, com obras da artista visual Leny Rose (foto), que  traz  convite para se ver de outro modo a singeleza das folhas, tantas vezes menosprezadas, recolhidas como lixo, tratadas como sujeira diante de espaços urbanos cada vez mais marcados pela ausência do verde.
          Os 38 quadros da exposição, fruto de três anos de trabalho, revelam as combinações de cores, texturas, tamanhos e também significados e leituras que podem ser feitas a partir de folhas, salvando-as da lata do lixo para compor obras que capturam o olhar e impressionam pelo poder da simplicidade.

12.08.2015

Idade nova
         Neste dia 12 ganha cumprimentos pela idade o ex-reitor da UFC Jesualdo Farias, atualmente ocupando função no Ministério da Educação.

 *Por hoje contei. Até amanhã.