Postagem do dia 24.06.2016

Ceará de luto com a morte de Ivens Dias Branco
          Triste, muito triste a morte do maior empresário do Ceará, Ivens Dias Branco, no final da tarde desta sexta-feira, 24. O óbito aconteceu no Hospital Albert Eisntein, em São Paulo, em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca.
        Não haverá velório. Apenas as últimas despedidas da família. A missa de 7º Dia e o local serão comunicados posteriormente.

24.06.2016

Quixadá fica com o Miss Ceará 2016
          Miss Ceará 2016 é Morgana Carlos, 20 anos, representante de Quixadá, mas que nasceu em Icó. Ela foi eleita na noite de quinta-feira numa festa muito prestigiada. .A disputa acirrada reuniu 16 belas cearenses. Com o título, a jovem participará do maior concurso de beleza do país, o Miss Brasil, a ser realizado dia 1º de outubro, em São Paulo.
        As candidatas foram avaliadas, no geral, por plástica, beleza e elegância e desfilaram com traje de gala e biquíni, além de terem que responder às perguntas feitas a elas. A final do concurso de beleza aconteceu no Shopping RioMar. que estava lotado para saber quem seria a escolhida a mulher mais bela do Ceará.
        O segundo lugar ficou com Marina Ramada, de 20 anos, Miss Caucaia, e em terceiro, a representante do Maciço de Baturité, Thaís Guimarães, 22 anos. Morgana é estudante de Odontologia.

24.06.2016


24.06.2016

DNOCS deve voltar para o comando do PMDB
         Li em “post” do jornalista Macário Batista: O presidente em exercício, Michel Temer, exonerou Antonio Iran Costa Magalhães do cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão do Ministério da Integração Nacional. A exoneração de Magalhães já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
 
       Nomeado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 5 de abril, Antonio Iran Costa Magalhães  foi indicado pelo PP, partido do chamado “centrão” da base aliada e que, à época, negociou mais espaço no governo federal em troca de apoio à petista contra o “impeachment”.
       Engenheiro civil de formação, Magalhães é cearense  ligado ao deputado federal  Macedo (CE), recém filiado ao PP, após deixar o PSL. Magalhães substituiu Walter Gomes de Souza, que era indicado pelo PMDB e foi exonerado após o partido anunciar o desembarque oficial do governo Dilma.
        Nos bastidores, a informação é de que a indicação para o cargo voltará para o PMDB após acerto do senador Eunício Oliveira com o governo.

24.06.2016

Prefeito quer apresentar reforma da praça aos portugueses

         O prefeito Roberto Cláudio leva representantes da comunidade portuguesa do Ceará para uma visita técnica às obras de requalificação da Praça Portugal com a presença da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio-Ambiente, Águeda Muniz, representantes das empresas que adotarão o espaço público e os profissionais autores do projeto.
      A visita era para acontecer nesta sexta-feira, 24, mas foi adiada devido  a imprevisto na agenda do alcaide.

24.06.2016

Aprovação do “Brexit” deixa ingleses em crise
        Pois é, através de plebiscito, a Grã-Bretanha decide deixar o Mercado Comum Europeu e o rebuliço político e econômico está grande neste momento. O Primeiro Ministro David Cameron vai cair antes do tempo de saída previsto, possivelmente em agosto. O Reino Unido enfrenta neste momento “forte temporal econômico e político e as graves consequências ainda são imprevisíveis”, dizem os analistas.
        Os responsáveis da “City”, a praça financeira de Londres, já previam antes do referendo que “temos muito o que perder com a saída da União Europeia, não apenas em razão da tempestade financeira inicial, mas a longo termo, com as perdas que os bancos britânicos terão em razão de um certo número de direitos de acesso ao mercado financeiro europeu que cessarão”, dizem. Esse fato já levou a Libra Esterlina  a cair 12% em relação ao dólar, o mais baixo nível dos últimos 30 anos.
   A saída da União Europeia votada pelos britânicos “será feita sem precipitação”, declarou o chefe da campanha pró “Bexit” (fusão das palavras Britain+Exit), Boris Johnson, ex-prefeito conservador de Londres, que foi recebido na porta de sua casa por grandes vaias por parte de manifestantes pró-Europa enfurecidos. “Você é uma vergonha”, “Você vai pagar”, diziam. Boris deverá ser o próximo Primeiro Ministro inglês. (Fonte: Le Point, France).

24.06.2016


24.06.2016

Deputados e seus projetos
          Do deputado João Jaime (DEM): Estabelece redução do ICMS aos contribuintes que utilizarem os serviços ou produtos das empresas juniors.
          Do deputado David Duran (PRB): Indica a criação de programa de atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais.
          Do deputado Capitão Wagner (PR): Institui o programa recompensa cidadã, com a previsão de recompensa para cidadãos que denunciarem casos de corrupção contra a administração pública estadual, bem como a quem apresentar denúncia que resulte em apreensão de drogas e armas de fogo, na forma que indica.
          Do deputado  Moisés Braz (PT): Dispõe sobre o fornecimento gratuito de uniformes escolares nas escolas da rede estadual de ensino.

24.06.2016

Festa junina com dinheiro público
        E pode? Quase todo aterro da Praia de Iracema, do Ideal Clube até próximo à Tia Nair (entre Rui Barbosa e Idelfonso Albano), está cercado para a realização dos "shows" juninos bancados pela Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. Pensei que a lei não permitisse "reservar" um pedaço de praia para eventos, públicos ou particulares.
        O patrocínio do evento pelos cofres públicos é criticado por todos em razão dos problemas financeiros que vive Erário estadual e municipal. E são tantos os remédios que faltam nas farmácias dos hospitais e postos de saúde... e aí essa farra de 3 noites com o dinheiro do contribuinte é imperdoável.

24.06.2016

Mostra Paracuru de Dança
      De 01 a 03 de julho a dança e a formação na área da produção cultural envolvem bailarinos e outros profissionais das artes na Mostra Paracuru de Dança. Nos dois primeiros dias, a programação será destinada a espetáculos da Escola de Dança de Paracuru e da Paracuru Cia de Dança na Praça de Eventos. No domingo, 03, é a vez da formação com o Seminário de Produção Cultural, na sede da Escola de Dança.
        A abertura da Mostra, na sexta-feira, 01, será com Sete Mares (foto), espetáculo da Escola de Dança de Paracuru, projeto social que reúne cerca de 200 crianças e adolescentes. Sete Mares é uma reflexão sobre a atuação do ser humano sobre a natureza. A apresentação será às 20h, na Praça de Eventos.
        No sábado, também às 20h, a Paracuru Cia. de Dança apresenta Bar baro. O espetáculo é resultante do projeto Percursos de Criação, que foi uma ação colaborativa desenvolvida pela Bienal Internacional de Dança do Ceará, em outubro de 2015. Esta ação promoveu o encontro do coreógrafo curitibano Airton Rodrigues com a companhia, que comemorava 15 anos.
        Fechando a programação, no domingo, 03, acontece o Seminário de Produção Cultural Conceitos e Práticas, das 14h às 18h na sede da Escola de Dança de Paracuru. O seminário será conduzido pelo gestor e produtor cultural Paulo Victor Feitosa,  diretor da Quitanda da Artes. (Fonte: Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

24.06.2016


24.06.2016

Hotelaria de Fortaleza deve registrar taxa de ocupação de 60% durante a alta estação
A expectativa é que mais de 350 mil turistas visitem a capital durante o período.  
          De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (ABIH-CE), a  taxa de ocupação na rede hoteleira de Fortaleza para a alta estação é estimada em 60%. Até o início deste mês, a taxa de reservas realizadas já ultrapassava os 42%. O faturamento do período representa mais de R$ 1 bilhão para a economia no Estado, com gasto médio de R$ 2 mil por pessoa.
        Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de janeiro a maio deste ano, cerca de 1.169.704 passageiros desembarcaram em Fortaleza, via aeroporto. A expectativa é que somente em julho, mais de 350 mil turistas visitem a capital.  
        Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos (foto),  os números estimados podem ser ainda maiores. “Sabemos que já é de costume muita gente fazer a reserva de hotéis de última hora. Sem falar nos turistas que optam em ficar em casas alugadas ou de amigos e familiares. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor tem divulgado o destino dentro e fora do país, buscando atrair a cada ano mais turistas para Fortaleza”, afirma Erick. (Fonte: Ascom/Setfor).

24.06.2016

1º. Colóquio sobre Dante reúne pesquisadores
                                
      A Universidade Federal do Ceará sediará, nos dias 28 e 29 de junho, o I Colóquio sobre Dante e a Sua Tradução. Organizado pelo Prof. Yuri Brunello, do Departamento de Letras Estrangeiras, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da UFC e tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).   
        A programação (http://goo.gl/SKkSlb) contará com conferências, mesas-redondas, sessões de leitura, lançamento de livro e entrevistas de convidados da UFC e de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
        Gratuito, o colóquio é aberto ao público, mas interessados em receber certificado de participação devem se inscrever por meio de formulário eletrônico: https://goo.gl/PrTYVu. Mais informações podem ser acessadas na página do evento no Facebook: https://goo.gl/03Abgg. (Fonte: Prof. Yuri Brunello, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – fones: 85 3366 7611 e 3366 7612).

24.06.2016

Oportunidades de negócios e turismo
        Camocim abriga até amanhã, 25, o 1º. Festival de Oportunidades de Negócios e Turismo do Extremo Oeste reunindo todos os municípios turísticos da região com o objetivo de ressaltar as potencialidades e particularidades turísticas de cada um deles.
        Alguns dos principais agentes cearenses da área estão presentes, inclusive a presidente da Câmara Setorial de Eventos, Enid Câmara (que coordena com a sua Prática Eventos); a presidente do Skal nacional, Priscila Cavalcante, e os coordenadores do Fórum de Turismo do Ceará Pedro Carlos e Edgar Sá.
         Esse encontro é realizado pelo Fórum Regional de Turismo do Ceará, presidido por Rosana Lima (foto, Secretária de Turismo de Camocim), Instituto Future e Prefeitura Municipal de Camocim. Ele acontece no Centro de Eventos do Hotel Boa Vista Resort.

24.06.2016


Para ver as notas CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

24.06.2016

CURTAS SOCIAIS
*O “nat”  de Bárbara Busgait (na foto sentada, à esquerda, com amigas) acontecido na quinta-feira, 23, terá comemoração nesta sexta-feira, em noite árabe, com direito a comidas típicas e dança do ventre. Depois eu conto detalhes.
*O publicitário Maninho Brígido (na foto abaixo com Zezé Jereissati) agita sua mesa cativa das sextas-feiras à noite, no Ideal Clube, com uma roda de amigos.
*Neste sábado os abraços vão para Raimundo Delfino (na foto com a sua Bruna) pelo aniversário.
*No domingo, 26, ganha cumprimentos o Prefeito de Sobral Clodoveu Arruda (foto abaixo) porque marca o calendário.


 
*É também a idade nova de Marildes Lopes (na foto com o seu Lauro Vinhas Lopes), Kalu Neto Brandão, Sávio Pinto e Walkmar Santos.
*Por hoje contei. Bom final de semana.