Postagem do dia 08.07.2013



UFC desenvolve
Avanços na prevenção do câncer de medula
óssea e alerta para perigos do agrotóxico


            Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará desenvolveram um método inédito de identificação de alterações genéticas que, se não diagnosticadas precocemente, podem levar ao câncer de medula óssea e a outras neoplasias. O trabalho foi feito com 50 agricultores do município de Limoeiro do Norte, a 167 km de Fortaleza, expostos a grandes volumes de agrotóxicos devido ao cultivo da banana, um dos principais produtos agrícolas da região.
              Ao investigarem a estrutura de cromossomos coletados diretamente na medula dos trabalhadores, os pesquisadores da UFC verificaram a existência de mutações genéticas graves em 25% dos casos, percentual considerado “alarmante”. Nesses agricultores, foram identificadas alterações nos cromossomos 5, 4, 7 e 11 – quadro semelhante ao de pacientes com leucemia. Dos 50 agricultores, sete também apresentaram mutação no gene TP53, indicativa do mais alterado dos diversos tipos de câncer.
 

Pulverizador de veneno nas bananeiras do Jagaribe


 
               Os resultados foram obtidos durante a pesquisa de mestrado do aluno Luiz Ivando Pires, sob a orientação do Prof. Ronald Pinheiro, do Laboratório de Citogenômica do Câncer, da UFC. Segundo Pinheiro, alguns cientistas já vinham tentando investigar a relação entre o uso de agrotóxicos e as mutações genéticas capazes de provocar o câncer.

OUTROS DETALHES – Os resultados do estudo serão detalhados nesta  segunda-feira (8), durante a defesa da dissertação do mestrando Luiz Ivando, intitulada “Estudo das alterações citogenômicas da medula óssea de trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos”. Será às 14h, no Auditório Paulo Marcelo (Campus do Porangabuçu). A apresentação é aberta ao público. (Fonte: Prof. Ronald Pinheiro, do Departamento de Medicina Clínica da UFC – fone: 85 3366 8052

08.07.2013



Até as ondas iluminadas queriam olhar

Lia e os pais Elza e Maurílio.


Bela e descontraída a festa de aniversário da Juiza do Tribunal de Justiça do Ceará, Lia Moreira, realizada na Garderia e que  recebeu ambientação e iluminação especiais para o evento. Na Praia do Futuro e à beira-mar, o local teve a praia iluminada e  até às ondas, no seu vaivém, pareciam querer  espiar o que estava acontecendo. Seguranças particulares colocados discretamente em pontos estratégicos  garantiram a tranqüilidade da festa. 

Animação na pista de dança


Lia num belo modelito dourado recebia muito feliz os seus convidados, quase todos de sua geração. A mãe dela, Elza Moreira, e o pai, Maurílio, deram todo apoio estratégico assegurando a perfeição e a qualidade dos serviços  da noite, que amanheceu. Amigos e familiares de Sobral e Mossoró também trouxeram o seu abraço. Belas moças encheram de glamour a pista de dança.

Bela ambientação do salão


08.07.2013



Mobilização pela refinaria chegou a Camocim

Reunião em Camocim


Com a participação do ex-ministro Ciro Gomes, do governador em exercício, deputado José Albuquerque (PSB), de parlamentares, secretários, empresários, membros da sociedade e lideranças políticas de 12 municípios do Litoral Oeste do Estado, a campanha pela instalação da Refinaria Premium do Ceará realizou  na cidade de Camocim, quinta-feira, 4,  mais uma ampla mobilização.

Deputado Zezinho


Deputado José Albuquerque (PSB) disse estar bastante otimista com os primeiros resultados da campanha e com a ampla adesão de prefeitos e do setor produtivo nos seis encontros já realizados no Estado, informando ter recebido a noticia de que "o projeto da refinaria estará sendo concluído até dia 30 de julho”.
O parlamentar ressaltou a importância da mobilização de todos os cearenses e assegurou que a campanha vai continuar no próximo semestre. “Após o recesso a mobilização continua. Vamos fazer um grande encontro na Capital e reunir novamente todas as lideranças que estiveram participando dessas mobilizações”, adiantou. (Fonte: Portal Assembléia).

08.07.2013



Conferência Municipal de Educação


            Acontece no dia 15, 16 e 17, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos, a Conferência Municipal de Educação de Fortaleza e que terá o secretário Ivo Gomes no comando. O objetivo é  avaliar e discutir as políticas públicas de educação no município de Fortaleza,
             Durante o evento, serão tratados temas como financiamento público da Educação, educação especial e inclusiva, informática a serviço da Educação, educação de jovens e adultos, alfabetização, primeira infância, drogas e violência, além de gestão pedagógica, plano de cargos e carreiras, idéias inovadoras e gestão escolar, dentre outros temas relevantes para a educação municipal.

Secretário Ivo Gomes

 
            Nos três dias da Conferência, o público poderá participar de palestras, ministradas por especialistas renomados nacional e internacionalmente, de oficinas e de uma mini-feira do livro. Também haverá espaços exclusivos para crianças e adolescentes com oficinas de leitura e arte, brinquedoteca e apresentações artísticas.
              Serão eleitos no encontro 61 delegados para representar a Capital na Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2013. A partir do encontro estadual, sairão os delegados para a Conferência Nacional, em Brasília, no período de 17 e 21 de fevereiro do próximo ano.

08.07.2013



Leitoras  perguntam sobre

plástica  de mamas e bumbum


Ageu e Rafaela Brasil



Duas leitoras do blog mandaram as seguintes perguntas para o cirurgião plástico Ageu Brasil que, recentemente, deu alguns depoimentos neste espaço. Eis as perguntas e as respostas.

(Foto ilustrativa)

Pergunta - Quais os riscos da cirurgia de implante de silicone nas mamas? É verdade que com o tempo o silicone derrete e peitos voltam a cair?

(Silmara – Bairro Dionísio Torres – Fortaleza).

Dr. Ageu - O risco de complicações graves na cirurgia de silicone de mama é muito baixo, pois a cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, e o tempo cirúrgico  em torno de 1 hora e meia. Complicações menores como infecção, cicatrizes de má qualidade, hematomas, etc., ocorrem  com a mesma frequência de outras cirurgias. Quanto ao fato de derretimento da prótese isso não existe.

(Foto ilustrativa)

Pergunta - Acho que tenho os seios proporcionais à minha altura (1.65m), mas tenho o bumbum sem quase nenhuma saliência, o que me deixa muito descontente. É possível corrigir esse desnível com silicone?

(Maria Elisa – Praia de Iracema – Fortaleza).

Dr. Ageu - A cirurgia de aumento das nádegas, chamada de gluteoplastia de aumento, é  realizada atualmente com muita frequência e geralmente com bons resultados. O silicone é colocado abaixo ou dentro dos músculos da região glútea