PERFIL JOSÉ RANGEL


Jornalista profissional, formado pelo Centre de Formation et Perfectionnement des Journalistes, em Paris, é também diplomado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza/Ceará/Brasil. Tem Pós-Graduação em Jornalismo Impresso, em Paris, e cursos sobre o Sudeste Asiático, África e Questões Latino-Americanas na Sorbonne. Estagiou na Rádio e Televisão Francesa (ORTF) e nos jornais Le Monde e Le Figaro, em Paris, onde viveu por mais de 3 anos e fez outros cursos em sua área profissional. Visitou jornais no interior da França, nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Japão. Dedica-se ainda aos estudos das relações Brasil e países do mundo árabe, Brasil e América Latina.
Foi Editor Político e Editor Internacional do jornal O Povo onde também manteve coluna de assuntos variados por mais de 30 anos. Também foi Diretor de Comunicação da Universidade Federal do Ceará e Tribunal Regional do Trabalho. Produziu e apresentou o programa Sociedade com José Rangel nas televisões Verdes Mares e Tv Diário.Hoje está à frente de uma empresa de Assessoria de Comunicação e Propaganda e é o Diretor-Editor do Jornal Costa Oeste do Ceará.
Participou de Seminário da Escola Superior de Guerra, em Fortaleza, é membro da Sociedade dos Amigos da Marinha e da Sociedade dos Amigos da Polícia Militar.
Realizou por 30 anos o Gala Internacional Benemerente com renda destinada a entidades e instituições que se ocupam de pessoas carentes no Ceará. A partir do ano 2000 instituiu nesse evento o Troféu Solidariedade de Responsabilidade Social para agraciar pessoas e instituições com relevantes serviços prestados à comunidade cearense.

11 comentários:

  1. Grande Rangel sua passagem pelo jornalismo foi e é marcante, com sabedoria, classe, discrição e profissionalismo, que poucos adquiriram na vida.

    Parabéns, siga em frente, o tempo é agora, é seu.


    abraços,

    Joselma.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jose Rangel. Acesse o link - http://www.youtube.com/watch?v=i866_O1f0Es - trata-se de um filmes super 8 feito em 1975 por ocasião da visita do piloto Jose Carlos Pace

    ResponderExcluir
  3. Grande jornalista cearense. Uma verdadeira personalidade de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Rangel. Sou jornalista pela ADIT Brasil, entidade que está promovendo o evento ADIT Share no Beach Park/CE (Timeshare e Fractional). Irei deixar o meu e-mail e gostaria de saber o seu para mantermos contato. Abraço e obrigada, Daniela Sampaio (jornalismo@adit.com.br).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato, Daniela. Esta semana publiquei matéria no blog sobre o assunto. Disponha do José Rangel

      Excluir
  5. O Site: confrariadoscariocas.com.br sente-se, honrado em manter link, com este conceituado Blog Jose Rangel conta... Parabéns, ao nobre colega, da lindíssima Ceará.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Sr José Rangel, estou montando a genealogia da Família Rangel, todos os ramos, e gostaria de contar com a vossa participação.
    Gilber Rubim Rangel .
    Vitória -ÉS
    genealogiarangel@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. precisovoce fala entrar en contato com voce urgente

    ResponderExcluir
  8. Lamentavelmente hoje José Rangel partiu, Deus o levou. Nossos sentimentos

    ResponderExcluir
  9. Conhecir uma família Rangel.la em São Fidélis rj ele foi administrador da uzina de pureza.

    ResponderExcluir
  10. Conhecir uma família Rangel lá em pureza rj.

    ResponderExcluir