Postagem do dia 08.06.2016

Meio Ambiente com agenda de uma semana na AL
          A Semana Mundial do Meio Ambiente foi aberta na segunda-feira (06/06), na Assembleia Legislativa, com exposição de painéis sobre as atividades desenvolvidas pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), plantio simbólico de mudas e entrega de diplomas a servidores em reconhecimento às práticas sustentáveis no trabalho.
 Iniciativa da Diretoria Adjunta Operacional da AL e do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), o evento conta com apoio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.
          A diretora Adjunta Operacional da Assembleia, Sílvia Correia, destacou que o Legislativo cearense foi o primeiro parlamento estadual do País a aderir à A3P, que visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, com economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais.
        O deputado Renato Roseno (Psol), representando a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, apontou para a importância da valorização de agendas ambientais nos espaços de poder. "Considero fundamental que as instituições públicas estimulem e desenvolvam agendas ambientais, principalmente em um momento de crise do modelo civilizatório mundial, que passa pela questão ambiental”.
         Já o chefe de gabinete da Presidência da AL, Roberto Mendonça (presidindo a Mesa na primeira foto), ressaltou que não só a Mesa Diretora como  todos os servidores da Assembleia e os cidadãos têm uma preocupação universal com a questão do meio ambiente. "A presidência desta Casa, por meio de suas unidades operacionais, valoriza e incentiva a participação de cada um neste esforço da preservação da natureza e do uso racional das nossas riquezas, pensando na sustentabilidade e no futuro das próximas gerações", disse.
        A programação da Semana do Meio Ambiente segue até sexta-feira (10/06) na AL, com palestras sobre a Agenda Ambiental da Casa, ministradas pela estagiária da Diretoria Adjunta Operacional, Rachel Rabelo, aluna do curso de Engenharia Ambiental da UFC, além de apresentação de peça teatral alusiva ao Meio Ambiente e oficina de reciclagem de materiais.

08.06.2016


08.06.2016

A tocha e o “trade”
           Setores do turismo e afins de Fortaleza se articularam todo nesta terça-feira para ver o titular da Setfor, Erick Vasconcelos, carregar a tocha olímpica. Para quem não sabe, Erick é atleta do “Ironman”.
          Quem também esteve preparado com a sua tocha foi o superintendente do Sebrae/Ceará Joaquim Cartaxo. 

08.06.2016

Jeito próprio de fazer programa policial
          A morte do apresentador Roberto César (Cidade Alerta), da Tv Cidade, nos priva de um profissional competente que soube conquistar seus espaços na tv desde a época de repórter da Tv Diário. Ele morreu na manhã de terça-feira. Minha solidariedade à família. O sepultamento será hoje pela manhã.
          Ele deixa muitas saudades. Admirado pelo seu jeito de fazer programa policial na tv, sem imagens chocantes ou palavreado chulo, Roberto César conquistou um público que o admirava muito.

08.06.2016

Técnicas e oportunidades na energia solar
          De 8 às 12 horas de hoje, 8, acontece o Seminário Técnico Energia Solar, Oportunidades e Desafios, integrando a programação oficial da Semana de Portugal no Ceará. Será no auditório do Sebrae.
        Na programação apresentação de um programa de apoio à utilização da energia solar para redução dos custos energéticos das micro e pequenas empresas cearenses; regulamentação atual sobre o assunto; apresentação técnica de como utilizar a energia solar e financiamentos a projetos pelo BNB.
          A realização é da Câmara Brasil-Portugal, Banco do Nordeste e Sebrae/Ceará. Mais informações – (85) 3433-7684/7685 – Prática Eventos.

08.06.2016


08.06.2016

151 anos da Batalha de Riachuelo
Nesta quinta-feira, 9, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral, anfitriona a cerimônia cívico-militar alusiva ao 151º. Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha.
Será às 10 horas, na Escola de Aprendizes Marinheiro. Pede-se traje passeio completo para os civis e os militares o uniforme 5.3 ou correspondente.
A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo,  um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870).

08.06.2016

Skal convoca diretores e conselheiros
          A presidente do Skal Internacional do Brasil, Priscila Cavalcanti, está convocando os diretores e conselheiros da entidade para a Assembleia Ordinária a se realizar no dia 17 de junho, às 18 horas, no Hotel Marina Park.
    Na Ordem do Dia a seguinte pauta: a)  Leitura da Ata da Assembleia realizada no dia 07 de Abril de 2016, em Manaus, e aprovação; b) Informe do Congresso Latino Americano 2016; c) Congresso Latino Americano e Nacional em 2017 em Fortaleza; d) Congresso Internacional - Mônaco; e) Participação dos Clubes no Projeto Mundo Afora; f) Palavra dos Presidentes; g) Assuntos Gerais.

08.06.2016

Convocatória do projeto Praça das
Artes do Centro Cultural Bom Jardim

       O Centro Cultural Bom Jardim (foto), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado  (Secult), irá realizar, de julho a dezembro de 2016, o projeto Praça das Artes, cujo objetivo é descentralizar as ações da Diretoria de Cidadania Cultural do Instituto Dragão do Mar, através de uma programação artís​​tica e cultural que circulará pelas praças do Grande Bom Jardim, da Comunidade do Poço da Draga e do bairro Vicente Pinzon (foto abaixo), ofertando para a população espaços de convivência social e fruição artística.
         Na  terça, 7/6, a equipe do CCBJ   lançou  na sede do equipamento uma Chamada Pública para seleção de grupos e artistas locais que tenham interesse de participar do projeto. O evento contou com a presença do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos.  
 
          O objetivo da Chamada Pública é compor uma programação artística para o projeto Praça das Artes, por meio de uma curadoria dos projetos culturais apresentados por artistas e grupos nascidos ou residentes no estado do Ceará.
        Serão selecionados ​70 ​projetos nas seguintes linguagens/categorias: Teatro, Circo, Dança, Música e Cultura Infância. As inscrições podem ser realizadas de 7 a 30 de junho, somente pela internet, através do preenchimento do formulário on-line, disponível no endereço eletrônico www.ccbj.org.br/pracadasartes. (Fonte: Secult/Ascom).

08.06.2016


08.06.2016

Feira mostra tecnologia no  processamento de carnes
          Com o objetivo de viabilizar contatos empresariais e a prospecção de negócios e parcerias comerciais, Francisco Everton da Silva (foto), através de sua empresa F.Everton Feira de Negócios, realiza a 9ª. Tecnofrigorífico   – Feira da Indústria de Processamento de Carnes, Aves e Pescados, que acontecerá de 08 à 10 de junho,  no Centro de Eventos do Ceará, em um espaço de 4.500 m².
          Evento bienal, voltado à apresentação de produtos gerando negócios entre pequenos, médios e grandes empresários, a feira traz o que há de mais moderno e inovador em tecnologia, equipamentos e processamento voltados para o setor cárneo, buscando impulsionar o crescimento das empresas do setor no norte e nordeste, regiões que possuem consumo per capto de carne em torno de 37 kg /ano.
          Focado nos desafios que as cadeias de produtos cárneos enfrentam nos novos tempos é que acontecerá, paralelamente, o IX Seminário de Tecnologia, Merketing e Logística para a cadeia de carnes.
          “Por meio de palestras, incentivaremos a atualização profissional e intensificaremos o relacionamento com este público”,  diz o o empreendedor Francisco Everton.  “A feira é uma  alternativa comercial para o crescimento de negócios além de apresentar tendências e oportunizar parcerias, abrindo novos nichos de mercado nas regiões norte e nordeste do Brasil”, completa Francisco Everton.
          Informações:  Comercial: 55.85.3469.9276 / 98616.8680 / tecnofrigorifico@gmail.com.

08.06.2016

Modernismo
          O Tribunal de Contas do Ceará agora está comunicando suas ações através do WhatsApp, segundo decisão do presidente, conselheiro Edilberto Pontes.
         O no. de acesso é (85) 9-8969.3544.

08.06.2016

Cursos técnicos em Caucaia

No campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará, dia 10, às 10 horas, Audiência Pública para a escolha de novos cursos técnicos, tecnológicos, bacharelatos e licenciatura que serão aplicados na instituição.
          O diretor-geral Rodrigo Freitas Guimarães está convidando   toda comunidade da região a participar do evento. O IFC de Caucaia vem preencher uma enorme  lacuna na educação profissionalizante naquele município.

08.06.2016


08.06.2016

CURTAS SOCIAIS
 *O grupo de 12  amigas “As Azuis” fez sua reunião mensal nesta terça-feira anfitrionada por Mana Holanda (na foto com o seu Manoel) na   casa das Dunas. Um jantar.
*Os amigos e amigas do festeiro  Cláudio Ary (na foto com Eveline Duarte) já na articulação de sua noitada de aniversário, dia 15 de julho, no Clube Retrô. Esta eu vou.
*Fizeram  aniversário terça-feira,  7,  a sra. Irismar Linhares (na foto com a amiga Cleyde Collyer), Paulo Sérgio Guimarães e Sérgio Cals.
*Nesta quarta-feira, 8, é dia de cumprimentar o advogado e jornalista Pádua Lopes (com a sua Jô na foto), superintendente do jornal Diário do Nordeste, pelo “nat”.  Outro que ganha abraços na mesma data é Olinto Oliveira Filho.
*Devagarzinho a caranguejada do Ideal Clube (foto) às quintas-feiras foi ganhando espaço e hoje é uma das mais concorridas do setor clubístico. “Caiu no gosto do sócio”, disse o presidente Amarílio Cavalcante.
*Ex-alunas do Colégio Imaculada Conceição realizaram seu encontro mensal no restaurante Côco Bambu.
*Entre elas, Beatriz Pinheiro (em pé na foto, com amigas), Aracy Justa, Celina Grangeiro e Maryanne Machado, entre outras.

*Por hoje contei. Até amanhã.