Postagem do dia 30.11.2016

Candidatos armam estratégias para eleição da Assembleia
          Olho vivo. Um bloco de 11 deputados estaduais anunciou o seu apoio à candidatura do deputado Sérgio Aguiar (PDT, foto) à presidência da Assembleia Legislativa na eleição desta quinta-feira, primeiro de dezembro, a partir das 11 horas da manhã.
        O outro concorrente é o atual presidente, deputado Zezinho Albuquerque, também do PDT.
        O anúncio do apoio foi feito pelo  líder  do bloco deputado Osmar Baquit (PSD), que faz parte dos deputados que apoiam o governador Camilo Santana (PT).
        O deputado Audic Mota, líder da bancada do PMDB,  confirmou que os 6 deputados do PMDB também estarão com Sérgio Aguiar.
          O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse na tribuna: “O meu voto é meu, ninguém manda nele a não ser eu. Vou escolher o meu candidato sem pressão.” Isso numa referência direta à pressão que parte do Palácio da Abolição sobre o pleito. “Esta casa precisa ser mais independente”, completou.
        Já o  deputado do Psol, Renato Roseno,  comunicou que vai se abster.

“Sou um candidato da base do Governo e estou enfrentando esse pleito com altivez. Meu único objetivo é  dar mais dignidade ao Legislativo, aos deputados, e colaborar com a governança”, afirmou Sérgio Aguiar em aparte aos oradores.
          Hoje e as horas que antecedem o pleito de amanhã serão cruciais para a composição dos cargos diretivos da Casa e para as negociações finais.

30.11.2016


30.11.2016

Senadores nordestinos com Temer  sobre transposição e dívidas
          O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) integrou  na terça-feira (29), comitiva de senadores nordestinos que participou de reunião com o presidente Michel Temer e os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho e das Cidades, Bruno Araújo. 
       O senador Tasso Jereissati também esteve presente ao encontro. Os parlamentares foram reforçar o pedido para que o governo priorize ações na região a fim de minorar os efeitos da seca, problema comum a todos os estados do Nordeste.
        De acordo com Eunício, Temer confirmou visita aos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco no próximo mês para anunciar medidas efetivas de enfrentamento a estiagem, e principalmente, relacionadas as obras da transposição do Rio São Francisco. “Nós temos que ultimar essa questão da solução para a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará e a Paraíba e por isso o presidente vai in loco lá verificar o tamanho do problema que estamos vivendo”, informou.
        O grupo de parlamentares ainda tratou sobre a renegociação das dívidas dos pequenos e médios agricultores com pendências no Banco do Nordeste além de solicitar especial atenção do governo na análise dos projetos para cidades que tenha decretado estado de emergência em razão da seca.
        Segundo o cronograma do ministério, a obra de transposição das águas,  que já conta com 90,85% das estruturas concluídas,  precisa alcançar 95,6% para que tenha água nos dois eixos: norte e leste. A partir daí as obras complementares estarão sendo entregues de forma sequencial. A expectativa é concluir o Eixo Leste até dezembro deste ano para que a água comece a percorrer os municípios da Paraíba no próximo ano. Já o reservatório de Jati, no Eixo Norte, deve ter água até agosto de 2017 para abastecer o estado do Ceará e, consequentemente, a região metropolitana de Fortaleza.

30.11.2016


30.11.2016

Um minuto de  silêncio para Chapecoense
          Na Assembleia, logo após a abertura da sessão de terça-feira, o deputado Tomaz Holanda (foto) pediu um minuto  de silêncio em solidariedade à tragédia com o time de futebol chapecoense.
          Também se manifestaram Ely Aguiar,  Osmar Baquit  e Gony Arruda, todos os deputados presentes ao plenário  se solidarizam com as famílias dos jogadores e dos jornalistas envolvidos na tragédia.
        Na  Câmara Federal, deputado federal Danilo Forte (foto) prestou  sua solidariedade aos familiares e aos amigos das vítimas do acidente aéreo ocorrido com os atletas da Associação Chapecoense de Futebol, sua comissão técnica, membros da diretoria, comissários de bordo e jornalistas”.

30.11.2016

Leonardo substitui Carlomano
          O deputado Carlomano Marques (PMDB) renunciou nesta terça-feira o seu mandato de deputado estadual para exercer o cargo de prefeito de Pacatuba.
        Assumiu a cadeira, para o restante da atual legislatura, o deputado Leonardo Araújo (PMDB), saudado efusivamente por todos os seus pares.

30.11.2016

Ah Fortaleza sempre tão maltratada!!!!
         Assim estamos preparados para receber os turistas em Fortaleza para a temporada de férias. Apenas dois exemplos em uma das alamedas da Av. Antônio Justa, ao lado do supermercado Pão de Açúcar do Náutico na manhã deste dia 29/11/16. Essa situação persiste há vários meses. E tem lugar ainda muito pior.
        Sugestão do cidadão fortalezense René Freire (na foto com a sua Vera): “A Prefeitura de Fortaleza  poderia criar um sistema que  comprasse o  lixo no próprio aterro, pagando à vista, por quilo! Tenho certeza que seria muito mais barato do que os contratos existentes e, garanto que passaríamos a ter uma cidade sem pico acumulado!!!”
       Ainda digo eu: Muitos caminhões  poderiam se aproveitar dos dias de pouco frete para  ganhar um dinheiro extra.

30.11.2016

Ano novo com muitos aumentos
        Já se fala que o Governo do Estado e a Prefeitura de  Fortaleza preparam novos pacotes de aumento   de taxas e impostos  estaduais e municipais para janeiro. Dizem também que a carga não será leve.
          Sobre este assunto escreveu em postagem no Facebook Alfredo Pearce (foto):  “OLHO VIVO - O Secretário Mauro Filho (foto abaixo) diz que vai anunciar as pesadas medidas para coibir os gastos públicos estaduais. Espero que as medidas comecem pelos cortes nas mordomias e na dispensa dos afilhados políticos que não fazem porra nenhuma e abarrotam as repartições estaduais, principalmente a Assembleia Legislativa.
"Quero ver o corte nos veículos oficiais, de preferência todos de chapa preta, corte nas passagens e diárias viagens para congressos, posses e inaugurações. Uma certeza eu tenho, só quem vai sofrer é a população, os aposentados e os servidores que de fato trabalham. O pau vai cantar”.

30.11.2016


30.11.2016

Que lições se deve tirar da tragédia com a Chapecoense?
                                                                 Jornalista Nonato Albuquerque
            As tragédias, como essa que vitimou o time da Chapecoense, nos deixam embasbacados; impotentes. Sem uma explicação mais convincente diante do que consideramos ser a imponderabilidade da Vida. Imponderável é tudo aquilo que não pode ser avaliado e, que por isso mesmo, causa enorme surpresa. Quem para compreender o que rege o destino das coisas e das pessoas? Como entender que, de uma hora para outra, gente cheia de vida, convivendo com o que consideram ser um dos melhores momentos de suas existências, num segundo se defrontem com o fenômeno da morte, impactando o mundo todo com extrema consternação?
        As tragédias parecem nos suscitar lições. Lições no aprendizado da vida. Parecem falar da nossa pequenez humana diante de fatos que fogem ao nosso conhecimento. Enquanto alguns indivíduos se mostram indiferentes ao drama dos seus semelhantes, carregando uma carga de orgulho por terem fama ou dinheiro, agindo como se fizessem parte de uma casta especial dos homens, esquecem que todos temos um destino comum: o do fenômeno da morte.
            Ricos e pobres, brancos e pretos, letrados e analfabetos, desde que nascemos só temos uma certeza. De que a qualquer instante nossas existências ganharão um outro rumo. E quando isso acontece, a natureza humana se ressente de não termos sido mais afetuosos uns para com os outros. De termos perdido um tempo enorme em discussões sem vantagem alguma. De não termos agido em busca de contribruir para um mundo melhor – já que essa é a função, o motivo de cada um de nós na Terra.
          As tragédias nos vêm alertar sobre a finitude de cada ser humano, enquanto matéria. Se apenas vivenciarmos essa dimensão do TER e não levarmos em conta a experiência do bem, dos valores morais, da vida do espírito, a qualquer hora vem a ceifadora e nos tira da Vida física, deixando entre nós esse assombro que a morte dos jogadores da Chapecoense nos faz. Que posamos tirar lições do que é inexplicável. Afinal, nada acontece por acaso. Não cai uma folha de uma árvore se não houver a permissão divina.

30.11.2016

Expolog mostra a logística brasileira
          Hoje e amanhã, com abertura às 9 horas desta quarta-feira,  no Centro de Eventos do Ceará, acontece a EXPOLOG - Feira Nacional de Logística / XI Seminário Internacional de Logística, reunindo os principais “players”  do segmento de logística,
transporte e comércio exterior do país, transportadoras, operadores portuários,  Companhias Docas, Portos e Terminais; empresas exportadoras, autoridades do setor, construtores, hidroviários, aduaneiras, autoridades, estão entre o público aguardado para esta edição. 
          As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.feiraexpolog.com.br.   Entre os palestrantes está  José Hélio Fernandes (foto), presidente da NTC & Logística.
          A realização é da Prática Eventos comandada pela executiva Enid Câmara.

30.11.2016

UFC empossa servidores para os campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Russas
            Na segunda-feira, 28, o reitor Henry de Holanda Campos empossou em solenidade na Reitoria os 27 novos servidores que serão lotados nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Russas.  “É sempre motivo de especial alegria dar posse a novos servidores da Universidade Federal do Ceará, pois trata-se de um momento que representa renovação da Universidade. Além do mais, quando sabemos que “estão aqui os melhores”, porque passaram por seleção rigorosa”, disse o reitor.   
        Também ressaltando o rigor e a seriedade do concurso a que os ingressantes se submeteram, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz (na foto em pé com o reitor e e Michel Palheta), dirigiu-se aos servidores lembrando que eles estavam ali depois de concorrerem com cerca de 20 mil pessoas. “Vamos, portanto, celebrar a vitória”, complementou o Pró-Reitor.

30.11.2016


30.11.2016

CURTAS SOCIAIS
*Amanhã, às 7h30, num cinema do Iguatemi o lançamento do edifício Golden Gate pela construtora R. Miranda. Será durante um café da manhã articulado pela Priscila Eventos.
*Mudam de idade nesta quarta-feira, 30, Carlos Alberto Farias (na foto com a sua Vera) e Luizinho Gentil.
*Grupo local articulando a passagem do ano em Lisboa. Depois eu conto mais.
*A Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel (foto), inaugura nesta quinta (01) a primeira loja da “Bild”, marca de roupa feminina que leva sua assinatura em cada detalhe. Para marcar o momento, ela reunirá convidados e formadores de opinião, a partir das 19h, em animado “happy hour” no Grand Shopping.

*Por hoje contei. Até amanhã.