Postagem do dia 16.09.2016

Metrofor contrata para VLT Parangaba-Mucuripe
                                           
           Foi sancionada a lei que autoriza contratação de 148 novos profissionais pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, vinculada da Secretaria das Cidades. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 13 de setembro e a seleção pública temporária será realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da sua Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), sob acompanhamento de uma comissão da Metrofor.
          Os interessados nas vagas devem aguardar o lançamento do edital que vai definir todos os prazos e regras da seleção. O documento será divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Companhia (www.metrofor.ce.gov.br) até o fim deste mês e será anunciado também na página da Metrofor no Facebook (www.facebook.com/oficialmetrofor).
            Os novos profissionais serão designados para atuar na operação do VLT Parangaba-Mucuripe, cujo início da Operação Assistida deve acontecer entre dezembro deste ano e março de 2017.  O contrato de trabalho será de um ano, com previsão de prorrogação por mais 12 meses, totalizando dois anos de serviço.
          No total, serão contratados 67 agentes de estação, 52 assistentes condutores, 12 assistentes controladores de movimento, oito assistentes operacionais administrativos, seis auxiliares operacionais e dois técnicos de segurança do trabalho. (Fonte: Metrofor).

16.09.2016


16.09.2016

7ª. Marcha contra reformas prejudiciais
          Os servidores municipais, estaduais e federais, bem como os trabalhadores de outras categorias, programam para esta sexta-feira uma paralisação em Fortaleza e cidades do interior.
          O objetivo é  protestar contra os projetos de lei que podem destruir as garantias dos funcionários públicos e contra as reformas trabalhistas da previdência que serão propostas pelo Governo Temer.
        Marcha é   promovida pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

16.09.2016

“Big business”: Negócio de 66 bi de US$
                                
            A multinacional alemã dos produtos químicos Bayer anunciou na quarta-feira, 14,  haver comprado a também  controvertida e gigante  multinacional dos   pesticidas e sementes OGM (geneticamente modificadas), a norte-americana  Monsanto,  por 66 bilhões de dólares. Quem me passa a informação é a amiga Jacqueline Tanger, da Suíça.
         No Brasil, a Monsanto fez negócio milionário comprando a fábrica de fertilizantes do cearense Beto Studard.

16.09.2016


16.09.2016

Sem conseguir apoios, Tomaz Holanda desiste da Prefeitura de Quixeramobim
          Já era mesmo esperado. O deputado Tomaz Holanda (PMDB) desistiu de sua candidatura a Prefeito de Quixeramobim. De inicio pensou que pudesse aglutinar várias legendas em torno do seu nome e contar com a bolsa do presidente do partido, senador Eunício Oliveira, para bancar a campanha.
        Não consegui. Esteve em Brasília a procura do Senador também não conseguiu falar com ele.
        Voltou, foi a Quixeramobim, anunciou a  desistência e fez acordo com o deputado federal Genecias Noronha (SD-foto)  para apoiar o candidato  dele. Em Fortaleza, segundo o radialista Chico Campos, Tomaz vai cuidar da campanha de sua esposa a vereadora.

16.09.2016

Bom para Arnon, ruim para Raimundão
          Nas pesquisas, o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) está disparado na preferência  do eleitorado como candidato a Prefeito de Juazeiro do Norte. Em novembro de 2014, quem consultar o blog da época constatará, eu já havia revelado a opinião de um motorista de taxi da cidade sobre essa liderança. Cheguei mesmo a contar  essa história ao deputado.
        Mas, também em Juazeiro, o que está surpreendendo é a baixa preferência pelo nome do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), que também está com um altíssimo índice de rejeição, mais de 70%. E ele  sempre foi uma pessoa muito querida pelos pobres. A não ser que, na pesquisa, só tenham  sido consultados os seus inimigos políticos.
        Dizem que o calvário de Raimundão começou quando ele  fez um pedido a Câmara de Vereadores para reduzir os salários dos professores, causando indignação e grandes protestos na cidade. Ainda hoje há manifestação contrária a Raimundão.

16.09.2016

Dionísio Amaral é o novo delegado da  Aldeota
          O delegado Dionísio Amaral (foto) assumiu na tarde de  quinta-feira(15)  a titularidade do 2º distrito policial, na Aldeota. A solenidade de posse foi prestigiada  pelo delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Andrade Junior, membros do Ministério Público e OAB e a desembargadora Vera Lúcia Correia Lima.
        Foto Érika Fonseca
          Dionísio já passou pela titularidade da Regional de Canindé, Itaitinga e Roubos e Furtos de Veículos e Cargas. Ele também faz parte da diretoria da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol/CE).
         A delegacia da Aldeota (foto) é uma das delegacias de atendimento 24 horas na capital cearense.  (Fonte: Jornalista Jefferson Abreu).

16.09.2016

Transição governamental nos municípios
          A transição governamental entre gestores após um pleito eleitoral será tema de audiência pública nesta sexta-feira (16/09), a partir das 15h, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia. A iniciativa atende requerimento do deputado Elmano Freitas (PT).
        Para o parlamentar, falta regramento na Constituição Estadual que determine aos prefeitos que garantam ao seu sucessor o acesso a uma razoável quantia de informações das atividades da gestão. “Penso que devemos debater isso com antecedência, para evitar desmontes”, pontua o deputado.
          Ainda de acordo com o deputado, o período de transição governamental, entre a proclamação do resultado das eleições e a posse do eleito, é tempo suficiente,"se bem aproveitado, para que o novo gestor e sua equipe possam se inteirar da real situação da Prefeitura".

16.09.2016


16.09.2016

Encontro de relembrança profissional
Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza no dia 22 de setembro  a primeira edição do projeto “Café & Memória do Jornalismo Cearense”. O encontro, que tem por objetivo reunir jornalistas aposentados e da ativa para um bate-papo regado a boas histórias, acontecerá no Espaço Cultural SindBar (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres), das 16 às 18 horas. Esta edição conta com apoio da Griff do Bolo.
O “Café & Memória” terá edições mensais, inicialmente, na penúltima quinta-feira de cada mês. “O Sindjorce quer garantir um local de convivência, onde os aposentados possam encontrar velhos amigos, conversar, compartilhar ideias, trocar experiências e, sobretudo, relembrar suas memórias, que não são poucas”, afirma Telma Costa (foto), integrante da Comissão Estadual de Ética e uma das idealizadoras do projeto.
 A ideia  é registrar o bate-papo em vídeo para que as lutas da categoria sejam revividas sempre que possível. “Temos cerca de 200 jornalistas aposentados que, estatutariamente, gozam dos mesmos benefícios dos associados ainda na ativa. Este público tem sido alvo de atividades desde as gestões passadas, com a criação do Departamento de Jornalistas Aposentados”, diz a presidente Samira Castro (foto).

16.09.2016

Universidade de Aveiro visita  UFC para formalizar convênio
          O Prof. José Fernando Mendes, Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Aveiro (Portugal), foi recebido na manhã desta quinta-feira (15), pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, em seu gabinete. No encontro, ficou acertada a formalização de um acordo de cooperação entre as duas instituições nas áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação. "Temos um ambiente muito propício para colaborações", afirmou o Reitor da UFC. Mesmo sem convênio formal ainda com Aveiro, professores e pesquisadores das duas instituições já registram produções em comum.
        O Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC informou que a minuta do convênio já está em elaboração e a previsão é que o documento seja assinado no próximo mês, quando o Reitor Henry Campos irá à Europa participar do Encontro das Universidades do Grupo de Coimbra, a se realizar em Parma, na Itália, com a possibilidade de visitas a universidades portuguesas. (Fonte: Ascom/UFC).

16.09.2016

Tiradentes militar
A Associação Desportiva Tiradentes da Polícia Militar, que neste dia  15 completou 55 anos de existência, elege nesta sexta-feira sua nova diretoria com 4 chapas concorrendo. Os disputantes são os capitães Marcos Luís e César, o subtenente Valdir e o coronel Carvalho.
          Quem faz o comunicado é o amigo radialista Queiroz Ribeiro.

16.09.2016


16.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*A colunista Leda Maria Feitosa Souto  esteve em São Paulo participando da 24ª. Bienal Internacional do Livro.
*Na ocasião ela recebeu o aplauso e a admiração de muitos pelo lançamento do seu livro “Memória Gastronômica de Famílias Cearenses”, que aconteceu no espaço da Rede de Escritoras Brasileiras.
*O Luau do  Carrossel das Emoções da barracada praiana  Garderia vai acontecer no dia 15 de outubro, a partir das 22 horas, com várias atrações musicais. A Efolia Turismo já colocou à venda o primeiro lote de ingressos.
*Com expectativa em razão da crise financeira começa no dia 26 e vai até 30 o 32o. Ceará Summer Fashion, a grande feira de moda cearense.
*É uma realização  do Maraponga Mart Moda conduzido por Mana e Manoel Holanda.
*Vai de hoje a domingo, 18, a 4ª. Etapa do Campeonato Norte/Nordeste de Hipismo, que acontece na pista do sítio Siel Camará, em Aquiraz.
*A presidente da Federação Sophia Erel no comando. Ela é a primeira da foto, à esquerda, com amigos.
*Nesta sexta-feira, 16, os abraços vão para o economista e escritor Edmo Linhares.
*Sábado, 17, são aniversariantes o empresário da carcinicultura Livino Sales (foto acima), o empresário do leite Luiz Girão, e as senhoras Ivana Maia (foto abaixo), que reúne algumas amigas nesta sexta,  Guadelupe Pessoa e Denise Alves.
*E, no domingo 17, eu cumprimento a Silvana Reis, cearense de Lisboa (foto abaixo),

João Cardoso Filho, o advogado Marcos Monte, Mana Saraiva Leão, Cecy de Castro, Aristóteles Canamary (na foto abaixo com a sua Ana Maria) e Ana D´Áurea Chaves.
                                         Foto BaladaIn
*Neste sábado Arthur Mello chega aos 80 anos cercado por sua Lúcia e a lista afetiva.
Na foto com o casal Adriano Martins
*O brinde acontece no Aquiraz Riviera.

*Por hoje é só. Tenham todos um bom final de semana.