Postagem do dia 19.04.2018

Deputados aprovam PPPs sem mudanças. Oposição critica não aceitação de emendas para melhorar
          A Assembleia perdeu uma ótima oportunidade de aprimorar a Mensagem de autoria do Poder Executivo, alterando a lei de julho de 2009, que instituiu Normas para Licitação e Contratação de Parcerias Público-Privadas ao não aceitar as 3 emendas propostas pelo deputado Roberto Mesquita (PR), que foram rejeitadas pela bancada do Governo. A oposição criticou.
         O parlamentar pedia que fossem introduzidos na lei mecanismos de proteção ao Estado, como responsabilidade criminal para quem prestasse informações inidôneas para ganhar os contratos; redução do prazo de 35 anos da concessão e retorno dos investimentos públicos realizados nos equipamentos. A matéria foi aprovada do jeito que o Governo mandou.

19.04.2018


19.04.2018

Ciro disse ou não disse que “evangélicos e narcotraficantes vão gastar muito dinheiro em campanhas políticas”?
        A deputada Fernanda Pessoa (foto abaixo) levou para a tribuna da Assembleia na sessão desta quinta-feira informação que recebera através de rede social segundo a qual
Ciro Gomes “teria dito que políticos evangélicos poderiam usar o dinheiro arrecadado nas igrejas para financiar seus candidatos em campanhas políticas. Os evangélicos e os traficantes”.
          A deputada Dra. Silvana entrou na discussão e afirmou: “Nossas igrejas jamais fariam isso. Se disse, Ciro Gomes mente. O dinheiro dos nossos fiéis é sagrado, ele é aplicado pela nossa igreja em serviços prestados à comunidade”.                                           
          Tin Gomes (PDT) desafiou: “Vocês ouviram o Ciro dizer isso? Ele seria maluco se, em campanha de candidato à Presidente da República, fizesse tal afirmação. Eu digo a vocês e ao povo do Ceará: isso é mentira, é mais uma invenção para comprometer a imagem dele”.                                         
          Ferreira Aragão (PDT), conterrâneo sobralense de Ciro Gomes, completou: “Não peguem corda não, minhas queridas deputadas. Isso é uma deslavada invenção, mentira. Agora entre os pastores evangélicos existe muita gente ruim que utiliza as igrejas em benefício próprio. Agora mesmo tem 3 pastores presos no Rio de Janeiro por corrupção. Como também tem padres presos por ladroagem”, disse.
                                           
          Outro que também se manifestou sobre o assunto foi o líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT): “Ciro é um político conhecido no Brasil inteiro, responsável, um líder político inconteste e não iria sair por aí fazendo afirmações frívolas”.

19.04.2018

Inova Saúde 2018
O deputado Carlos Matos está concentrado na coordenação geral do seminário InovaSaúde que vai discutir e apresentar propostas para um projeto técnico-científico-econômico para a saúde pública no Estado. Será no dia 24 o dia todo na Federação das Indústrias;
 “O Ecossistema da Saúde do Ceará” pelo Dr. Cabeto Martins Rodrigues (foto); “O Médico do Futuro”  com o Dr. Júlio Cesar Martins Monte, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo;
“Soluções em Gestão: A contribuição das Organizações Sociais” por André Guanaes,  Superintendente do Instituto Sócrates Guanaes, de SP;  “PREVENÇÃO: Integração dos setores público e privado” (o exemplo da Colômbia) com Jaime Daniel Escallon, da Colômbia; “Coalizão Saúde - Estratégias para Superação dos Desafios da Saúde”  com Denise Eloi, CEO do Instituto Coalizão Saúde. 
Presidirá esta  mesa Beto Studart. São alguns dos temas enfocados. (Informações: (85) 3063-3300).

19.04.2018

Orquestras no parque
A partir deste domingo, às 16h30, começa o projeto Orquestras no Parque, iniciativa do Governo do Ceará, por meio das secretarias de Cultura e de  Meio Ambiente. De 15 em 15 dias, serão realizadas apresentações de orquestras cearenses ao pôr do sol no anfiteatro do Parque Estadual do Cocó.
A estreia será feita pela Orquestra Bachiana Jovem, da Tapera das Artes, de Aquiraz. Será uma oportunidade para que as pessoas da capital conheçam o trabalho dos vários grupos musicais do interior do Estado.

19.04.2018

Tributo à Rodrigo Gondim
Um grande “show” coletivo, reunindo mais de 20 músicos, para relembrar, com o lançamento de um disco e um "songbook", a vida e a obra de um guitarrista e compositor cearense que se despediu há 10 anos. Assim é o espetáculo "Tributo a Rodrigo Gondim", que acontece nesta  quinta-feira, 19/4, às 20h, no palco principal do TJA. Na foto com Julienne Frankiel.
O evento é um convite para celebrar a trajetória do jovem artista, que se despediu precocemente, após conquistar aplausos para seu trabalho como guitarrista de jazz e como integrante do grupo O Sonso, ao lado do hoje aclamado compositor da nova geração cearense Daniel Groove.

19.04.2018


19.04.2018

Na Academia de Direito
Na quarta-feira, 18, às prosseguiu  o Ciclo de Debates da Academia Cearense de Direito, no auditório da própria academia, com o tema “Economia e Desenvolvimento”. O presidente Roberto Victor conduziu os trabalhos.
Foram palestrantes o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Francisco Maia Júnior, e o presidente do Conselho Regional de Economia,Ceará,
 Lauro Chaves Neto. Participaram como debatedores Jardson Cruz (acadêmico)  e Yuri Torquato (presidente da Aje).

19.04.2018

As barricadas abriram caminho...
Dentro da programação que celebra o seu aniversário de fundação, o Centro Dragão do Mar confirma o "show" de Gilberto Gil, na quinta-feira, 26, às 21 horas, em seu palco Draga Dragão. 
Com ele, em cena, Moreno Veloso, Sofia Freire e Mestrinho. Ele apresenta o seu “Refavela 40.” O tema central da festa é “As barricadas abriram caminho – 50 anos de maio de 68”.

.        A programação conta ainda com LetruxRincon SapiênciaRichie RamoneFrancisco, El Hombre (dia 28), e o estadunidense Richie Ramone (dia 29), ex-baterista dos Ramones. As bandas chilenas Apokálipo e Mákina Kandela também estão confirmadas.

19.04.2018

Masterplan do Turismo
         Nesta quinta-feira, 19, de 13h30 à 17 horas, na cobertura da Casa da Indústria, realização deste evento, que é  um painel de  especialistas do Turismo promovido pelo Sistema Fiec e Sebrae.
A presidente da Abeoc (Associação das Empresas Organizadoras de Congressos e Eventos), Enid Câmara, participa com suas ideias.  Diz ela: “Nesse momento será possível discutir as ações prioritárias para o desenvolvimento do turismo no Estado e transformar essas ações em projetos de alto impacto”. É preciso confirmar presença: 3421-5984.

19.04.2018


19.04.2018

Patrono das causas urgentes
          Nesta quinta-feira, 19 de abril, a Igreja Católica celebra Santo Expedito. Mártir da fé, ele morreu decapitado em abril do ano 303, sob o comando do Imperador Diocleciano, após recusar-se a renunciar ao Cristianismo.
                                    
          Santo Expedito ainda é conhecido como o patrono das causas urgentes, padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.

19.04.2018


Letras de Quixeré com novos “imortais”

Academia Quixereense de Letras  realizou a abertura dos envelopes contendo os nomes dos candidatos aprovados no certame para composição dos  “imortais”  da referida instituição. Os candidatos escolhidos pela mesa diretora foram submetidos a uma criteriosa avaliação curricular e interna da Academia.
          Na oportunidade cinco nomes foram selecionados como Pré-aprovados até a apresentação da documentação exigida no ato da inscrição. São eles: Ana Paula de Oliveira Gomes, Antônia Luci Silva Oliveira, Francisco José Pais de Oliveira, José Marcelo Ribeiro e Vanusa Mendes Holanda.

19.04.2018


19.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*Irapuan Diniz de Aguiar foi eleito para a Academia Fortalezense de Letras - AFL, ocupando a cadeira que tem como patrono o escritor e contista Moreira Campos.
*O grupo Ventura, liderado pelo empresário Edson Ventura (na foto com sua esposa Ítala), inaugura no dia 23, na Aldeota, em Fortaleza, sua primeira revenda Ford.                                                   
*Com isso, conforme o diretor Julinho Ventura Neto, o grupo aumenta para 12 o número de marcas em seu portfólio.
*Foi lembrado em Fortaleza, na quarta-feira, 17, o Dia Nacional do Livro Infantil.                                           
*Roberto Carlos fará “show” para os enamorados no dia 9 de junho no Centro de Formação Olímpica.                                      
*Promotor Público e pecuarista, Francisco Leitão (sogro de Cid Gomes), que foi presidente do Clube do Berro, em Fortaleza, é o aniversariante do dia.
                                  
*Também muda de idade na data o executivo da construção pesada Rui Dias, na foto com Ana Patrícia Xerez.                                

*Por hoje contei. Até amanhã.