Postagem do dia 14.04.2014


UFC protesta:
Morre mais um estudante na
Avenida  Mister Hull

Trecho em frente ao campus do Pici
          Em nota, a  Universidade Federal do Ceará manifestou  seu pesar pela morte  do estudante Thalis de Carvalho e Silva, atropelado e morto na quinta-feira, 10,  quando cruzava a Av. Mister Hull, em frente ao Campus do Pici. “O acidente fatal, que recobre de luto a família de Thalis, seus professores, colegas, e toda a Universidade, vem somar-se a uma tragédia continuada, que acontece nas ruas e rodovias do País, espalhando a dor e o medo nas famílias, sem que a sociedade perceba, da parte das autoridades responsáveis, uma resposta adequada, na dimensão e agilidade que a situação requer”.

Prossegue a nota: “A perigosa travessia da Av. Mister Hull, há muito tempo, já preocupava a comunidade universitária, tendo suscitado Ofício do Centro de Tecnologia da UFC, dirigido à Superintendência do DNIT no Ceará, solicitando a construção de passarela para pedestres naquela via, a fim de evitar futuros acidentes, por conta do grande fluxo de veículos no local, especialmente nas proximidades da entrada do Campus. Ao encaminhar o pedido, esta Reitoria fez questão de ressaltar a necessidade de providências urgentes, em razão da gravidade do problema”.
Reitor Jesualdo
          E conclui: “Lamentando que nenhuma medida tenha sido tomada, diante daquela prudente demanda, hoje temos mais uma vítima a prantear, um aluno desta Universidade, que recentemente ingressara no curso de Ciências Biológicas, onde, certamente, nos próximos anos, lapidaria sua vocação, oferecendo, a seus pais, renovados motivos de orgulho. Jesualdo Pereira Farias Henry de Holanda Campos -  Reitor Vice-Reitor.”

14.04.2014

Ah, Fortaleza!!!!!!!

          
É assim que nós vamos receber os visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo em 60 dias, mais ou menos? Crianças nas esquinas fingindo-se de equilibristas, umas em pé sobre as costas das outras, em busca de algumas moedas dos motoristas mais sensíveis.


          As fotos eu fiz na manhã de sábado, 12/04, esquina da rua Leonardo Mota com Av. Santos Dumont, entre dois importantes shoppings da cidade, Center Um e Del Paseo. Um péssimo cartão de visita.

14.04.2014

TJ vai investigar plantões judiciários


Desembargador Presidente
          Em meio a rumores de "concessões abusivas de liminares", conforme admite o próprio presidente do TJ, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, o Tribunal de Justiça do Ceará vai averiguar os plantões judiciários dos últimos três anos. Segundo revelou,  o objetivo é coletar datas, pedidos e o nome dos magistrados, advogados e partes que constam nas decisões judiciais. “Posso garantir que vem bomba por aí”, diz o jornalista e radialista Antônio Viana.
Sede do Tribunal de Justiça
 

14.04.2014

Defensoria ganha autonomia

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promulga  nesta segunda-feira,14, às 17 horas, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), n° 01/14, de autoria da Mesa Diretora, que visa adequar as normas constitucionais estaduais à Constituição Federal que garante o reconhecimento das autonomias funcional, financeira e administrativa da Defensoria Pública.
Deputados José Albuquerque e Sérgio Aguiar
despachando com assessores
A PEC  da Defensoria foi aprovada em regime de urgência, urgentíssima, na quinta-feira (10/04),  por unanimidade dos deputados. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), ” a Defensoria Pública tem realizado um trabalho sério, ao longo dos anos, sendo esta uma conquista que a categoria almejava há muito tempo”. 

14.04.2014

Expô Ceará no final do mês
 
          O Clube do Berro  e demais entidades de  criadores  de ovinos, caprinos, bovinos e eqüinos convidam  para a  XI EXPOCEARÁ 2014 (ex-Expoinverno),  que se realizará no período de 30.04 a 04.05.14 no Parque de Exposição Governador César Cals em Fortaleza. Estão confirmadas as presenças das raças Santa Inês (ranqueada), Mangalarga Marchador (especializada e a 7ª. Etapa do Campeonato Nordestino), Jersey (ranqueada), Pardo Suíço e Simental (homologadas).
 
 

Serão juízes de caprinos e ovinos: Joselito Barbosa, Felipe Adelino, César Arruda e Anneliese Traldi (Kiky).  Juízes de Bovinos  serão: Simental -  Paulo Tonin; Pardo Suiço -  Fernando Keiser; Jersey - Antonio Magalhães; Zebuínos -  Felipe Adelino; Mangalarga Machador : Morfologia -  José Renato Caiado, Marcha -  Fabiano Bitencourt. Serão realizados dois leilões mistos, nos dias 1 e 2 de maio. Mais informações com Rosângela – (85). 32872011  99871047 - Comissão Gestora.

14.04.2014

Crateús perderá ministro

            O ministro Valmir Campelo (foto), do Tribunal de Contas da União, que completará 70 anos de idade em setembro, quando deixará o cargo, vai abrir vaga com disputa que já começou. “Tá o maior pau”, afirma o jornalista Macário Batista.

14.04.2014

Codevasf sem conhecimento de transposição
“Segundo o engenheiro Cássio Borges, a maior autoridade em recursos hídricos do Ceará, foi um erro inominável, sem a menor justificativa, a indicação da Codevasf para gerir o Projeto São Francisco, visto que o Dnocs tem uma experiência centenária em nossa região. Para ele, nos três principais requisitos do ponto de vista de infra-estrutura administrativa e técnica, operacionais e conhecimento do semiárido, o Dnocs dá de goleada na naquela Superintendência, cuja atividade se restringe, exclusivamente, à irrigação na área de Petrolina.
          A presidente Dilma se assinou um decreto passando esta  responsabilidade para a Codevasf certamente o fez sem o devido conhecimento da realidade nordestina, pois em matéria de transposição, aquela Companhia mal conhece o seu significado, sem nunca ter participado, sequer, de uma única reunião sobre este assunto”. (Escreveu o engenheiro Geraldo Costa no Diário do Nordeste, secção Leitores e Cartas).

 “Camarilha de pseudos  técnicos”

Cássio Borges
             Em outra publicação, o engenheiro Cássio Borges afirmou:  “Não encontro um só motivo para esta injustificável e absurda indicação da CODEVASF. É mais um erro desta camarilha de pseudos técnicos que se apoderou deste importante segmento dos recursos hídricos do nosso Estado e deseja ver o DNOCS longe dos seus tortuosos e discutíveis  propósitos.

 
          “Realmente o DNOCS é uma pedra no caminho deles. Não tenho a menor dúvida que a disputa deste  grupesco  gira em torno dos  R$ 40 milhões anuais que a COGERH arrecada pela venda da águas dos açudes do DNOCS para manter 650 funcionários em seu quadro de pessoal e fazer  propaganda institucional e de seus dirigente.  E se o DNOCS não renovar este malfadado Convênio de que a COGERH vai viver?  
          “Eu mesmo se fosse Diretor Geral do DNOCS seria  o meu primeiro ato. Enquanto entra nos cofres da  COGERH R$ 40 milhões,   o Nordeste vai perder sei lá quanto das verbas federais que anualmente são gastos na Região através do DNOCS caso este órgão seja extinto como o atual Ministro deseja e há anos vem trabalhando sorrateira e  subrepticiamente  com este objetivo.  Isto é um crime contra a nossa Região. Isto é falta de patriotismo.  Eis a questão. Como cidadão, sou obrigado a fazer este tipo de denúncia à sociedade em nome de toda a população nordestina”.  

 

14.04.2014

Proteção das florestas tropicais

 

A Procter & Gamble, que produz o shampoo “Head and Shoulders”, declarou oficialmente uma nova política de não desmatamento em sua cadeia de fornecimento de óleo de palma. A pressão popular sobre a P&G foi determinante para esse importante passo rumo a proteção das florestas da Indonésia.
 
Destruição acentuada das florestas
 
Aproximadamente 400 mil pessoas enviaram suas mensagens ao presidente da companhia pressionando pela mudança, segundo revela informações que o Greenpeace está enviando ao blog.
 

“Foi uma vitória importante, mas é apenas o começo. A nova política da P&G prevê um sistema de rastreamento da origem do óleo de palma até 2020. Com isso, será possível garantir que o produto não seja proveniente de áreas de desmatamento. O Greenpeace vai acompanhar a implementação da política para que essa não seja apenas uma promessa vazia. O anúncio da P & G é prova de que nossas vozes foram ouvidas nas mesas de reunião de grandes empresas, o que levou a Colgate, Nestlé e L’Oreal a anunciarem políticas de não desmatamento. Isso mostra que estamos contribuindo com mudanças significativas na indústria do óleo de palma”, completa a nota.
 
Alguns dos produtos da P & G
 

14.04.2014


Culinária do “Colher de Pau”

 
          O lançamento do livro "Colher de Pau - Culinária Cearense" por Ana Campos acontece no próximo dia 16 de abril (quarta-feira), às 19 horas, na Livraria Cultura de Fortaleza (av. Dom Luis, 1010). A publicação tem mais de 45 receitas, especialmente selecionadas por Ana campos do cardápio de seu restaurante Colher de Pau, e faz também um verdadeiro retrato das culinárias regional e universal, recheado por minúcias históricas e curiosidades gastronômicas.

O livro une e alarga os sabores nordestinos, brasileiros aos do mundo, em seus extensos paladares e ensinamentos. "Colher de Pau - Culinária Cearense" é uma realização do Ministério da Cultura, via lei Rouanet, com patrocínio do Bic Banco. Editado em parceria pela Lumiar Comunicação  e Midas produções Culturais, conta com pesquisa textual da jornalista Cláudia Albuquerque, fartamente ilustrado por fotos de Jarbas Oliveira.

Ana (Negona) Campos
          Como chama Ana Campos, “a cozinha é uma aventura e um prazer constantes”, e dessa forma é que convida todos às artimanhas de seus preparos. No capítulo dedicado ao modo de fazer de mais de quatro dezenas de pratos “do mar” e “da terra”, que pinçou entre os mais pedidos do menu, tem da Peixada Colher de Pau; Sirigado grelhado com molho de Maracujá, Escondidinho de carne de sol, ao arroz e Carré de carneiro, mais petiscos e quitutes como Galinha caipira, Língua ao molho madeira, Camarão empanado com farinha de tapioca, Polvo a moda da chef e Atolado de caranguejo com camarão”. (Fonte: Kiko Boris).

14.04.2014


Magnavita é o novo Secretário de Turismo do Rio

 


O governador Luiz Fernando Pezão nomeou, na quinta-feira, 10/04, Claudio Magnavita como novo Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. Jornalista, 54 anos, especializado em turismo e aviação ocupava o cargo de Subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, para o qual foi nomeado em maio de 2013. É conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo - CNT, do Ministério do Turismo, do qual integra o Grupo Gestor do Conselho Nacional, sendo um dos responsáveis pela redação do Plano Nacional de Turismo 2013/2016 e do Documento Referencial do Turismo 2011/2014. É, ainda no Conselho do Mtur, coordenador da Câmara de Segmentação Turística. Foi nomeado, em 2013, conselheiro titular do Conselho Consultivo da ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil.
 
 
            Um grande amigo do Ceará, para o novo Secretário a gestão da Setur-RJ será participativa. "O meu primeiro ato é criar o comitê gestor com representantes dos principais setores produtivos do turismo para estabelecer uma rotina de gestão compartilhada. Os principais projetos da Setur terão a participação direta do trade turístico. Estaremos seguindo o exemplo dos principais destinos internacionais que atuam de forma conjunta: Governo e iniciativa privada", afirma Magnavita.

14.04.2014


CURTAS SOCIAIS
Presidente Priscila

*Nesta terça-feira,  15,  às 17h30, reunião extraordinária  do Skal Fortaleza para deliberar sobre uma série de assuntos neste primeiro encontro formal da diretoria capitaneada pela presidente Priscila Cavalcanti.

*Eleição quarta-feira, 16, para a nova Diretoria do Jockey Club Cearense. Por isso, um dos candidatos a presidente, Paulo Miranda Moreira de Sousa, promove churrasco na véspera.

Des. José Cláudio

*O desembargador José Cláudio Carneiro ganhou abraços da lista afetiva na sexta-feira, 11, por conta do seu aniversário.

*Neste dia 14 os abraços vão para Vera Sílvia de Castro. E, na terça-feira, 15, para Paulo Bezerra Lima, Paulo Couto, Venúsia Ribeiro e Sílvio Gentil Campos, pessoas da minha maior estima.

*Feriado prolongado, que muita gente já começa na quinta-feira, promete fervilhar nas praias.

*Nesta segunda-feira, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall, lançamento do livro “Assassinato de Reputação” de Romeu Tuma Júnior.

*Por hoje contei. Até amanhã.