Postagem do dia 24.03.2018

“Político cearense não larga as tetas do poder”, afirma deputado
“Onde estão os homens de oposição do Ceará? Os políticos cearenses não conseguem se manter longe das tetas  do poder. O  governador Camilo, apesar de ser do PT, faz parte da base do governo do presidente Temer, aí não dá para entender mais nada”, disse na tribuna da Assembleia o deputado capitão Wagner (ex-PR agora Pros). “Não sou otário para entrar nesse modelo”, afirmou.   
Wagner disse mais que tem procurado políticos de coragem para levar às urnas uma candidatura de oposição verdadeira, “com partidos verdadeiramente de oposição e não o modelo que está aí, diz que é oposição,  mas vota em candidatos do Governo. Assim, não, ninguém vai me fazer de otário. Eu só tenho um patrão, é o povo cearense”, afirmou o parlamentar, que não está conseguindo viabilizar uma candidatura “numa base partidária pura”  para  lançar seu nome ao Governo do Estado.
Wagner além de ter saído do PR também levou seu colega e parceiro de posicionamento político Roberto Mesquita (ex-PSD) para integrar o Pros. 



24.03.2018

Estado faz aprovar modificações no  Instituto de saúde dos servidores estaduais-ISSEC
        Projeto de lei oriundo do Executivo, aprovado na sessão de quinta-feira da Assembleia Legislativa.  dispõe sobre a reorganização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e a instituição do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fassec). A matéria foi aprovada com três votos contrários, dos deputados Roberto Mesquita (PSD), Nestor Bezerra (Psol) e Fernanda Pessoa (PR), que questionaram a falta de debate mais aprofundado do projeto. 
Também foram aprovadas dez emendas à mensagem, cinco já apreciadas anteriormente pela Mesa Diretora, sendo quatro de autoria conjunta dos deputados Elmano Freitas (PT) e Carlos Felipe (PCdoB) e uma do deputado Elmano Freitas. Outras cinco foram apresentadas ao Plenário: duas do deputado Agenor Neto (MDB) e três do deputado Nestor Bezerra.                                               
Uma das emendas aprovadas, do deputado Agenor Neto, modifica a redação do artigo 72 da mensagem e exclui a remuneração prevista na lei no valor de R$ 3.500,00 para o exercício da função de conselheiro do Conselho de Gestão, garantindo, em contrapartida, aos conselheiros o direito de gozar um dia de folga após a reunião do colegiado. Já emenda do deputado Nestor Bezerra obriga o Issec a notificar o usuário quando ele atingir 50 dias de atraso na quitação das contribuições mensais. 
Nessa mesma linha, outra emenda do mesmo parlamentar estabelece um prazo superior a 60 dias para a suspensão da cobertura assistencial de saúde ao titular e dependentes do Issec, após regular notificação para o caso de inadimplência.
Os projetos aprovados seguirão agora para a apreciação e sanção do governador, e devida publicação no Diário Oficial.

24.03.2018


12 milhões para áreas prisional e afins

O Legislativo estadual também aprovou  projeto  destinando crédito especial de 12 milhões de reais para contemplar ações da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e de secretarias ligadas às áreas prisional, de saúde, meio ambiente e de cidades. As inclusões no orçamento estão fundamentadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018.

24.03.2018


24.03.2018

Mauro Benevides vai deixar a Fazenda estadual
A Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, inaugura, nesta terça-feira (27/03), às 10h, as novas instalações da sua sede. O prédio, localizado na Rua 25 de março, no centro de Fortaleza, passou por reforma, a fim de atender aos padrões de acessibilidade e proporcionar maior conforto ao cidadão e aos servidores.
No evento, também será reinaugurado o auditório da Autarquia e contará com a participação do secretário da Fazenda Estadual do Ceará, Mauro Filho, que se afastará da pasta em abril deste ano.

24.03.2018

São Luiz com programação especial gratuita no dia do aniversário de 60 anos
        No dia 26 de março (segunda-feira), o Cineteatro São Luiz comemora oficialmente seu sexagenário com programação gratuita. Para tanto, às 12h30, o projeto Curta São Luiz realiza edição especial com o pianista Felipe Adjafre, que tem contribuído para desmistificar o piano como instrumento exclusivo da música erudita ou para um público restrito. O evento ocorre no Hall de entrada do equipamento (Foyer).
          Às 16h será exibido o filme “Lumière! A Aventura Começa”, um documentário de Thierry Frémaux de 2016 que conta a jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière.
 Imagens históricas e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 114 breves filmes dos irmãos franceses restaurados em 4K e montados para celebrar o legado da dupla.
          Encerrando a programação do dia 26, às 18h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará  apresenta Clássicos do Cinema, um concerto de temas de filmes. No repertório, temas consagrados como “Indiana Jones”, “E.T. - O Extraterrestre”, “A Missão” e a saga de “Guerra nas Estrelas”, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.
         A programação se estende para o dia 27 de março (terça-feira), também com entrada gratuita para todas as atividades, e dando destaque para as linguagens “teatro” e “circo”. Afinal, dia 27 é o Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro. Às 9h e às 14h30 será realizada a apresentação “Criaturas de papel”, do Grupo “Bricoleiros - Teatro de Bonecos”; . Às 12h30 o projeto Curta São Luiz traz “Hoje tem espetáculo? Tem sim, Senhor!!!” com o Palhaço Pimenta, acrobatas, malabaristas, monociclistas e magia.
          A linguagem da dança também é representada com a Cia. Dita e o espetáculo “Mulata”, às 18h, no Hall de entrada do Cineteatro (Foyer). O trabalho, construído em 2014, marca o ano de comemorações dos 50 anos da bailarina cearense Wilemara Barros e ganha narrativa com corpo e voz da artista que esmiúça sua trajetória de 44 anos.

24.03.2018

Compromisso de R$ 1, 1 milhão para Bolsa Atleta
                                               Segunda-feira, 26, o Governo do Estado realiza a assinatura do Termo de Compromisso dos candidatos selecionados do Edital do Programa Ceará Atleta – Bolsa Esporte. Será a partir das 16 horas no estádio Castelão. A solenidade contará com a presença do governador Camilo Santana.
       Na ocasião será entregue a documentação necessária de 926 bolsistas para abertura de conta bancária para receber o "tutu".





Mulher no cinema indiano em Fortaleza
                        

          A Caixa Cultural Fortaleza apresenta até o dia 25 a mostra "Devi: Mulher em Cena", que faz um recorte na mais extensa cinematografia mundial, a indiana, focando a mulher como a grande protagonista. Serão exibidos 10(dez) filmes, que tratam do papel da mulher na Índia.
         A curadora Carina Bini (foto) priorizou ainda obras dirigidas por mulheres e que foram realizadas nas últimas três décadas, alcançando produções de diversas regiões do país e privilegiando o cinema autoral.                                    
          Retratando uma tradição milenar de culto ao feminino, mas que atualmente vem enfrentando contradições ao expor ações de misoginia, os filmes da mostra apresentam uma provocante reflexão sobre qual a condição da mulher no século XXI. Informações: Helena Félix-(85) 99993.4920 /Kiko Bloc – (85) 98892.1195.

24.03.2018


24.03.2018

Curtas sociais
*O cearense de Brasília José Lírio Aguiar (na foto com o premiado jóquei Chico Chagas) foi o aniversariante de sexta-feira, 23.
*Outros amigos aniversariantes que ganharam abraços foram Mantovani Colares (na foto com sua Márcia), 
João Carlos Mendonça (com a sua saudosa Eridan)  e Osterne Feitosa.



*Neste sábado, 24, os amigos festejam o aniversário da queridíssima Vera (Verinha) Mota, na foto à direita com as queridissímas amigas Gláucia MOta e Simone Bellin.
*No domingo,  25, os cumprimentos vão para o jornalista Laerte Bezerra Na foto com os colegas Adriano Muniz e Paulo Tadeu.
*E também para Roberto Machado, ex-presidente do Ideal Clibe.
*Essa data marca também  o Dia do Especialista da Aeronáutica.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.