15.01.13

Ceará perde 100 mil cabeças de gado com a seca



De janeiro de 2012 a igual período deste ano, o Ceará já perdeu aproximadamente 100 mil cabeças de  gado por abate de matrizes e animais novos (fêmeas e machos), morte devido à seca e envio para as pastagens  dos Estados do Pará e Maranhão, animais que dificilmente voltarão ao nosso Estado, segundo especialistas. No censo agropecuária de 2006, o Ceará tinha um rebanho de  2 milhões, 105 mil e 441 cabeças de gado. Dessa perda de 100 mil, veterinários oficiais e particulares calculam que umas 10 mil cabeças tenham morrido em conseqüência da seca. E esse número poderá aumentar ainda mais.



Abelhas também definham
Um dos maiores produtores brasileiros de mel de abelha, o Ceará, onde as colméias  – até mesmo nas regiões serranas e do Cariri – estão sendo dizimadas porque as abelhas  não encontram as floradas para alimentação e a água de boa qualidade está cada vez mais distante. Em 2012 houve redução de 80% na produção de mel de abelha no Estado. Os pequenos produtores não tiveram recursos para alimentá-las artificialmente.



Novo Jockey Club




Sábado, 19, ao meio-dia,  inauguração do novo Jockey Club Cearense, que deixou o bairro Pici, em Fortaleza, e instalou-se na chamada Coluna, BR-116, Km 35. O evento, além dos discursos, será marcado por uma feijoada musicada com chorinho. Mais tarde, depois da disputa de uns páreos classificatórios, haverá às 16 horas Leilão de 50 lotes de Cavalos Quarto-de-Milha com genética nordestina de corrida. Os cearenses Cláudio Rocha, Rafael Leal, Marcos Studart Lima, Artenísio Leite e Paulo Miranda estarão com seus animais em pista. Da Bahia vem o publicitário Duda Mendonça com alguns dos seus animais premiados.
A festa do novo Jóckey Club prossegue no domingo quando será disputado o GP de Consolação com os animais vencedores dos páreos corridos no sábado.
Os dirigentes do Jockey recepcionarão os convidados de fora e os locais com um jantar de boas-vindas sexta-feira, 18, no Marina Park Hotel. Paulo Miranda é um dos coordenadores do evento.


Velório em casa
Airton Queiroz  e Celina num acontecimento social

O corpo da  sra. Celina Leal Queiroz foi velado na casa que viveu com Airton e os filhos durante vários anos com a presença apenas de familiares e amigos mais chegados e foi cremado, como era seu desejo. Ela morreu no último domingo, em São Paulo, onde estava em tratamento médico.  Que repouse em paz.


Nucleação das nuvens
Reúnem-se nesta quarta-feira, 16, às 15 horas, na Associação Comercial, lideranças empresariais e especialistas em torno de um projeto para nucleação das nuvens a fim de provocar a precipitação de chuvas. Participam do projeto, entre outros, James Clark Nunes, José Rêgo e o presidente da entidade João Guimarães.


Volei de Praia
De sexta a domingo, na Praia de Iracema, acontece a 7ª. Etapa do Circuito Banco do Brasil de Volei de Praia. A entrada é grátis.


Ubiratan na Academia


Novo imortal Ubiratan Aguiar

Ex-Ministro do Tribunal de Contas da União e advogado, o cearense Ubiratan Diniz de Aguiar toma posse na Academia Cearense de Letras nesta quarta-feira, 16, às 19 horas, ganhando saudação da acadêmica Ângela Gutiérrez.  Cearense de Cedro, ex-deputado estadual e federal, Ubiratan ocupou outros importantes cargos nas administrações  municipal e estadual. Além de escritor, poeta, é compositor e tem vários CDs gravados.


Sétimo dia
A missa de sétimo dia em sufrágio da alma da sra. Iêda Menezes Costa será celebrada hoje, 16, às 19 horas, na Igreja de Santa Luzia.



Panificação, confeitaria e gastronomia
Será oficialmente lançada hoje a 4ª. Feira da Indústria de Panificação, Confeitaria e Gastronomia 2013, realização da ACIP e SINDPAN, às 16 horas, no Centro de Eventos do Ceará. O tema deste ano do evento é “Uma Copa de Oportunidades: Capacitação e Inovação”.




CURTINHAS
Voltam de uns dias de férias em Portugal, os casais Marcelo Feitosa Campelo (ela, Andréa) e Estênio Campelo, cearense de Brasília. *** Renato Barroso freqüentando curso de computação do SOS para melhorar o seu desempenho. *** Está curtindo Porto Galinhas, em Pernambuco, Lenilza Campos. *** Na base da adesão as amigas comemoram nesta sexta-feira o aniversário de Beni Maia num restaurante em voga. *** Maria César Barreira, aniversariante de ontem, não quis festa. Ficou com a família. *** Nesta quarta-feira os amigos de Assis Martins vão lhe cantar parabéns pela idade nova. Será na Choperia do Dallas Grill.


Notícias 14.01.2013

Começa hoje o voo Roma/Fortaleza/Roma

O primeiro voo regular da Alitalia entre Roma e Fortaleza  será iniciado  nesta  segunda-feira, 14,  às  16h30, quando o Boeing 777 completar a ligação entre os aeroportos internacionais  Fiumiccino (na capital italiana) e Pinto Martins, aterrissando em Fortaleza. Na ocasião  haverá um “batismo”, com dois caminhões do Corpo de Bombeiros banhando a aeronave, uma tradição ao inaugurar voos.
Logo após, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, e o vice-presidente para as Américas do Sul e Central da Alitalia, Antonio Sgro,  concederão  entrevista sobre o processo de captação desta ligação pela Secretaria do Turismo (Setur), e sobre sua importância na ampliação do fluxo de turistas estrangeiros oriundos de mercados estratégicos.
Com aproximadamente 9h30 de duração, os voos serão diretos, duas vezes por semana, (às segundas e sextas-feiras) em aeronaves Boeing 777. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado - Carmen Inês Matos Walraven/Tunay Moraes Peixoto).

Querem destruir o DNOCS

Vem causando polêmica a  entrevista dada no programa Encontro Marcado com Egíido Serpa no último dia 6 pelo Secretário de Infraestrura do Ministério da Integração Nacional,  engenheiro cearense Francisco José Teixeira, na qual ele afirmou que o DNOCS não pode ser a entidade Operador Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco "por ser uma entidade autárquica, portanto não poder fornecer faturas".

O engenheiro Cassio Borges, um especialista em DNOCS, levantou a questão e tem ouvido diversas opiniões sobre o assunto. Ele se encarregou de me mandar os detalhes.
Uma delas diz que “A justificativa  muito simplista do DNOCS não poder emitir fatura realmente esconde a intenção de esvaziamento do centenário órgão”.
Outro comentário afirma: “Seria bom alguém da área jurídica dar esse parecer. E mesmo que seja verdade, acredito que um projeto de lei resolveria esse impasse. É “lobby” puro contra o DNOCS.”
O deputado federal Danilo Forte afirmou: “Para que criar uma empresa nova se o Dnocs tem 100 anos de expertise em administração de águas. Vamos fazer um PL (projeto de lei) e dotá-lo de capacidade para cobrar as taxas necessárias”
O jornalista Edilmar Norões registrou em sua coluna no Diário do Nordeste: “O deputado Eudes Xavier colocou o fortalecimento da luta em prol da reestruturação do Dnocs como uma de suas principais linha de atuação”.

Centenário do Cearense
O centenário de existência do Colégio Cearense terá programação festejativa no dia 23 de fevereiro, a partir das 16h30m, na sede do colégio, a Faculdade Marista. A camisa de adesão custa 20 reais e mais 3 quilos de alimentos não perecíveis. Pelos bancos do Cearense passaram alguns dos mais conhecidos e bem sucedidos empresários e profissionais liberais de Fortaleza.

CEDE tem novo titular
O secretário Ivan Rodrigues Bezerra deixou a presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ele afastou-se  do cargo no dia 10 de janeiro. Na mesma data, o Diário Oficial do Ceará publicou a nomeação do empresário Alexandre Pereira para a função. Para assumir o comando do CEDE, Alexandre Pereira  se licenciou da ABIP, Associação dos Panificadores do Brasil.
UFC reabre concurso em Sobral
Até o dia 16 estarão reabertas as inscrições para a seleção de professor substituto no Curso de Engenharia de Computação do “campus” da Universidade Federal em Sobral. A vaga é para o setor de estudo “Sistemas de Computação” e exige dos candidatos o diploma de graduação. São 40 horas de trabalho semanais e taxa de inscrição de 55 reais. Informações na secretaria do referido curso em Sobral.

Tráfego: problema a mais. 
Além de um tráfego denso, o motorista em Fortaleza está convivendo com outro problema: veículos são estacionados nas esquinas impedindo a visão dos outros guiadores   que circulam em vias que cruzam essas artérias. Eles não respeitam sequer a faixa que seria reservada para os pedestres.