Postagem do dia 14.07.2017

“Lula é responsável pela imposição de um corrupto”, diz Ciro
          Ciro Gomes disse à revista Valor Econômico que “A condenação de Lula pelo juiz Sergio Moro se deu sem que houvesse uma prova e gera perplexidade na maioria da população. Ninguém está acima da lei e imune ao alcance da Justiça, mas esta condenação acontece ante uma grande revolta dos seus simpatizantes e uma patológica euforia dos que o odeiam”.
          Ciro afirmou também que Lula é o responsável pelo governo de Michel Temer. “A ele, e somente ele, devemos a imposição de um corrupto na linha de sucessão do Brasil, o senhor Michel Temer.” O depoimento foi tomado pelo jornalista Marcos de Moura e Souza.

14.07.2017


14.07.2017

Queda de braço no camarão
          A Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) conseguiu suspender as importações do camarão do Equador através de liminar na Justiça Federal, tornando obrigatória a Análise de Risco de Importação (ARI). Ou seja: para adquirir o crustáceo será preciso investigar se há risco de contaminação de doenças na fauna nacional.
  O presidente da ABCC, Itamar Rocha, em entrevista à colunista de Economia Neila Fontenele disse que “há 10 enfermidades no Equador que podem entrar no País”.  A liminar seria uma prevenção contra as doenças na carcinicultura nacional. “O camarão brasileiro só tem uma enfermidade e é proibido no Equador”, acrescenta.
O Ministério da Agricultura, que tinha permitido a importação, promete recorrer da decisão e atualizar a análise de risco do produto. 
 A briga entre ABCC e o Ministério da Agricultura reflete também os interesses dos restaurantes na importação do produto do Equador.  Itamar Rocha afirma que o camarão sofreu uma redução nos preços de janeiro a junho de aproximadamente 40%, mas que os restaurantes não repassaram isso para o consumidor. 
 O presidente da ABCC diz que a queda nos preços ocorreu em função da melhora da produtividade do setor. Somente no Ceará, segundo ele, são quase 800 produtores.

14.07.2017


14.07.2017

França festeja o seu Dia Nacional
            Desde ontem à noite, em Paris, e na França de um modo geral, o povo está nas ruas festejando o  14 de julho. A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional celebrado anualmente em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa
  As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.
 Num discurso do 14 de Julho de 1872Léon Gambetta defendeu que sendo a Tomada da Bastilha a data mais significativa da Revolução, o povo deveria festejá-la anualmente. Porém, somente a partir de 1880 esta ideia foi levada a cabo. 
Praça da Bastilha, Paris
  A Assembleia Nacional e o Senado, então, aprovaram o projeto de lei que previa o 14 de julho como Dia Nacional em detrimento do já deteriorado 4 de Agosto (antigo feriado monárquico que celebrava o fim do regime feudal). Em 6 de julho do mesmo ano a lei foi oficializada. (Fonte: Wikepedia).

14.07.2017

Deputados e seus projetos
          Projeto de lei do  deputado Audic Mota (PMDB)  institui a Campanha Estadual de incentivo ao uso seguro das faixas de pedestres e das rampas de acessos destinadas às pessoas com deficiência.
           Já o deputado Evandro Leitão (PDT)  cria  o Dia Estadual de incentivo à prática da leitura na rede de ensino do Estado.
          Enquanto o deputado Júlio César (PDT), também através de projeto, dispõe sobre o Programa de Atendimento Voluntário aos alunos com deficiência no aprendizado escolar.
        O projeto de lei do deputado Walter Cavalcante (PP)  considera de utilidade pública o Instituto Educacional São Francisco de Assis (Iesfa), de Sobral.

14.07.2017


14.07.2017

Fechadas pela fiscalização
          Estabelecimentos comerciais localizados nas ruas General Bezerril, Castro e Silva, Travessa Baturité e imediações, no centro da cidade, estão sendo inspecionados e fechados se não tiverem alvará de funcionamento.
  Mais de 10 casas comerciais tiveram suas portas lacradas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis)  desde o começo do mês por falta de documentação para funcionar. “Só voltarão a abrir suas portas depois de regularizadas”, dizem as autoridades da Agefis.