14.07.2017

França festeja o seu Dia Nacional
            Desde ontem à noite, em Paris, e na França de um modo geral, o povo está nas ruas festejando o  14 de julho. A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional celebrado anualmente em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa
  As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.
 Num discurso do 14 de Julho de 1872Léon Gambetta defendeu que sendo a Tomada da Bastilha a data mais significativa da Revolução, o povo deveria festejá-la anualmente. Porém, somente a partir de 1880 esta ideia foi levada a cabo. 
Praça da Bastilha, Paris
  A Assembleia Nacional e o Senado, então, aprovaram o projeto de lei que previa o 14 de julho como Dia Nacional em detrimento do já deteriorado 4 de Agosto (antigo feriado monárquico que celebrava o fim do regime feudal). Em 6 de julho do mesmo ano a lei foi oficializada. (Fonte: Wikepedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário