31.07.2015

Serviços de saúde gratuitos na Praça do Ferreira
          Encerrando a 5ª etapa do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos de Farmácias Públicas, iniciativa de extensão da UFC, acontece neste sábado (1º), das 8h às 12h, na Praça do Ferreira, centro de Fortaleza, manhã de serviços de saúde gratuitos.
          A 5ª etapa do Programa, que tem como parceiro o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE), teve  início às 18h de quinta-feira (30), no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, no Campus do Benfica. Cada etapa é constituída de Curso de Serviços Farmacêuticos e Aplicação de Injetáveis – que se estende por toda esta sexta-feira (31) –, de ação pública de saúde – com vacinação contra influenza e tríplice viral – e de prestação de serviços à comunidade (aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientação farmacêutica etc.).
          Desde a criação do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos de Farmácias Públicas, em 2014, já foram realizadas etapas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. De lá para cá, já participaram 91 farmacêuticos e 1.052 pessoas foram diretamente atendidas nas ações de saúde, que somam 720 doses de vacina aplicadas, 450 aferições de pressão arterial, 523 aferições de glicemia capilar e 500 orientações farmacêuticas com encaminhamentos ao serviço de saúde por exames de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus.
          Como os farmacêuticos participantes do Programa atuam em farmácias comunitárias, estima-se que o público atendido pela iniciativa tenha ultrapassado 6.200 pessoas. (Fonte: Ascom-UFC).

31.07.2015

Dia do selo postal brasileiro
          Comemora-se em 1º de agosto, o Dia do Selo Postal brasileiro. Nesse dia, em 1843, entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de boi.  Essa emissão foi lançada com os valores de 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.
          O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, uma conquista que marcaria de forma definitiva o destino dos Correios. A partir daí, diferentes emissões foram sendo lançadas, das clássicas às comemorativas, focalizando o que de mais expressivo o Brasil possui, mostrando que o valor de um país se mede pela grandiosidade de seus feitos, pela nobreza de seus cidadãos e pela preservação de seu patrimônio ambiental, artístico e sociocultural.
          Cada selo é um a obra de arte, que reflete a percepção do artista em relação aos motivos principal e secundário enfocados. Por esse motivo, neste dia, reverenciamos os talentosos profissionais que se dedicam à arte de criar os selos emitidos pelos Correios, certos de que o seu trabalho se constitui matéria prima imprescindível à prática da Filatelia no mundo.
         Os selos brasileiros sempre foram referência na Filatelia nacional e internacional, sendo premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática. Para isso, os Correios têm adotado em suas emissões anuais técnicas inovadoras como micro letras, aromas, hologramas, tintas, vernizes especiais e alto relevo, além de investir no tradicional talho doce.
          Neste cenário de comemoração, destacamos os Selos Personalizados, que representam novos tempos, quando os cidadãos e as instituições em geral, por meio desse produto, podem registrar seus momentos especiais, fotos expressivas e imagens representativas de cunho pessoal, bem como destacar comemorações relevantes, marcas e mensagens de impacto em seus universos sociocultural, institucional e mercadológico.

Em evento recente, nos Correios em Fortaleza,

filatelista João Carlos oblitera um

lançamento com o Diretor Haroldo

Aragão e Valécia Patrícia.

Arte, comunicação e conhecimento resumem a desafiadora missão do selo postal de propagar e perpetuar a história das civilizações. (Fonte: Valécia Patrícia de Souza, agente filatélica dos Correios).

31.07.2015

São Luiz exibe o clássico "Casablanca" e curtas de diretores cearenses

          A partir de quinta-feira, 30/7, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), retomou  sua programação de filmes destacando  nesta semana  o clássico "Casablanca" e  o blockbuster "Jurassic World", em uma programação que também conta com atrações como a animação "Minions", sob medida para a criançada, e com curtas e longas-metragens de diretores cearenses.
          Tudo com entrada franca na sessão "Café com Curtas", às 12h30 (com direito a cafezinho) e com ingressos populares nas demais sessões (inteira R$ 6,00 e meia R$ 3,00), democratizando o acesso à produção audiovisual do Ceará, do Brasil e do mundo.
          Na sexta-feira, 31/7, às 12h30, a sessão “Café com Curtas” exibe “Memórias do Edifício São Pedro”, de Rebeca Prado, e “Raimundo dos Queijos”, de Victor Furtado. Também na sexta, às 15h, tem “Lagoa Remix”, do cearense Leonardo Mouramateus, e “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” (2015), do norte-americano Colin Trevorrow (classificação indicativa: 12 anos). Às 18h, na sessão “Nossos Clássicos”, tem “Bem me quer”, filme de Levi Magalhães, de 2014, e o clássico “Casablanca”, de 1942, dirigido por Michael Curtiz (classificação Indicativa: 12 anos), com os eternos astros Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Assim, todos os longas serão precedidos de curtas-metragens de autores cearenses, em uma nova experiência de destaque para a produção audiovisual local, no São Luiz. (Fonte: Dalwton Moura-Secult).

31.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*Pesar na sociedade com a morte súbita de Lívia Madeira Barros Lima Verde, 28 anos, filha de Zaida, viúva do desembargador do Trabalho já falecido Tarcísio Lima Verde (foto), e irmã caçula  do atual presidente do TRT, desembargador Tarcísio Lima Verde Filho. Minhas sentidas condolências.

*Cláudia Bernardo marcou para o dia 10 de outubro a realização da primeira edição de seu evento “Bazar Fashion & Food”. Depois eu conto mais.
*Ficam em Paris até a próxima semana Lenilza Campos (na foto com as netas Luiza e Marcela), Valéria e Adriano Costa com a filha Marcela, e Luiza, herdeira de Mônica Borges e Armando Costa Jr.
*Ontem ganhou abraços pela idade nova Nestor Paz de Oliveira, que anda sumido das reuniões sociais. Também foi o aniversário de Valéria Câmara (na foto com o marido Antônio), Luiz Irapuan Nobre e Rosane Bandeira de Melo.
*Nesta sexta, 31, eu cumprimento a Bismarck Maia (foto), Gina Pompeu e Fredy Albuquerque.
*Os sobralenses que moram em Brasília (foto) realizam hoje, na “cap”, uma noite de confraternização promovida pela entidade que os abriga, a Associação dos Que Querem Bem a Sobral e à Brasília-AQQBSB.
*Esperada “from” Recife para temporada na “city” com amigos a querida Guadelupe Pessoa (na foto, à direita, com Aparecida Alencar).

*Por hoje contei. Até amanhã.