31.07.2015

Dia do selo postal brasileiro
          Comemora-se em 1º de agosto, o Dia do Selo Postal brasileiro. Nesse dia, em 1843, entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de boi.  Essa emissão foi lançada com os valores de 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.
          O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, uma conquista que marcaria de forma definitiva o destino dos Correios. A partir daí, diferentes emissões foram sendo lançadas, das clássicas às comemorativas, focalizando o que de mais expressivo o Brasil possui, mostrando que o valor de um país se mede pela grandiosidade de seus feitos, pela nobreza de seus cidadãos e pela preservação de seu patrimônio ambiental, artístico e sociocultural.
          Cada selo é um a obra de arte, que reflete a percepção do artista em relação aos motivos principal e secundário enfocados. Por esse motivo, neste dia, reverenciamos os talentosos profissionais que se dedicam à arte de criar os selos emitidos pelos Correios, certos de que o seu trabalho se constitui matéria prima imprescindível à prática da Filatelia no mundo.
         Os selos brasileiros sempre foram referência na Filatelia nacional e internacional, sendo premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática. Para isso, os Correios têm adotado em suas emissões anuais técnicas inovadoras como micro letras, aromas, hologramas, tintas, vernizes especiais e alto relevo, além de investir no tradicional talho doce.
          Neste cenário de comemoração, destacamos os Selos Personalizados, que representam novos tempos, quando os cidadãos e as instituições em geral, por meio desse produto, podem registrar seus momentos especiais, fotos expressivas e imagens representativas de cunho pessoal, bem como destacar comemorações relevantes, marcas e mensagens de impacto em seus universos sociocultural, institucional e mercadológico.

Em evento recente, nos Correios em Fortaleza,

filatelista João Carlos oblitera um

lançamento com o Diretor Haroldo

Aragão e Valécia Patrícia.

Arte, comunicação e conhecimento resumem a desafiadora missão do selo postal de propagar e perpetuar a história das civilizações. (Fonte: Valécia Patrícia de Souza, agente filatélica dos Correios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário