Postagem do dia 31.05.2017

Exército explica operação carro-pipa
           O comandante da 10ª Região Militar, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, fez, durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (30/05), uma explanação sobre o funcionamento da Operação Carro-Pipa no Ceará. A visita atendeu a convite do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). O parlamentar enalteceu o trabalho da instituição e defendeu que o Exército Brasileiro assuma as obras da transposição do rio São Francisco e conclua o trecho que vai trazer água ao Ceará.  Segundo o general, a corporação teria condições de assumir as obras, desde que fosse autorizado pelo Governo Federal. 
  O militar explicou ainda como a Operação Carro-Pipa é organizada no Ceará e como é feita a fiscalização do trabalho dos pipeiros – responsáveis pelo transporte da água. O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira informou que a operação contempla 88 municípios cearenses, atendendo a cerca de 600 mil habitantes. “Isso muda a cada mês, de acordo com a seca”, comentou. Há ainda 1.229 pipeiros prestando o serviço. 
 Além disso, esclareceu sobre o atraso no pagamento dos profissionais – queixa apresentada durante audiência pública realizada na AL na segunda-feira (29/05). “Para fazer o pagamento, temos que ter a prestação de contas, e o pipeiro tem que fazer de acordo com as ‘carradas’ comprovadas”, esclareceu o general.

31.05.2017


31.05.2017

O Brasil precisa de um novo governo
            Na Assembleia, na manhã desta quarta-feira, 31, o deputado Dr. Santana (PT) disse não ser possível o Brasil “retomar o desenvolvimento com esse governo golpista, envolvida em corrupção, denunciado pela Justiça com vários ministros também denunciados. Até o ministro Meireles já pertenceu ao Conselho de Administração da JBS”, acrescentou.
  O parlamentar disse ser preciso haver eleição direta e a formação de um novo governo com elevado nível técnico sem a participação de políticos corruptos.

31.05.2017

Falta de educação agora impera
            Fico triste em ver como as pessoas estão perdendo o senso de civilidade, de educação, de boa convivência. Será que os pais não estão mais transmitindo essas regras simples de ensinamento doméstico a seus filhos?
  Semana passada estavam quatro pessoas numa mesa aguardando uma solenidade, duas pediram cerveja ao garçom, serviram-se e sequer tiveram a gentileza de perguntar "vocês aceitam?" às outras. É muita grosseria!!!
        Ah agora vou sempre comentar por aqui alguns desses casos de falta de educação.

31.05.2017


31.05.2017

Fisioterapia neurológica gratuita  à comunidade
           A Liga de Fisioterapia Neurológica (Liga Fisioneuro), projeto de extensão ligado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, oferece serviço gratuito de reabilitação a pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, têm doença de Parkinson ou outras enfermidades que deixam sequelas neurológicas.
O atendimento é feito no Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno. O atendimento busca fazer o paciente recuperar movimentos perdidos e voltar a ter autonomia, o que pode variar conforme o caso. 
 A coordenadora explica que, por desconhecimento ou dificuldade de acesso a serviço dessa natureza,  muitos pacientes vítimas de AVC, por exemplo, vão perdendo qualidade de vida a cada dia e ficam acamados em casa. 
  A Profª Lidiane esclarece que não é função do projeto tirar do Estado a obrigação de oferecer serviços de saúde como o da Fisioneuro à população, mas é um modo de os integrantes – professores e alunos – devolverem à sociedade o que tanto recebem da universidade pública. (Fonte: Profª Lidiane Oliveira Lima, coordenadora da Liga de Fisioterapia Neurológica da UFC – e-mail: ligafisioneuroufc@gmail.com).

31.05.2017

Aquiraz faz Festival de Música Jovem independente

        Abrindo espaço para as novas produções musicais do Ceará, o Festival da Música Jovem Independente acontece neste sábado (3/6) e domingo (4/6), na Praça das Flores (foto), em Aquiraz. Com uma mostra competitiva de bandas das cidades de Fortaleza (Alforria Social, Tropa de Rua e Maré Alta), Beberibe (Sms e Sonhart) e Aquiraz (Quarteto Terra), o Festival tem início, no sábado, às 16h.
        Os pernambucanos do Mundo Livre S/A (foto) se apresentam no domingo, encerrando o Festival, ao lado da banda vencedora, às 18h. O Festival da Música Jovem Independente é um projeto de realização da Fundação Brasil Cidadão. Toda a programação é gratuita.
Em sua primeira edição, o Festival tem como objetivo valorizar e divulgar os grupos e artistas de estudantes cearenses que estão iniciando carreira, além de incentivar a profissionalização no cenário musical. (Jornalista Lucas Benedecti).

31.05.2017

Sobral com chuva e belas nuvens 
                                              
        Chuva em Sobral e muitas nuvens no domingo, 28, segundo companheiros do grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp nestas belas fotos a partir do estádio do Junco.

31.05.2017

Skal do Brasil e Latino-Americano fazem  congressos em Fortaleza
          O Skal Internacional do Brasil, na promoção, e o Skal de Fortaleza, na realização, promovem  a solenidade   oficial de abertura  dos congressos Latino Americano e o 47º. Nacional, dia 8 de junho, às 9h30, no Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel, na capital cearense. O evento acontece de 7 a 11 de junho tendo como anfitriões a presidente do Skal Brasil, Priscila Cavalcanti, e o presidente do Skal Fortaleza, Epitácio Vasconcelos.
           Da programação constam a palestra magna de Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; outorga do Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal Brasil,  a entrega da Chave da Cidade pelo prefeito Roberto Cláudio a Mr. David Fisher, presidente do Skal Internacional, e a posse do novo presidente Cone Sul, o cearense Colombo Cialdine.
                                                       Uma intensa programação foi elaborada para mostrar Fortaleza às delegações de skalegas que virão do exterior e do Brasil para esses quatro dias de convivência sintonizados com o espírito de companheirismo  Skal. “Fortaleza, com a sua tradicional hospitalidade, vai receber a todos os skalegas de braços abertos e vamos mostrar-lhes tudo o que a cidade  tem de bom para oferecer aos visitantes”, diz a presidente Priscila Cavalcanti.
           Ainda na programação especial palestras para o Skal Jovem sobre “Perspectivas do Turismo até 2020” com  a ex-presidente nacional Sônia Vidinha; “Turismo Sustentável” com Selma Cabral e “A importância do intercâmbio no Turismo Mundo Afora” com Catarina Marino. Haverá também a entrega do Troféu César Cals de Turismo pela jornalista Silvana Frota (foto acima).

31.05.2017


31.05.2017

Alberto Nepomuceno para todas as idades

         O 6º Concertos Solidários – FAN – Festival Alberto Nepomuceno - tem programação para todas as idades. Vinte atrações culturais em dez dias de programação gratuita, evento de incentivo à produção e difusão da música instrumental em suas variações do erudito ao popular.
        “A programação gratuita e aberta ao público de todas as idades e camadas sociais, sem distinção de escolaridade ou de iniciação, reforça e amplia as integrações propostas nas cinco edições anteriores”, referenda Cris Queiroz, diretora do Festival pela Vagalume Produção Cultural e Comunicação.

        O 6º Festival Alberto Nepomuceno– FAN terá início em Fortaleza, às 15h30 do dia 02/06 (sexta-feira), no Museu da Fotografia Fortaleza com um papo regido pela jornalista Izabel Gurgel sobre “Livros, leituras e fotografia: música para os olhos”. Ainda no dia 02/06, às 17h, o evento se desloca até o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, no Centro,
 No sábado 03/06, das 13h às 17h, o FAN 2017 prossegue pelo Centro da capital cearense com programação que ocupa o Plebeu Gabinete de Leitura, um lugar de liberdade da palavra, leitura pública e compartilhamento de ideias. Lá, Conversas Plebeias e leituras ritmadas pela DJ Renatinha (foto, projeto Long Play).
 A primeira domingueira do 6º FAN, no dia 04/06, às17h, promove final de tarde na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
 ao som do espetáculo “Villa-Lobos para Criança” pelo Grupo “A Pessoa Bob”. (Fonte: Jornalistas Kiko Bloc Boris e Isabelle Vieira).

31.05.2017

Amigas festejam amigas

        Um grupo de amigas se reuniu num restaurante em voga para cantar parabéns a três das queridinhas: Idelária Linhares, Maria Esteves e Dulce Freitas. Vejam as fotos:

                             Renata e Idelária Linhares, Marilze Studart Rocha, Kátia Maggy Martins, Maria Esteves e Dulce Freitas.

Irene Mota, Maria Vanda Sá, Delaíde e Ester Lins Cavalcante.

31.05.2017

Prefeitos do Ceará com seminário em Fortaleza
         O seminário Prefeitos do Ceará 2017 acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste), em Fortaleza, focando o tema Gestão Eficiente. Na segunda-feira, 5, de 8 às 10 da manhã, haverá café da manhã seguido de credenciamento dos participantes, visita aos estandes e “networking”. O seminário é uma realização da Prática Eventos e jornal Diário do Nordeste e promoção do Instituto Future.
            De 10 às 11h30 será a Palestra Magna de Abertura proferida pelo governador Camilo Santana seguindo-se a palestra “As evidências de como a eficiência da gestão pública impacta na competividade dos negócios” a cargo de Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim.
          Diversos painéis relacionados à administração publica municipal serão realizados nos dois dias do seminário. Haverá uma programação especial à parte realizada pela APRECE-Associação dos Prefeitos do Ceará.

3105.2017


31.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*Filhos e amigos de Massapê que moram em Fortaleza vão fazer uma festa de confraternização, dia 17 de junho, no Náutico.
*Também em junho será a grande festa junina tradicional de Massapê, o famoso Chitão que reúne um monte de gente de toda parte.
*O médico e artista plástico Isaac Furtado abre nova exposição no próximo dia 7, às 19 horas. O título ele já escolheu: QR Poirtrait.
 *Ney Ferraz é o aniversariante desta data. Na foto da BaladaIn com o neto Filipe.
*Também marca o calendário Ana Líade Accioly.
 *E a agente consular da França, Fernanda Carapeba Jensen (na foto com o marido), e o agente consular da Alemanha, Gustavo Beuttenmuller (na foto abaixo com o seu Puma de coleção, chapa preta).
  *Se vivo fosse o querido amigo Francimar Pereira, o cearense de Paris, faria aniversário na sexta-feira, 2 .
*Mas ele partiu para o mundo maior em 2005 no primeiro dia do mês de junho. Todos os amigos guardam dele muitas lembranças e saudades.
*Dia 6, às 17 horas, acontece o Arraiá Cultural da Alfe, articulado por Selma Cabral, na Praça do Riacho Pajeu, na Rua 25 de Março, em frente à CDL.
*Na programação além de músicas juninas, feiras de artesanato e de comidas, e a escolha do Casal Caipira mais simpático e a Rainha Muriçoca.
*Por hoje contei. Até amanhã.