Postagem do dia 02.02.2018

Camilo presta conta de suas ações em 2017
           O governador Camilo Santana na manhã desta sexta-feira, 2, na Assembleia, disse que desde 2015  o Ceará pede ajuda ao Governo Federal para combater o crime organizado e ainda não conseguiu  nada; que 3 bilhões de reais foram gastos com a saúde em 2017; que os bancos têm que assegurar sua própria segurança; que a escola pública do Ceará superou a média brasileira em leitura, escrita e matemática.  
Na mensagem governamental, o Executivo prestou contas do exercício 2017, expondo a situação do Estado em áreas como saúde, educação e segurança e demais.
 O Chefe do Executivo  abriu os trabalhos da Assembleia  com sessão solene no Plenário 13 de Maio. A instalação da 4ª Sessão Legislativa da 29ª Legislatura  foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, na presença das autoridades estaduais e deputados. Daqui a pouco conto mais no blog jrconta.blogspot.com.br.
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, o Estado colocou 77 escolas no ranking das 100 melhores instituições públicas do País. Os 24 primeiros lugares são do Ceará;

77 escolas entre as 100 melhores do país
Na área  saúde, Camilo afirmou que 2017 foi um importante ano para a área. “Batemos recorde de internações, cerca de 90 mil, 10% a mais que em 2016, e recorde histórico de cirurgias, mais de 65 mil, 12% a mais que no ano anterior”, informou.  Houve ainda uma redução da mortalidade hospitalar de 13%;.
O governador mencionou ainda medidas como a inclusão do trombolítico nas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para salvar vidas de vítimas de infarto - tornando-se o primeiro estado do Brasil com a iniciativa -, e a implantação do diagnóstico cidadão nas unidades de saúde, para avaliar a qualidade do atendimento;
Hora do Hino Nacional
 Na área de segurança, disse, somente no ano passado foram convocados e formados quase 2.800 novos policiais militares, que já estão, de acordo com Camilo, reforçando o policiamento das ruas. “Outros 1.400 já estão em formação na academia. Pela Polícia Civil, foram 730 convocados em 2017. Outros 660 estão na academia e reforçarão nosso setor de inteligência e nossas delegacias”, informou.
Coletiva com imprensa
                                
 
          Antes da solenidade, ele falou com a imprensa sobre a insegurança que assola o Ceará. Desafiou  que aparecesse um Estado que tenha investido mais em Segurança Pública que o nosso.

Combate ao tráfico de drogas e armas é responsabilidade  da União

         “É preciso que a União e o Governo Federal  assumam suas responsabilidades constitucionais. A lei é clara, diz lá: combate ao narcotráfico, proteção de fronteiras contra o tráfico de armas e de drogas é de responsabilidade do Governo Federal, não é responsabilidade dos estados nem dos municípios. O tráfico tomou conta do País”, disse o governador.
          Depois da solenidade na Assembleia, o Governador recebeu os deputados para almoço no Palácio da Abolição.