Postagem do dia 30.03.2015

“Ele é um ditador sujo como pau de galinheiro”, afirma o deputado Ferreira Aragão sobre Cunha
          Nos debates realizados na Assembleia Legislativa, na última semana,  em torno do requerimento de iniciativa do deputado  Wellington Landim (Pros-foto) requerendo a aprovação “de uma Moção de Repúdio à decisão da presidência da Câmara dos Deputados de expulsar, ditatorialmente, parlamentares cearenses  do plenário e das galerias daquela casa, no último dia 18”, quando da presença do então ministro da Educação Cid Gomes,  aprovado pela maioria dos deputados, houve diversos pronunciamentos.

          Na ocasião disse o deputado Ferreira Aragão (PDT-foto) “o parlamento do Ceará foi desmoralizado com essa grosseira atitude. Eduardo Cunha é um ditador sujo como pau de galinheiro e não poderia ter agido como agiu”.
          Heitor Ferrer (PDT-foto) também disse: “Os deputados do Ceará que estavam ali para apoiar o então ministro Cid Gomes não mereciam ser destratados como foram”;
          Tim Gomes (PHS-foto) destacou: “Ele (Eduardo Cunha) não é e não foi um presidente democrático, inclusive ficou de costas para o Ministro que estava falando... Fiquei decepcionado com os nossos deputados federais porque,  na hora da nossa  expulsão, nenhum deles  procurou intervir para evitar que isso acontecesse”.
          Os deputados do PMDB votaram contra a moção.

30.03.2015

O golpe militar de 31 de março

Tanques nas ruas do Rio de Janeiro

          Há 51 anos começava uma época que marcou a história moderna do Brasil. Tanques nas ruas, população dividida e um presidente da República acuado e sem apoio. Nesse cenário, há 51 anos, se iniciava no Brasil o mais longo e duro período de ditadura do país, que perduraria 21 anos. Nas primeiras horas do dia 31 de março de 1964, tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão partiram de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro consumando um golpe há muito tempo planejado pelas forças militares.
          Isolado, o então presidente da República João Goulart (foto), conhecido como Jango, pouco pôde fazer para evitar o golpe. Com a economia do país em crise e sem forças para promover as reformas de base, principal bandeira de seu governo, ele deixa Brasília rumo ao Rio Grande do Sul no dia 1º de abril.
          Alguns dias depois, e dando o golpe como irreversível, o presidente parte com a família rumo ao Uruguai em um carro preto, escoltado por militares que ainda mantinham lealdade à Constituição. Jango morre na Argentina 12 anos depois. Inicialmente apontada como infarto, a causa da morte de João Goulart é investigada até hoje.
          Para o doutor em história e professor da Universidade de Brasília (UnB) Antonio Barbosa (foto), os militares já haviam orquestrado uma espécie de golpe contra a democracia brasileira três anos antes.
          Com a renúncia de Jânio Quadros (foto), em 1961, os militares atuaram para impedir a posse do vice, Jango, e o Congresso Nacional aprovou a mudança de sistema de governo, que passou do presidencialismo para o parlamentarismo, no qual o presidente da República não detém a chefia de governo.
          “[Os militares] permitiram que João Goulart chegasse ao poder [em 1961], mas tiraram os poderes dele. Por isso, do dia 7 de setembro de 1961 até janeiro de 1963, quando houve o plebiscito e o não [ao parlamentarismo] venceu, Jango teve os poderes limitados”, relembra. (Fonte: Agência Brasil).
          E em 31 de março de 1964 os militares assumiram o poder por mais de 20 anos.

30.03.2015

Medalha da Abolição para farmacêutica, arquiteto e médico
          O governador do Ceará, Camilo Santana anunciou os nomes dos agraciados da Medalha da Abolição. São eles a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes; o arquiteto, urbanista e compositor Fausto Nilo, e o médico José Huygens Parente Garcia. A entrega da Medalha acontece no próximo dia 25 de abril às 18 horas, no Palácio da Abolição.
          Maria da Penha Maia Fernandes (foto) é cearense de Fortaleza, farmacêutica bioquímica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Conhecida nacional e internacionalmente por dar nome à Lei Federal 11340 - Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006.
Fausto Nilo Costa Júnior (foto) é cearense, nascido em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Arquiteto e urbanista, professor, compositor e poeta, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC).
          José Huygens Parente Garcia (foto) é cearense, nascido na cidade de Crato,  casado com a médica nefrologista Regina Célia Ferreira Gomes Garcia, é Médico cirurgião graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e  doutor em Farmacologia também pela UFC.

30.03.2015

Política Nacional de Resíduos
Sólidos discutida em Fortaleza

           Os  problemas relacionados aos  dejetos residenciais,   industriais e urbanos serão discutidos em Fortaleza no dia 11 de maio próximo durante o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, que acontecerá na CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza durante todo o dia com palestras, painéis e “cases” apresentados por personalidades do setor.
          O evento é dirigido a profissionais que trabalham com gestão de resíduos sólidos, prefeitos, secretários estaduais e municipais, empresas, engenheiros ambientais, biólogos, educadores, profissionais de saúde, Ongs e cooperativas. A inscrição é gratuita. “É uma oportunidade para que todos tomem conhecimento do sério problema da destinação dos resíduos sólidos”, diz a executiva Enid Câmara, coordenadora do seminário.

Mais informações:
Prática Eventos – (85) 3433.7684 – (85) 3433.7685  
coordenacaopratica@secrel.com.br

30.03.2015

AF comemora Brasília/Paris com ofertas
           Nesta semana, a Air France está comemorando um ano de seu vôo de Brasília para Paris e festeja também algumas marcas. Foram mais de 2 milhões de quilômetros voados, 65 mil passageiros transportados, 6 mil garrafas de champagne servidas nos voos.
          Como não poderia deixar de ser a AF abriu uma série de ofertas promocionais nos próximos quatro dias.

30.03.2015

Síndrome de Down
          A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira, 31, sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Síndrome de Down comemorado no último dia 21.
          A iniciativa é dos deputados José Albuquerque, presidente da Casa, e Evandro Leitão, líder do Governo.

30.03.2015

Paixão de Cristo em Granja
           As cidades do interior cearense também se movimentam para comemorar os atos da Paixão de Cristo realizando apresentações em praças públicas.
          É o caso de Granja que no dia 3, às 19 horas, fará o Ato da Paixão, um dos maiores espetáculos da zona Norte, na Casa do Alto, envolvendo 300 atores amadores. Maria Ximenes é uma das promotoras.

30.03.2015

Nova Diretora do TJA realizou primeira
reunião com servidores sob as  árvores
          Um  encontro de informalidade, bom-humor, muita emoção e várias lembranças  nos jardins do Theatro José de Alencar. Assim foi a primeira reunião (foto) de Selma Santiago, nova diretora do TJA, com os servidores da casa, realizada  sexta-feira, 27/3, Dia Mundial do Teatro, com a presença da ex-diretora Izabel Gurgel, da diretora administrativa Silêda Franklin, do secretário adjunto da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, e de servidores de todos os setores do José de Alencar.
Sob a sombra das árvores dos jardins do teatro, os servidores cumprimentaram Selma Santiago (foto) e lhe deram as boas-vindas, desejando sucesso na nova empreitada e agradecendo a Izabel Gurgel, que dirigiu o teatro  desde 2007, por toda a contribuição à mais tradicional e simbólica casa de artes e espetáculos do Ceará. O encontrou aconteceu sob o olhar de estudantes  fortalezenses e turistas que participavam das visitas guiadas ao Theatro.
          “Com a imagem feliz do palhaço Trepinha (foto, o mais antigo palhaço do Ceará), que saiu de casa aos 12 anos e que aqui no Theatro inventou uma vida, damos as boas-vindas à Selma, que é uma artista. Além de ser produtora, gestora cultural, é em primeiro lugar uma artista, uma fazedora de coisas bonitas com as coisas duras que às vezes a vida nos oferece”, destacou Izabel (foto), no encontro que marcou a posse de Selma Santiago como diretora do TJA. (Fonte: Jornalista  Dalwton Moura – Ascom Secult).

30.03.2015

Turismo movimentou  492 milhões de reais no Brasil em 2014
          O 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, promovido pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux dde São Paulo (FBCVB), acontecerá nos dias 30 e 31 de março, no Auditório Paulo Kobayashi da  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Na ocasião, os gestores de convention & visitors bureaux do país e associados, autoridades públicas e integrantes de diversos destinos turísticos estarão presentes na capital paulista para participar de mesas redondas e palestras sobre o mercado de turismo e sua importância para a economia do país. Entre os temas que serão abordados no encontro estão a realidade e as perspectivas da Confederação Brasileira, as ações das secretarias estaduais de turismo, a captação de eventos, a aplicação de tecnologias para a qualificação do turismo no Brasil, as parcerias entre os C&VBx, entre outros assuntos que visam fomentar o setor. 
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago de Oliveira (foto), o evento é uma oportunidade dos participantes trocarem experiências e propor iniciativas para qualificar e desenvolver o setor, atraindo mais recursos para o turismo. “Encontros como esse fazem nossa rede crescer e se profissionalizar. O setor amadureceu e se qualificou muito nos últimos anos. O Turismo não é e nem pode ser mais visto apenas do ponto de vista social, de sol e praia. Ele é de suma importância para o desenvolvimento dos negócios, da economia do País e na geração de empregos”, observa.
Em 2014, o turismo movimentou R$ 492 bilhões no Brasil, levando em conta atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Isso  representa 9,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Só em investimentos para o setor, o valor ultrapassou a marca de R$ 59 bilhões no mesmo período. Ainda de acordo com o órgão, o Brasil está em nono lugar entre as economias do turismo no mundo.

30.03.2015

CURTAS SOCIAIS
*Fãs da banda “Metallica” (foto) criaram página especial no Facebook para motivar o grupo a incluir Fortaleza em seu próximo giro por algumas cidades brasileiras.

*Dias 3 e 4 de abril acontece uma forrozada na Aldeia Terra Brasilis, no Cumbuco. Não se faz mais semana santa como antigamente.

*Sarah e Herbert Aragão brindando nesta segunda-feira, 30, seus 47 anos de casamento.
*O engenheiro e escritor César Barreto (foto) será novamente empossado na superintendência-adjunta do DER-Departamento Estadual de Rodovias nesta terça-feira.
*Marcam o calendário na data o jornalista Roberto Moreira (foto), diretor da Tv Diário, a juíza do Trabalho Rossana Raia, o “restaurateur” Felipe Baião, a sra. Helena Serpa e o empresário Wálder Ary.
*Amanhã, eu cumprimento o cirurgião plástico Ageu Brasil (foto) pelo seu aniversário. Ele participou recentemente de novos eventos nacionais em sua área de especialidade.

*Sérgio Carvalho preparando a sua festa de aniversário.

*Por hoje contei. Até amanhã.