Postagem do dia 10.02.2016

42 mortes violentas no carnaval do Ceará
                                        
Olho vivo!!! Está muito longe de ter sido um período  momino de tranquilidade: consta que de sexta-feira, 5, até o meio-dia desta terça-feira, 9, houve no Ceará 42 mortes violentas seja por homicídio ou por acidentes nas estradas federais e estaduais. A Polícia não confirmou, mas a informação foi repassada pelo Grupo Radialistas do WhatsApp, que compreende mais de 30 profissionais da ativa trabalhando em emissoras em todas as regiões do Estado e  que, sob a coordenação do jornalista e radialista Domingos Távora, compartilham informações entre si que são utilizadas nos programas radiofônicos  desses profissionais.
                                                                         Fotos do grupo Radialistas do WhatsApp
A Polícia esteve atenta fazendo trabalho de saturação em cidades do interior, como Canindé, e em vários distritos.
Segundo os radialistas 12 desses crimes foram praticados no Cariri, além de vários em Fortaleza e Região Metropolitana, como Aquiraz, Maranguape, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante;   Nova Russas, Itapipoca, Jaguaruana, Caririaçu etc. Ainda nesta quarta-feira a Polícia deverá revelar os dados oficiais. Portanto, olho vivo.

10.02.2016

Carnaval que consolida um destino
Foi  um Carnaval ao som de ritmos bem diferente o que se ouviu em Guaramiranga durante a temporada momina deste ano. De sábado a terça-feira aconteceu a 17ª edição do Festival Jazz & Blues, evento tradicional e  anual nos dias de momo. Este festival  se consolida como evento alternativo ao carnaval no Ceará.
Nesses 17 anos tem sido sempre assim: o festival  conquistou  milhares de pessoas e atraiu grandes artistas nacionais e internacionais. “Há um público que quer fugir do carnaval tradicional. O festival é um evento introspectivo, não tem a euforia do carnaval. As pessoas vão para apreciar a música”, diz a produtora do evento, Maria Amélia Mamede. Calcula-se que umas 10 mil pessoas devem ter passado pelo evento este ano.
          Na  terça-feira, último dia, na Cidade Jazz & Blues, houve  Oficina de Reciclagem para crianças (confecção de brinquedos com o Grupo Garajal), brincadeiras infantis com apresentação do projeto Periquito Cara-Suja com a ONG Aquasis, ensaio aberto, “show” ao Porto do Sol e, mais tarde da noite, “shows” de Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante e Toninho Horta e, para fechar a noite, Jam Session com Raphael Wressnig, da Áustria.

Menescal e Caymmi no palco
                                                                                     Fotos de Chico Gadelha
          Na noite de abertura, grandes  sucessos da MPB foram cantados em coro pelo público de Roberto Menescal e Danilo Caymmi, dois grandes nomes da música brasileira, juntos no palco em um show marcado por sucessos como "Samba do avião", que abriu o espetáculo, "Eu sei que vou te amar", "Manhã de Carnaval", "Chega de Saudade" e "Minha Jangada".
          O primeiro show desta edição foi da cantora cearense Lorena Nunes, que no final da tarde encantou a plateia com uma homenagem à Tropicália, interpretando, entre outras músicas, "Alegria, Alegria" e "Panis et Circensis". Acompanhada pela Banda Quente, a cantora apresentou também músicas do CD “Ouvi dizer que lá faz sol”, lançado em 2014, fazendo a plateia dançar com o hit "Parangaba".
          A música instrumental cearense foi levada ao palco pelo duo formado pelo saxofonista Thiago Rocha e o pianista Sávio Dieb, em homenagem a alguns dos grandes saxofonistas que fizeram e fazem história da música brasileira. Fechando a programação da primeira noite, a Big Band Unifor esquentou a Cidade Jazz & Blues depois da meia-noite, com  repertório de clássicos do jazz.

10.02.2016

Carnaval da paz social em Bom Jardim
                                     
            Em Fortaleza, a segunda-feira de carnaval contou  com uma programação especial no bairro Grande Bom Jardim, em uma ação promovido em parceria pela Associação Cultural Solidariedade e Arte – Maracatu Solar, outras entidades culturais ligadas ao bairro e pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Juntos, todos promovem o projeto de carnaval "A Nossa Paz é de Oxalá - Maracatu Solar com os Orixás por um Território da Paz".
A programação do projeto contou com diversas oficinas ao longo da semana e teve o  seu ápice no cortejo  será realizado no dia 8, às 15h, com a concentração da Praça de Santo Amaro, seguindo em direção à Praça de Santa Cecília. (Fonte: Jornalista Dalwton Moura).

10.02.2016

As Cinzas da Conversão
          A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
           Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
          A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missassão realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.
          Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. (Fonte: Wikepedia).

10.02.2016

De Paulo Afonso ao Pecém

          No dia 22 próximo,  às 19h, o jornalista e publicitário Nazareno Albuquerque (foto) lançará seu livro   "50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará - de Paulo Afonso ao Pecém", ao lado de Valfrido Salmito e Pedro Jorge Vianna.
          A solenidade acontecerá na Casa da Industria (Fiec) durante coquetel de autógrafos. O trabalho traz diversos e importantes depoimentos de personalidades cearenses sobre  o tema. “Será uma  linda solenidade e coquetel. Antecipadamente obrigado pela presença”, afirma o autor.

10.02.2016

Bení Veras dará nome a túnel
          Sabe o túnel da Avenida Padre Antonio Thomas com a Santana Junior? Tudo indica que será entregue em junho. Mais interessante, porém, é o nome que Roberto Claudio (foto) vai enviar à Câmara para batizar a obra: Tunel Senador Beni Veras.                 
          Beni Veras é o pai dessa turma todinha que saiu do anonimato do CIC para os mais altos postos políticos do Ceará. Ele começou tudo a partir de Tasso Jereissati. (Jornalista Macário Batista).

10.02.2016

Dança, música, "blues n´roll"
e forró na volta do carnaval
          Na volta do Carnaval, a programação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em fevereiro tem frevo, Jazz & Blues, forró, teatro, cinema e muito mais. A dança, a música e a dramaturgia ganham os palcos dos equipamentos culturais do Governo do Estado.
          Na quarta-feira, 10/2,  ao meio-dia, tem o espetáculo de dança “Carne Viva” com a aclamada bailarina e coreógrafa Silvia Moura (foto acima), no Teatro Carlos Câmara.
          Já na quinta-feira, 11/2, o Theatro José de Alencar traz ao público mais uma sessão do “Percurso Instalativo Sonoro”, uma criação lúdico-musical em que o músico Eric Barbosa (foto) elabora, monta e atualiza a obra junto ao público.
          Ainda na quinta-feira, às 19h, mas no  Teatro Carlos Câmara (foto) a Banda Água Ardente Blues apresenta o show “Ressurreição”, em uma mistura de ritmos que fluem do Blues ´n´ roll até o inconfundível estilo multifacetado da música cearense.
          O final de semana pós-carnaval traz o lançamento do LP "Saboteur", de Vitor Colares, no TJA, dia 12/2, às 19h30, e o espetáculo teatral “O Boteco do Seu Noel”, do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis, no Teatro Carlos Câmara, às 16h.
Waldonys e Adelson Viana
em tributo a Dominguinhos

          No domingo, 14, acontece o show “Tributo a Dominguinhos”,  às 17h30, no Cineteatro São Luiz, em alusão aos 75 anos desde o nascimento de Dominguinhos (1941-2013-foto), o mais legítimo discípulo de Luiz Gonzaga e artista considerado, pelos próprios colegas, um dos maiores músicos de todo o mundo, em todos os tempos.
          Quem trará os sucessos “Eu só quero um Xodó” e “Gostoso demais” ao palco do Cineteatro São Luiz são os consagrados sanfoneiros Waldonys (foto acima) e Adelson Viana (foto abaixo).
         Certeza de uma belíssima homenagem, com toda a propriedade, por músicos que foram colegas de trabalho e, mais do que isso, amigos de Dominguinhos, ao longo de muitas décadas.

10.02.2016

Reitor da UFC coordenará
Universidades brasileiras vão combater  o Aedes aegypti
          O reitor da UFC,  Henry Campos (foto), irá coordenar grupo de trabalho (GT) nacional com instituições federais de ensino superior (IFES) para traçar um plano de combate das universidades contra o mosquito Aedes aegypti – que além do vírus zika pode transmitir dengue e febre chikungunya.
          A iniciativa faz parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, do Ministério da Educação (MEC), assinado na última quinta-feira (4), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Um total de 20 entidades aderiu ao Pacto, entre elas a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).
          Com o Pacto, o MEC pretende usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação do zika.
          Segundo o Prof. Henry Campos, que irá coordenar o GT das universidades, a ideia é que as instituições implementem atividades práticas e educacionais. "Cada universidade vai dar o seu melhor. A ideia é fazer um trabalho censitário, de acompanhamento da evolução do número de ocorrências, verificar se os casos de microcefalia podem ser atribuídos ao vírus zika, realizar campanhas permanentes, desenvolver pesquisas, buscar vacinas, traçar estratégias", explicou o Reitor.  (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331).

10.02.2016

Com o fim da Lei do Bem eletrônicos já aumentaram 13%

            Segundo o Zoom, reajuste no preço de notebooks chega a 20%. PCs e tablets já subiram 11% e os smartphones foram os menos impactados até agora, já que sofreram aumento de apenas 8%.
          Uma pesquisa do Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, revela um aumento médio de 13% nos preços de produtos eletrônicos comparando janeiro desse ano a dezembro de 2015, último mês em que vigorou a Lei do Bem, que previa a isenção de impostos PIS/Pasep e Cofins para alguns produtos eletrônicos.

          Os notebooks foram os que apresentaram a maior alta até o momento: 20%. Já os desktops e os tablets tiveram aumento de 11% e os smartphones, categoria líder de buscas no Zoom, sofreram o menor reajuste até o momento: 8%. (Fonte: Sing Comunicação de Resultados).

10.02.2016

Facilitação de vistos Brasil-Japão
          Foi firmado em Tóquio, no dia 2 de fevereiro, memorando entre Brasil e Japão sobre a facilitação de emissão de vistos de múltiplas entradas para portadores de passaportes comuns.
          O memorando prevê a concessão de vistos de múltiplas entradas para nacionais de ambos os países, para fins de turismo, com prazo de estada de até 90 dias e prazo de validade de até 3 anos. Espera-se que a medida contribua significativamente para melhorar as condições de concessão de vistos para cidadãos brasileiros e japoneses, impulsionando, dessa forma, o turismo bilateral e reafirmando os laços de amizade dos dois países.
          O documento foi assinado pelo Embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Corrêa do Lago, e pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoji Muto.  Memorando de teor similar entre Brasil e Japão, mas relacionado à concessão de vistos de negócios por até 3 anos, está em vigor desde janeiro de 2012. (Fonte: Jornalista Isolete Pereira, Ass. de Imprensa Gab. Ministério das Relações Exteriores).

10.02.2016

Nossa Senhora de Lourdes
                                           
          Nossa Senhora de Lourdes é o nome usado para se referir à aparição mariana  presenciada por várias pessoas em ocasiões distintas, em torno de Lourdes, França. Ocorreu no ano previsto por Nossa Senhora em La Salette, França em 1846, doze anos antes.
Visita à  Gruta
          As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, próximo ao vilarejo, onde está hoje o Santuário de Lourdes,  enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. 
Missa na Catedral
           A "dama" também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos. Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, por suas visões da Virgem Maria. A primeira aparição da "Senhora", relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862. É uma linda história que merece ser conhecida por todos. (Fonte: Wikepedia).

10.02.2016

Exposições
Ciça do Barro Cruz e Construções de Identidade


          Segue até o dia 13/2, com acesso gratuito, estará em cartaz a exposição "Ciça e Maria: O Barro das Maravilhas", no Museu do Ceará. A Mostra é  comemorativa do centenário do nascimento de uma das maiores artistas populares do Brasil – Dona Ciça do Barro Cru.

          E no Sobrado Dr. José Lourenço  o público tem até o dia 27/2 para conferir a Exposição “Territórios e Construções de Identidades”, resultado do “Encontros de Agosto 2015”, um intercâmbio profissional e cultural entre Brasil e Galícia (Espanha). As obras dos artistas ocupam os três pavimentos do Sobrado.

10.02.2016

CURTAS SOCIAIS
                                        
*Lenilza Campos (foto) aproveitou o carnaval para ir visitar amigos em João Pessoa.
*Morgana e Manoel Cardoso Linhares (foto) espaireceram no Rio de Janeiro desfilando na Escola de Samba Portela.
*Noivado acertado: Érika Martins e Epitácio Oliveira Filho (foto).
*Quem ganhou abraços nos dias de carnaval, 8, foi a excelente fotógrafo Bete Maciel (foto).
*O jornalista Idelfonso Rodrigues, o Dudu (foto), recebeu  cumprimentos na segunda-feira  carnavalesca, 8,  por conta do seu aniversário.
*Segunda-feira foi também a data natalícia de Claudiane Juaçaba (na foto com o marido Carlinhos) e de Wagner Barreira Filho (foto abaixo).
*Na terça-feira foram cumprimentadas a ex-primeira-dama do Estado Beatriz Alcântara (foto abaixo) e Lúcia Maria Asly.
*Hoje, Quarta-Feira de Cinzas eu cumprimento a Hugo Machado Segundo, Otávio Justa e à Sra. Vera Freire.
*Nesta quinta-feira, 11, os cumprimentos vão para Antônio José Bitar (na foto com a sua Celma). É  também a idade nova da querida jornalista Ana Quezado.

*Por hoje contei. Até amanhã.