10.02.2016

Carnaval que consolida um destino
Foi  um Carnaval ao som de ritmos bem diferente o que se ouviu em Guaramiranga durante a temporada momina deste ano. De sábado a terça-feira aconteceu a 17ª edição do Festival Jazz & Blues, evento tradicional e  anual nos dias de momo. Este festival  se consolida como evento alternativo ao carnaval no Ceará.
Nesses 17 anos tem sido sempre assim: o festival  conquistou  milhares de pessoas e atraiu grandes artistas nacionais e internacionais. “Há um público que quer fugir do carnaval tradicional. O festival é um evento introspectivo, não tem a euforia do carnaval. As pessoas vão para apreciar a música”, diz a produtora do evento, Maria Amélia Mamede. Calcula-se que umas 10 mil pessoas devem ter passado pelo evento este ano.
          Na  terça-feira, último dia, na Cidade Jazz & Blues, houve  Oficina de Reciclagem para crianças (confecção de brinquedos com o Grupo Garajal), brincadeiras infantis com apresentação do projeto Periquito Cara-Suja com a ONG Aquasis, ensaio aberto, “show” ao Porto do Sol e, mais tarde da noite, “shows” de Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante e Toninho Horta e, para fechar a noite, Jam Session com Raphael Wressnig, da Áustria.

Menescal e Caymmi no palco
                                                                                     Fotos de Chico Gadelha
          Na noite de abertura, grandes  sucessos da MPB foram cantados em coro pelo público de Roberto Menescal e Danilo Caymmi, dois grandes nomes da música brasileira, juntos no palco em um show marcado por sucessos como "Samba do avião", que abriu o espetáculo, "Eu sei que vou te amar", "Manhã de Carnaval", "Chega de Saudade" e "Minha Jangada".
          O primeiro show desta edição foi da cantora cearense Lorena Nunes, que no final da tarde encantou a plateia com uma homenagem à Tropicália, interpretando, entre outras músicas, "Alegria, Alegria" e "Panis et Circensis". Acompanhada pela Banda Quente, a cantora apresentou também músicas do CD “Ouvi dizer que lá faz sol”, lançado em 2014, fazendo a plateia dançar com o hit "Parangaba".
          A música instrumental cearense foi levada ao palco pelo duo formado pelo saxofonista Thiago Rocha e o pianista Sávio Dieb, em homenagem a alguns dos grandes saxofonistas que fizeram e fazem história da música brasileira. Fechando a programação da primeira noite, a Big Band Unifor esquentou a Cidade Jazz & Blues depois da meia-noite, com  repertório de clássicos do jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário