Postagem do dia 14.12.2016

Retaliação na fusão dos tribunais
         Olho vivo. A coisa tá ficando escura mesmo. A história: os conselheiros Domingos Aguiar (foto acima) e Francisco Aguiar (foto abaixo), ambos ex-presidentes da Casa, tentaram interferir na eleição para Mesa Diretora da Assembleia em apoio ao deputado Sérgio Aguiar, candidato a presidente.
          O governador Camilo Santana e os Ferreira Gomes (Cid e Ciro) não gostaram e partiram para a retaliação, aí surgiu a história da fusão dos tribunais TCM (no qual estão os dois Aguiar) com o TCE.
        E agora a Associação de funcionários do TCM acaba de pedir ao Ministério Público que apure denúncias da existência de 5.000 pessoas, protegidas dos deputados, que recebem dinheiro na AL, conforme matéria publicada numa emissora de tv.
       Ah ainda nesse caso acabam de me contar que o conselheiro Domingos Aguiar havia recebido um recado: se renunciar ao cargo de presidente do TCM o projeto de fusão será retirado. Portanto, olho vivo.

14.12.2016


Morre o amigo do povo
          O Brasil perde um dos seus maiores defensores dos direitos humanos e dos pobres, que sem ele ficarão mais pobres: Dom Paulo Evaristo Arns, ou simplesmente Dom Evaristo, “um amigo do povo” como ele disse que gostaria de ser lembrado.
Celebrando a missa do jornalista
Vladimir Herzog, assassinado nos
porões da ditadura militar
        Por mais de 40 anos, desde “os anos de chumbo dos governos militares”, Dom Evaristo esteve na linha de frente, lutando pela liberdade, ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos, combatendo o regime militar em defesa dos direitos humanos.

14.12.2016

“Tem dinheiro para aeronaves, mas não tem para saúde”, diz deputado
        Na Assembleia, na terça-feira, 13, o deputado capitão Wagner (PR) denunciou que o Governo do Estado vai comprar duas aeronaves por 80 milhões de reais. "O Governador aumenta taxas e impostos, corta salários dos servidores, não dá aumento, nega recursos para a saúde e vai comprar esses objetos de luxo. Não tem vergonha desse procedimento não?", afirmou.
        Os deputados que fazem oposição ao Governo, como o capitão Wagner, Roberto Mesquita, Tomaz Holanda, Heitor Ferrer (PSB) e Daniel Oliveira (PMDB) não pretendem dar trégua ao Governo.

14.12.2016

Um surrão de maldades
         “Isso não é pacote nem embrulho é um surrão de maldades”, disse na tribuna da Assembleia o deputado Roberto Mesquita (foto) ao denunciar os diversos projetos encaminhados pelo Chefe do Executivo para votação da Assembleia. “Uma vergonha, um desrespeito ao povo que o elegeu e ainda quer que os deputados votem tudo em regime de urgência”, completou.
        Para o parlamentar, o governador “quer empurrar goela a dentro dos deputados matérias complexas como aumento de impostos, aumento da previdência, corte em salário dos servidores, venda e concessão dos bens do Estado, limites dos municípios, energia solar, e ele quer que tudo isso seja votado a toque de caixa, sem discussão”, argumentou.
       NDR: Surrão é um saco grande feito de palha de carnaúba muito usado antigamente no interior do Estado.

14.12.2016

Previdenciários do ISSEC a descoberto                                         
    O ISSEC (a Previdência estadual) reduziu para apenas uma por mês as consultas médicas dos seus segurados. Agora é que vai morrer servidor público estadual sobretudo os velhos aposentados!.
        As restrições estão sendo rigorosas, tanto para consultas como para exames, “por falta de dinheiro”, disse um funcionário do instituto.

14.12.2016


14.12.2016

Aprendiz com boa vontade
         O deputado Auric Mota (PMDB, foto) me disse que foi pego de surpresa, e houve consenso de sua bancada, com sua indicação para o cargo de Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa da chapa do deputado-presidente Zezinho Albuquerque (PDT, foto abaixo).
      "Agora vou aproveitar a experiência dele, que já ocupou a função, para me inteirar dos procedimentos inerentes aos mecanismos do posto", completou. Audic acha que em poucos dias estará familiarizado com as funções.
Megas salários públicos
         Para reduzir salários no serviço público deveriam começar por onde existem super, super salários: Judiciário e Legislativo, inclusive os estaduais. Os outros na frente deles são fichinhas.
        Soube que no Rio de Janeiro pelo menos 10 Desembargadores do Trabalho percebem acima de 130 mil reais por mês. Como é que pode? No Legislativo, com os proventos e “penduricalhos” (as diversas verbas a que têm direito), um senador, deputado federal e estadual não custam menos do que 150 mil reais.
Se só tem tu, vai tu mesmo!
          Na Assembleia aconteceu na manhã de terça-feira, 13, um fato curioso: o deputado Tomaz Holanda (PMDB, foto acima) vendo apenas 6 deputados em Plenário encerrou a sessão que havia sido aberta pouco antes. E isso sem fazer parte da Mesa Diretora nem como suplente. "Ora, não tinha ninguém da Mesa" disse ao ser advertido.
        O primeiro-vice presidente Tin Gomes (PHS) chegou em seguida, deu um puxão de orelhas (Tin afirmou que ele poderia ter consultado a um suplente da Mesa que estava em plenário) em Tomaz e reabriu a sessão.

14.12.2016

“Nat” entre amigos
        Ester Lins Cavalcante (na foto à direita) esteve cercada por amigos e amigas durante o almoço articulado por Zeneida Rangel (na foto à esquerda) para comemorar o seu aniversário já acontecido. Houve  soprar de velinhas, parabéns e muitos carinhosos mimos. O cenário foi o restaurante Geppo´s, sábado.
        Circularam com o seu abraço Teresa Borges e a mana Lenilza Campos (foto), Gabriela Castro, Regina Koblitz, Maria Vanda Sá, Lula Pinto, Sarah e Herbert Aragão, José Rangel, Mazé e Francisco Coelho, Fernando Benevides,  Elza e Maurílio Moreira,  Liliane Albuquerque (contando detalhes do giro europeu), Irene Mota, Tereza Lima, Maria Luísa Caminha, Bárbara Busgaib, Glória Barbosa, Cliseuda Rocha, Ivonilde Soares e Margareth Gonçalves.
Com o amigo José

        A conversa se prolongou até o anoitecer.

14.12.2016


14.12.2016

Orquestra Jovem de Jaguaribe
A Orquestra Jovem Meu Bem Querer, do município de Jaguaribe, fará uma apresentação especial no mais tradicional e simbólico palco das artes e da cultura no Ceará: o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Será neste sábado, 17/12, às 16h, dentro da programação especial que a cada dia 17 celebra o aniversário do Theatro.
Regida pelo maestro Eder Wagner Aquino Leite, a orquestra congrega nada menos do que 50 músicos e surgiu das atividades de educação musical iniciadas em 2013 pela Fundação Tuboarte. Em 2007 já eram 120 crianças participando de aulas de canto coral. Posteriormente, viriam aulas de flauta e de diversos instrumentos, com mais crianças e jovens participando do projeto.
 "Foi a partir daí que se viu a possibilidade e a necessidade da criação da primeira orquestra de Jaguaribe, diante do potencial de musicalidade demonstrado pelos alunos", destaca Maria Lúcia de Freitas Vitor, coordenadora do projeto. Desde então, a fundação tem investido em cursos e oficinas para melhorar o nível de execução dos alunos da orquestra, além de ampliar e renovar constantemente o instrumental, proporcionando um número maior de vagas para que mais crianças, adolescentes e jovens possam ingressar no estudo da música.

14.12.2016

A menor rua do mundo...

A mais curta rua do mundo está em Paris e tem apenas 5,75 mts, equivalendo somente à escada: é a Rue Degrées, no 2o. Arrondissement. Só para você se situar nesse bairro estão a rue Étienne Marcel, o restaurante gastronômico Drouant, a brasserie Le Grand Colbert, a Galerie Vivienne etc.

14.12.2016

Aviação civil vai cobrar por despacho de bagagem, mas dará outros  direitos
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na terça-feira, 13/12, a Resolução n° 400/2016, que define os novos direitos e deveres dos passageiros no transporte aéreo.
         A nova norma passará a valer para passagens compradas a partir de 14 de março de 2017. Para passagens aéreas adquiridas antes desta data, mesmo que o voo venha a acontecer depois da vigência do normativo, valerão as regras estabelecidas no Contrato de Transporte aceito pelo passageiro na data da compra do bilhete.
        Pela nova  resolução o consumidor vai pagar por despacho de bagagem,  mas terá  direito de desistência da compra da passagem sem ônus em até 24h após a compra;  redução do prazo de reembolso, aumento da franquia de bagagem de mão de 5kg (no máximo) para 10kg (no mínimo);  correção gratuita do nome do passageiro no bilhete;  garantia da passagem de volta no caso de cancelamento (no show) da ida (com aviso prévio, para voos domésticos);  possibilidade de escolher franquias diferenciadas de bagagem;  simplificação do processo de devolução ou indenização por extravio de bagagem;  atendimento aos usuários do transporte aéreo, dentre
outras.
 
OBS: para acessar CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas, por favor.

14.12.2016


14.12.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta sexta-feira o presidente Eliseu Barros (foto) conduz a festa de confraternização de fim de ano da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) com a entrega do troféu à Personalidade Turística de 2016.
*O agraciado deste ano é o chanceler Airton Queiroz (foto) pelas suas ações de apoio ao turismo cearense através do jornal Diário do Nordeste e o Sistema Verdes Mares e pelo Espaço Cultural aberto na Unifor. O evento terá como cenário o Hotel Gran Marquise.
*A aniversariante do dia é a sra.Lourdinha Rodrigues (sra. Eliardo Rodrigues).
*Na quinta-feira, 15,  eu cumprimento o senador Tasso Jereissati e a amiga Vanda Tahim pela mudança de idade.
*Amigas da Alfe conduziram sua confraternização no Ideal Clube. Entre as muitas presenças estavam Mazé Coelho, Gabriela Castro, Stelelinha Sales  e Lenilza Campos (foto abaixo).
*Na quinta-feira o colunismo social de Teresina agita a entrega do Troféu Oscar do Piauí a personalidades locais no Iate Clube de Teresina.
*Os padrinhos da noite são Rita Macedo e Fábio Abreu Costa, respectivamente Secretária de Estado e Deputado Federal.

*Por hoje contei. Até amanhã.