Postagem do dia 04.02.2015

Indicados os Subsecretários, mas faltam ainda muitos outros dirigentes do terceiro escalão
O Palácio da Abolição (foto)  divulgou na terça-feira à noite os nomes do segundo escalão do governo. Mais ainda faltam os nomes dos dirigentes das fundações, economia mistas, universidades etc.  

Veja abaixo a lista parcial dos secretários adjuntos:

Casa Civil: Rinaldo Azevedo Cavalcante;

PGE - Procurador geral adjunto de consultoria e contencioso tributário: Ariano Melo Pontes;

PGE - Procurador geral adjunto de consultoria administrativa e contencioso geral: João Régis Nogueira Matias;

Casa militar: T Cel PM Edson Rebouças de Vasconcelos;

Controladoria e Ouvidoria Geral: Marconi Lemos da Silva;

Controladoria Geral de Disciplina: Rodrigo Bona Carneiro;

Sefaz: João Marcos Maia;

Seplag: Carlos Eduardo Pires Sobreira;

Educação (Seduc): Armando Amorim Simões;

Secitece: Francisco Carvalho;

Trabalho e Desenvolvimento Social: Herman Normando Almeida;

Pesca, Aquicultura e Agricutura Irrigada: Euvaldo Bringel;

Gabinete do Governador: Fernando Matos Santana;

Cultura (Secult): Fabiano dos Santos Piúba;

Esporte (Sesporte): Carlos Ferrentini;

Setur: Denise Carrá;

Desenvolvimento Agrário: Wilson Brandão;

Secretaria das Cidades: Quintino Vieira;
Diretor- presidente da Adece: Ferruccio Feitosa (foto).

04.02.2015

Os quatro maiores desafios do Ceará
          O  deputado Carlos Matos (PSDB-Foto),  que assume o primeiro mandato no Legislativo estadual, tendo obtido  29 mil votos, com votação em 85% dos municípios do Ceará, disse ao blog que, presentemente, os maiores desafios do Ceará estão concentrados nas questões segurança, educação, saúde e seca.
          “Precisamos de eficiência pública para conduzir essas questões que estão desafiando os nossos administradores”, disse. O deputado também declarou que está se articulando para ter uma participação efetiva nas comissões técnicas do legislativo que cuidam desses assuntos.

04.02.2015

Debate sobre as propostas para as políticas de cultura
 
Reunião entre o secretário Guilherme Sampaio (foto) e equipe da Secretaria da Cultura do Estado  com artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado acontece nesta quarta-feira, às 17 horas. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais - 1º Ato”, que, após a primeira edição realizada no Crato, na segunda-feira, 2/2, com intensa participação, terá sua segunda edição,  em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
          O encontro é uma oportunidade de apresentação do novo gestor da Secult e um espaço de diálogo aberto entre a Secretaria e os protagonistas do cenário artístico e cultural no Ceará, além de representantes dos mais diversos setores da sociedade – unidos pelo interesse em fortalecer a arte e a cultura como instrumentos para o desenvolvimento do Ceará.

No Cariri

          "É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Esperamos que todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos os interessados participem deste importante momento de diálogo e construção", afirma o secretário Guilherme Sampaio. Os  “Diálogos Culturais”, que, após as primeiras edições no Crato e em Fortaleza, seguirão como um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet. (Fonte: Ascom-Secult).

04.02.2015

Feriados e pontos facultativos de 2015

          O governo divulgou nesta quarta-feira (4) os feriados nacionais e pontos facultativos de 2015. Ao todo, são 16 datas, mas como 1º de janeiro já passou, ainda são 15 datas de folgas que os brasileiros têm pela frente. Dessas, seis são pontos facultativos e as outras oito são feriados nacionais.

As datas foram publicadas no “Diário Oficial da União”. Este ano, ao contrário do ano passado, apenas um feriado cai em dia de fim de semana, 15 de novembro, que será num domingo. Veja lista completa abaixo:

1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional), quinta-feira;
16 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), segunda-feira;

17 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), terça-feira;

18 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas), quarta-feira;
 
(19 de março, quinta-feira, feriado cearense);

3 de abril: Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional), sexta-feira:

21 de abril: Tiradentes (feriado nacional), terça-feira:

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional), sexta-feira:

4 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo), quinta-feira:

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional), segunda-feira:

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (feriado nacional), segunda-feira:

30 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo), sexta-feira;

2 de novembro: Finados (feriado nacional), segunda-feira;

15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional), domingo;

24 de dezembro: véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira;

25 de dezembro: Natal (feriado nacional), sexta-feira;

31 de dezembro: véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira. 

04.02.2015

Vice Gaudêncio perdeu coordenadoria das Regionais

Vice-Prefeito Gaudêncio

         Registrou o jornalista Macário Batista em seu blog: “Gaudêncio Lucena encrencou com o Prefeito Roberto Claudio, de quem é vice. Deixou de ser o coordenador das prefeiturinhas, cargo que exercia muito bem até assumir a candidatura do velho amigo, lá dele, Eunicio Oliveira. Na campanha desgastou-se com o poder do qual fazia parte. Aí, Roberto Claudio que não tem nada de besta botou no lugar dele o sempre gente boa e grande administrador Adail Fontenelle. Fortaleza ganhou esta do Governo do Camilo.
 “É bom lembrar, entretanto, que Adail Fontenelle (foto) é funcionário de carreira da Prefeitura e está apenas voltando para o velho ninho”.

04.02.2015

Chuvas e reabilitador atmosférico
             A primeira reunião do ano do Agropacto (Pacto pela Agricultura Cearense) acontece no dia 10, próxima terça-feira, às 7h30, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil com a seguinte temática: 
 1-Prognóstico da quadra chuvosa de 2015 e as condições dos recursos hídricos do Ceará tendo como palestrante Eduardo Sávio Martins (foto), presidente da Funceme;
2-Produção de nuvens e chuvas – combate à seca no Nordeste com o técnico Paulo Storm, reabilitador atmosférico/climático.
          A realização do Agropacto é da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará comandada por Flávio Saboya, presidente, e Paulo Hélder Braga, vice.

04.02.2015

Câmara de Eventos faz planejamento
para discutir ações e profissionalismo
          A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, presidida por Enid Câmara de Vasconcelos, realizará nesta sexta-feira, 6,   o seu Planejamento Estratégico com o objetivo de reunir todos os elos envolvidos para juntos discutirem idéias,  identificar cenários prospectivos e estabelecer objetivos e metas que contribuam para o melhor desenvolvimento do setor de eventos.
O consultor Prof. Nóbrega será o facilitador.
A reunião será de 8 às 18 horas, com intervalo para almoço no mesmo local, no Centro de Eventos, auditório 7 do primeiro Mezanino, Pavilhão Oeste, acesso pelo Portão C.
          A CS Eventos é formada por 23 instituições, composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais, bem como órgãos públicos e privados relacionados com o setor ou a ele associado.
A Câmara tem como objetivo atuar na identificação de oportunidades e entraves impeditivos ao desenvolvimento do setor, articulando agentes públicos e privados e definindo ações prioritárias de interesse comum, visando atuação integrada dos diferentes segmentos envolvidos.

04.02.2015

Com o povo e pela emancipação da Jurema
          Estreando  na Assembleia, o deputado Naumi Amorim (PSL-Foto)  disse que sua preocupação maior no exercício do mandato será o povo. “Tem muita gente carente neste meu Estado, que não tem nada e  precisa da ajuda do Governo”, confessou ao blog. “Vou trabalhar ouvindo o povo, sentindo o que ele quer e precisa”, completou.
O parlamentar afirmou ainda que vai trabalhar com mais determinação pela emancipação política do distrito de Jurema, em Caucaia, “área com mais de 200 mil pessoas e diversas indústrias e que tem condições de se transformar em município. A minha luta só está começando”, afirmou.

04.02.2015

VIII Curso de Prevenção ao Suicídio
          O Programa de Apoio à Vida (Pravida), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, inscreve, até o preenchimento das vagas, para o VIII Curso de Prevenção ao Suicídio, a ser realizado nos dias 28 de fevereiro e 7, 14, 21 e 28 de março.  A formação é voltada para estudantes e profissionais da área de saúde, bem como pessoas da comunidade em geral que lidem com a questão.  O valor da inscrição para profissionais é de R$ 90,00 e, para estudantes, de R$ 60,00.
O objetivo do curso é capacitar os participantes a identificar e lidar com indivíduos que apresentam risco suicida, estimulando também uma maior discussão sobre a temática na sociedade. O curso tem um total de 40 horas, e as atividades ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), situado na Rua Marechal Deodoro, 400, no Benfica. As aulas serão ministradas por médicos, psicólogos e outros profissionais especialistas no assunto.
          INSCRIÇÕES – Os interessados podem se inscrever pela Internet (http://goo.gl/forms/erfu3zKCGK) ou presencialmente.

04.02.2015

CURTAS SOCIAIS 
*Ainda muito sentida entre os amigos a morte de Marluce Lopes, que foi casada  com Tarcísio Sampaio.

Maria Vanda e Kátia Maggy

*Diversas amigas participaram durante o dia de hoje do bazar realizado por Maria Vanda Sá em sua loja. Entre as que estiveram por lá Aída Montenegro e Lenilza Campos.  O evento vai se repetir na próxima quarta-feira.

*Ivana Maia leva  sua mamãe em cruzeiro marítimo pela costa brasileira para curtir o “show” de Roberto Carlos (foto).
*Ganhou abraços no dia 3 porque marcou o calendário a Alice Ferraz Soares, senhora desembargador do Trabalho Ronald Cavalcante Soares. Também estiveram aniversariando o vice-prefeito Gaudêncio Lucena, o deputado Gony Arruda e Roberto Pinheiro.

*Anselmo Mororó é o aniversariante deste dia 4. São igualmente aniversariantes  na data Francisco Ribeiro e Abelardo Targino.
*Com exceção do Náutico (foto), os clubes sociais de Fortaleza ditos elegantes não programaram nenhum evento carnavalesco.

 *Foi rezada na capela de Nossa Senhora  das Graças (Hospital Militar) a missa pelo primeiro aniversário de morte de Helvécio Sanford.

*Os amigos estão rezando pela recuperação da saúde de um amigo enfermo.

*Por hoje contei. Até amanhã.