Postagem do dia 29.10.2013


Questões burocráticas levam hospital de
Senador Pompeu só atender emergência

 
Doente mais grave tem que ser
removido de helicóptero
Devido a questões burocráticas entre o Hospital e Maternidade Santa Isabel e a Prefeitura de Senador Pompeu, o hospital está com o atendimento restrito a somente  casos de emergência. A maioria dos pacientes que estavam internados foi  transferida  para outros centros, inclusive Fortaleza. A população de Senador Pompeu está tendo atendimento de urgência e de emergência na policlínica do município que colocou atendimento 24 horas.

Mais ambulância na estrada
            A titular da pasta da Saúde do município  colocou mais uma ambulância para atender a demanda na transferências de pacientes. Vale ressaltar que a policlínica está sendo ampliada para  aumentar o atendimento à população. Segundo o prefeito Vauires Mendes  a ampliação está sendo feita  com recursos próprios do município. (Radialista Joalano Tavares especial para o blog).

29.10.2013


Cearense lança livro sobre queimados em espanhol

Márcia e o  Dr. Edmar Maciel, que entregou
o livro a seu ex-mestre Dr. Ivo Pitangui

O cirurgião plástico cearense  Edmar Maciel, médico do IJF e Presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), em Fortaleza,   foi homenageado no X Congresso Latino Americano de Queimaduras, juntamente com o Prof. Ivo Pitanguy,  realizado no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor, no dia 17 de outubro.
Autografando para colegas
 
Neste mesmo evento Dr. Edmar Maciel lançou seu oitavo livro em espanhol, com 47 capítulos, intitulado "Quemaduras - Conductas Clínicas y Quirúgicas no Quemado" lançamento que foi muito prestigiado por colegas brasileiros e de outros países do continente.
Márcia e Edmar Maciel com o filho Diego e a
noiva dele Clara Saker.
 

 

29.10.2013


Medida cautelar suspende licitação da
obra do Anexo 2 do Palácio do Governo


Sede do TCC
 
 
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará  determinou a suspensão cautelar da licitação referente à obra de Construção do Anexo 2 do Palácio do Governo em Fortaleza, bem como a consequente contratação da empresa vencedora até o julgamento final do processo. 

Conselheira Soraia

        De acordo com o pedido da conselheira Soraia Victor, relatora do processo,  serão citados o Secretário da Infraestrutura, Francisco Adail de Carvalho Fontenele, e o presidente da Comissão Central de Licitação, Fernando Oliveira, para apresentarem, no prazo de 15 dias (a partir da notificação), suas alegações de defesa quanto aos pontos levantados na representação do Ministério Público junto ao TCE.

29.10.2013


Ah. Fortaleza tão maltratada!!!!

           
Rua Canuto de Aguiar, entre Leonardo Mota e Vicente Leite, ontem, 28/10, ao meio-dia: lixo ocupando parte da calçada obrigando o pedestre a sair para o meio da rua para passar. É quase sempre assim. Eu vejo, quem passa vê, mas a Prefeitura nem passa nem toma conhecimento.

 

29.10.2013


Futuro da Logística no Brasil

Por Rodrigo Ximenes

Rodrigo
Os custos logísticos no Brasil voltaram a crescer, segundo estudo recente divulgado pelo ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), chegando à marca de 11,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2012 . Como referência, o custo logístico nos EUA foi de 8,7% no mesmo período e o resultado brasileiro de 2012 representou um aumento de custo da ordem de 8,5% sobre o resultado de 2010. Em outras palavras, estamos cada vez mais ineficientes e perdendo competitividade em relação a nós mesmos e em relação a outros países, uma vez que estamos anualmente incrementando apenas custos a nossos produtos e não agregando valor.

O debate entre os setores público e privado visando direcionar investimentos e políticas/regras operacionais assim como metas de médio e longo prazos é indispensável para recolocarmos o Brasil na estrada do desenvolvimento sustentável, como já o fazem países  desenvolvidos e alguns  em desenvolvimento.

Para promover o estreitamento entre as visões, o planejamento futuro e o debate amplo entre os setores público e privado, o GEL (Grupo de Estudos Logísticos) sediado em Fortaleza  promoverá o evento “Café com Logística”, com a participação do Ministério dos Transportes (que irá apresentar o Plano Nacional de Logística e Transportes –PNLT) e  o Dir. Executivo do Grupo Julio Simões Logística- JSL (maior empresa de logística rodoviária do Brasil), evento que ocorrerá no dia 30/10, quarta-feira, no hotel Marina Park, em Fortaleza,  às 8 horas da manhã.

29.10.2013


“Café com Logística”  nesta quarta-feira

 


Com o objetivo de instigar discussões e aprofundar as questões relacionadas ao programa de logística no Brasil, hoje um dos maiores problemas nacionais, o  GEL (Grupo de Estudos em Logística) promove quarta-feira, 30,   o programa “Café com Logística”,  às 8 horas da manhã, no Salão Iracema do Marina Park Hotel. O credenciamento será feito 30 minutos antes

Duas palestras da maior relevância para a atualidade serão proferidas durante o evento. Primeira: Plano Nacional de Logística e Transporte - PNLT - Aspectos Conceituais, Metodologia e Resultados Práticos com Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, engenheiro, Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes.
            A segunda palestra terá por tema “Importância Estratégica da Logística (informações de mercado / comparativos outros mercados / modais / estratégias) com José Geraldo Santana Franco Júnior, Engenheiro Mecânico (UNIMEP), Pós Graduado em Propaganda e Marketing (PUC/SP) e Marketing de Varejo (Universidade Toledo), MBA: FIA (USP/SP) – Gestão de Negócios, Diretor Comercial de Frota Pesada da JSL

            “O debate entre os setores público e privado visando direcionar investimentos e políticas/regras operacionais assim como metas de médio e longo prazos é indispensável para recolocarmos o Brasil na estrada do desenvolvimento sustentável, como já o fazem  países desenvolvidos e alguns países em desenvolvimento”, afirma Rodrigo Ximenes, presidente do GEL e coordenador do evento. (Mais informações: 3433.7684 e 3433.7685).

29.10.2013


Capacitação sobre mudança climática vai
preparar  jovens para conferência da ONU



              Com o objetivo de preparar os jovens para o debate sobre mudanças climáticas, será realizada uma capacitação com esse tema nesta terça-feira (29), das 13h às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

             A informação é da aluna Beatriz Azevedo de Araújo, organizadora do evento, acrescentando que após as discussões será elaborada a Carta da Juventude Cearense sobre Mudanças Climáticas, a ser levada pela delegação de jovens da ONG Engajamundo para a 19ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, que ocorre de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.


              A capacitação foi idealizada por jovens de todo o Brasil, com edições no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Cachoeira, no Recôncavo Baiano. As ações fazem parte de uma iniciativa nacional de mobilização da juventude, por meio da ONG Engajamundo, para participação e representação em conferências internacionais, explica Beatriz, também uma das futuras representantes brasileiras na Conferência da Polônia.

29.10.2013


AL festeja servidor com uma semana de programação


A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) realiza a partir desta terça-feira (29/10) até o dia 8 de novembro, a Semana do Servidor. O evento contará com uma série de atividades a serem promovidas pela entidade em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro.

            Durante todos os dias haverá Feira de Negócios e Oportunidades para os servidores da Casa, além de atendimentos gratuitos de terapias complementares com profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, massoterapia, mestre em reiki e acupunturista; assim como a divulgação de passeios turísticos, pedal bike, cursos e oficinas.

 

29.10.2013


Estâncias Termais Catarinenses realizam Workshops
Bela paisagem
A Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), entidade que reúne 14 estâncias hidrotermais do Estado, mais uma vez estará participando do Festival de Turismo de Gramado de 07 a 10/11, em Gramado, RS, que este ano celebra sua 25ª edição. Na oportunidade, a ATHISC realizará a 2ª Edição dos “Encontros do Turismo Termal de SC”, visando promover e gerar negócios para seus associados.

O evento também busca a integração dos destinos turísticos, incluindo as Estâncias Climáticas, criando uma identidade de desenvolvimento do produto turístico catarinense de forma diferenciada. O primeiro encontro acontecerá dia 05/11/2013, em Porto Alegre, RS, das 16h às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, reunindo profissionais e empresários de turismo e hotelaria, imprensa e demais interessados.

 
Termas de Piratuba

Águas termais brotam em todo o Estado

As estâncias termais (saúde e lazer) estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas. Já os roteiros climáticos foram criados no 1º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo de Municípios com Estâncias Termais e Climáticas de SC, realizado em Gravatal em agosto deste ano.

As estâncias climáticas com suas pousadas e hotéis fazenda, além da excelência do clima, oferecem aconchego, conforto, lazer, rusticidade e culinária típica. Localizam-se na região da Serra Catarinense, nos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Lauro Muller, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema e são o novo componente do cardápio de destinos e atrativos de Santa Catarina.(Fonte: Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina-ATHISC-Jornalista Zeni do Amaral Rates).

 

29.10.2013


Deputada Patrícia Saboya entrega
taça à  campeã de futebol feminino

O presidente da FCF, Mauro Carmélio; o
ex-vereador Márcio Lopes, a capitã do time de
Caucaia e a deputada Patrícia.

            A deputada estadual Patrícia Saboya (PDT) participou da entrega da Taça que leva seu nome, "Taça Patrícia Saboya",  ao time campeão do Campeonato Cearense de Futebol Feminino 2013. A final da competição aconteceu domingo (27), no Estádio Presidente Vargas, entre os times Juventus e Caucaia, em que o time de Caucaia saiu vencedor.

            O Campeonato Cearense de Futebol Feminino 2013 é uma competição oficial da Federação Cearense de Futebol (FCF), neste ano realizado em parceria com a Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF).  A equipe de Caucaia, que venceu a competição, representará o Ceará na Copa do Brasil de Futebol Feminino 2014 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O time campeão
 

29.10.2013


Troféu César Cals de Turismo


Jornalista Silvana Frota

A Assembleia Legislativa sediou sexta-feira, (25/10), a entrega do Troféu César Cals de Turismo  da revista Ceará e Municípios, editada pela jornalista Silvana Frota. Na oportunidade, também foram homenageadas 60 prefeituras com o título Município Indutor do Turismo.

Foram homenageados com o troféu o governador do Ceará, Cid Gomes, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Darlan Teixeira Leite, o secretário Municipal de Turismo, Salmito Filho, o secretário Extraordinário da Copa, Domingos Aguiar Neto, o diretor da Turisforma e presidente de honra do Skal Internacional de Fortaleza, Valmir Rosa Torres, e o jornalista Marco Antônio Valli, do programa Turismo na TV Diário. Também participaram da solenidade os deputados Sérgio Aguiar (Pros) e Manuel Duca (Pros).

29.10.2013



 Coral da UFC monta  espetáculo com
as músicas de Milton Nascimento


O Coral em apresentação de gala

                O Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) estréia no próximo dia 1º de novembro o espetáculo cênico-musical "Menino", inspirado na obra do cantor e compositor Milton Nascimento. A nova produção fica em cartaz todas as sextas, aos sábados e domingos do mês, sempre às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os ingressos são R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).


Milton Nascimento

                Resultado de elaborada pesquisa da obra de Milton, "Menino" faz uma  homenagem aos 50 anos de carreira do cantor, completados em 2012. De acordo com a concepção dos idealizadores, o espetáculo faz referência à "alma moleque do brasileiro, sonhador e poético presentes na vida e na obra do músico mineiro".

              No palco, 36 cantores vão interpretar 19 canções de Milton Nascimento, "abordando os 'encontros e despedidas' inerentes à travessia da vida, fazendo ao público uma pergunta: o que de vera foi feito?". O coral tem a regência e direção dos maestros Erwin Schrader e Elvis Matos e a preparação vocal é do maestro Gerardo Viana Júnior.(Fonte: UFC).

29.10.2013


 

Mobilização contra o câncer de mama

 
 

Acontecerá nesta  terça-feira, 29,  em Uruburetama, uma  caminhada de mobilização contra o câncer de mama. O inicio esta marcado para  16 horas saindo da praça Coronel Paixão, encerrando no anfiteatro onde   serão proferidas palestra, apresentações teatrais e depoimentos de mulheres que estão vencendo a luta contra o câncer de mama.

A Secretaria da Saúde do Município  afirma que vem recebendo total apoio do prefeito Vasconcelos Neto, que não tem medido esforços em favor da saúde dos  munícipes. (Joalano Tavares especial para o blog).

 

29.10.2013


CURTAS SOCIAIS

 
Beatriz e o filho Chico Jr.
*Prestigiadíssima a missa em ação de graças pelos 90 anos de Beatriz Gentil Philomeno Gomes celebrada na Igreja de Cristo com a presença dos filhos, noras, genros, netos e bisnetos da aniversariante. Os depoimentos e as músicas para cada momento da cerimônia foram tocantes.

 *Ontem, 28, foi  o dia consagrado a São Judas Tadeu. Rogai por nós.

 *O tabelião Evandro Melo Júnior ganha cumprimentos na data porque marca o calendário. Também faz aniversário na data Aída Coelho.

 *Até o dia 30 o Tribunal Regional do Trabalho realiza em Fortaleza a Semana Nacional de Execução Trabalhista.

 *Acontece nesta terça-feira, a partir das 19 horas, o Festival Um Novo Caminho – Jovem, um Instrumento – com o professor Felipe Aquino, missionário Shalom, Paulo José e Waldonys. Como cenário o Siará Hall.

 *Por hoje contei. Até amanhã.