Postagem do dia 27.11.2017

Privilégio que precisa ser extinto
           A questão do Foro Privilegiado está despertando debate nacional, levando inclusive a uma acirrada campanha nas redes sociais para a extinção completa da legislação a nível de todos os poderes. A população clama inclusive para que a grande mídia nacional abrace a causa do fim desse dispositivo de privilégios.
  A lúcida manifestação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, retrata muito bem essa realidade. “O foro privilegiado foi uma esperteza que os políticos conceberam para se proteger. Um escudo para que as acusações formuladas contra eles jamais tenham consequências. Isso foi feito de maneira proposital. O Foro Privilegiado é a racionalização da impunidade”, disse.

27.11.2017


27.11.2017

Moradores do Cauipe vão à Assembleia protestar contra retirada de água para fins industriais
         A gestão de recursos hídricos do Ceará por meio da construção de poços e captação de água para fins industriais na região do Lagamar do Cauípe  foi criticada durante audiência pública realizada na tarde de sexta-feira (24/11) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido da Assembleia Legislativa.
  O evento, requerido pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), aconteceu no Auditório Murilo Aguiar e recebeu centenas de moradores de algumas das 27 comunidades das áreas afetadas nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, que protestam contra utilização das reservas do aquífero para fins industriais. 
Moradores das comunidades compartilharam suas preocupações e o cotiiano marcado pela insegurança sobre o direito à água e aos próprios territórios e pela presença ostensiva de força policial. Já representantes do Governo do Estado afirmaram que as intervenções não prejudicarão as comunidades.
A deputada Bethrose (PMB) lamentou que, apesar da falta de água em muitos distritos, as intervenções do governo estejam prestigiando mais a indústria do que a população. “Pedimos que haja estudos profundos dos aquíferos para saber quanto temos de capacidade de água”. 
 Representante da Companhia de Gestão dos Recursos  Hídricos (Cogerh), Guilherme Almada afirmou que estudos e monitoramentos comprovam que a exploração do aquífero é tecnicamente viável e sustentável, pois usa somente 13% da capacidade de uma reserva renovável que não vem sofrendo alterações mesmo com a estiagem dos últimos anos”. 

27.11.2017

Festas religiosas no calendário
          O deputado Carlos Felipe (PCdoB) fez aprovar na Assembleia Legislativa projeto de lei incluindo a Festa de Santa´Ana, padroeira do município de Independência, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará.
  O mesmo aconteceu com o deputado Bruno Gonçalves, que incluiu no mesmo calendário o espetáculo religioso a Paixão de Cristo do município do Euzébio.

27.11.2017

Curso de cerimonial
          Dias 7 e 8 de dezembro, de 9 às 18 horas, a cerimonialista Norma Zélia Andrade ministra o “”workshop” Cerimonial, Protocolo e Historiografia do Cerimonial, passo a passo na organização de solenidades, elaboração de convites, símbolos nacionais, precedência de bandeiras, precedência à mesa, o papel do Mestre de Cerimônia, etiqueta à mesa e no trabalho.
  O curso será realizado na CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Vagas  limitada. Informações: (85) 99938-7690; 99991-3691.

27.11.2017


27.11.2017

Oficina de teatro em cidades do interior

         “Plantou Palavra, Colheu Poesia” é o novo espetáculo do projeto “InConto Marcado”, que teve estreiou  em Paracuru, foi ao Marco e depois  será apresentado em Guaiúba.  O projeto  é um Teatro Itinerante, com oficina teatral para professores   apresentou o  espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” e nos dias 22 e 23, às 9h e às 14h30 esteve em Marco. 
            O “InConto Marcado” leva a poesia para dentro da escola como método e conteúdo, estimulo à leitura, como arte e informação, disseminando um gênero que foi afastado de sua origem popular, a cultura da oralidade, que já garantia o ensinamento da história entre os povos de todas as raças, antes mesmo da palavra escrita. 
               Tem como público-alvo alunos de ensino fundamental da rede púbica, crianças de 5 a 12 anos de projetos sociais realizados por ONGs, professores da rede pública, grupos de teatro, gestores públicos de educação e cultura, familiares dos alunos e moradores dos arredores dos espaços onde são realizados os espetáculo. A   idealizadora do projeto é a atriz  Daniele Yanes. (Informações: (85) 99927.4067- Imprensa: Dégage).

27.11.2017

Feira de novidades para o fim do ano
A 9ª. Feira de Novidades para as Festas de fim de ano está marcada para acontecer nos dias 28 e 29 (terça e quarta) com os temas eventos festivos, bazar society, gastronomia, beleza e moda. O evento é uma realização da AGACE-Associação de Gastronomia do Ceará.
  Será a partir das 16 horas de cada dia no Iluminato Premium Buffet e a entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Lar Torres de Melo, que abriga pessoas idosas em Fortaleza.

27.11.2017

27 de novembro,  Dia consagrado a Nossa Senhora das Graças
           A história de Nossa Senhora das Graças começa, na verdade, fora do tempo, quando o Pai, nos seus mais altos desígnios, planejou a encarnação de seu Filho Jesus, no seio da humanidade. Nesse momento, o Pai também pensou em Maria, pois, seu Filho teria que ter uma mãe humana. E a mãe do Salvador teria que ser “cheia de graça”. E assim aconteceu. A história começou, o mundo foi criado, o homem decaiu e Deus prometeu o Salvador.   
Por isso, Ele preparou Maria. Tanto que, quando o Anjo Gabriel apareceu para anunciar que ela seria a Mãe de Jesus, afirmou que ela era “cheia de graça”. (Lucas 1, 28).
          A escolha desta data para comemorar o Dia de Nossa Senhora das Graças foi com a intenção de homenagear a aparição da santa para a noviça francesa Catarina de Labouré, em 27 de novembro de 1830.
           De acordo com o relato religioso, quando Nossa Senhora das Graças apareceu para Santa Catarina, pediu para que a freira fizesse uma pequena medalha que representasse o episódio da sua revelação para que todas as pessoas usassem e, assim, recebessem as suas graças. (Fontes: cruzsanta e calendarr).

27.11.2017

“Chefs” de cozinha reunidos em Fortaleza

A 4ª. edição do encontro de “chefs” nacionais “EnChefs Brasil 2017” torna Fortaleza por dois dias a “capital brasileira da gastronomia”, uma vez que o evento é considerado “o maior encontro de chefs do país”. Já foi realizado em Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
 O cenário será o Centro de Negócios do Sebrae e, em Fortaleza, a coordenação está a cargo do chef Luciano Ferreira, presidente da Associação dos Chefs de  Cozinha do Ceará. O objetivo do- encontro é proporcionar maior interação entre os profissionais da área.

27.11.2017


27.11.2017

Amigos da Marinha comemoram os 153 anos da EAM  
          Eu já contei no blog, mas trago hoje mais algumas fotos da solenidade que marcou a cerimônia militar pelos 153 anos de criação da Escola de Aprendiz\es Marinheiro realizado no pátio da unidade militar sob o comando do Capitão de Fragata Werneck Regina.
         No auditório ele fez a imposição da medalha de Amigo da Marinha ao deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que não pode comparecer à cerimônia oficial.
 O homenageado mostrou orgulho a medalha e o seu diploma.
  O bolo dos 153 anos.
              O amigo José Rangel como o comandante Werneck.
          O baile benemerente que será realizado no dia primeiro de dezembro em benefício das obras assistenciais  das esposas dos oficiais de Marinha.
        O público que lotou o auditório da escola.

27.11.2017

Parques do mundo reunidos em Orlando

          Terminou  neste final de semana em Orlando (EUA) a exposição anual do maior encontro do setor de entretenimento do mundo, a IAAPA Attractions Expo 2017. Durante o evento foram  apresentadas as novidades e tendências da indústria da diversão. Estiveram  presentes os principais fornecedores e operadores brasileiros de parques e atrações turísticas. Na foto abaixo Marx Beltrão, Ministro do Turismo e Rogério Siqueira, Diretor Presidente do Beto Carrero World.
          Segundo o jornalista e repórter fotográfico Jeff Severino (www.colunaonline.com.br), representando o Beto Carrero World, participam o diretor presidente, Rogério Siqueira,  e o diretor financeiro, Edilson Doubrawa.    
         As  autoridades acompanham Marx Beltrão, Ministro do Turismo, que  apresentou  o Brasil como uma oportunidade de investimento para os maiores empresários do setor no mundo.
        “O Beto Carrero World está no ranking dos melhores parques temáticos do mundo. Precisamos perceber as tendências do mercado e investir sempre em novidades para continuar fomentando o mercado do entretenimento em Santa Catarina e no Brasil. Com um sistema tributário a nosso favor, com certeza poderemos investir ainda mais, e contribuir ainda mais no turismo brasileiro”, declara Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World.
          Segundo o Ministério do Turismo, estão em tramitação alguns ajustes no sistema tributário do país para facilitar a importação dos equipamentos para a atualização dos parques temáticos locais. 
          Em estudo realizado pelo Sindepat, a modernização  dos marcos reguatórios pode gerar um investimento de R$ 1,9 bilhão, além de 56 mil novos empregos nos próximos cinco anos.

27.11.2017


27.11.2017

CURTAS SOCIAIS
*A socióloga e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, vem a Fortaleza nesta terça-feira (28/11) para agenda que inclui Encontro com Mulheres na Casa Vermelha (Avenida da Universidade, 2197), às 15 horas.
 *Em pauta: a defesa dos direitos das mulheres e a luta contra a violência.O vereador Guilherme Sampaio é um dos articuladores.   
*Nesta terça-feira, às 18h30, lançamento do Portal Destino Serra-turismo de negócios na serra de Baturité. O evento também irá celebrar os dois anos de sucesso da Rota Verde do Café.
*Será na sede da ABAV-Associação Brasileira das Agências de Viagem. Contatos com Liége Xavier   (85) 9 9174-7070   e Marisa Quixadá  (85) 9612-7383.
*Aconteceu no final de semana o Canoa Blues, festival de blues na praia de Canoa Quebrada, focado exclusivamente  no gênero e com ações de arte-educação direcionadas para a comunidade (foto abaixo).
*As amigas do grupo Princesa do Norte voltaram a se reunir desta vez anfitrionadas por Florinda Linhares.
*A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo reuniu-se no Iate Clube para dar posse à nova acadêmica, Alana Girão de Alencar, e aos membros honorários Totonho Laprovítera, André  Borges (foto abaixo), Humberto Ellery e Pedro Gurgel.
*O aniversariante deste segunda-feira é o instrutor de Pilates André Luís Rangel (na foto abaixo com o papai José e a companheira Luciana), que ganha o abraço de familiares e dos alunos.
  *Muda de idade nesta terça-feira, 28,  a querida Kaia Catunda que vai ganhar o abraço da lista afetiva.
*É também a data natalícia da poetisa Zinah Alexandrino (foto abaixo).

*Por hoje contei. Até amanhã.