27.11.2017

Moradores do Cauipe vão à Assembleia protestar contra retirada de água para fins industriais
         A gestão de recursos hídricos do Ceará por meio da construção de poços e captação de água para fins industriais na região do Lagamar do Cauípe  foi criticada durante audiência pública realizada na tarde de sexta-feira (24/11) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido da Assembleia Legislativa.
  O evento, requerido pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), aconteceu no Auditório Murilo Aguiar e recebeu centenas de moradores de algumas das 27 comunidades das áreas afetadas nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, que protestam contra utilização das reservas do aquífero para fins industriais. 
Moradores das comunidades compartilharam suas preocupações e o cotiiano marcado pela insegurança sobre o direito à água e aos próprios territórios e pela presença ostensiva de força policial. Já representantes do Governo do Estado afirmaram que as intervenções não prejudicarão as comunidades.
A deputada Bethrose (PMB) lamentou que, apesar da falta de água em muitos distritos, as intervenções do governo estejam prestigiando mais a indústria do que a população. “Pedimos que haja estudos profundos dos aquíferos para saber quanto temos de capacidade de água”. 
 Representante da Companhia de Gestão dos Recursos  Hídricos (Cogerh), Guilherme Almada afirmou que estudos e monitoramentos comprovam que a exploração do aquífero é tecnicamente viável e sustentável, pois usa somente 13% da capacidade de uma reserva renovável que não vem sofrendo alterações mesmo com a estiagem dos últimos anos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário