Postagem do dia 06.06.2018

Ciro e Cid sem afagos com Eunício
Uma coisa é certa para esta campanha eleitoral. Embora possam dividir o mesmo palanque, Ciro e Cid Gomes (PDT) não deverão trocar afagos, isto é, elogios recíprocos de candidatos que estão do mesmo lado com o candidato ao Senado Eunício Oliveira (MDB) . Esse papel será representado pelo Camilo Santana (PT).
Os Ferreira Gomes não  querem ser “contaminados” pelo desgaste que Eunício sofre junto ao eleitorado mais elitizado, inclusive Ciro quer manter sua candidatura a Presidente da República longe do MDB de Eunício e Temer.   
   
Além do mais, na campanha passada Ciro, Eunício e Cid trocaram muitas farpas. Ciro acusou o “senador de enriquecimento ilícito” e Camilo disse e repetiu que Ciro “era um desequilibrado”, entre muitas outras acusações.

06.06.2018


06.06.2018

“Aliança eleitoral informal”
          O jornalista Antônio Viana escreveu no Face de terça-feira: “A matéria está publicada hoje na pág 9 do jornal O Povo. PDT nacional admite lançar apenas um candidato ao Senado. A possibilidade ventilada por Cid Gomes é vista como uma Aliança Eleitoral Informal com Eunicio. A estratégia funcionaria para não prejudicar Ciro na disputa Nacional”.
          E eu afirmei: “Claro, Vianinha. A outra vaga é do MDB de Eunício, que tem aprovo de Camilo, mas com restrições dos Ferreira Gomes. A dúvida do PDT é quem lançar porque a situação do Cid Gomes perante a Justiça Federal ainda é uma incógnita”. Vamos aguardar os desdobramentos.

06.06.2018

Turismo do extremo oeste
Nesta quinta-feira, 7, acontece reunião do Fórum de Turismo do Extremo Oeste do Ceará (Fortexo), às 16h30, na Câmara Municipal de Jijoca de Jeri, objetivando dar continuidade ao trabalho  para um melhor desenvolvimento turístico da região. A presidente do Fórum, Rosana Lima (foto), conduz o encontro.
Participarão prefeitos, secretários de turismo, agentes de viagens, artesãos e empresários do setor.  Os municípios que fazem parte do Fortexo são Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Chaval, Camocim, Granja, Itarema e Jijoca.

06.06.2018


06.06.2018

Cidadão financiando campanha eleitoral
          Mandaram essa mensagem para mim. É coisa de sabidões (ou sabichões?) esse negócio de Fundo Eleitoral de Campanha. O contribuinte é que tem que pagar para eles se tornarem deputados e senadores e ganharem uma dinheirama expressiva com regalias nunca dantes vistas às nossas custas. Pode?

06.06.2018

Blá, blá, blá da cajucultura continua
          Vai haver um novo seminário local, dias 14 e 15 próximos, em Fortaleza, visando a revitalização da cajucultura. Como o algodão, a mamona, oiticica, lagosta e camarão marítimo, a castanha de caju (importante pauta de exportações) está com sua produção em decadência no Nordeste, e no Ceará em particular, exatamente por falta de revitalização dos pomares. Na hora da execução dos projetos falta dinheiro, técnicos, interesse político. E o blá-blá-blá continua.
        Desde a época do deputado federal Ernesto Gurgel Valente nos anos 60/70 que se fala no problema da cajucultura, no envelhecimento dos cajueiros, nas pragas, no surgimento do cajueiro anão-precoce etc. As técnicas de melhoramento já são confirmadas pela Embrapa, Epace etc. O que falta é dinheiro, continuidade dos projetos e decisão política.                                          
        Este, segundo anunciam os organizadores, será o 1º. Seminário da Cajucultura do Nordeste, em Fortaleza, que acontecerá nos dias 14 e 15 próximos, no auditório da Federação das Indústrias “visando à revitalização da cajucultura”. A equipe envolvida é composta por grupos da Faec, Sindicaju-Fiec, Embrapa e deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Evento fechado para gestores da área.

06.06.2018


06.06.2018

CIA poderia estar envolvida na Morte de Robert Kennedy há 50 anos                   
          Há 50 anos, no dia 5 de junho de 1968, depois de vencer as primárias da Califórnia para presidente dos Estados Unidos, e comemorar sua vitória na presença de 1.800 apoiadores num hotel de Los Ângeles, por volta da meia-noite Robert Kennedy se dirige ao grande salão do hotel para uma entrevista coletiva. Utiliza a passagem pela cozinha quando surge o atirador, o palestino Sirhan Sirhan, que desfecha os tiros. Mas ficou provocado que Sirhan era apenas um fantoche a serviço da poderosa CIA. Kennedy morreu no dia seguinte ao atentado.
          Revelam documentos dos inquéritos que a CIA tinha muitas razões para se livrar de Kennedy: suas ações no Departamento de Justiça na guerra fria contra a Rússia, em Cuba e em relação a Castro. A CIA queria que Kennedy se livrasse de Castro; Bob Kennedy pretendia retirar soldados norte-americanos do Vietnã, o que contrariava os planos da CIA e da indústria bélica.
      A máfia também tinha razões para matar Robert Kennedy, que perseguia duramente os mafiosos, colocando na cadeia muitos elementos de suas organizações, embora eles tivessem ajudado a John Kennedy vencer as eleições presidenciais. Os rebeldes cubanos, que se manifestavam contra Castro, também estavam interessados em livrar-se de Kennedy, insatisfeitos com sua política na guerra fria e em relação a Cuba.
         “Resumindo, todas estas pessoas e organizações tiveram motivos para matar Kennedy”, apontam estudiosos.

06.06.2018

Expoceará de ovinos e caprinos
         De 12 a 17 de junho acontece no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, a Expoceará 2018 com 130 baias disponíveis para 5 a 6 animais caprinos e ovinos. Evento organizado pelo Clube do Berro.
                                           
           Estão oficializadas as exposições ranqueadas das raças caprina Anglonubiana e ovina Santa Inês. Será uma importante exposição que oferecerá ainda outras atrações em termos de animais, raças e divertimento.

06.06.2018

Humberto Teixeira e José Euclides Jr
          Aprovada na Assembleia mensagem do Executivo denominando de Humberto Teixeira o Campus Multi-Institucional do município de Iguatu e dando o nome de  Eglimar da Silva o Ginásio Poliesportivo que integra o mesmo campus.
          E, em outra mensagem, faz aprovar o nome de José Euclides Ferreira Gomes Júnior para a avenida perimetral (do contorno) entre a CE-240 e o entrocamento desta com a BR-222, no município de Sobral.

06.06.2018


06.06.2018

CURTAS SOCIAIS
*Nesta quarta-feira, 6, às 19h30, no Ideal, lançamento do livro “A Literatura Cearense através de Ensaios”, de autoria do jornalista e professor Carlos Augusto. Informações: (85) 3248-5688.
                                             
*A Bom Bocado por Marilza Pessoa convida à todos comemorar as festas juninas com os seus produtos “celebrando a união, o amor e a paz na família”, diz ela.                                       
*“Para tanto já estamos aceitando encomendas de pé de moleque, grude, luiz felipe, bom bocado, bolo de milho, canjiquinha (foto) receitas exclusivas de nossa dama das rendas”, ressalta.
                                                         
*Ainda hoje se comenta na sociedade a beleza de festa que foi os 15 anos de Maria Vicória, filha de Alessandra e Erivaldo Arrais, na mansão do Porto das Dunas.
*Dia 14, às 18 horas, no Ideal Clube, lançamento do livro “Memórias e Silêncio no Cinema Chileno” do professor e mestre do cinema Régis Frota.
                                           
*Iguatemi com projeto para abertura de novas lojas nestes meses de junho e julho, segundo o superintendente Wellington Oliveira.                                        
*Neste mês chegará uma “Porpino Burger”. Para julho estão previstas uma megastore da “iPlace” e uma loja da rede de eletrodomésticos “Fast Shop”.                                    
*“Quanto à possibilidade de um Starbucks, Wellington destaca que as negociações ainda são embrionárias”, destacou em sua coluna Adriano Nogueira.
                                         
*Ganhou abraços por conta do aniversário na terça-feira, 5, a desembargadora Nailde Pinheiro.
                                   
*A Turma do Kari”, que se reunia às quartas-feiras no Bar do Kari, na Praia de Iracema, e agora, com a morte dele, faz ponto na Picanha do Augusto, na Varjota, volta a se encontrar hoje. 
                                  
*FrancieudoLins (à esquerda) e Serginho do Bic articulam. Kari sentado e sorrindo, o que era raro.

*Por hoje contei. Até amanhã.