Postagem do dia 11.01.2018

PSDB deixa Wagner se Bolsonaro entrar no palanque
           Talvez o deputado-capitão Wagner  nem vá mesmo ser candidatado a governador pela coligação PR/PSDB, mas o senador Tasso Jereissati já disse que não quer no palanque da coligação  nenhum nome que  apoio a Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL ao Executivo Nacional.
             A informação, segundo o jornal O Povo,  é de Fracini Guedes, presidente do PSDB Ceará. De acordo com Francini, não houve a exigência, por parte da sigla tucana, de que Wagner apoie o candidato do PSDB à presidência — até o momento, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin —, como informou o deputado. O que houve, na verdade, foi um veto ao nome do Bolsonaro.
“Não houve essa condição de palanque fechado, mas o Tasso não concorda com o Bolsonaro. A oposição apoiar outros nomes não seria um problema, o problema seria ter pessoas (no palanque) que apoiam o Bolsonaro”, afirmou. Questionado sobre o  porquê, Franceni foi sucinto: “Nós achamos que ele não é bom para o País”.
 Uma coisa é certa, a  disposição do capitão Wagner de ser candidato a Governador é forte, mas há obstáculos: os partidos de esquerda, menores tipo PCdoB, PSol etc., estão comprometidos (PCdoB vai com Camilo, PSol vai sozinho); partidos grandes como o PMB vai apoiar Camilo; o PSDB não quer Bolsonaro nem ninguém falando no nome  dele no palanque),as demais forças políticas importantes estão engajadas.

11.01.2018


11.01.2018

Prazo para negociação de dívida rural vai prosseguir
Decisão do presidente Temer, conseguida com o esforço do senador Eunício Oliveira,  fica autorizada a prorrogação de rebate para liquidação,  até 27 de dezembro de 2018, das operações de crédito rural a uma ou mais operações do mesmo mutuário, contratadas até 31 de dezembro de 2011 com o Banco do Nordeste ou Banco da Amazonia S.A, com recursos oriundos, respectivamente, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste(FNE) ou Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) ou com recursos mistos dos referidos fundos com outras fontes relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência da Sudene ou Sudam. 
 O Banco do Nordeste já pode prestar todas as informações sobre este assunto.

11.01.2018

Águas do Sertão aplicarão quase 200 milhões reais no segundo semestre deste ano
             O Governo do Ceará  receberá financiamento de 50 milhões de Euros (cerca de quase 200 milhões de reais) do Banco KFW (Alemanha), para a implantação do Programa de Saneamento Básico para localidades Rurais do Estado: Adaptação às mudanças climáticas – Programa Águas do Sertão.  a contrapartida do Estado de 12,5 milhões de euros, totalizando investimento de 62,5 milhões. A Lei Autorizativa nº 16.459, decretada pela Assembleia Legislativa, foi sancionada   pelo governador Camilo Santana (foto Chacon), no dia 19 de dezembro. 
  O Águas do Sertão (na foto abaixo o projeto na Bahia) vai beneficiar  cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação no segundo semestre de 2018. O programa, executado pela Secretaria de Cidades,  
 tem o objetivo de fortalecer e regularizar o modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) nas localidades rurais, e também realizar melhorias nas condições sanitárias, assim como garantir a proteção e utilização mais eficiente dos recursos hídricos.

11.01.2018



Audic dá atenção especial à perfuração de novos poços em Tauá e distritos

O deputado Audic Mota iniciou uma programação de visitas em Tauá no sentido de anunciar o atendimento à uma série de demandas por abastecimento d'água. A começar pelas localidades de Castelo, Olho D’água / Várzea Grande, Serrinha e Caatingueira, situadas área da sede do município. 
O Governo do Estado já autorizou a aquisição de duas máquinas perfuratrizes. Uma para a sede municipal e outra para atender aos distritos, tendo em vista a perfuração de 30 poços profundos. 
 Os benefícios são fruto dos encaminhamentos e articulações de Audic Mota junto ao governador Camilo Santana e equipe de assessores, em órgãos como Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), por meio da Sohidra, e Ematerce.
As comunidades serão atendidas após realizados estudos geológicos. Já em andamento, com técnicos fazendo a sondagem do solo nas regiões mais aptas a receber o maquinário de perfuração. 
O prefeito Carlos Windson tem acompanhado o contato do parlamentar.

11.01.2018


11.01.2018

Samira Castro: É o fim do jornal de papel?
            A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará registrou no seu Face esta opinião sobre o assunto: “Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, não! Do total da população que utiliza o meio jornal para se informar sobre o que acontece no Brasil, 66% ainda o fazem pela versão impressa, contra 30% na digital. Apenas 2% leem ambas.
          "E mais: 49% leem jornal comprado na banca! 53% leem mais de segunda a sexta-feira. 60% confiam no que leem nos jornais”.
          Portanto, ainda não é o fim do jornal de papel!

11;01.2018

Toyota se expande no Nordeste

Registra Adriano Nogueira em sua coluna que Luiz Teixeira, presidente do Grupo Newland (na foto, à direita, com Severino Ramalho),  inaugura oficialmente nova concessionária Toyota em João Pessoa (PB) no próximo dia 31 de janeiro.
“O empresário também comemora resultados, a Toyota fechou o ano de 2017 em 6º lugar em vendas, com 8,8% de share” diz.

11.01;2018

Telonas no Cinépolis
          Se você quer ir ao cinema até o dia 17 veja o que o Cinépolis está exibindo. 
            No Rio MarKennedy: Jumanji – Bem-vindo à selva; Viva – A vida é uma festa; O Touro Ferdinando; Extraordinário, Fala Sério, Mãe e Os Parças.
  No Rio Mar Fortaleza: Extraordinário, Fala Série, Mãe; Os Parças; Viva – A vida é uma festa; Cinema de Arte – The Square; A arte da discórdia, Os Parças e Starswars – os últimos Jedi.
 No Rio Mar Jóquei: A mesma programação do Kennedy, segundo o coordenador Vinicius Celestino (foto). A programação vai de 11 a 17 deste.

11.01.2018

CURTAS SOCIAIS
*Vai haver mudança no comando da  Capitania dos Portos do Ceará no próximo dia 30, O capitão de Mar e Guerra Leonardo Salema Cabral (na foto com a esposa) deixa o cargo e será substituído pelo também capitão de Mar e Guerra  Madson Cardoso Santana, que assume o posto.
 *A pré-temporada dedicada a Momo vai começar cedinho em Fortaleza: dia 2 de fevereiro, o Iate volta com força total com o seu Baile do Havaí (na foto o ex-comodoro Max Câmara com familiares) de tantas agradáveis memórias.
 *No dia seguinte, 3, é o Náutico que abre seus salões para o concorridíssimo Carnaval da Saudade.
 *O Ideal Clube também está nesse meio com uma festa cuja temática será Pais e Filhos. Na foto o casal presidente do Conselho Alcimor Rocha com filhos.
 *O humorista  Tiririca apresenta nesta quinta-feira, 11, no Teatro Via Sul, em Fortaleza, seu espetáculo “Tiririca, Minha História”, que  fará uma retrospectiva bem-humorada da vida do artista. A apresentação acontece às 19h.
*Nesta quinta-feira, 11, às 19 horas, o Iate Clube recebe seu  público e convidados especiais para este lançamento. 
*O Comodoro Licínio Correia  (à esquerda), na foto com Chiquinho Aragão, anfitriona.
 *As amigas articulam para esta sexta-feira o brinde pela idade nova de Irene Mota (na foto, à esquerda, com as amigas Maria Vanda e Zeneida Rangel), já acontecida. Será em um local em voga.
 *Há tempos não se via em Fortaleza essa questão de brigas e desentendimentos entre frequentadores de ambientes diversionais como tem acontecimento. Nos dois últimos casos foi preciso a polícia intervir. Coisa mais feia e mal educada!
*O Projeto Por do Sol apresentará dia 13, diretamente do Iate Clube, o pianista Felipe Adjafre. No dia 14 será diretamente do Mercado dos Peixes com músicos convidados.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.