Postagem do dia 17.07.2014

Presidente da AL faz balanço do semestre

Deputado Zezinho discursando hoje

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), fez um balanço das atividades da Casa do primeiro semestre de 2014, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (17/07). O deputado ressaltou que a atuação ultrapassou as atribuições do Parlamento, desenvolvendo campanhas sobre temas de fundamental importância para o Estado e a população.
 

Falando sobre a refinaria em Camocim

Ele citou a campanha pela Refinaria Premium do Ceará e reafirmou seu compromisso com a luta pela implantação do empreendimento. “A Refinaria Premium será o motor do desenvolvimento do Ceará”, afirmou.
 
 
            Outra campanha destacada por Zezinho Albuquerque foi a ‘Ceará Sem Drogas’, que realizou encontros em quatro municípios, com palestras do ex-jogador Walter Casagrande e do jornalista Caco Barcellos. O parlamentar citou o concurso de redação sobre o tema, focado em estudantes de escolas públicas, que registrou 41 mil trabalhos inscritos.

O presidente da Casa apresentou os números relativos às atividades legislativas. Segundo ele, foram 967 pronunciamentos e 365 projetos, com deliberação sobre 241 deles. As Comissões Técnicas realizaram 79 reuniões ordinárias, 117 extraordinárias, 68 audiências públicas, oito seminários e 15 reuniões externas, 509 estudos técnicos. O parlamentar enfatizou ainda a aprovação do projeto de lei complementar que criou o Fundo Estadual de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas, destinado à execução das atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
 

Concurso de redação premiando estudantes

As ações de órgãos da Casa também foram destacadas pelo parlamentar. O Procon Assembleia recebeu 2.473 demandas e promoveu 3.256 audiências; a Casa do Cidadão atendeu 14.182 demandas por documentos; Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) beneficiou com seus cursos 18.144 estudantes e 763 servidores; a Coordenação de Informática digitalizou 5 milhões de documentos históricos; o Departamento de Saúde da Casa registrou 29.392 procedimentos e 17.567 atendimentos; o Projeto “O Parlamento e sua História” recebeu 2.348 alunos, de 63 instituições de ensino, e o Espaço do Povo atendeu 2.428 pessoas.

Ele ressaltou atuação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que lançou o documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”; da Procuradoria Especial da Mulher, com atividades em Fortaleza, Canindé, Quixadá e Massapê, e do Comitê de Acompanhamento das Ações da Copa, que monitorou as obras relacionadas ao Mundial.
 
 
           Na área da Comunicação Social, foram adquiridos carros de reportagem e equipamentos para a Rádio Assembleia e iniciada licitação para construção do estúdio panorâmico da TV Assembleia, pioneiro na TV pública brasileira. O presidente da Casa agradeceu o apoio dos parlamentares e servidores na implementação das ações e reafirmou o compromisso do Legislativo no desenvolvimento do Estado. (Com Aline Pedrosa, jornalista, Assessoria de Imprensa da AL).

17.07.2014

Feliz aniversário
Duas queridas amigas da maior estima da sociedade cearense mudam de idade nesta data:
 
 
                       Teresa Borges e Graça Dias Branco da Escóssia.

17.07.2014


Movimento rotário em ação

          A festa de posse dos novos presidentes de Rotary clubes  do Ceará reuniu expressivas personalidades do movimento em nosso Estado num cenário que teve o La Maison Dunas como palco. Eis alguns momentos:


 
          Morgana e o empresário Manoel Cardoso  Linhares com Teresa e o advogado, professor universitário   e empresário da área imobiliária  Tarcisio Porto.
 
 
          A beleza jovem de Beatriz Porto e do namorado  Márcio Plastina.
 
 
          Tarcisio Porto, o governador rotário Dejarino Santos Filho e outro baluarte do movimento de Rotary,  Teobaldo Brito. 

17.07.2014

“Eleitor é que leva o político a ser corrupto”
           Um deputado estadual me dizia hoje, 17, pela manhã: "O eleitor é pior do que o político. Ele é que força o político a ser corrupto porque sempre pede dinheiro para votar".


 
          Ele também acrescentou que, por questão de consciência e formação moral, não “meteu a mão” no dinheiro público quando ocupou alguns cargos importantes “embora hoje, na generalidade como o político é visto, também é chamado de ladrão”.

17.07.2014

Supersimples para todo o setor de serviços

Plenário do Senado

Como resultado do esforço concentrado do Congresso Nacional, o Senado aprovou nesta quarta-feira (16), projeto de lei (PLC 60/14) que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micro e pequenas empresas. O relatório favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e visa desburocratizar a inclusão de outros setores no regime especial de tributação, resultando na inserção de mais de 450 mil novas pequenas e micro empresas no programa.
            De acordo com o texto lido por Eunício, serão beneficiadas com a redução média de 40% na carga tributária, 140 atividades do setor de serviços além de mais de três milhões de microempreendedores individuais que passarão a ter um único número no cadastro nacional da pessoa jurídica, e não mais um registro estadual e outro municipal.
          Eunício (foto) citou como vantagens do projeto a redução do tempo gasto para inscrever e dar baixa no registro das empresas nas juntas comerciais, o acesso ao mercado de Capitais para obter recursos necessários para desenvolvimento da atividade e mais oportunidade para criação de salas do empreendedor nas prefeituras.
          A matéria segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. (Fonte: Gabinete do Senador Eunício Oliveira).

 

17.07.2014

“PT vive momento importante”, diz Deodato
 
          O vereador Deodato Ramalho (PT-foto) já está em campanha para deputado federal: “Estou garimpando votos em toda parte e acredito que o PT fará uma expressiva bancada”, me disse ele.
 

 
          Deodato vê a coligação do PT com o PROS e os demais partidos da base aliada como “um momento importante para que o partido, com Camilo Santana (foto), venha a conquistar o Governo do Estado.

17.07.2014

Partido dos Ferreira Gomes 

Ivo, Cid e Ciro

          Sobre a possível  ida dos irmãos Ferreira Gomes (Cid, Ciro e Ivo) para o PT, depois da passagem por vários partidos políticos desde o início da vida pública deles, sobretudo de Ciro, dizia-se hoje na Assembleia:

- Eles só irão se acomodar quando criarem o PFG-Partido dos Ferreira Gomes.

Ô gente maldosa!!!

17.07.2014

Mudou para muito melhor

Antes

          Sabem aquele imóvel da Rua Silva Jatahy, entre Vicente Leite e Leonardo Mota, que havia se transformado em lixeira e cuja foto eu publiquei recentemente neste Face e no meu blog?  

Agora

          Pois bem, o proprietário resolveu mandar limpar, fechar os buracos de acesso e colocar proteção de arame em cima do muro.      
          A cidade agradece.


17.07.2014

CURTAS SOCIAIS

*Hoje, sexta-feira, a partir das 11h30, feijoada na Escola de Aprendizes Marinheiro (foto) quando o comandante Gurgel vai apresentar o novo comandante Brndão.

*Dia 2 de agosto o Jockey Clube Cearense realizará o GP Duda Mendonça com leilão de 50 animais de corrida do Haras LM. O presidente Paulo Miranda Moreira no comando.

*Ganha abraços da lista afetiva neste dia 17 a querida Lúcia Jucá.

*Sexta, 18, eu cumprimento à Inês Távora e oa Solon Lima Verde Neto.


Missa na capela

*A capela de Nossa Senhora das Graças (Hospital Militar) realizará no período de agosto a novembro cursos de preparação para batizados, primeira comunhão e crisma.

*Aliás, nessa capela, quarta-feira, Sarah Aragão e Beatriz Nogueira Pinheiro assistiam missa pelo dia consagrado à Nossa Senhora do Carmo.
*Tenham todos um bom final de semana.