Postagem do dia 14.09.2015

Adiantamento do 13º da Previdência  a partir do dia 24
          Mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social receberão o adiantamento do 13º a partir do dia 24 de setembro. A folha de pagamento dos previdenciários do mês de setembro trará a gratificação junto ao pagamento de outros benefícios, e começou a ser rodada na sexta-feira (4).
      No total, serão cerca de R$ 16 bilhões em pagamentos. A antecipação acompanhará o calendário mensal, que prossegue até o dia 7 de outubro. Essa é a terceira vez que o adiantamento – estabelecido em 2006 – será depositado com os benefícios de setembro. Também será a décima vez consecutiva que a antecipação do 13º é garantida aos trabalhadores. (Fonte: Gabinete do deputado José Guimarães).

14.09.2015

Presidente da TAM recebe Governador, Senadores e Secretários cearenses
          A presidente da TAM, Claúdia Sender (foto), vai receber para reunião, na quinta-feira (17), em São Paulo, o governador Camilo Santana (PT). Nesse encontro, onde o tema é a luta pelo “hub”  (ponte de conexões internacionais), estarão também os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda), André Facó (Infraestrutura) e Arialdo Pinho (Turismo). São novas conversações, que passam pela questão fiscal e de infraestrutura do Estado postos à mesa da cúpula dessa empresa aérea.
        Cláudia pediu ao governador (foto) que convide para esse encontro os três senadores – Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) e o coordenador da bancada cearense em Brasília, José Airton (PT). Bom lembrar: Fortaleza disputa o “hub”  da TAM com Recife (PE) e Natal (RN).

14.09.2015

Expolog mostrará ampliação do Porto do Pecém
 
          As obras incluem a pavimentação e ampliação do quebra- mar, que deve ficar pronto até o final deste ano e uma nova ponte de acesso ao quebra-mar, que vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.
  
       Também estão sendo construídos mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. A previsão é que, ainda este mês, um dos berços (berço 7) esteja concluído. Os outros dois devem ser finalizados em dezembro de 2015 (berço 8) e maio de 2016 (berço 9), segundo revela Enid Câmara, executiva da Prática Eventos, empresa organizadora do Seminário Internacional de Logística e da Expolog 2015.

14.09.2015

Dia de Nossa Senhora das Dores

           No Ceará, sobretudo pelos romeiros de Juazeiro do Norte, o culto à Nossa Senhora das Dores é muito forte. Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade,Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana ou ainda Nossa Senhora do Pranto, é invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa), sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.
         O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria (Wikepedia).

14.09.2015

Sereia de Ouro em sua versão de  44 anos
          O Sistema Verdes Mares convidando para a  edição 2015 de entrega do Troféu Sereia de Ouro que, este ano, será  outorgado ao engenheiro e  ex-governador Cid Gomes, ao médico Elias Boutala Salomão, ao professor Jesualdo  Farias e à médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque. A primeira entrega aconteceu em 1971, há 44 anos.
           A data da solenidade será dia 25 próximo, às 21 horas, no Theatro José de Alencar, pedindo-se confirmação de presença e traje passeio completo. Dona Yolanda Queiroz (entre Airton e o neto Abelardo)  e o chanceler Airton Queiroz são os anfitriões.

14.09.2015

Diz o deputado  Guimarães: “A mesma agência que rebaixou o Brasil foi condenada por haver enganado investidores”
          Revela o deputado José Guimarães (PT-foto), que “um dia após o anúncio de que a nota de crédito brasileira foi rebaixada pela agência Standard & Poor´s, Dilma reuniu ministros e líderes da base aliada no Congresso Nacional para avaliar o cenário econômico do País”.
          Em entrevista, Guimarães lembrou que a mesma agência que reduziu a nota brasileira (foto) foi condenada pela Justiça a norte-americana a pagar U$$ 1,47 bilhão por haver enganado investidores sobre a qualidade dos créditos imobiliários, os chamados subprimes, especialmente do banco Lehman Brothers, cuja falência deu início à crise financeira que teve como epicentro a economia dos EUA.
 
        “Exatamente nesses anos do governo Dilma é que os investimentos externos tiveram um período promissor. Mesmo com o rebaixamento, ainda é maior que no início do governo Lula e muito maior que no período de FHC, quando o Brasil não tinha a menor credibilidade no exterior”, acrescentou Guimarães.

14.09.2015

Emaranhado de fios nas ruas de Fortaleza
          Sei, não. Fortaleza, uma metrópole de quase 3 milhões de habitantes, e como  a grande maioria das cidades brasileiras, continua com práticas administrativas de serviços de pequenas cidades do interior: a fiação telefônica, de energia e agora de Tv a cabo exposta, se espalhando por toda parte, num emaranhado indescritível que também tem significado risco de vida para os transeuntes.
          Em Fortaleza o problema parece ser ainda mais sério. E os serviços de instalação continuam...
          Tem até fios quebrados,  descendo quase ao nível das cabeças das pessoas...

          Olho vivo.

14.09.2015

Livro sobre atividades dos produtores culturais
          Fruto de pesquisa inédita sobre a atividade dos produtores culturais no Ceará e no Brasil, livro "Produção Cultural" será lançado nesta sexta-feira,18/9, em Fortaleza. O livro da pesquisadora e produtora cultural Rachel Gadelha (foto de Chico Gadelha) inclui entrevistas com 20 produtores e tem lançamento  às 19h, no auditório da Livraria Cultura, com direito a debate com o orientador, professor Alexandre Barbalho. Entrada franca.
          Profissional fundamental para a articulação entre artistas, públicos, apoiadores, espaços e para a concepção e a execução de ações, eventos e empreendimentos, movimentando grande volume de recursos públicos ou da iniciativa privada, o produtor cultural ainda é um profissional pouco conhecido e sem formação específica no Brasil. Partindo dessa realidade e procurando contribuir para modificá-la, a antropóloga e produtora cultural Rachel Gadelha, responsável por projetos consagrados, desenvolveu um inédito trabalho de pesquisa sobre os produtores culturais no Ceará e no Brasil.
          O resultado é o livro "Produção Cultural - Conformações, Configurações e Paradoxos", fruto do mestrado em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). (Fonte: Assessoria de Imprensa - Lucas Benedecti e Dalwton Moura).

14.09.2015

Ceará Summer Fashion começa em Maraponga
          Com um desfile comentado e outro de moda acessível como destaques na programação, o 31o Ceará Summer Fashion será realizado de 14 a 19 deste mês, no Maraponga Mart Moda, reunindo as novidades e tendências da moda verão das 300 lojas do referido shopping atacadista criado por Mana e Manoel Holanda (foto abaixo).
          O  tema “Moda Muda a Vida” será focado  na edição deste ano e  tem o objetivo de mostrar como a moda está presente na vida das pessoas de diversas maneiras, desde a forma de geração de emprego e renda até uma maneira de elevar a autoestima e viabilizar relacionamentos. Ao todo, são esperadas mais de 15 mil revendedoras, compradoras e corretores de moda dos  estados do Norte e Nordeste durante os cinco dias de evento.

14.09.2015

Projeto  "Viva o Centro Fortaleza" mostra equipamentos culturais
          Na quarta edição do projeto "Viva o Centro Fortaleza" o público pôde conferir o melhor da programação cultural nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Durante todo o sábado (12/9), uma série  de atividades culturais ocorreram em diversos espaços do Centro de Fortaleza, concretizando o objetivo principal do projeto, que consiste em valorizar o centro sob  aspectos culturais e históricos ali presentes.
          Logo pela manhã, às 9h30, o Cineteatro São Luiz (foto de Felipe Abud)) amanheceu recebendo uma programação especial: uma visita guiada por suas dependências. Marcelino Lima,  guia turístico membro da Associação de Guias de Turismo (AGIR), recebeu 30 visitantes para conhecer o São Luiz de perto e contar um pouco da história do tão aclamado  cineteatro.
  
       As visitas guiadas também se estenderam ao Theatro José de Alencar (foto de Felipe Abud) durante todo o dia. A programação gratuita permitiu que os visitantes conhecessem um pouco sobre a história do centenário e belo teatro de Fortaleza, ao passear pelo hall de entrada, jardim, foyer e camarins do equipamento. 
          Durante a programação de sábado, um dos destaques também foi a oficina de Mosaico em papel (foto de Felipe Abud), que aconteceu durante a manhã na Biblioteca Pública do Estado do Ceará - Espaço Estação.

 Sobre o "Viva o Centro Fortaleza"
 
      O "Viva o Centro Fortaleza" tem como objetivo principal a valorização do Centro sob seu aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados. A programação mensal acontece aos sábados e é articulada entre equipamentos como museus, teatros e instituições culturais existentes no bairro. A programação, que acontece durante todo o dia, busca oferecer atividades diversificadas e acessíveis, estimulando o público a permanecer no Centro e a participar da iniciativa.
          O evento tem apoio da Secult, entre outras instituições como o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), a Associação dos Guias Turísticos (AGIR), o Instituto Cultural Anima, o Museu da Indústria e Comércio, a Associação dos Produtoras de Cultura do Ceará, entre outras.  (Divulgação/Secult).

14.09.2015

CURTAS SOCIAIS
*Balila e Sérgio Nottingham batizaram o herdeirinho Lucas e depois receberam familiares e convidados em sua casa. Toda mesa de doces feita por ela mesma. Na foto com os avos maternos, Heloise e Oberdan Felício.
 *Não pude ir mas soube que foi super concorrido a noite de autógrafos de César Barreto e Saulo Barreto Lima, que lançaram no Náutico, sexta-feira, seu livro “O Contador de Histórias-Navegando na Memória”, editado com apoio da Fundação Raimundo Fagner.
*O “promoter” Adriano Nogueira (na foto entre Pedro Gurjão e o maestro Gladson Carvalho) movimentou coquetel no restô  “Pipo”, de Pedro Gurjão, para o lançamento de sua página na Internet “Tapis Rouge”. Evento muito movimentado, segundo eu soube.
*Começa dia 24 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (foto), no centro da cidade, o novenário pela festa de São Francisco de Assis.
*Na Suécia, para congresso em sua especialidade, a endocrinologista Adriana Forti. (foto abaixo) Fica até o final de semana.
*Gente querida comemorando nesta segunda-feira, 14, a idade nova: Erivaldo Arraes (foto abaixo),  Raquel Aragão, Dimas Macedo, Natália Varela e Pedro Carlos da Fonseca.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.