Postagem do dia 12.12.2016

Classe política que envergonha

          Com essas revelações do diretor da Odebrech e as outras que virão, o trabalho  do juiz Sérgio Moro e dos Procuradores de Curitiba, ao lado do Procurador da República e dos ministros do STF, vai ser muito pesado e extenso. Todos sabem que a Justiça nem sempre é célere como deveria, o  que significa dizer que que os processos irão demandar muito tempo.
Palácio do Planalto
       Estamos chegando ao fundo do poço da corrupção política no Brasil. São raros, raríssimos mesmos, os políticos que não se deixaram corromper pelas benesses empresariais em troca de favores legislativos. Essa corrupção toda que permeia a classe política brasileira é muito grave.
Senado
        Vivemos um momento crucial: praticamente toda, ou quase toda, República está envolvida nesse caso delatado. Serão poucos os políticos que não receberam dinheiro, legalmente ou pelo caixa 2, para suas campanhas políticas ou para prestarem serviços em casos de leis ou Medidas Provisórias nas casas legislativas. É uma vergonha para a classe política corrompida e para os empresários corruptores.
         Quem recebe dinheiro de empresários sabe que vai ter que oferecer contrapartida. “Não existe almoço de graça”, sentencia este axioma.
        Os deputados e senadores que não receberam nem recebem esse tipo de prebendas têm que se manifestar sobre a questão da corrupção no legislativo sob pena de serem coniventes com a bandalheira.

12.12.2016


12.12.2016

Repercussão na Assembleia
         O caso das denúncias da Odebrech vai ocupar espaço no expediente desta terça-feira da Assembleis Legislativa. Alguns deputados já estão inscritos. Depois eu conto.

12.12.2016

PMDB de Sobral não quer Ivo diplomado
          O PMDB de Sobral diz que vai apresentar recurso na Justiça contra a diplomação do prefeito eleito Ivo Gomes (PDT) e de vários vereadores através de uma “ação penal de investigação judicial eleitoral”.
          Dentre as alegações estão “utilização de dinheiro para a compra de votos, além do uso da máquina pública municipal e estadual para influenciar o eleitorado”.
       
O deputado Ivo Gomes diz que não está nem aí para “essa mesquinharia da oposição que chora derrota”.

12.12.2016

Primeira-dama denunciada, Abolição toma providências
          A Polícia Federal indiciou nesta segunda-feira a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, por “compra de votos e ameaça a eleitores” durante o período eleitoral em Barbalha, sul do Ceará.
        A notícia corre célere pelos quatros cantos do Estado repercutida pelas emissoras de rádio e redes sociais. O Palácio da Abolição diz que não vai comentar o assunto, mas providências estão sendo tomadas, segundo eu soube.

12.12.2016

Plano de cultura para o sistema penitenciário
         Um projeto para o sistema penitenciário que se propõe humanizado tem em seus pilares a capacitação profissional, a inserção no mercado de trabalho e o incentivo à educação. Além desses elementos, a cultura é parte essencial desse programa. Com esse propósito, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) assinam o Plano Estadual de Cultura para o Sistema Penitenciário, nesta segunda-feira, 12/12, às 16h, na sede da Secult.
        O Plano nasce a partir de reuniões do grupo de trabalho formado por técnicos da Sejus e da Secult, que teve a finalidade de ampliar e fortalecer os projetos culturais já existentes no sistema prisional, como meio de auxiliar a reinserção social dos internos e egressos.
      Para Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus (Cispe), o Plano auxiliará as secretarias envolvidas a pensar junto ações de cultura para o público atendido pela Secretaria da Justiça.
 FOTO: Entrega de atestados de remição de pena, no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em 28/9/16, pelos secretários da Justiça, Helio Leitão, e da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, e Cristiane Gadelha. (Foto de Felipe Abud).
 
          O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, ressalta a ampliação de ações em parceria com a Sejus e com outras secretarias do Governo do Estado, e o trabalho para ampliar as ações culturais pensadas para internos e egressos do sistema penitenciário, além de agentes e colaboradores.
        O próximo passo é ampliar o Grupo de Trabalho formado pela Sejus e pela Secult convocando entidades e associações da sociedade civil que queiram contribuir com o Plano. (Fonte Ascom/Secult).

12.12.2016


12.12.2016

Abandono do parque que deveria ser das crianças
          Com muita sujeira, forte odor de urina e fezes, e pessoas ditas sem teto acampadas em vários locais, o que acontece mesmo durante a semana, assim estava na manhã deste domingo, 11, o parque Cidade da Criança, no centro de Fortaleza, uma vergonha para a municipalidade.
         Drogados, bêbados e assaltantes são comuns na área. Já houve inclusive assalto com faca de pessoas que se arriscaram a entrar no parque. E lá – pasmem – funciona um órgão municipal. No local também é realizada aos domingos a feirinha dos colecionadores de selos, moedas, cédulas e objetos colecionáveis.
         Atrás do parque está a Igreja do Sagrado Coração. E é muita sujeira no terminal de ônibus alí existente. Êta cidade maltrada!

12.12.2016

Casar de papel passado não perdeu a graça
          Ora, ora, ora! Casar no civil ainda não perdeu a graça apesar dos tempos modernos e "ficantes" entre os jovens casais. Neste, sábado, 10, pela manhã, o Cartório de minha amiga Elenir Sales Liberato, no Meireles, estava assim, lotado, como acontece todos os sábados.

           Felicidades aos casantes.

12.12.2016

Café de Natal salgado
        Vai ser um Natal caro e de dificuldades. No ano passado comprava-se esse tipo de Panettone entre 15 e 16 reais. Hoje, num supermercado, o preço estava bem explícito.
         E esse outro tipo de Panettone, um pouco menor, está por R$ 25,99. Quer dizer, o café matinal natalino vai ficar salgado para uma família de posses reduzidas...

12.12.2016


12.12.2016

Confraternizando com o “trade”
        O Visite Ceará/Fortaleza Visitors & Convention Bureau realiza nesta terça-feira, a partir das 8h30, o seu café matinal de confraternização com o “trade” do turismo e amigos. No comando o presidente Régis Medeiros.

12.12.2016

Exposição de fotos “Infância refugiada” nos MIS
        Marcando o Dia Universal dos Direitos Humanos, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abriu sábado, 10, a exposição fotográfica "Infância Refugiada", de Karine Garcêz. Nascida em Redenção-CE e convertida ao Islamismo, Karine vem se dedicando à fotografia, com especial atenção ao registro de crianças e adolescentes atingidos pela guerra, em particular no Oriente Médio.
        Desde 2012, a fotógrafa percorre países como Arábia Saudita, Bósnia, Turquia e Líbano, além da Faixa de Gaza, despertando sua sensibilidade para dar um testemunho visual do que presenciou. Retornando em 2014 ao Oriente Médio, Karine Garcêz percorreu Turquia, Líbano e Síria fotografando a vida dos refugiados, sobretudo crianças e adolescentes.
          A exposição apresenta 25 fotos, selecionadas de um acervo de mais de duas mil imagens. São situações do dia a dia de jovens palestinos que vivem em campos de refugiados distribuídos na Turquia, no Líbano e na Síria.
        Mais do que celebrar uma data, a exposição visa, sobretudo, destacar o longo caminho a ser percorrido para o efetivo respeito dos preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Conforme destaca Karine, a exposição tem um sentido especial para as pessoas comprometidas com a luta por uma sociedade outra, efetivamente livre e igualitária, fundada na paz e na justiça social.

SERVIÇO:

Exposição fotográfica "Infância Refugiada", de Karine Garcêz,  segue em cartaz até 18 de fevereiro de 2017 no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE),  na Av. Barão de Studart, 410 (ao lado do Palácio da Abolição). Visitação de 9hs às 17h (terça a sexta-feira) e de 13hs às 18h (sábado). Entrada franca. Informações: 3101-1205.

12.12.2016

A santa da luz e da visão
          Este dia 13 é  consagrado a Santa Luzia, a santa dos nossos olhos e da visão. Santa Lúcia de Siracusa  283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa,[2]venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.
        Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.
        O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz). Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.[2]
        É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natal para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha. (Fonte: Wikepedia).

12.12.2016


12.12.2016

CURTAS SOCIAIS
*Mazé e Francisco Coelho articulam um grupo amigo para a passagem do ano em seu apartamento da avenida Beira-Mar de onde se tem uma bela vista da queima de fogos.
*Monique Barreira (na foto com Ernani) foi a aniversariante de domingo. Brinde ao lado do marido, desembargador Ernani Barreira.
*Nesta segunda-feira, 12, os abraços vão para Bosco Ferreira Gomes, que comemora ao lado de Márcia, filhos e netos.
*Os aniversariantes desta terça-feira, 13, são Nanete Correia (sra. Tarcísio Correia) e o hoteleiro Eliseu Barros (foto).

*Também marcam o calendário Lázaro Medeiros, Denísio Pinheiro, Lúcia Medeiros e a amiga Luiziana Esteves (na foto com o seu Seridião).
*A cantora Mariene de Castro emocionou o grande público que compareceu na noite deste domingo, 11/12, ao Cineteatro São Luiz. Ao lado de virtuosos como o pianista Rafael Vernet e o percussionista Marco Lobo, a intérprete baiana conquistou o público da primeira à última música.
*Dia 15, às 17h30, na Casa de Juvenal Galeno, lançamento de “Antologia dos 7 pecados capitais em prosa e verso”, organizada por Cássio Cavalcante.
*Maurílio e Elza Moreira, que circularam em Fortaleza durante a semana, retornando a Sobral onde voltaram a morar.

*Por hoje contei. Até amanhã.