Postagem do dia 22.01.2018

“Teremos inverno, sim, não nas proporções que desejamos!
            Em clima de expectativa, com o próprio Governador presente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na manhã desta segunda-feira, 22, o prognóstico para a quadra chuvosa de 2018. Depois das revelações nada animadoras  dos profetas das chuvas feitas no inicio do mês, a Funceme foi mais precisa com os seus dados  A maior probabilidade é que o Ceará tenha chuvas dentro da normalidade para o centro-sul do Estado e acima da média no norte.
 A probabilidade prevista pela Funceme é de 40% de chuvas acima da média histórica, 35% na média e 25% abaixo. Os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm hoje 6,8% da capacidade máxima.
"O cenário hoje está melhor que o do ano passado", afirmou presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Segundo ele, as chuvas em dezembro do ano passado haviam sido 38% abaixo da média. Na coletiva, o governador do Estado, Camilo Santana, expressou otimismo com cenário previsto. 
 "Era uma preocupação que o Estado tinha até a Funceme definir seu prognóstico. Vamos continuar cada vez mais firmes e empenhados trabalhando", afirmou o chefe do Executivo ao lembrar o banho que tomou ao inauigurar a adutora de Campos Belos. (Fotos Divulgação Abolição.

22.01.2018

8 milhões de brasileiros já estão viciados no celular
              As novas tecnologias, embora facilitem a comunicação e diminuam a burocracia de atividades cotidianas, também trazem novas dependências - como o vício em celular - e medos irracionais, como a nomofobia, que se caracteriza pela fobia de ficar sem celular.  Para tratar sobre o problema, foi instituída por lei a Campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate à nomofobia no Ceará. 
  A lei nº 16.304 é de autoria do deputado Leonardo Pinheiro (PP) e foi sancionada pelo governador Camilo Santana em agosto de 2017.
De acordo com dados apresentados na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Brasil está em segundo lugar no ranking dos países com mais presença nas redes sociais digitais, se destacando pelo número de usuários nos mais diversos serviços – ficando pra trás apenas da Índia e dos Estados Unidos. 
Uma pesquisa elaborada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, em 2014, corrobora essa informação e aponta que 8 milhões de brasileiros estão viciados em internet, o que representa cerca de 4% da população nacional.

22.01.2018


22.01.2018

Sindieventos reconduz e elege

O Sidieventos realizou eleição para renovação da diretoria da entidade no biênio 2018/2020. O pleito reconduziu a presidente Circe Jane Teles da Ponte ao cargo de presidente do Sindieventos CE. Na Chapa Prosperidade constam os nomes dos associados e representantes dos diversos setores do segmento.  Enid Câmara de Vasconcelos (Vice-presidente).
Também participam Secretária: Priscila Creuza Martins Cavalcanti Vasconcelos (Priscila Eventos), Tesoureiro: Arnaldo Fonseca Menezes Junior (Data Vídeo Som), Divisão de Congressos e Eventos: Caroline Pinheiro Belchior (Carol Chocolates), Divisão de Empresas Promotoras de Feiras: Gerardo Sérgio de Resende (Dinâmica Eventos), Divisão de Empresa Serviços Afins e Montadora: Marcelo Araújo Ferreira (MR Estruturas).

22.01.2018

Compensação de contribuições já pagas


Divulga o Informativo do Sindieventos que “o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os valores referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não integram a base de cálculo das contribuições para o PIS e a COFINS, dando ganho de causa para a Fecomércio Ceará que, em 2007, entrou com ação para a recuperação desses valores pagos a mais, além de solicitar a readequação das parcelas que ainda estão para vencer do PIS e COFINS.
 “A partir da decisão, é possível exigir a compensação dos valores pagos desde janeiro de 2002, quando a base de cálculo era feita a partir da inclusão dos valores recolhidos a título do ICMS.  Para mais informações entre em contato com a Fecomércio-CE através do número (85) 3270.4280”.

22.01.2018


22.01.2018

Assume, não assume
            O caso está chegando ao hilário. Temer e seus apaniguados querem que, de qualquer  forma, Cristiane Brasil assuma o Ministério do Trabalho. A Justiça e a sociedade não querem. E não tem fim a irresponsabilidade dos recursos. Em uma nova derrota para o Palácio do Planalto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu suspender nesta segunda-feira, 22, temporariamente, a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho, marcada para ocorrer às 9h desta segunda-feira. A decisão foi feita no âmbito de um processo movido por advogados trabalhistas.                
A decisão foi tomada pelo fato de o STF ainda não ter recebido a decisão liminar (provisória) do ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que no sábado, 20, cassou decisão da Justiça Federal de Niterói (RJ), que impedia a posse.

22.01.2018

Servidores da Assembleia terão cursos de línguas
            O Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) abrirá inscrições para os cursos de Inglês, Francês e Espanhol no período de 5 a 16 de fevereiro. As aulas começam no dia 19 de fevereiro. 
            Os interessados devem preencher ficha de inscrição, assinada pelo chefe do setor, anexar cópia do contracheque e entregar os documentos na sala de coordenação do Departamento de Línguas, localizada no 1º andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II). As inscrições serão realizadas das 9h às 16h30.
                                         
No total, serão 14 turmas de inglês, seis de espanhol e três de francês. Os cursos de inglês e francês têm duração total de 10 semestres, enquanto o de espanhol conta com oito semestres. O limite é de 20 alunos por turma e, no término de curso, os estudantes recebem um certificado.
As aulas são destinadas para os servidores da Assembleia Legislativa e são ofertadas no período da manhã e tarde, duas vezes por semana. Mais informações pelo telefone: 3257.5206.

22.01.2018

Dragão com nova fase de produção artística
            Projeto do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Porto Dragão do Mar entra, em 2018, numa nova fase no processo de agenciamento da produção artística cearense, com o lançamento do Porto Dragão Sessions.
           Trata-se de um programa que tem por objetivo criar conteúdo em música e depois distribuí-lo em plataformas digitais, com o intuito de fomentar a produção artística musical do Ceará.

          Para esta primeira edição do programa, serão selecionadas dez bandas profissionais e artistas - cearenses ou residentes no Estado - por meio de um convocatória online. As inscrições são gratuitas e podem ser realizada no site www.dragaodomar.org.br.

22.01.2018


22.01.2018

CURTAS SOCIAIS

*Adorei encontrar no Facebook o bom Cláudio Cabral, que passou uns tempos fora do circuito informativo, mostrando os seus escritos do presente e do passado com a sua conhecida verve. E a gente encontra muitos amigos que já não estão mais em nossos meios. Neste capítulo ele conta seu encontro com Jorginho Guinle.

*No sábado, 21, foi o aniversário de Katiane Wirna, uma amiga do Face que nunca mais a vi.

*Nesta segunda-feira 22 eu cumprimento a minha ex-colega da Tv Diário Prisciinha  Dias, que hoje  presta serviços no setor de Vendas do Beach Park.
 *É também o aniversário de Natália Lage, sra. Marcus Lage, gente de minha mais estima.
*Dia 19 foi festejado o aniversário de Ana Moraes (sra. ex-deputado Franzé Morais).
 *Também mudou de idade o jornalista presidente  e editor do Jornal O Estado Ricardo Palhano.A partir da esquerda: Herval César, o aniversariante, Fernando Maia, Heitor Studart e Paulo Tadeu.
*Folhinha da sexta-feira, 20, Chiquinho de Matos Brito (com a sua Tane) brindou a data no friozinho de Guaramiranga
hóspedes da super maison de Guará  de Elenir e Édison Liberato, que hospedaram também Suely e Leorne Belém e Valdélio Leite.
 *A Associação dos  dos Artistas Plsticos Profissionais do Ceará comanda vernissage de mostra coletiva, hoje, com start das 15 às 17 horas, no Ministério da Fazenda. 
*Na apreciação: trabalhos de Wanger Santis, Vera Grandez, Allex Mello e Seiça Quintela.
 *Janne Ruth Nascimento  agitando com seu grupo a realização de 22 cursos todos com cerificados para bailarinos e produtores cearenses e de outros Estados. As aulas serão ministradas no Ballet de Hugo Bianchi.
 *O Iate Clube instalou palco especial para as suas apresentações (duas vezes por mês) de música ao final da tarde. Em pelo menos uma delas, Felipe Adjafre dedilha seu piano ao baixar do sol.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.