Postagem do dia 05.02.2016

Projeto a ser  votado na Assembleia vai proibir sinal de celular em presídios
          Olho vivo!!!. Projeto de iniciativa do Governo do Estado, que já começou a tramitar na Assembleia Legislativa, proíbe às empresas de serviço de telefonia móvel de concessão de sinais de rádio comunicação em áreas destinadas para unidades prisionais do Ceará ou onde já funcionem esses equipamentos.
          O projeto vinha sendo maturado há vários meses pelo governador Camilo Santana (foto), que chegou à conclusão da necessidade de implantação urgente da medida tendo em vista que dos presídios estão partindo ordens, via telefone celular, para ações criminosas em vários níveis.
          Ele chegou a mandar na segunda-feira, dia primeiro deste mês,  mensagem à Assembleia propondo o Estado assumir tal ônus com a instalação de equipamentos bloqueadores, mas decidiu retirá-la e transferir a responsabilidade para as empresas telefônicas.
       Talvez na primeira quinta-feira após o carnaval a Assembleia irá votar a proposição que, aprovada, possibilitará ao Executivo cobrar das empresas (Tim, Claro, Oi e Vivo) a aplicação da medida. A área de segurança do Governo (inclusive com a participação do Serviço de Inteligência)  está vigilante em relação às notícias de que organizações criminosas poderiam adotar retaliações devido à aplicação dessas providências. Portanto, olho vivo!!!!!!.

05.02.2016

Ferrer diz que redução da criminalidade ainda é muito pouco
          Sobre o regozijo do governador Camilo Santana a respeito da redução do índice de criminalidade em 10%, o deputado Heitor Ferrer (PSB-foto) disse ao blog: “Não é nada em relação ao que estamos precisando, quero que baixe ainda mais para levar segurança à população.”
          “Isso é como a pessoa que pesa 200 quilos e perde 20 quilos, não dá nem para notar,” acrescentou. O deputado também disse que vai continuar cobrando do Governador e da Polícia ações mais efetivas contra “essa alarmante taxa de crimes que se comete  no Ceará.”

05.02.2016

Deputado quer mudar horário de programas policiais na Tv
          O deputado Ivo Gomes (foto) disse ao blog que vai apresentar projeto na Assembleia para regulamentar o horário de exibição de programas policiais na televisão. “Venho estudando o assunto há meses e estou absolutamente convicto que esses programas exercem  uma grande influência negativa na população jovem. Esses programas causam repugnância em pessoas com a mínima formação cristã”, disse.
          Ivo Gomes ressaltou ter visto nesses programas crianças e adolescentes ao redor de cadáveres sem que a polícia faça o isolamento devido; viu também famílias presenciando tais acontecimentos; acompanhou brigas de pessoas com jovens na cena  “e tudo isso mostrado em horários durante o dia e cedo da noite quando é normal a presença de menores junto à televisão.”
          O deputado diz que esses programas terão que ser mostrados após 10 horas da noite.

05.02.2016

Deputada pede passarela entre bairros
          A deputada estadual Fernanda Pessoa (foto), que presidiu a sessão da Assembleia nesta sexta-feira,  fez um requerimento ao Governador do Estado, Camilo Santana, solicitando a construção de uma passarela com rampa de acessibilidade, ligando os bairros Alto Alegre II e Conjunto Industrial, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
          De acordo com a parlamentar, desde o ano de 2006  os moradores do bairro Alto Alegre reivindicavam uma alternativa de acesso ao Conjunto Industrial. O bairro está situado ao norte do Anel Viário, vizinho à margem leste do Conjunto Industrial, sendo separado pela linha férrea do metrô.
          Com a construção do metrô as vias de acesso foram retiradas, impossibilitando a passagem dos moradores da região. Uma reclamação constante da população é o fato de pedestres e ciclistas serem obrigados a subir o anel viário e caminhar à margem da rodovia onde o trânsito de veículos é intenso, e os trabalhadores colocam as bicicletas nas costas para passar pelos obstáculos.

05.02.2016

Sisu 2016 na UFC: divulgado edital de chamada da Lista de Espera e chamada  regular
          A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC divulgou nesta quinta-feira (4) o edital de chamada da Lista de Espera relativo ao Sisu 2016. O documento contém as normas e datas da seleção para o provimento das vagas ainda não ocupadas após a chamada regular.
          De acordo com o Edital nº 03/2016 (http://goo.gl/2ap5GM), até as 23h59min do dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos candidatos aptos, por curso, grau, turno e classe de concorrência, em ordem de classificação, assim como o quantitativo e as informações acerca das vagas que deverão ser preenchidas pela chamada da lista de espera.
          Na lista, cada candidato será assinalado como "classificado" ou "não classificado". Os classificados estarão aptos a solicitar matrícula de 15 a 19 de fevereiro. Já os não classificados poderão se inscrever em banco de suplentes. O candidato deve verificar com atenção, no Anexo I do edital, dia e horário da chamada de seu curso. Como a chamada não será nominal, não haverá fechamento de portões, e o estudante pode comparecer ao local a qualquer momento dentro do horário determinado.
          Por outro lado, a Coordenação do Sisu na UFC  também  divulgou  o resultado parcial de matrícula da chamada regular do Sisu 2016, com a divisão por semestre de ingresso dos candidatos. Confira em: https://goo.gl/HqLkKQ. Estudantes selecionados para ingresso em 2016.2 ainda poderão ser realocados no primeiro semestre, caso haja desistências formais ou cancelamentos de matrícula (cotistas indeferidos, candidatos matriculados em outra instituição participante do Sisu ou posteriormente selecionados na sua primeira opção de curso na própria UFC).
          Para garantir a vaga na UFC, o aluno deve cumprir a segunda etapa de matrícula, a Confirmação Presencial de Matrícula, realizada antes do início do semestre letivo de ingresso. Verifique o Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula: http://goo.gl/L70PrH. (Fonte: Coordenação do Sisu na UFC).

05.02.2016

Programação  Carnavalesca de  2016 em Fortaleza
          Juntamente com os dirigentes dos blocos, maracatus, cordões, afoxés, escolas de samba e todo o pessoal que movimenta o carnaval de Fortaleza, a Prefeitura traçou esta programação para os dias carnavalescos na capital, mas  que poderá sofrer alterações:
Mercado dos Pinhões
Sábado (6/2) e Segunda-feira (8/2), de 15h às 19h. Atração: Atração: Bloco Luxo da Aldeia
Domingo (7/2) e Terça-feira (9/2), de 15h às 19h - Bloco Eu Não Sou Cachorro Não.


Bailinho no Passeio Público
A meninada pode vestir a fantasia e cair na folia com a edição especial do Piquenique no Passeio Público; De 6 a 9 de fevereiro, de 9h às 11h
Atraações: Charanga do Tio Marcão Lindão e Maracatu Infantil Nação Iracema (Dias 6 e 9/2);

Bar da Dona Mocinha
Bloco Num Ispaia Sinão enche, de  6 a 9 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Bar da Mocinha.

Mercado da Aerolândia
“Show”  com a banda Hits - Sábado (6/2), a partir das 16h; Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria, dias 7 e 9 de fevereiro, das 17h às 20h.

Desfiles de Maracatus na Avenida Domingos Olímpio
Sábado (6/2), 18h - Maracatu Solar;  18h40 - Maracatu Rei Zumbi; 19h20 - Maracatu Kizomba; 20h - Maracatu Nação Palmares, 20h40 - Maracatu Nação Axé de Oxossi, 21h20 - Maracatu Rei do Congo e  22h - Maracatu Filhos de Iemanjá;


Domingo (7/2),  18h - Maracatu Pitoba (Pitoretama) Estreante; 18h40 - Maracatu Nação Obaoba;  19h20 - Maracatu Nação Pic;  20h - Maracatu Nação Fortaleza; 20h40 - Maracatu Vozes da África; 21h20 - Maracatu Az de Ouro; 22h - Maracatu Rei de Paus e 22h40 - Maracatu Nação Iracema.

Desfiles de blocos e cordões
Segunda-feira (8/2) -  17h - Bloco Garotos do Parque; 17h40 - Bloco Doido é Tu; 18h20 - Cordão Vampiros da Princesa
19h - Bloco Unidos da Vila; 19h40 - Bloco Turma do Mamão; 20h20 - Bloco Império da Vila;  21h - Cordão As Bruxas; 21h40 - Bloco Prova de Fogo;
22h20 - Bloco Garotos do Benfica; 23h - Bloco Balakubaco Folia; 23h40 - Cordão Princesa no Frevo e  00h - Bloco Barão Folia. OBS: O Bloco Adeus Amélia, que não participa da competição, também participará dos desfiles
 
 
Desfiles de Afoxés e Escolas de Samba
Terça-feira, 9/2 - 17h20 – Afoxé Acabaca; 18h – Afoxé Filhos de Oyá;
18h40 – Afoxé Oba Sá Rewa; 19h20 - Escola de Samba Unidos Acaracuzinho;
20h - Escola de Samba Corte do Samba; 20h40 - Escola de Samba Mocidade Bela Vista;  21h20 - Escola de Samba Girassol de Iracema; 22h - Escola de Samba Tradição da Bela Vista; 22h40 - Escola de Samba Colibri; 23h20 - Escola de Samba Imperadores da Paquelandia;  00h - Escola de Samba Coração Benfica e  00h40 - Escola de Samba Império Ideal.

Aterrinho da Praia de Iracema
De 5 a 9/2, a partir das 20h, atrações 5/2: Lídia Maria, Edmar Gonçalves, Bloco Luxo da Aldeia e Amelinha; 6/2: DJ Ninive, Karine Alexandrino, Daniel Peixoto e Falcão; 7/2: DJ Guga de Castro, Selvagens à Procura de Lei e Cidadão Instigado; 8/2: DJ Silvio Naftalina, Erivan Produtos do Morro e Marcos Lessa;
9/2: DJ Leo Teruz e Kadu Costa, Nayra Costa e Kátia Freitas.

Blocos e Ensaios Abertos
Sexta-feira (5/2), 19h – A Turma do Mamão, na Praça dos Navegantes (Rua Aprendiz de Marinheiro) - Moura Brasil;  Sábado (6/2), às 9h – Bloco Carnavalesco Barra Folia, no  Calçadão da Avenida Vila do Mar, próximo a barraca FF - Barra do Ceará;  17h – Ensaio Maracatu Nação Pici na  Rua Alagoas em frente ao prédio do DNOCS – Pici; Domingo (7/2). Às  19h – Velha Guarda de Iracema, na Rua Dragão do Mar, Nº 1070 - Praia de Iracema;
Segunda-feira (8/2), às 19h – Velha Guarda de Iracema, na  Rua Dragão do Mar, Nº 1070 - Praia de Iracema. OBS: Programação sujeita a alteração. (Fonte: entidades carnavalescas e Prefeitura de Fortaleza).

05.02.2016

Acadêmicos da Casa Caiada desfilam na Avenida Domingos Olímpio
          Pelo quarto ano, os Acadêmicos da Casa Caiada (foto) realizarão o seu desfile na Avenida Domingos Olímpio durante o Carnaval de Fortaleza. Projeto de Extensão do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, o grupo, neste ano, homenageia a cultura cearense através do ritmo do maracatu, trazendo como temática "É no baque caiado que eu vou". 
          O grupo desfilará com a composição "Vai ter Carnaval", de Zéis e Jânio Florêncio, combinando elementos dos maracatus e das cirandas com a alegria de desfilar na avenida. Com a participação de aproximadamente 25 integrantes, o Casa Caiada, sob a atual regência de Artur Guidugli, percorrerá a avenida em duas ocasiões. No dia 8 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval), ele desfilará às 16h30min. Mas, antes disso, no dia 6 (sábado de Carnaval),  às 18h, o bloco sairá trazendo como novidade o desfile conjunto com o Maracatu Solar.
          O grupo desfilou pela primeira vez na Domingos Olímpio em 2011, com o samba-enredo Casinha Caiada, de Descartes Gadelha (foto), voltando em 2014 com o "samba-reggae" Repicaxé, de Catherine Furtado. No ano passado, o desfile trouxe a "congada" Rosário em Flor, de Artur Guidugli. (Fonte: Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC e coordenadora do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada – fone: 85 99702 4910

05.02.2016

TCE concede medalha a Paulo Bonavides
          Medalha Mérito de Contas  do Tribunal de Contas do Estado do Ceará  será concedida ao Jurista Paulo Bonavides, escritor e professor emérito da Universidade Federal do Ceará. A proposta  apresentada pelo presidente Edilberto Pontes (na foto abaixo, à esquerda, com o ex-presidente Valdomiro Távora)  foi aprovada por unanimidade pelo colegiado da Corte de Contas.
          A solenidade de entrega da comenda está marcada para o dia 17 de fevereiro, às 10h30, no Plenário do Edifício 5 de Outubro. “A homenagem do TCE ao jurista Paulo Bonavides é um reconhecimento ao maior constitucionalista brasileiro, um grande orgulho para o Estado do Ceará”, disse o conselheiro Edilberto Pontes. Para Rholden Queiroz, vice-presidente da Corte, a obra de Paulo Bonavides (foto abaixo) é impressionante e inovadora.
Quem é
           Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. Doutor honoris causa pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Colônia (Alemanha) e da Universidade do Tenesse (Estados Unidos). Membro do Comitê de Iniciativa que fundou a Associação Internacional de Direito Constitucional, em Belgrado. Membro da Association Internacionale de Science Politique (França). Autor de diversas obras jurídicas, como Teoria do Estado, Ciência Política, Do Estado Liberal ao Estado Social e Curso de Direito Constitucional, todas publicadas pela editora Malheiros. Medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Consultor Especial do Núcleo de Direito Constitucional e do Núcleo de Direito Eleitoral.

05.02.2016

Bebê brasileiro
Seis meses de folga  para a mamãe e 20 dias para o papai ao nascer
          Os senadores aprovaram na quarta-feira (3) o projeto que cria o Marco Legal da Primeira Infância (PLC 14/2015).  A proposta determina um conjunto de ações para o início da vida, entre zero e seis anos de idade.
          Uma novidade é o aumento do tempo para os pais cuidarem dos recém-nascidos. O texto, que vai à sanção presidencial, aumenta para seis meses a duração da licença-maternidade, por meio do Programa Empresa-Cidadã, e para 20 dias a licença-paternidade. Os mesmos direitos estão assegurados a quem adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção.
          O projeto estabelece como questões prioritárias a serem cuidadas na primeira infância a saúde, alimentação, educação, convivência familiar e comunitária, assistência social, cultura, lazer, espaço e meio ambiente.

05.02.2016

Jazz & Blues no friozinho de Guaramiranga no carnaval
          A cidade de Guaramiranga está preparada para receber os visitantes para quatro dias de festa da música com  o   17° Festival Jazz & Blues, que  acontece de 6 a 9 deste mês,  e de 11 a 13 em Fortaleza, numa realização da Fundação Terra, Via de Comunicação e Ministério da Cultura, tendo como patrocinadores BNDES, Indaiá e BNB.
          No palco da Cidade Jazz & Blues, Ensaios Abertos  ao Pôr do Sol;  às 21h,  Jam Sessions e, à meia-noite, marcam a programação nos quatro dias  artistas renomados nacionais e internacionais e revelações da música brasileira com Roberto Menescal (ES-foto acima).
          Tem também Danilo Caymmi (RJ-foto), Artur Menezes (CE), Gilson Peranzzetta Trio convida João Senise (RJ), Heriberto Porto e Thiago Almeida (CE), Toninho Horta (MG), Lorena Nunes (CE), Igor Prado (SP), Di Ferreira e Cláudio Mendes (CE), Koko-Jean Davis (Moçambique/Espanha), Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante (CE), María Toro Quartet (Espanha), Thiago Rocha e Sávio Dieb (CE), Pablo Fagundes (DF), Big Band Unifor (CE), Raphael Wressnig (Áustria) e Marcio Resende, David Krebs, Thiago Almeida e Iury Batista (CE) no show "Giant Steps - Tributo a John Coltrane".
          Em Fortaleza, depois da Quarta-Feira de Cinzas, além de alguns desses artistas, o Festival Jazz & Blues também apresenta “show”  de Mingo Araújo (RN) e Adelson Viana (CE-foto). A programação na capital cearense acontecerá no Teatro RioMar, Cineteatro São Luiz e equipamentos da Rede Cuca  da Prefeitura Municipal de Fortaleza.  Toda a programação e informações sobre cada atração podem ser conferidas no www.jazzeblues.com.br.
SERVIÇO
          17º. Festival de Jazz & Blues -De 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza/CE. Site Oficial: www.jazzeblues.com.br. Instagram: festivaljazzeblues. Tel. (85)3262.7230. 
          A entrada é gratuita, com exceção dos “shows”  das 21h, na Cidade Jazz & Blues (Guaramiranga) e Teatro RioMar (Fortaleza), com preços populares: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). (Imprensa: Dégagé - Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

05.02.2016

CURTAS SOCIAIS
 *A Cia. Cearense de Molecagem com três comédias para o fim de semana carnavalesco: sexta-feira, 5, “Tica e Nic”; sábado, 6, “As Vizinhas” e domingo, 7, “Loucuras de Amor”. Será às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar.
*O empresário e ex-vice-governador Maia Júnior leva a mulher Ivana (foto) e os filhos para o período carnavalesco em Aruba, no Caribe, e Punta Cana, na República Dominicana.
*A empresária Tane Albuquerque  e Chiquinho de Matos Brito (foto) partem em cruzeiro saindo de Santos, SP,  e que vai a Buenos Aires e outros portos neste carnaval. Ninguém é de ferro.
*A Câmara Setorial de Eventos marcou para o dia 18 próximo sua reunião ordinária programada para acontecer no auditório da Adece. A presidente Enid Câmara (foto) no comando.
*Vão para a fazenda na região de Itarema Márcia e Bosco Ferreira Gomes (foto). Levam alguns amigos da lista afetiva.
*Nesta sexta-feira, 5, os abraços vão para o ministro César Asfor Rocha (foto) e Rejane Fujita.

 *Também é folhinha na data Edilmo Cunha (foto), querida personagem da sociedade cearense.
*No sábado, 6, eu cumprimento a Alcimor Aguiar Rocha, que está na foto com a sua Fabíola.
*E no domingo, 7, ganham abraços porque marcam o calendário Inês Cals (na foto com o marido César Neto) e Lia Ribeiro Jeresiassati.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana. E muito juízo neste carnaval.