Postagem do dia 20.11.2014

Zezinho Albuquerque volta ao Abolição

Governador interino Zezinho

          No período que vai desta quinta-feira (20) ao próximo dia 27, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), assumirá o Governo do Estado.
          Na última terça-feira (18), a Assembleia recebeu o projeto de decreto legislativo número 07/14, que concede autorização ao governador Cid Gomes para se afastar do cargo, por um período de sete dias, para tratar de assuntos de interesse particular. O presidente da Assembleia ocupa a linha de sucessão do Governo, na ausência do governador.

Deputado Tin

Com isto, durante o mesmo período, assume a presidência do Poder Legislativo, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Tin Gomes (PHS).

20.11.2014

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros
estão em Juazeiro discutindo Pe. Cícero
          Pesquisadores brasileiros e de várias partes do mundo estão em Juazeiro do Norte participando esta semana do IV Simpósio Internacional  “Padre Cícero...E onde está ele? O evento é realizado a cada 10 anos pela Universidade Regional do Cariri.
Na abertura, a freira belga, Irmã Annete Dumoulin, que resolveu morar em Juazeiro para desenvolver seus estudos, há 40 anos, fez a conferência que dá   título ao simpósio.
 Também na abertura, a reitora da URCA, professora Antônia Otonite Cortez de Oliveira, disse que, “em vida foi o Padre Cícero o principal artífice da construção de Juazeiro do Norte. Após  sua morte, as apropriações e reapropriações das diretrizes de sua pastoral: trabalho e oração, e de sua memória continuaram a argamassar a construção dessa cidade”.
          Por sinal, a reitora Antônia Otonite Cortez  lembrou  que o simpósio é gratuito e poderá ser frequentado por qualquer pessoa da comunidade. Entre os temas já focalizados no evento destacam-se o Contexto Histórico, revisão da história a partir dos novos depoimentos sobre a questão religiosa de Juazeiro e suas explicações de suas repercussões no cenário local, regional e global; “A guerra de Juazeiro” no contexto da República Velha; Irradiação da devoção ao Pe. Cícero e pluralidade religiosa e diversas mesas redondas.

Padre Cícero: Personagens, Mitos e linguagens
          Também foram  enfocados  Os Personagens mostrando que “Aprender a presença dos beatos, romeiros, da população de Juazeiro e também do Cariri e das outras regiões do país e sua articulação com o fenômeno Padre Cícero” é um fato por demais auspicioso. Neste aspecto, a professora/doutora Candice Slater, da Universidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos, baseia sua palestra tendo como mediadora a professora Paula Cordeiro. As Mesas Redondas versam  sobre “Romeiros, beatos e a devoção popular”, “Padre Cícero, espiritualidade e práticas de cura” e “Pe. Cícero: mito e linguagens”.

Penitentes de Barbalha

Banda de Pífaros

Paralelamente ao Simpósio funcionam as Oficinas de Confecção de Boneca de Pano, leitura de documentos históricos, dança de Reisado, exibição de trechos da primeira fase do Projeto Bemditos,  Feira de produtos artesanais de  municípios, Banda Cabaçal etc. . Durante dois, a partir das 19 horas, houve lançamento de livros no Cariri Garden Shopping. Todos os eventos têm  como cenário o Campus Crajubar.

“A força mística num campo religioso em transformação”

        Outra conferência muito prestigiada foi a do professor Dr. Faustino Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  sobre “A força da mística popular num campo religioso em transformação.”
 
        Na programação científica  do dia 20, quinta-feira, o tema será A Beata Maria de Araújo. “Compreender a relevância dessa figura na história, desvelar as novas interpretações acerca do milagre, do martírio e de seu papel político na formação do movimento sócio-religioso de Juazeiro do Norte” , afirma o palestrante, professor Dr.  Régis Lopes. Asmesas redondas relacionadas que se seguirão abordarão “Protagonismo e Milagre”, “Repercussão do milagre do Juazeiro na imprensa”. Antes haverá uma missa, à tarde a palestra do Prof. Dr. José Gonçalves Gama e uma visita guiada ao Geosítio.

Vice-reitor Patrício Melo

          A palestra de sexta-feira, 21, terá por tema “Padre Cícero e o Cariri” seguindo-se palestra do Vice-Reitor da URCA, Patrício Melo, sobre “Roteiro da Fé como Patrimônio imaterial global”.  Tem também as palestras “Padre Cícero e o contexto social espacial do Cariri”, “Religiosidade e patrimônio cultural do Cariri” e “Religião, Turismo Religioso e a devoção ao Padre Cícero em Juazeiro”. A programação termina com uma caminhada em direção ao Horto.
 

20.11.2014

Chuvas chegando no Cariri

A chapada do Araripe encoberta, em Crato


          O IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero, que acontece de 10 em 10 anos numa promoção da Universidade Regional do Cariri, e que se realiza esta semana em Juazeiro do Norte, no campus Crajubar, sob o comando da reitora Antônia Otonite Cortez, também tem trazido chuvas para a região do Cariri, o que, segundo dizem, é bom para as chuvas de janeiro no restante do Ceará. Deus seja louvado!!!!

O aeroporto em Juazeiro sob chuva na

manhã de quarta-feira.




20.11.2014

Prêmio Equilibrista 2014
          Em reconhecimento aos grandes líderes do mercado cearense será entregue o Prêmio Equilibrista 2014 numa iniciativa do IBEF-Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
       Os agraciados deste ano são o Grupo Edson Queiroz, como Empresa Padrão, e o empresário Fernando Cirino (Durametal) como o Equilibrista de 2014. A solenidade acontece no dia 26 próximo, às 19 horas, no Salão Spazzio do Hotel Gran Marquise. A VC Eventos cuida da organização.

20.11.2014

Abrajet/PE faz 30 anos
 
          Os festejos alusivos aos 30 anos de fundação da Abrajet-PE (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, secção Pernambuco) vão acontecer em Recife durante evento organizado pelo presidente Luiz Felipe Moura. 

Luiz Felipe e Carlos Casaes, dois

baluartes da imprensa turística nordestina.

          Ele diz “mantendo a tradição iremos homenagear a Personalidade Turística Abrajet/PE 2014/ jornalista Augusto Boudoux (fundador já falecido) com a entrega ao hoteleiro Mauricio Galvão, proprietário do Costeiro Hotel, de Olinda; Prêmio Menção Honrosa jornalista Claudomira Melo ao hoteleiro Eduardo Cavancanti, do Portal de Gravata; e Prêmio Honra ao Mérito Pioneiro do Turismo ao Zezito Pedroza, com 83 anos e em plena atividade.
         O evento acontecerá no próximo dia 25, de 12 às 15 horas, no Buffet Andrea Guerra, em Olinda.

20.11.2014

Bandas universitárias selecionadas para festival

          Após três noites de Mostra de Bandas Universitárias foram selecionadas as cinco bandas independentes que abrirão os “shows” do VII Festival UFC de Cultura no período de 1º a 5 de dezembro. Os grupos com melhor desempenho na seletiva (por ordem de classificação) foram: Januei, Capitão Eu & os Piratas Vingativos, Barbearia Noturna, It Girl e Regional Bom Demais.
As apresentações das bandas foram avaliadas por um júri especializado e pelo voto do público presente à Concha Acústica. Como em anos anteriores, não foi uma missão fácil para a comissão julgadora, já que trabalhos de muita qualidade foram apresentados nesses três dias de mostra. Contudo, os 15 grupos que participaram da seletiva terão seus “shows” registrados em videoclipe a ser lançado em breve pelo Festival.

20.11.2014

Ceará na Interleite 2014
          A Federação  da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC  participa  juntamente com 16 técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e dos Sindicatos  Rurais  de uma missão técnica do  Interleite Nordeste 2014 e do  II Simpósio sobre Produção Competitiva de Leite na Região Nordeste.
O evento foi  realizado em Salvador, na Bahia,  e segundo o  presidente da Faec, Flávio Saboya (foto),  “a missão  cearense objetivou  colher subsídios para o aprimoramento das ações dos programas Leite Ceará, desenvolvido  em conjunto pela Faec/Senar/Adece  e  com   o Leite Legal, feito em pareceria com a CNA-Confederação Nacional da Agricultura. (Fonte: Jornalista Silvana Frota-Faec).

20.11.2014

Montanhista Rosier Alexandre ministra
palestra motivacional em Acarati
A palestra “Eu posso mudar o mundo” será proferida em   Aracati pelo  o primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua, Rosier Alexandre (foto).  A iniciativa faz parte do Projeto do Senac  titulado “Formando para o Mundo do Trabalho”. A palestra ocorre no próximo dia 20 de novembro, às 19 horas, no auditório  do colégio Marista e é destinada a alunos do Senac, estudantes em geral e empresários regionais. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas pelo site http://www.ce.senac.br/mundo_do_trabalho/.
Dentro da temática “Eu Posso Mudar o Mundo”, Rosier Alexandre abordará temas que destacam motivação, autoestima, formação profissional, empregabilidade e excelência na empresa e ainda sucesso pessoal e profissional.
Rosier Alexandre (foto) é graduado em Marketing, é consultor organizacional e montanhista. Autor do livro: Sentinela de Pedra – a saga do primeiro alpinista do norte/nordeste a escalar o Aconcágua.  Ele  tem uma história surpreendente. Descendente de uma família de agricultores, nascido na zona rural num pequeno casebre de taipa em meio à caatinga sertaneja, trabalhou na agricultura até os 15 anos. Saiu do anonimato para entrar para história quando se tornou o primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua (6.962m). Atualmente, Rosier está executando o Projeto Sete Cumes que consiste na escalada da maior montanha de cada continente, das quais já executou com pleno sucesso, seis etapas. (Fonte: Senac).

20.11.2014

CURTAS SOCIAIS

*Mudaram de idade nesta quarta-feira, 19, Carlos Matos (foto), João de Deus Costa Lima e Marciano Lopes,  Luizinho França.

*Neste dia 20 eu cumprimento ao Feliciano de Carvalho, Flávia Barros e Ângela Gabriele.

*Socorro e Olavo Moreira estão decolando na rota de Brasília para um compromisso social.

*Por hoje contei. Até amanhã.