Postagem do dia 21.06.2014

Assembleia Legislativa e as mudanças prováveis


 

          

Analistas políticos debruçam-se sobre a renovação da Assembleia Legislativa nas eleições de outubro e fazem os cálculos acreditando que essa renovação será superior a 45% dos atuais 46 deputados que compõem a Casa. Provado pelo jornalista e radialista Antônio Viana, em conversa no Comitê de Imprensa, eles dizem que entre os atuais deputados estaduais que não vão mais se candidatar à reeleição estão Nelson Martins (PT, que aliás nem se desincompatibilizou para permanecer na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado-SDA, devendo ir com o governador Cid Gomes até o final do Governo, em 31 de dezembro deste ano); Rogério Aguiar (PSD, que já transfere seus colégios eleitorais para os colegas Sérgio Aguiar e Manoel Duca, ambos do PROS); Augustinho Moreira (PV, que vai apoiar a reeleição de Tin Gomes, do PHS), Vanderley Pedrosa (PTB, que vai tentar eleger o filho Bruno na legenda do PSC) e agora, há poucos dias, surgiu a desistência do deputado Neto Nunes (PMDB, que anunciou que apoiará sua esposa Ana Lais Nunes, que disputará pelo PROS).


Outros deputados confirmaram que são candidatíssimos à Câmara Federal: Paulo Facó (PTdoB), Eliane Novais (PSB), Adail Carneiro (PHS) e Ronaldo Martins (PRB). E serão postulantes à Câmara Federal, dependendo da confirmação do nome do deputado federal José Guimarães vir a disputar o Senado - os estaduais Dedé Teixeira e Camilo Santana. É quase certo que venham a ser postulantes à Câmara Federal, pois, as apostas estão disparadas de que JG vai mesmo para o Senado dentro do arco de alianças que vem costurando o governador Cid Gomes, comandando mais de duas dezenas de partidos.


Antônio Viana

          Por outro lado, conforme foi apurado ainda, firma-se uma corrente de que pelo potencial eleitoral, apoiamentos e nível de pré-campanha que já realizam, despontam com amplas chances de reeleição, dentre outros(as): Zezinho Albuquerque, Mauro Filho (se não disputarem o Governo ou outro cargo majoritário ou mesmo proporcional, que não seja o retorno à AL) Sérgio Aguiar, Tin Gomes, Manuel Duca, Sineval Roque, Antonio Granja, Wellinton Landim, Idemar Citó, Heitor Férrer, Raquel Marques, Fernando Hugo, Danniel Oliveira, José Sarto Nogueira, Fernanda Pessoa, Mirian Sobreira,Ferreira Aragão, Ely Aguiar, Gony Arruda, Roberto Mesquita e Leonardo Pinheiro. Danniel Oliveira (PMDB), Professor Teodoro (PSD) e Adail Carneiro (PHS).

21.06.2014

Os dois lados da mesma medalha

 
O  novo porto do Mucuripe, na praia Barra Mansa, apresenta uma grave dicotomia social: na frente, um belo cenário, com elegantes e iluminados navios ancorados. Por trás, algumas casas, alguns  casebres, com sua população pobre não beneficiada nem urbanizada. (A foto é do arquiteto Delberg Ponce de Leon).

21.06.2014

Zezinho Albuquerque recebe apoios em Pentecoste

Deputado Zezinho

            O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, recebeu na sexta-feira (20/06), apoios de lideranças políticas à sua indicação de pré-candidato ao Governo do Estado pelo Pros. O encontro, realizado na residência do empresário César Cacau, em Pentecoste, reuniu os deputados estaduais Tin Gomes (PHS), Manoel Duca (Pros) e Bethrose (PRP), além de 13 prefeitos.
 
           Na ocasião, manifestaram sua adesão os prefeitos de Apuiarés (Francisco José Góis), Aquiraz (Antonio Guimarães), Cariús (João Gilvan de Oliveira), Caucaia (Washington Góis), Irauçuba (José Mota), Itaitinga (José Nilson), Mucambo (Wilebaldo Aguiar), Pacajus (Marcos Paixão), Pacatuba (Alexandre Alencar), Paraibapa (Carlos Henrique), Paramoti (Samuel Boyadjian), Tejuçuoca (Francisco Valmar) e Tianguá (Jean Azevedo).
Também manifestaram apoio à pré-candidatura o ex-prefeito de Pentecoste, João Bosco, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças partidárias de vários municípios.

           Em breve discurso, Zezinho Albuquerque retribuiu as manifestações conclamando as lideranças a massificarem seu nome nos municípios nos dias que antecedem a convenção estadual do Pros, marcada para o próximo dia 29. Ele destacou as ações administrativas do governador Cid Gomes e firmou compromissos com avanços nas áreas de saúde, segurança pública e educação, dentre outras. “Saberei retribuir a este gesto de todos vocês caso seja escolhido por meu partido para ser o candidato a governador”, ressaltou.

21.06.2014

Torneio de golfe gratuito para crianças
 

O Aquiraz Riviera promoveu neste  sábado, 21, um torneio de golfe para as crianças. Com início às 8h, foi  uma excelente oportunidade para as crianças aprenderem a jogar golfe e se divertirem a valer naquele complexo diversioA participação foi  totalmente gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
    Com o objetivo de estimular o crescimento do esporte no Ceará, o Aquiraz Riviera promove aulas de golfe para crianças dos 6 a 14 anos, todos os sábados, disponibilizado professor, material, equipamento e instalações, sem qualquer custo para os alunos. Como resultado desta política de incentivo à prática do esporte, o Aquiraz Riviera possui uma equipe de jovens jogadores formada no clube de golfe e que tem participado de importantes competições do calendário nacional.

Jorge cumprimenta a presidente Dilma

            Entre os novos talentos revelados no Aquiraz Riviera estão Joyce Oliviera, Johnara Silva, Max Reis e Rafael Lima, com dezenas de troféus conquistados. “Esses jovens são revelações do golfe cearense e colecionam vitórias em importantes competições no Ceará e em outros Estados”, explica Jorge Chaskelmann, diretor do Aquiraz Riviera, acrescentando que o objetivo do complexo é incentivar desenvolvimento da modalidade no Ceará.

21.06.2014

Edição bilíngue português-alemão de "O Quinze"
 


A edição bilíngue português-alemão do romance O quinze, da autora cearense Rachel de Queiroz, foi  lançada  nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Composta pela edição fac-similada de 1930 e por 11 ensaios, o trabalho é publicado  pelas Edições UFC (483p.). Esta é a primeira vez que o romance é publicado em Fortaleza.

Rachel

            O livro Um novo olhar sobre O quinze de Rachel de Queiroz (Ein neuer Blick auf Rachel de Queiroz’ das Jahr 15 – Die große Dürre) foi organizado pelas professoras Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e Ingrid Schwamborn, responsável pela primeira tradução da obra para o alemão, em 1978, e pelo presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra. A tradução coube a José Gomes de Magalhães e Ingrid Schwamborn.

Reitor Jesualdo

            A apresentação do livro é de autoria do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e do Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha, Dieter Gerding. A edição conta com ensaios de estudiosos sobre a vida e obra de Rachel. Entre os brasileiros estão Fernanda Coutinho, Italo Gurgel, Keila Vieira, Lourdinha Leite Barbosa, Maria Elias Soares, Sânzio de Azevedo e José Augusto Bezerra. Da Alemanha, publicaram ensaios os professores Alexandre Martins (Colônia), Claudius Armbruster (Colônia), Yoko Feldmann (Colônia) e Ingrid Schwamborn (Bonn/Fortaleza).
         Nas mais de 400 páginas, também constam ilustrações e fotos do acervo de Rachel de Queiroz, além de anexos com poesias, cronologia de sua vida e obra, bibliografia e índice onomástico. A edição bilíngue tem a colaboração da Academia Cearense de Letras, da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia. (Fontes: UFC e  Professoras Maria Elias Soares e Ingrid Schwambom).

21.06.2014

Web-documentário sobre praças de Fortaleza

          Lançado  o web-documentário “Vai Ter Praça”, produzido por alunos das disciplinas Comunicação em Novas Mídias, Laboratório de Jornalismo Multimídia e Introdução às Técnicas Jornalísticas – Web, dos cursos de Jornalismo e de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará, no campus do Pici.

Praça do Ferreira

            O documentário apresenta em textos, fotos, infográficos e vídeos das praças de Fortaleza -  Ferreira, Portugal, da Gentilândia, José de Alencar, Pio IX, dos Mártires (Passeio Público) e outras praças dos bairros Messejana, Luciano Cavalcante, Carlito Pamplona, Cidade 2000, Cidade dos Funcionários e Parangaba. A proposta dos estudantes é chamar a atenção para o estado das praças de Fortaleza e para o modo como a população se relaciona com esses espaços públicos. Os alunos de Jornalismo se encarregaram da redação dos textos, enquanto os de SMD ficaram responsáveis pela produção dos conteúdos multimídia.(Fonte: UFC).

21.06.2014

Aliança Francesa realiza festa de entrega de diplomas


           Nas últimas semanas, as atividades da Aliança Francesa de Fortaleza foram modificadas e, apesar das mudanças de horário, conseguiu concluir os programas de ensino. Para agradecer aos alunos, ex-alunos  e  amigos,  a Aliança promoveu o  espetáculo  "Le Cirque", no dia 18,  às 19h, quando foram  entregues os diplomas para os alunos do último semestre, seguindo-se  coquetel e  o espetáculo. Entrada grátis.

21.06.2014

Turma do Chaves em musical

 

"A Turma do Chaves num Sonho de Criança" é um musical adaptado da famosa série de TV mexicana que traz uma versão inédita para o teatro com um toque de brasilidade e surrealismo. O espetáculo surpreende pela experiência do elenco e pela concepção cênica através do estilo autentico da diretora Francinice Campos que, fugindo do realismo tradicional, apresenta ao público personagens múltiplos, com três atores interpretando a mesma personagem Chaves, despertando a imaginação das crianças de diversas gerações.

            O espetáculo acontece no Teatro do Centro Dragão do Mar, dias 5 e 6 de julho, às 17 horas. Tatyana Soares entre as articuladoras.

             O elenco conta com a participação de jovens atores promissores no cenário teatral de Fortaleza como João Fontenele, Manoel Neto e o prodígio Lucas Barreira, além das experientes atrizes Mazé Figueiredo e Kátia Barreira e do premiado ator e comediante Bruno Braga, considerado pela mídia nacional o melhor sósia brasileiro da personagem Kiko, que representou o país no evento “América Celebra Chespirito” em homenagem ao criador e autor Roberto Bolaños,  na Cidade do México  em 2012.

21.06.2014

Inscrições para professor de Teleinformática

          Estão abertas até o dia  26 de junho as inscrições para seleção de professor substituto, com título de graduação, para o Departamento de Engenharia de Teleinformática, setor de estudo "Matemática Aplicada para Engenharia", da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza.

 
          As inscrições deverão ser feitas de forma presencial ou por procuração, na sede do Departamento, no Centro de Tecnologia. Informações sobre inscrição, calendário das provas e divulgação do resultado da seleção podem ser obtidas pelo candidato no Departamento (85 3366 9467). A remuneração é de R$ 1.966,67 para uma jornada semanal de trabalho de 20 horas.

21.06.2014

CURTAS SOCIAIS

Elenir e Liberato

*Passam o final de semana em Guaramiranga hóspedes de Elenir e Edison Liberato, Valdélio Leite e Maria Vanda Sá. Na sexta à noite, na praça da cidade, eles aproveitavam o friozinho para a degustação de vinhos.

*Vai acontecer em Fortaleza o IV Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. Auriberto Vidal Cavalcante é um dos coordenadores. Depois eu conto mais.

Maurílio e Elza

*Para o jogo do Brasil segunda-feira vão receber Elza e Maurílio Moreira.

Gláucia Andrade


*Tatiana Luna muda de idade neste dia 22. Também fazem aniversário na data Gláucia Andrade, Carlinhos Benevides e Ivan Mota.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.