Notícias do dia 17.01.2013

O pior ano na produção de lagosta

Lagosta pode acabar
2012 foi o pior ano de toda a história da pesca de lagosta no Ceará. Fechada as contas do  produzido, a safra chegou  apenas a  850 toneladas. Longe das 1.600 toneladas de 2011 e mais longe ainda das mais de 2.000 toneladas de uns 10 anos atrás.
Além do esgotamento dos bancos lagosteiros (regiões de grande concentração do crustáceo no oceano), a deficiência de   chuvas nos últimos anos, particularmente em 2012, quando os rios deixaram de levar detritos para o mar, fonte de alimentação para a lagosta ,  também concorreu para a baixa produção, segundo revelam analistas da questão.
O preço da lagosta no mercado interno, a nível de empresa produtora, ficou em 2012 em torno de 56-60 reais o quilo.



Ceará é campeão em calçados exportados

Produção da sobralense Grendene
O Estado do Ceará  é campeão em quantidade de calçados exportados, mas ainda fica atrás do Rio Grande do Sul quando avaliado o valor apurado. O modelo de calçado fabricado aqui é mais barato; em contrapartida, gera mais emprego. No primeiro semestre do ano passado, o Ceará exportou um total de US$ 181.634.358 em sapatos. O montante é 11% menor do que o registrado no mesmo período de 2011. Em compensação, o número de pares exportados cresceu 3%, passando para 25.530.616 pares enviados para o exterior.
O setor tem como principal produto exportado as sandálias de plástico fabricadas pela Grendene, que tem em Sobral a maior unidade da empresa no país. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), a cidade de Sobral comercializou, em janeiro de 2012, US$ 29,3 milhões em mercadorias para outros países.



Em busca do quinto no TJ

Armando Campos Júnior
O advogado e professor Armando Campos Júnior, depois de muito amadurecer a idéias e após receber o incentivo de inúmeros amigos próximos, decidiu concorrer à vaga de Desembargador destinada ao quinto constitucional da advocacia no Tribunal de Justiça do Ceará. Especialista em Direito Processual Penal, Mestre em Direito Constitucional, professor universitário na Universidade de Fortaleza (Unifor) e com 19 anos de ininterrupto exercício da advocacia nos mais diversos fóruns do Ceará, Armando Campos Júnior é um dos nomes mais credenciados para a função.




Prodígio ao violão

Fukuda e seu violão mágico
Marco Leonel Fukuda é um jovem músico nipo-brasileiro de 22 anos de idade que estuda seu instrumento, o violão, desde os 11 anos, já tendo estudado com diferentes mestres.  Sua musicalidade transita entre o erudito e o popular, podendo-se notar em suas composições e execuções influências de Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira, Daben Powell e Dilermando Reis.
Foi na capital cearense que começou a se dedicar ao trabalho de composição. Em sua pesquisa, destaca-se a investigação do violão como versátil instrumento musical nas maneiras de executar diversos ritmos brasileiros, como samba, choro, xote, baião, maracatu, frevo, valsa e ciranda.
Fukuda, enquanto compositor, lançou em dezembro de 2012 seu segundo disco, “Jornada”, que traz uma pesquisa aprofundada na música instrumental brasileira para violão, iniciada no seu primeiro disco, “Nascente” (gravado em 2009). Agora, em “Jornada”, ele aborda os diversos ritmos brasileiros já mencionados. “Jornada” é uma homenagem ao centário do Theatro José de Alencar (1910-2010).
O lançamento do disco “Jornada”, de Marco Leonel Fukuda, será nesta quinta-feira, 17, às 18 horas, no Theatro José de Alencar com entrada gratuita. Próximas apresentações do artista nos dias 19 e 26 de janeiro, às 18 horas, numa realização da Tembiu.   



Cearense no Rotary Internacional

 Henrique Vasconcelos e esposa.
Henrique Vasconcelos, cearense,  recebeu  convite do presidente do Rotary Internacional, Sakuji Tanaka,  para participar como membro do Comitê de Credenciamento do Conselho de Legislação 2013, a constituinte do Rotary. Este comitê deverá receber e verificar as credencias de todos os delegados  e auxiliar na organização e trabalhos do Conselho de Legislação.

Personalidades do Ceará
O jornalista Luciano Diógenes lançou a edição 35 do seu utilíssimo livro Personalidades do Ceará  2012/2013, com uma lista atualizada dos nomes que decidem em nosso Estado. Trabalho de grande utilidade para quem trabalha com gente e precisa estar bem informado com os endereços e contatos. O editor-adjunto é Sérgio Luís Sá.

Aterramento de lagoas e alagados
Militante na área de preservação ambiental, o jornalista Ademir Costa está denunciando que famílias sem-teto estão queimando, aterrando e construindo nas margens da Lagoa Seca, na  Rua  Carlos Juaçaba, na Maraponga. (A Rua  Carlos Juaçaba liga a Rua Holanda à Rua  Primeiro de Janeiro). Esta lagoa é formada pelas águas que saem da Lagoa da Maraponga, passam por baixo da Av. Godofredo Maciel e seguem rumo ao Campus do Itaperi (Uece). Quando foi criado o Parque Ecológico Maraponga, o movimento ambiental deu para o governo a sugestão de preservar também aquela várzea. Pelo visto, foi em vão.
            Observa  ele  que as margens dessa várzea  já estão ocupadas por inúmeros condomínios classe média. A própria rua Carlos Juaçaba ligou a Maraponga à Vila Betânia aterrando a Lagoa Seca. Ademir acrescenta que também é grande a ocupação dentro do Parque Ecológico Maraponga, atrás do condomínio Residencial Parque Maraponga.

Master Coaching
Até domingo, 20, a Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico realiza o curso Master Coaching no Complexo Empresarial São Mateus. O evento, dirigido pelo professor PHD-c Paulo Viera, é destinado a pessoas que já têm o curso básico nessa especialidade, aprofundando as técnicas, ferramentas e conteúdos dessa formação.

Curtinhas Sociais
Os três clubes sociais mais importantes de Fortaleza – Ideal, Iate e Náutico – estão programando festas pré-carnavalescas. Mas somente pré. Depois eu conto mais. *** Membros da Padaria Digital reclamando do desconforto que o Náutico lhes proporcionou na última reunião que lá fizeram. *** Sábado, Socorro e Olavo Moreira vão movimentar a lista afetiva em sua casa praiana, que volta a viver sua plenitude após o período em que seus proprietários a trocaram por  Guaramiranga. *** Chiquinho de Matos Brito tem sua idade nova festejada no sábado. *** Nesta sexta-feira é a vez das amizades de Bení Maia cantaram parabéns pelo aniversário dela.